-
Lapa/PR
036/399
A exploração da erva-mate e a atividade tropeira fizeram parte das atividades econômicas de sua história. Atualmente, apesar de ser um município mais diversificado em sua base econômica, traz consigo, devido ao seu passado histórico, o turismo, que mostra a beleza existente em seu Patrimônio Histórico e Cultural. Sua primeira denominação foi de freguesia de Santo Antônio da Lapa, sob a jurisdição da vila de Curitiba em 1797. Em 1806 devido ao rápido crescimento do povoado tornou-se a Vila Nova do Príncipe. Após algumas mudanças de jurisdição, finalmente, em 7 de março de 1872 a Vila Nova do Príncipe, desmembrada da Vila Rio Negro, foi elevada a categoria de cidade com a denominação de Lapa.
É rica em turismo histórico, cultural e religioso, como a famosa Gruta do Monge. O município possui a quarta maior área territorial do Paraná o que lhe confere grande potencial agropastoril, é o maior produtor de fruta de caroço do estado.
Seu comércio subsiste com dificuldade devido à sua indústria incipiente, carentes de novos investimentos para geração de emprego e renda. A Lapa é uma cidade tranquila. Possui boa infraestrutura de saneamento básico, escolas (inclusive de nível superior), transporte, saúde e lazer.
O município é conhecido historicamente por ter ocorrido nos arredores da cidade o famoso Cerco da Lapa. Em 1894, houve um sangrento confronto que envolveu pica-paus e maragatos, contrários à dependência do Rio Grande do Sul como uma unidade federativa dentro do Brasil. Nesse fato histórico tombou em combate o General Gomes Carneiro.
Localiza-se a 25º46'11" de latitude sul e 49º42'57" de longitude oeste, a uma altitude de 908 metros.
Sua população em 2010 é de 44.936 habitantes. (Wikipedia)
Cidade






Prefeitura Municipal

Última edição por foxbeto; 06-03-16 às 18:45.
-
Mallet/PR
037/399
Um grupo de famílias parte de Campo Largo da Piedade, próximo de Curitiba, e ao passar por Palmeira, se encontraram com lavradores, procedentes de Itaiacoca, município de Ponta Grossa, formam assim 15 famílias, que marcham para a zona meridional, que penetrou no sertão bravio. São conhecidos somente três chefes das famílias: Frederico Carlos Franco de Souza, João Teixeira de Lima e Antônio Rodrigues de Lima. Cortando picadas e seguindo antigos caminhos de tropas. Após dois meses, atingiram a região localizada à margem esquerda de um rio, onde formaram um pequeno povoado, com moradias provisórias, e deram a denominação de Rio Claro, em virtude da limpidez das águas do rio. Esses primeiros povoadores das terras da futura colônia de Mallet não faziam parte do plano de colonização da província, mas dedicaram-se a agricultura e a pecuária, enfrentaram os mais difíceis problemas de sobrevivência para lavrarem a terra. Contudo, tinham elevado espírito de religiosidade e construíram no topo da colina uma capela, que era toda feita de bambus, dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Em 1891, foi criada legalmente a colônia de Rio Claro, juntamente com outras três no Vale do Iguaçu: Palmira, Água Branca e Eufrosina.
Passado seis anos do estabelecimento dos primeiros povoadores em Rio Claro, em 1890, chegaram os primeiros imigrantes europeus, provenientes da Polônia, indo localizar-se na Colônia que já se encontrava traçada em lotes de 10 alqueires de terra, os quais foram vendidos aos colonos, a longo prazo, e também sendo-lhes concedido o sustento por dois meses. Apesar de ser basicamente camponesa, a imigração polonesa apresentou um bom número de intelectuais, jornalistas, cientistas, sacerdotes, militares, artistas, que muito contribuíram para a modernização e o progresso material e intelectual da região. Em 1891, um ano após a vinda dos poloneses, 3.000 ucranianos estabeleceram-se em Rio Claro e Eufrosina. A maioria procediam da Galícia Ocidental, sendo classificados, pelo serviço de povoamento, como polacos austríacos e polacos russos. Os ucranianos e os poloneses, construíram igrejas, escolas, clubes recreativos, além de casas, sendo muitas em estilo europeu. Os habitantes daquelas comunidades viviam da agricultura e da pecuária, comercializando os seus produtos com os tropeiros que atravessavam a região, saindo de Palmas rumo a São Paulo.
Possui uma área é de 723,085 km² representando 0,3628% do estado, 0,1283 % da região e 0,0085 % de todo o território brasileiro.
Localiza-se a uma latitude 25°52'40" sul e a uma longitude 50°49'15" oeste, estando a uma altitude de 901 m.
Sua população estimada em 2014 era de 13.522 habitantes. (Wikipedia)
Estrada


