-
Vídeo do passeio a Duque de Caxias e Petrópolis:
-
Aproveitando um deslocamento necessário, mandei mais uma cidade para a conta: Guapimirim.
Uma rápida visita a cidade que empresta o Dedo de Deus a Teresópolis, transformou a terça feira nublada, com ameça de chuva, em um agradável dia de semana, mais do que útil.
Abaixo a rota, aspectos do município e as fotos diante da Prefeitura:

13/92 - Guapimirim
Município emancipado de Magé em 1990, pertence à Região Metropolitana do Rio de Janeiro e encontra-se localizado num vale formado pela base do Pico Dedo de Deus, Serra dos órgãos. Juntamente com Petrópolis, Teresópolis, Magé, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Areal e Cachoeiras de Macacu, compõe a região turística do Rio de Janeiro chamada Serra Verde Imperial.
O nome "Guapimirim" tem sua origem num acampamento de índios que viviam em torno de uma nascente na região do Vale das Pedrinhas. Quando foi oficialmente fundada, em 1674, a localidade ganhou o nome de Nossa Senhora d´Ajuda de Aguapeí Mirim". Com o tempo, o topônimo foi abreviado para "Guapimirim", que significa "rio pequeno dos aguapés".

Agora faltam 79!
Última edição por Luiz Claudio Lemos; 08-10-17 às 17:27.
-
Vídeo da visita a Guapimirim:
-
Dua noites mal dormidas fizeram com que repensasse sobre a minha 2ª participação no HOG RIO CHALLENGE, marcado neste ano de 2017 para a manhã de ontem, onde a prudência e o bom senso venceram a paixão e a vontade de ir com o grupo, mas não sem deixar um certo vazio e uma ponta de tristeza.
Como acredito que andar de moto cura ou pelo menos melhora quase tudo, resolvi com um amigo fazer uso desse "remédio" e avançar hoje, dia 09-07-2017, mais duas etapas do Valente Fazedor de Chuva - Rio de Janeiro: Areal e Comendador Levy Gasparian. Rodamos pouco mais de 10% do previsto para o CHALLENGE, 308 km, mas o passeio, a boa companhia e o almoço no Hotel Fazenda Santa Helena, em Paraibuna, Simão Pereira - MG, surtiram efeito.
Abaixo a rota do passeio, um pouco das cidades visitadas e as fotos diante das prefeituras

15/92 - Comendador Levy Gasparian
Hilário Joaquim de Andrade, proprietário da Fazenda Paraibuna, doou toda a extensão de terras necessárias a passagem da Estrada união Indústria por elas, bem como a área necessária para a construção da Estação de Mudas de Serraria, que deu origem ao atual centro da cidade de Comendador Levy Gasparian.
Pelo desenvolvimento alcançado pelo povoado de Serraria, foi este elevada a categoria de distrito no ano de 1955. O nome foi alterado em 1963 em homenagem ao Comendador Levy Gasparian, empresário de origem armênia que, em 1953, havia instalado no distrito um vasto parque industrial fabril. No ano de 1991 obteve a sua autonomia, sendo anexado ao novo município, o distrito de Afonso Arinos.

NOTA: Infelizmente, não havia nenhuma identificação no prédio da Prefeitura. Domingo, prefeitura fechada, a única menção que conseguimos foi no carro estacionado no pátio.
14/92 - Areal
O nome da cidade surgiu devido ao areal que existia no local onde, atualmente, está a Igreja do Centro da cidade. Quando os viajantes eram indagados sobre o ponto no qual parariam ou desembarcariam, os mesmos, por não saberem e não existir um nome definido para o lugar, diziam que o seu destino era uma parada onde havia um areal. Por ser de uso comum, o nome ficou e a Estação passou a ser conhecida como “Estação Areal” ou “Parada Areal”. Uma curiosidade é que antes de ser definido como 7º distrito de Paraíba Sul, em 17 de dezembro de 1895 com o nome oficial de Areal e, com a mesma denominação como o 4º distrito de Três Rios, seu nome era o de Barra do Rio Preto.
Faz parte do Caminho Novo da Estrada Real. Se destaca pela beleza natural, atraindo turistas para atividades ao ar livre como cavalgadas ecológicas, caminhadas monitoradas, visitação de floriculturas, orquidários, fazendas e sítios que fabricam queijos, doces e licores caseiros, entre outros.

Agora faltam 77!
Última edição por Luiz Claudio Lemos; 09-05-18 às 12:03.
-
Boa noite FC Luiz Claudio Lemos,
Que legal num é verdade??!!! Ter uma "desculpa" pra rodar de moto é tudo que nos faltava... rsss
Isso mesmo, até quando não tiver identificação, faça a foto em frente à prefeitura. Não é culpa do FC se ela não tem identificação e nós temos como conferir, se for o caso.
A idéia de clicar o carro oficial foi ótima, serve também ofícios em portas, tapetes ou qualquer coisa que ajude a identificar o local, mas mesmo não tendo nada, faça o clique na prefeitura e se desejar pode clicar também outro prédio público na cidade, tá valendo.
Abração.
-
Boa noite FC Gilmar Dessaune. Obrigado pelo retorno e orientação. Forte abraço.
Última edição por Luiz Claudio Lemos; 09-07-17 às 23:58.
-
Filme do passeio a Areal e Levy Gasparian:
-
Parabéns amigo. Suas edições são sempre, muito bacanas. Abçs
-
Última edição por Luiz Claudio Lemos; 16-07-17 às 22:35.
-
O Rock and Roll está no sangue da maioria dos motociclistas e comigo não é diferente, mas em um passeio a Valença, passando antes por Piraí e Barra do Piraí, o almoço não poderia deixar de ser em Conservatória, acolhedor distrito reconhecido como "Cidade das Serestas". Lógico que quando falamos em moto, falamos também em amigos e dois deles estavam presentes: obrigado pela companhia FC Rudhra e futuro FC Nelson. BV de 343 km, Show de passeio!
Em breve o vídeo do passeio, abaixo a rota, as cidades e as fotos:

18/92 - Valença
Município da mesma região, é o segundo maior do estado do Rio de Janeiro, com área de 1.304,813 km². Atualmente a sua economia está voltada especialmente para a agropecuária e para o pólo universitário existente na sede municipal. Os valencianos pertencem linguística e culturalmente à família dos cariocas, grupo ao qual pertence mais de 70% da população do moderno Estado do Rio de Janeiro, entretanto existe uma certa influência da cultura mineira no distrito de Parapeúna, na divisa com o estado de Minas Gerais.

17/92 - Barra do Piraí
Município também pertencente à Região do Médio Paraíba, assim como Piraí também tem seu mome em função do rio de mesma denominação, mas devido ao fato de o rio Piraí desaguar no rio Paraíba do Sul, formando, no município, a barra do rio Piraí. Foi a primeira cidade emancipada no regime republicano, no ano de 1890.


NOTA: Domingo, a feira na rua da prefeitura impediu que chegássemos com as motos diante da sede para a foto oficial
16/92 - Piraí
Município da Microrregião do Vale do Paraíba Fluminense. Seu nome é uma referência ao rio Piraí, tendo origem na língua Tupi e significa "rio dos peixes", através da junção dos termos pirá (peixe) e 'y (rio).


Agora faltam 74!
Última edição por Luiz Claudio Lemos; 08-10-17 às 17:26.
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum