-
CONCLUSÃO DO SEGUNDO DIA - PAG. 6 -
Registrando a Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba.

Para finalizarmos o dia passamos em Barueri para registrar a sua prefeitura. Depois desse último click tive a certeza de que terminaríamos o desafio no prazo planejado: 7 dias.
-
TERCEIRO DIA - Hoje, para mim, será o dia mais difícil e perigoso, mesmo levando-se em consideração os diversos trechos de estrada de terra já percorridos e por percorrer. O trânsito e as armadilhas proporcionadas pela características da Grande SP são muitos e imprevisíveis.
Ao nascer do sol já nos encontrávamos na estrada. O objetivo hoje é fazer todas as cidades que ficam a leste de Barueri, última cidade visitada ontem, lembrando que ficaram faltando o registro do rio em Barueri e a prefeitura de Araçariguama.

Entramos na cidade de SP antes das 7 da manhã e logo aproveitamos um bolsão à margem do Tietê para fazer o nosso registro. O objetivo seguinte era a Prefeitura de SP, mas não contávamos com uma surpresa: os acessos para o centro estavam fechados e havia um enorme engarrafamento na marginal em virtude de uma corrida de pedestre naquele dia. Como não podíamos transitar pela via expressa tivemos que vencer o congestionamento enfrentando os carros e caminhões além dos "motoqueiros" que não se conformavam com o nosso ritmo nos corredores estreitos e perigosos deixados pelos demais veículos.

Quando nos desvencilhamos do trânsito pesado já não compensava ir ao centro da cidade de SP registrar a prefeitura, então a deixamos para a volta. O que fizemos foi aproveitar um trânsito um pouco mais "civilizado" para uma paradinha próximos aos muros de concreto da marginal para registrar o rio no município de Guarulhos. Durante o pouco tempo que estávamos parados víamos e sentíamos os carros em altas velocidades passarem por nós, desviando um pouco para não passar tão perto.

Eu e meu parceiro Manga somos quase perfeito quando se trata de orientação para atingir determinados locais. Quando eu me atrapalho com meu Guru GPS ele está sempre ali para corrigir possíveis de rota. Hoje faltou um pouco de disponibilidade para fazermos pequenas paradas e termos pequenas conversas sobre o percurso e pagamos caro, perdemos bastante tempo em uma rota não prevista até percebermos o erro. Esse tempo daqui somado ao tempo do congestionamento e me fez temer pelo não cumprimento do nosso objetivo. Fizemos o que era certo: corrigimos a rota e tocamos como se nada tivesse acontecido.
Próximo objetivo: a Prefeitura de Biritiba Mirim.
Logo depois de Biritiba, indo em direção a Salesópolis, cruzamos uma ponte sobre um Tietê ainda "vivo" e com cheiro de Natureza. Ali paramos para o registro do rio no município de Biritiba Mirim, era nosso primeiro contato com um Tietê que não conhecíamos.
Última edição por Everardo Passos Luz; 28-12-15 às 16:59.
-
CONTINUAÇÃO DO TERCEIRO DIA - PAG. 2 -
Estávamos nos aproximando de um dos pontos altos da nossa aventura. Sabermos que nosso próximo destino era a cidade de Salesópolis nos aproximava da Nascente do Tietê. Primeiro a sede do município onde se encontra a Parque da Nascente do Tietê, Salesópolis.

Em seguida, por um acesso misto de asfalto e terra, atingimos o Parque da Nascente. Confesso que mesmo não tendo muita intimidade com o Tietê, devido à região em que moro, a gente sente uma sensação diferente ao chegar ali e a emoção de estar em um local que a grande maioria das pessoas que moram às suas margens e se utilizam ou não de suas águas, desconhecem totalmente, ou nunca ao menos procuraram saber algo a respeito, enche a nossa "conquista" de valor e orgulho. Obrigado Fazedores de Chuva por me permitirem mais essa conquista.

Agora o nosso objetivo, já voltando, era a cidade de Mogi das Cruzes. Primeiro a cidade.