Cidade







Prefeitura Municipal

Última edição por foxbeto; 06-03-16 às 18:45.
-
Boa noite FC Ivanovox,
Está maravilhoso o seu tópico com tantas fotos e ricas narrativas.
Literalmente viajando pelo Paraná e desfrutando dessa aventura, parabéns!!!
Abração.
-
Araucária/PR
038/399
Araucária é um município brasileiro do estado do Paraná, do qual é o décimo segundo mais populoso, com 133,428 habitantes, conforme estimativa do IBGE, de agosto de 2015.
De origem geográfica, constitui-se em referência à enorme reserva de mata nativa existente ao tempo da povoação do município. Esta mata, composta de espécimes da espécie Araucaria angustifolia, ou pinheiro-do-paraná, é comum nas zonas mais frias.
As primeiras movimentações do homem branco no atual município de Araucária, remontam ao ano de 1668, período em que Domingos Rodrigues da Cunha recebeu uma sesmaria, doada pelo Capitão Povoador, Gabriel de Lara, o homem forte do Paraná daquele período.
Estas famílias iniciaram roçadas, lançaram as primeiras sementes e o lugar passou a ser ponto de referência. Alguns anos após desenvolveu-se um povoado que recebeu a denominação de Tindiquera.
Em 1876 a região recebeu forte fluxo imigratório de russos, poloneses e alemães, que numa ação conjunta deram progresso ao lugar através da Colônia Thomaz Coelho.
Em 1972, com a instalação da Refinaria Presidente Getúlio Vargas e em 1973 com a criação do CIAR (Centro Industrial de Araucária), ocorreu um crescimento bastante acentuado e uma inversão no quadro populacional, econômico e social do Município, em que a população urbana passou a superar a rural com a vinda de um contingente populacional de vários pontos do país e a economia que se baseava na agricultura e pecuária passou a ser predominantemente industrial/urbana. A partir da década de 1970, ocorreu uma acentuada industrialização da cidade, totalizando o segundo maior parque fabril do estado, apenas atrás da capital. Dentre as indústrias instaladas na cidade é possível destacar: FAFEN-PR, CSN Paraná, Siderúrgica Guaíra (Gerdau), Berneck, Cocelpa, Imcopa, Tri-Sure, Hübner Auto Linea, AAM do Brasil, Filtros Mil, Dyno do Brasil, Adesi, Gonvari do Brasil, Haus Technology, Trane e Novozymes.
Cidades Irmãs: Breslávia, Baixa Silésia, Polônia. (Wikipédia)
PS: Existe uma refinaria de petróleo em Araucária, mas o combustível é super caro. Deve ser o preço do frete para atravessar a BR que custa muito caro. Vai entender
Cidade


