Br 230 - transamazônica - corte no brasil de leste à oeste
BR 230 - TRANSAMAZÔNICA - CORTE NO BRASIL DE LESTE À OESTE
Em busca da realização de mais um sonho e aproveitando para cumprir mais um desafio dos Fazedores de Chuva, me enfiei em mais uma aventura. E essa das grandes, devido a enorme dificuldade da distância e das condições da estrada e dos perigos, numa região tão abandonada de nosso país.
Então dia 29 de agosto sai de casa, juntamente com o meu parceiro Adriano Wronski, para percorrer em toda sua totalidade a BR 230 - Transamazônica, tendo como objetivo, além de completar mais uma desafio, adentrar na maior floresta, ver de perto sua fauna e flora e ouvir seu som, sua luz.
Rumamos até João Pessoa-PB, onde o Adriano foi cumprindo o Bandeirante Fazedor de Chuva e por fim, o Cardeal, capitais e extremos os quais eu já havia visitado.
De lá seguimos para Cabedelo-PB, quilômetro zero da Rodovia BR 230 e começamos nossa jornada.
A rodovia possui em torno de 4.200 quilômetros num total, sendo 1.935 quilômetros de asfalto, com um pedaço de 43 quilômetros de terra, até a cidade de Marabá-PA e o restante, são 2.251 quilômetros de estrada de terra até a cidade de Lábrea-AM.
Nos primeiro quilômetros como é só asfalto, tudo é mais fácil. Mesmo com belas paisagens, a seca é predominante. Estrada de qualidade e a tocada era boa, tanto que fazíamos por dia mais ou menos 700 quilômetros, dentro do esperado pela nossa programação.
Em três dias estávamos em Marabá-PA. Cidade banhada pelo Rio Tocantins, tem como atração o pôr do sol. Ali nos preparamos pois iria começar de fato a nossa aventura.

VALFRIDO FILHO
Cortando Estradas.