Começando o desafio - um breve resumo histórico do nosso Tietê
O Rio Tietê cujo nome em língua tupi significa "rio verdadeiro" ou "águas verdadeiras", percorre 1136 km e corta o estado de São Paulo até chegar ao rio Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul. .
Nasce em Salesópolis, a 22 km do Oceano Atlântico, a uma altitude de 1.030 metros da Serra do Mar, mas corre para dentro do nosso Estado, desembocando no rio Paraná no município de Itapura.
Nem mal se forma e já encontra a região mais industrializada e populosa do Brasil, a Grande São Paulo. Ainda com pouca força e água, ele começa a receber toneladas de lixo e esgoto até chegar na cidade de São Paulo completamente sujo.
Após passar pela capital, o Rio Tietê continua recebendo a poluição de rios e córregos que deságuam nele, como o Pinheiros, até a cidade de Jundiaí. Mas não é em toda a extensão do rio que se vê poluição. Em Santana de Parnaíba encontraremos a usina hidrelétrica Edgar de Souza, a primeira construída ao longo do rio, e próximo a esta a barragem de Pirapora do Bom Jesus, e ainda, a Usina do Rasgão. Seu desnível entre as cabeceiras e a desembocadura é de pouco mais de 860m, o que dá uma declividade média global de 74cm/Km. Este desnível de seu curso tem sido aproveitado para construção de várias barragens destinadas à produção de energia hidrelétrica.
Em Itu, Porto Feliz e Salto pode-se observar espuma, nascida do turbilhonamento das águas nas quedas e corredeiras, o que contribui para oxigená-lo e diminuir sua sujeira. Seguindo para o interior, o rio percorre rochas de origem vulcânica, atravessa as serras do Tabuleiro e de Botucatu e, finalmente, chega limpo à Barra Bonita. Nesta cidade, o rio é volumoso e navegável na maior parte de seu curso.
Sua bacia compreende seis sub-bacias hidrográficas: Alto Tietê, onde está inserida a Região Metropolitana de São Paulo; Piracicaba; Sorocaba/Médio Tietê; Tietê/Jacaré; Tietê/Batalha e Baixo Tietê.
O rio Tietê é atualmente navegável no trecho do remanso da barragem de Jupiá (40Km) e no trecho entre a barragem de Nova Avanhandava e do remanso da barragem de Barra Bonita, formando um estirão contínuo de 443Km de extensão já em utilização.