Prefeitura Municipal

Última edição por foxbeto; 06-03-16 às 18:44.
-
Paula Freitas/PR
039/399
Correm rumores que imigrantes poloneses que iniciaram a formação de colônias na região Sul do Estado paranaense deram início ao povoado de Paula Freitas por volta de 1890.
Município de estrutura fundiária baseada no minifúndio, possui na sua estrutura econômica a agricultura como atividade mais significativa.
Grande produtor da melancia, Paula Freitas é tida como a Capital da Melancia.
Criado por meio da Lei Estadual nº4788 de 29 de novembro de 1963 e instalado em 8 de dezembro de 1964 foi desmembrado de União da Vitória.
O município de Paula Freitas está próximo ao epicentro da maior e mais importante anomalia magnética da Terra, que influi em toda a ionosfera desde a Cordilheira dos Andes até a África do Sul, no sentido Oeste-Leste, e no sentido Norte-Sul, em praticamente toda a América do Sul.
Para melhor estudar os fenômenos decorrentes da AMAS (Anomalia Magnética do Atlântico Sul), foi instalado na cidade o Laboratório de Pesquisas em Geomagnetismo do Instituto de Aeronáutica e Espaço conveniado à UNIBEM, chamado Campus de Pesquisas Geofísicas Major Edsel de Freitas Coutinho.
A finalidade principal do campus de pesquisas é o estudar as consequências da AMAS em âmbito regional e global. O local é mantido pelas Faculdades Integradas 'Espírita', UNIBEM em parceria com o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, Instituto de Aeronáutica e Espaço e por outros centros de pesquisa que estudam a Geofísica da região.
Possui uma área é de 420,331 km² representando 0,2109 % do estado, 0,0746 % da região e 0,0049 % de todo o território brasileiro.
Localiza-se a uma latitude 26°12'28" sul e a uma longitude 50°56'16" oeste, estando a uma altitude de 748 m.
Sua população estimada em 2010 era de 5.431 habitantes. (Wikipédia)
Centro


Prefeitura Municipal

Última edição por foxbeto; 06-03-16 às 18:44.
-
Paulo Frontin/PR
040/399
O município de Paulo Frontin localiza-se em uma área de ocupação antiga. Habitada por sertanejos (bugres na Colonia Chapéu do Sol) a área, que hoje corresponde ao município, foi elevado à categoria de arraial em 1886, com o nome de Chapéu do Sol.
No período de 1890 a 1895 chegaram na região imigrantes ucranianos e poloneses. Até hoje estas duas etnias mantém suas tradições culturais, presentes nas práticas religiosas, festas típicas e costumes da população. Posteriormente imigrantes vindos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente italianos e alemães, ajudaram a desenvolver a economia do município dando grande impulsão e diversidade econômica.
O ponto mais alto da Serra da Esperança em Paulo Frontin, chega a 1169 metros.
A Serra da Esperança fica próxima a cidade de Paulo Frontin, 10 km, existe uma estrada que leva ao topo da serra a qual chega a 1169 metros de altura. Proporciona uma visão ampla do planalto onde se encontra a maior parte do território de Paulo Frontin, sendo possível ver ainda parte dos municípios de Mallet, São Mateus do Sul e Paula Freitas, no Paraná, e partes do estado de Santa Catarina.
O Morro Chato, localizado à 8 km do centro de Paulo Frontin, tem altitude superior a 800 metros.
Possui uma área é de 369,210 km² representando 0,1852 % do estado, 0,0655 % da região e 0,0043 % de todo o território brasileiro.
Localiza-se a uma latitude 26°02'24" sul e a uma longitude 50°50'09" oeste, estando a uma altitude de 778 m.
Sua população é de 7.032 habitantes IBGE 2009. (Wikipédia)
Estrada

