-
SEXTO DIA
Nesse sexto dia estávamos animados com a possibilidade, cada vez mais materializada, de terminarmos o desafio no sétimo dia. Hoje deveremos atingir as cidades que margeiam a foz do Tietê, Castilho e Itapura, e de imediato começar a retornar em direção a nossa base, Sorocaba.

O dia começa com o desafio de chegar até um ponto do rio no município de Birigui. Como já dissemos antes, vamos em busca da Ponte Velha como nos foi sugerido.

Chegar até o ponto determinado deu um pouco de trabalho mas valeu muito a pena. Primeiro voltamos novamente em direção a Brejo Alegre e antes da represa pegamos uma estrada vicinal, de terra, à esquerda. Depois de alguns km na estrada uma pessoa pilotando também uma moto entrou na mesma estrada, um pouco a minha frente, Buzinei, fiz sinais, pretendendo obter informações, mas a pessoa não demonstrou ter percebido. Acelerei minha moto no intuito de alcança-lo mas o outro também fez a mesma coisa demonstrando claramente estar com medo. Seguimos por nossa conta e risco. Depois de percorrermos trechos em caminhos que foram reduzidos a carreiros para animais atingimos o ponto que buscávamos. As fotos que fizemos ao nascer do sol representam o que vimos.

O Manga desceu do que restou da ponte e fotografou de um outro ângulo, eu com a perna ainda dolorida tive que me conformar em ficar observando.

A ilustração do mapa abaixo mostra toda a região com uma abertura maior de visualização.

Depois dessa aventura fizemos o caminho de volta e reiniciamos nossa peregrinação. Agora a Prefeitura de Araçatuba.
Última edição por Everardo Passos Luz; 30-12-15 às 23:52.
-
Continuação do Sexto Dia - Pag. 2 -
Mais duas cidades unidas por uma ponte sobre o Rio Tietê, Araçatuba e Santo Antonio de Aracanguá. Do lado de cá Araçatuba.

No de lá, Santo Antonio de Aracanguá.

Prefeitura de Andradina.

Prefeitura de Castilho.
-
Continuação do Sexto Dia - Pag. 3 -
Já não sei quantas são as pontes sobre o Tietê que unem dois municípios. Primeiro Castilho.

Na margem oposta Itapura. Engraçado estes dois nomes me soaram meio familiares. Ah! Lembrei, são os municípios que margeiam a foz do Rio Tietê no Rio Paraná. rsrsrsrsrsr

Essa ponte nos proporcionou a foto emblemática do desafio, não por tê-lo terminado, mas por ter terminado a viagem em direção ao oeste. Depois de Ilha Solteira, a norte, começamos a viagem de volta.

Prefeitura de Itapura.

A imagem abaixo representa a nossa vontade de ter ido até a foz, mas de acordo com as informações que pedimos todas as estradinhas de terra que nos levariam até lá estão fechadas em propriedade particulares. É uma pena mas não podemos invadir propriedades privadas, nem temos tempo para bater de porta em porta pedindo permissão.
Última edição por Everardo Passos Luz; 31-12-15 às 00:24.
-
Continuação do Sexto Dia - Pag. 4 -
Mesmo já tendo registrado o Tietê nesse município fizemos questão de ir até a "prainha" dessa cidade para registrar as imagens abaixo.

Olhando a magnitude do Tietê neste ponto, se não o tivéssemos acompanhado nestes últimos dias e visto suas transformações seria difícil acreditar.

Prefeitura de Ilha Solteira.
-
Continuação do Sexto Dia - Pag. 5 -
Novamente um ponto de onde podemos registrar a presença do Rio Tietê em três municípios. Ilha Solteira.

Andradina.

Pereira Barreto.

Prefeitura de Pereira Barreto.
-
Continuação do Sexto Dia - Pag. 6 -
Prefeitura de Sud Mennucci. O Manga me flagrou no momento em que parei um funcionário dos correios para pedir informações.

O rio em um braço do Tietê no município de Sud Mennucci. Um fato pelo ao menos interessante: O Banco do Brasil fica próximo da prefeitura, e depois do registro do rio voltamos e fomos direto a um posto de gasolina para abastecer as motos e nós mesmos. Mal paramos as motos um carro da polícia parou junto à moto do Manga: identifique-se por favor, disse o cabo. O Manga se identificou rapidamente e criou um momento até certo ponto engraçado com o cabo se justificando e dizendo: peço desculpas, mas é que ligaram para a delegacia dizendo que dois motoqueiros iam assaltar o BB. Desfeito o mal entendido, boas gargalhadas e providências para continuarmos nossa viagem.

Prefeitura de Santo Antonio de Aracanguá.

Prefeitura de Buritama.
-
Continuação do Sexto Dia - Pag. 7 - Conclusão.
O Rio em Zacarias.

Prefeitura de Zacarias.

Prefeitura de Ubarana.

Prefeitura de José Bonifácio. Amanhã é um novo dia e esperamos encerrar o nosso desafio "Nascente Fazedor de Chuca".
-
Bom dia VFC e RFC Verô,
Trilhar caminhos pelo Brasil afora tá valendo... aventura é tudo de bom...
Mas... botar terror em Sud Mennucci "num pooode".... rssss
Só mesmo rodando de moto é que acontecem fatos inusitados como esse. hehehehhee
Abração e parabéns pelas postagens, está um verdadeiro show!!!!
-
Sétimo dia
Hoje é o dia! Expectativa e disposição para concluir o desafio no prazo que o nosso planejamento previa. De mais um desafio FC concluído e mais um selo para a galeria. Que venha o Nascente Fazedor de Chuva. O mapa abaixo é o percurso a ser seguido e perseguido.

Dia já claro mas sol por nascer. Prefeitura de Adolfo.

Aqui eu tive a emoção de ver um rio que nasceu pequeno começar a crescer, ter seu crescimento amputado pelas mãos humanas, ser assassinado por lixo e esgotos, renascer e se tornar limpo e majestoso em uma prova viva e inequívoca de que a natureza nem sempre é vencida pela ganância e irresponsabilidade do ser humano. As fotos a seguir vai fazer você acreditar na ressurreição de algo que havia morrido há muitos quilômetros atrás. Duvido que alguém que veja essas fotos e não saiba sua origem possa associá-las ao famoso Rio Tietê. Acredite, esse é o Tietê.

E esses somos eu e o meu Amigo Manga, surpresos, admirados e felizes com a transformação que testemunhamos nesses dias de viagem. E VIVA A NATUREZA!
Última edição por Everardo Passos Luz; 31-12-15 às 22:08.
-
Continuação do Sétimo Dia - Pag. 2 -
Prefeitura de Sales. Nesta cidade um vereador veio ao nosso encontro, conversou conosco, e se ofereceu para fazer fotos nossas.

A cidade de Sales tem mais de um lugar onde o Tietê mostra sua exuberância e a população transformou esses lugares em praias de água doce onde todos podem mergulhar e se divertirem. O vereador insistiu para que fôssemos visitar a praia de Cervinho, a mais bonita da cidade, mas o nosso desejo de concluir o Desafio não nos permitiu esse luxo. Ficou para uma outra oportunidade.

Prefeitura de Novo Horizonte.

Prefeitura de Borborema.

Borborema tem uma boa extensão de praias às margens do Tietê. Acessos asfaltados e infraestrutura fazem parte do pacote daqueles que as usam.
Última edição por Everardo Passos Luz; 31-12-15 às 22:26.
Permissões de Postagem