Em seguida o rio. Como eu temia esse trânsito maluco, mesmo aos domingos, me ameaçava de alguma forma. Ao chegarmos ao local escolhido pra o registro do rio no município de Mogi não tínhamos onde estacionar as motos. Por ser um domingo resolvi subir as calçadas por breves instantes e aí aconteceu o inesperado. Na tentativa de subir a calçada perdi o equilíbrio e a moto foi ao chão e o instinto de proteger minha "princesa" me fez tentar segura-la, e isso provocou uma grave lesão no músculo adutor posterior da coxa esquerda. Um momento de muita dor e dúvida se conseguiria terminar a viagem do dia e o restante do desafio. Com dificuldade e sentindo muita dor resolvi continuar até que o meu limite disparasse o seu alarme de perigo. O Manga, na tentativa de me preservar quis voltar imediatamente para Sorocaba, mas eu insisti em tentar até o limite. E assim fomos continuando a aventura, eu na minha dificuldade e o Manga me ajudando a subir e descer da moto. Afinal, como diz meu amigo Manga, combatente, mesmo depois de morto, ainda se arrasta por 50 metros.
Última edição por Everardo Passos Luz; 28-12-15 às 17:34.
-
CONTINUAÇÃO DO TERCEIRO DIA - PAG. 3 -
Com as dificuldades que agora se faziam presentes continuamos a nossa viagem em busca do nosso objetivo. O próximo era a cidade de Suzano.

Agora o rio em Suzano.

Prefeitura de Poá, e de novo em cima das calçadas.

Aproveitamos a nossa passagem pelo Anel Viário e de cima dos elevados que compõem o mesmo registramos o rio no município de Poá e...

no município de Itaquaquecetuba.

-
Continuação do terceiro dia - pag. 4-
Prefeitura de Itaquaquecetuba. Aqui o GPS nos levou para uma rua sem saída e tivemos que apelar para o velho boca a boca. Perdemos mais tempo, mas o objetivo estava próximo.

Prefeitura de Guarulhos. Aqui eu não consegui me entender com o GPS e foi o Manga que tomou a frente e decidiu a questão.

Prefeitura da maior cidade do país, São Paulo. Mesmo aos domingos ter acesso a alguns locais de São Paulo é um drama. Colocar a moto na frente da prefeitura nem pensar.

Registro do rio no município de Osasco em uma área de trânsito proibido, mas alguns motoristas tentavam fazer ultrapassagens perigosas através dele e se assustavam com nossa presença, e nós com a imprudência deles.

Prefeitura de Osasco. Aqui não conseguimos nos aproximar com as motos do prédio dessa administração pois a avenida estava sendo utilizada para lazer dos moradores e visitantes. Deixamos as motos em um posto de gasolina e saí me arrastando até o local da foto. Aperna dói, mas vamos administrando com resignação e foco.

Última edição por Everardo Passos Luz; 28-12-15 às 18:10.
-
Continuação do Terceiro Dia - Pag. 5 - Conclusão.
Prefeitura de Carapicuíba.

O Rio Tietê no município de Carapicuíba.

O rio no Município de Barueri.

Prefeitura de Araçariguama, já era noite quando fizemos nosso último registro do dia. Felizmente, e com a proteção de Deus, conseguimos cumprir todos os pontos que compunham nosso objetivo. Agora é voltar para nossa base em Sorocaba, acompanhar a evolução da contusão na minha perna, e se Deus permitir, amanhã dar continuidade ao nosso desafio.
-
Tua garra, resistência e persistência foram imprescindíveis.
-
Em São Paulo, estava ocorrendo a Corrida Gonzaguinha.
-
Obrigado pelas palavras meu amigo, ainda mais vindo de você que presenciou e vivenciou comigo aqueles momentos. Isso serviu para eu decidir de vez a frequentar uma academia para fortalecer a musculatura e as articulações.
-
QUARTO DIA
Hoje se acaba a moleza de voltar para a nossa base em Sorocaba. A partir de agora vamos seguir na direção noroeste acompanhando o rio Tietê pela sua margem sul, e fazer isso até sua foz, daí voltamos acompanhando a sua margem norte. O mapa abaixo dá bem uma ideia do nosso objetivo nesse dia.

Na minha avaliação a perna amanheceu melhor depois de tomar um anti-inflamatório. Vou continuar precisando da ajuda do Manga mas em uma escala que avalio vai diminuir com o passar do tempo. Partimos de Sorocaba, como sempre no mesmo horário, nascer do sol. Primeiro destino, direto para Botucatu, onde além de registrar a sua prefeitura visitaria e conheceria o amigo virtual Rai Cruz.

Depois de uma passagem rápida na casa do nosso amigo ele se dispôs a ir conosco até o rio Tietê, em um local conhecido como praia do município de Botucatu. Esse tipo de gentileza nos agrada muito e facilita atingir os pontos desejados com maior rapidez.

O município seria o de São Manoel. Para atingirmos o ponto do rio tivemos que mergulhar por estrada de terra em um imenso canavial, que felizmente estava sem porteiras, e em seguida pegar outra estrada de terra até atingir o lago da represa do Tietê. Enfiamos literalmente as motos no mato para atingir o ponto a ser fotografado. Para manobrar a moto de volta só com ajuda do Manga.

A prefeitura de São Manoel.

Última edição por Everardo Passos Luz; 29-12-15 às 11:57.
Permissões de Postagem