Centro







Prefeitura Municipal

Última edição por foxbeto; 06-03-16 às 18:44.
-
Ponta Grossa
041/399
Ponta Grossa é um município brasileiro localizado no centro do estado do Paraná, distante 103 quilômetros da capital Curitiba, com uma população de 350.000 habitantes.
É o núcleo de uma das regiões mais populosas do Paraná: Campos Gerais do Paraná que tem uma população de mais de 1.100.000 habitantes (IBGE/2014) e o maior parque industrial do interior do estado.
A cidade, também conhecida como "Princesa dos Campos" e "Capital Cívica do Paraná", é a quarta (4°) mais populosa do Paraná e 76ª do Brasil.
O município de Ponta Grossa está inserido quase que integralmente na bacia hidrográfica do Rio Tibagi que nasce em seu território, se orienta para o Norte, e depois de atravessar diversos municípios, faz foz no Rio Paranapanema na divisa com o Estado de São Paulo.
Desta bacia hidrográfica, os rios mais próximos à cidade são o Rio Verde, o Rio São Jorge, o Rio Botuquara e o Rio Pitangui (que abastece a cidade) no qual se situa a barragem dos Alagados.
Clima Subtropical, úmido, mesotérmico. O inverno é mais frio, com média de de 15 °C e geadas; o verão, mais quente, com média de 21 °C.
Raramente ocorrem precipitações de neve, a última aconteceu no dia 23/07/2013.
O vento dominante é Nordeste variando para Leste. (Wikipedia)
PS: Vocês perceberam que em cidades grandes tenho poucas fotos. O motivo é que geralmente o acesso é demorado e o tráfego de veículos é intenso. Já levei sustos fazendo fotos e por isso não tenho tirado muitas fotos nessas cidades. São lindas mas perigosas para nós motociclistas 
Entrada

Prefeitura Municipal

Última edição por foxbeto; 06-03-16 às 18:43.
-
Porto Vitória/PR
042/399
Porto Vitória é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2010 era de 4.020 habitantes.
Uma cidade linda com belezas naturais, cachoeiras e o Rio Iguaçu que corta a cidade é de uma beleza indescritível.
Estrada


Portal da Cidade



Centro






Prefeitura Municipal
Última edição por foxbeto; 06-03-16 às 18:43.
-
Rebouças/PR
043/399
A povoação teve início no lugar conhecido como Butiazal e, por volta de 1902 foi transferida para o local denominado Rio Azul onde está localizada.
Quando a estrada de ferro atingiu a localidade de Rio Azul, o distrito passou a se denominar Antônio Rebouças que era o engenheiro que orientava a construção da ferrovia.
Posteriormente, o nome foi simplificado para Rebouças.
Possui uma área é de 481,843 km² representando 0,2417 % do estado, 0,0855 % da região e 0,0057 % de todo o território brasileiro.
Localiza-se a uma latitude 25°37'15" sul e a uma longitude 50°41'34" oeste, estando a uma altitude de 815 m.
Sua população estimada em 2010 era de 14.176 habitantes. (Wikipedia)
Portal da Cidade

Centro








Prefeitura Municipal


Última edição por foxbeto; 06-03-16 às 18:42.
-
Rio Azul/PR
044/399
Rio Azul é um município brasileiro do estado do Paraná. Destaca-se por ser o maior produtor de tabaco do estado e décimo maior produtor do país.
Os primeiros povoadores do território do atual município de Rio Azul chegaram por volta de 1885, fundando um povoado chamado Roxo Roiz.
Em 1918, Roxo Roiz passou à categoria de município. Mais tarde, o nome do município foi mudado para Marumby e, em 1929, o topônimo sofreu alteração, recebendo a denominação de Rio Azul.
Em 1932, foi cassada a autonomia do município, sendo restabelecida em 1934.
O topônimo adotado teve origem no rio do mesmo nome que banha o município.
Rio azul possui uma área de 629,739 km² representando 0,316 % do estado, 0,1117 % da região e 0,0074 % de todo o território brasileiro.
Localiza-se a uma latitude 25°43'58" sul e a uma longitude 50°47'45" oeste, estando a uma altitude de 925 m.
Sua população estimada em 2010 era de 14.093 habitantes. (Wikipedia)
Prefeitura Municipal



Última edição por foxbeto; 06-03-16 às 18:42.
Tags para este Tópico
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum