Ushuaia - Terra do Fogo
Trecho dia 32
2015/11/20 - Dia 32, trecho Ushuaia x Rio Grande AR.
Acordamos e o dia estava de mal com a gente, chuva e frio, nem tão frio, pois o vento deu um tempo na nossa despedida da cidade. Nos despedimos de Héctor e seguimos para a saída de Ushuaia, minha preocupação estava em pegar a chuva nas montanhas geladas. Correu tudo bem, posso dizer que a volta para Rio Grande foi melhor e menos fria do que a ida.
Paramos em Tolhuin para abastecimento das motos e o nosso. Fomos a padaria para dar um calor geral nas nossas roupas, um pouco úmida da chuva fina. Partindo de Tolhuin, após um chuvinha de gelo, veio a chuva mais pesada a 25 km da cidade e sob essa chegamos a Rio Grande, onde o sol, encoberto pelas nuvens, se apresentou para diminuir a sensação friorenta que sentíamos.
Voltamos a oficina do Facundo para lubrificar as correntes e fazer um assado, prometido anteriormente quando estivemos juntos pela primeira vez.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
Ushuaia - Terra do Fogo
2015/11/21 - Dia 33, Rio Grande, taller do Facundo.
Continuamos os serviços na oficina, virou festa e nós gostamos. As correntes foram removidas para limpeza geral da transmissão, o Frank trocou a da NC e eu apenas desengripei a corrente, eu não, o mecânico e nosso amigo Facundo.
No dia anterior tivemos que dormir na casa de Facundo, claro que a convite, pois não achamos hotel para ficar. Na segunda noite arrumamos um hotel bonitinho e ordinário, dentro da acomodação mal podíamos nos vestir de tão pequeno o espaço interno do apartamento. No banheiro nem dava para sentar no vaso, vou parar por aqui, foi a pior acomodação que ficamos até agora e por isso registrei, para que outros nem procurem por essa estalagem em Rio Grande RA.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
Ushuaia - Terra do Fogo
Trecho dia 34
2015/11/22 - Dia 34, trecho Rio Grande x Rio Gallegos RA.
Como o hotel que dormimos era todo pequeno e espremido, nosso sono acompanhou o aperto e levantamos cedo. O frio batia na porta e o vento também apareceu, nem tão forte, mas vento respeitável. Após o café montamos nas motos e seguimos viagem com destino inicial para Rio Gallegos, caso houvesse tempo seguiríamos mais adiante.
Voltamos pelo rípio do litoral do Chile, achei a estrada mais vazia e melhor, minha opinião, a do Frank foi que a moto bailava muito mais. Houve trecho que pegamos, sendo mexido por máquina patrol, havia muita pedra solta e sem compactação, onde as motos derraparam um pouquinho mais.
Enfim saímos da terra do fogo e o clima melhorou muito ou nos acostumamos com o frio, que antes nos afetava tanto. Já estou sentindo calor e ainda estamos longe de sair da Patagônia.
O frio e o vento não incomodaram tanto.
Viagem tranquila e legal até Rio Gallegos, chegamos em torno de 17 hs e paramos por aqui.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
Ushuaia - Terra do Fogo
Trecho dia 35
2015/11/23 - Dia 35, trecho Rio Gallegos x Puerto San Julian RA.
Partimos sem pressa, ao nosso estilo, da capital da província de Santa Cruz. A temperatura subiu de 8 para 10 ºC. Vento brando, que muda de acordo com o desenho da estrada e a temperatura subindo. Começamos a mudar as roupas de viagem, pois nesse trecho o suor apareceu, até mudei de luva para resfriar um pouco.
Interessante, quando estamos indo para um lugar desconhecido, levamos certo temor e cuidados maiores até o destino, depois como se trata de retorno, todos os sentimentos de fragilidade ficam naquele lugar e percebe- se que não existe mais mistério, a confiança muda e a viagem fica mais leve. Mesmo voltando por uma estrada diferente, sua confiança é outra, os cuidados permanecem, mas a viagem é mais tranquila.
Hoje o vento não atrapalhou, sinto que aprendi a dominar o frio e bailar na pista com o vento. Acho isso muito legal!
Hoje rodamos em torno de 380 km, em Piedra Buena encontramos novamente com Valnoi e Helena Esteves, que estavam no Chile e claro seguimos viagem para está cidade. Muito legal encontrar as pessoas que VC tem afinidade, de uma mesma irmandade e segue a ISF desbravando o nosso planeta.
Encontrei um casal colombiano amigo de facebook, que me reconheceu andando pela cidade. Registrei o fato
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
Ushuaia - Terra do Fogo
Trecho dia 36
2015/11/24 - Dia 36, trecho Puerto San Julian x Comodoro Rivadavia RA, pela RN 3.
Hoje a previsão era fazer passeio de barco em San Julian, como não tinha gente suficiente para a lotação mínima, deixamos a cidade por volta de 12 hs.
Na noite de ontem, fizemos um vinho, queijo e salame para atualizar o papo com Valnoi e Helena, irmãos ISF de SC.
O vento patagônico marcou presença logo cedo e o frio agora acho que ficou para traz, tanto que antes de sair do hotel, tirei o forro da minha roupa de viagem, troquei as vestimentas quentes da minha mala e voltei com as camisas mais leves. Espero que não volte a sentir frio, pois saímos da cidade com temperatura de 20 graus C e o dia ficou quente até a noite. Atingimos nosso objetivo que estava a mais de 400 km às 19:45 hs. Novamente ficamos no mesmo hotel dos amigos Valnoi e Helena. Amanhã será nossa separação definitiva dessa viagem, nossos rumos serão diferentes.
Importante lembrar que quando parar a moto no acostamento da ruta, sempre ter o cuidado de apontar a frente para a direção do vento, sudoeste, depois colocar no descanso, se possível calçar do outro lado. Hoje quase tomei dois tombos parados no acostamento, pura distração.
Hotel caro em Cmdo Rivadávia, zona de extração de petróleo, as empresas hospedam trabalhadores na cidade e os hotéis não querem saber de turistas.
Estou gostando de surfar no vento, as motos consumiram em excesso e a brincadeira fica um pouquinho mais cara.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
Ushuaia - Terra do Fogo
Trecho dia 37
2015/11/25 - Dia 37, trecho Comodoro Rivadavia x Puerto Madryn RA.
Saímos sob um teto de nuvens bem espessa, subimos uma serra e viajamos ao nível de 250 a 650 msnm, o tempo esfriou e tivemos que colocar a balaclava e luva de frio. A paisagem de pampa não mudava e aquele soninho nos atacava a toda hora. Os bichos que víamos na estrada ainda eram os mesmos, raposa, tatu e guanaco.
O vento ainda soprava de sudoeste atrapalhando um pouco o desempenho das motos. Apesar de muito nublado não pegamos chuva. Andamos em torno de 460 km. Chegando em Puerto Madryn procuramos as excursões e desistimos de todas elas, as baleias já tinham sumido e a pinguineira, passamos por ela no caminho, ficava em lugar longe da cidade, como já havíamos visitado outra em Cabo Virgenes, deixamos pra lá os passeios.
Nossa hospedagem foi o caos, hotel avenida em letra minúscula, pois era uma ***** de hotel. Dormimos muito cedo e descansamos o suficiente para levantar cedo e partir no dia seguinte.
Ruta 3 na proa e seguimos enfrente até o destino.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
Olá
Que viagem hein meu amigo!!
Curtindo adoidado seus relatos e fotos!
Abração
VALFRIDO FILHO
Cortando Estradas.
Ushuaia - Terra do Fogo
2015/11/28 - Dia 40, em Azul RA.
Hoje foi o dia da manutenção da moto, sábado por coincidência, tudo fecha ao meio dia. Odeio final de semana viajando, só serve para passar por cidades grandes, pois o transito é menor. Amanhã estaremos passando por Buenos Aires, domingo, legal!
Acordamos por volta de 9 hs, descanso muito bom, tomamos o café e partimos para a casa do Jorge Pollo, lá encontramos outro motociclista que nos levou para comprar óleo de motor e procurar um pneu para a moto do Frank. Encontrei só o Motul, aqui na Argentina é difícil achar o Yamalube, como na última troca usei Motul mineral e ainda tinha a sobra dele, acabei comprando apenas 1 litro. Blz!
O Frank e eu achamos muito caro o pneu na Argentina e ele deixou para comprar no Uruguai. Voltamos para casa do Pollo “la posta del viajero en moto” e lá fiz a troca. Trocamos uma ideia com nosso anfitrião, para depois saírmos para almoçar. Aqui na Argentina tudo fecha depois de 13 hs, quem não almoçar até essa hora só vai conseguir comida depois das 20 hs. Como o horário passava das 13 hs a sugestão foi partir para a ruta 3, para comer alguma coisa no posto de gasolina YPF.
Voltamos para o hotel e aqui ficaremos até o comércio reabrir.
“la posta del viajero en moto” Jorge Pollo recebe todos os estradeiros que passam pela RN 3 e param em Azul.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pizzaria muito boa na esquina da rua do hotel.
![]()
![]()
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
Ushuaia - Terra do Fogo
Trecho dia 41
2015/11/29 - Dia 41, trecho Azul RA x Colônia del Sacramento ROU, via Buquebus.
O dia 29/11/16 foi de muita luz, céu de brigadeiro. Os insetos começaram a pipocar na bolha do capacete, o trânsito na RN 3 estava elegante, bastante carros ,motos e caminhões de acordo com a aproximação da cidade de Buenos Aires. Entramos na cidade pela 9 de Julio e seguimos para o Obelisco no centro, dizem que ali começa todas as rutas que partem da capital, marco 0 da RN 3. Lugar difícil de parar as motos. Saímos de Azul em direção ao km 0 da RN 3 no centro de Buenos Aires, dali partimos para a Casa Rosada e depois direto para o Buquebus, destino Colônia del Sacramento ROU. Para achar a entrada do Buquebus demos muitas voltinhas, sempre perguntando, até chegar a uma informação correta. Estacionados na fila de entrada, fomos comprar as passagens e fazer a imigração, nessa hora já estava derretendo dentro da roupa de viagem, o tempo estava quente e nossa preocupação em fazer todos os trâmites no período de 1 h era grande. Compramos a passagem, fizemos checkin, partimos para imigração, que fica na sobre loja, demos saída da Argentina e entrada no Uruguai, tudo no mesmo lugar em boxes diferentes.
A passagem com a moto foi paga em dólares, não aceitam pagamento em outra moeda ou pode-se pagar com cartão de credito. O valor foi de $A919,70 para a moto e $A746,70 maiores de 11 anos, equivalente a quase $US180,00.
Chegamos em Colônia del Sacramento próximo de 20 hs, e nos hospedados no Hotel Beltran, conhecido hotel de outra viagem que fiz com Marcos Martins Marcão.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Abraços formiguentos,