Vou iniciar esse post como o início da descrição da travessia do nosso imenso país de leste a oeste, mais precisamente na BR-230 no meses de junho e julho de 2013.
Imenso esse país , assim como são as imensas riquezas e belezas que possuímos e que muitas vezes não damos o seu devido valor ... Amazônia , adiante ..
A BR-230 , com seus 4223 Kms de extensão, foi inaugurada em agosto de 1972. A sua característica principal é ser uma rodovia do tipo Transversal, cortando portanto o Brasil de leste a oeste.
O planejamento da viagem foi realizado com méritos pelo Everardo Passos (Verô), um dos melhores estrategista de viagens que conheço. E a viagem foi realizada por mim, pelo Verô, Manga e Augusto Rocha no ano de 2013.
Não pretendo detalhar a história da rodovia nem dos governos que a executaram pois esse relato é amplamente divulgado na internet. Pretendo me deter mais nos tópicos da nossa viagem.
E meu lapso de envio das informações foi em virtude da perda de um pen-drive com imagens da rodovia BR-230. Na verdade, estava bem guardado ... Peço desculpas ao administrador do site .
O começo da viagem aconteceu em Cabedêlo - PB. Logo após a sessão inicial de fotografias, fomos descansar em João Pessoa, munícipio vizinho e também cortado pela Transamazônica.
Na madrugada escura seguinte, partimos na BR-230. Somando a escuridão, a chuva e o cansaço foram nossas dificuldades iniciais. Esses fatores foram o combustível para momentos de stress - chaves perdidas e dificuldades em enxergar os elásticos das malas que seriam amarradas provocaram breves discussões. O melhor remédio para problemas é sem dúvida a estrada.
Todavia, erramos logo nos quilômetros iniciais da BR-230. Escuridão e má sinalização fazem dessas coisas...
A cada minuto percorrido a adrenalina foi baixando e a viagem transcorrendo de forma mais harmônica. Cidade a cidade da Paraíba foi ficando para trás. Passamos por Campina Grande no momento do fim das festas – muitos carros e bêbados na estrada.
BR-230 , KM 300 PRÓXIMO A CIDADE DE SANTA LUZIA - PB
BR-230 , PB - ÚLTIMA PLACA DE KM SENTIDO PB/CE
Na divisa da Paraíba com o Ceará não haviam placas de identificação.
NÃO EXISTEM PLACAS DE DIVISA NOS DOIS SENTIDOS DA BR-230 PB/CE . A ÚNICA PLACA FICA NA OUTRA BR
Seguimos determinados para o Estado do Ceará e deparamos com algo impensável para o sertão nordestino: muita lama entre o trecho de Farias Brito e Assaré. Muito tempo perdido e o ensaio de estrada ruim mostrou que o preparo físico seria cobrado no futuro breve. A BR-230 no CEARÁ próximo a cidade de Lavras da Mangabeira se chama Deputado Otacílio Correa.
Encontramos a fronteira dos Estados do Ceará / Piauí . A divisa está marcada no Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí.
DIVISA CEARÁ / PIAUÍ BR-230
A placa da divisa no sentido contrário (PI-CE) encontra-se abandonada embaixo de uma pequena casa na beira da estrada.
PLACA DA DIVISA PI-CE ABANDONADA NA BEIRA DA ESTRADA
Atravessamos o Estado do Piauí de forma rápida e determinada pois o sol forte no rosto todas as tardes era um desafio a mais na estrada.
PLACA PARA OBRAS NA BR-230 EM GATURIANO - PI
Fomos descansar na casa do Verô em Oeiras. Enfim estaria concluído o primeiro dia de viagem e quase 1000 kms rodados.
OEIRAS-PI
Depois de um abençoado e merecido descanso em Oeiras ( não tem melhor lugar para ficar naquele sertão), seguimos viagem atravessando a divisa entre o Piauí e o Maranhão – rio Parnaíba.
KM 300 NA BR-230 / ENTRADA DA CIDADE DE FLORIANO - PI
DIVISA PIAUÍ - MARANHÃO NA CIDADE DE FLORIANO - PI
UMA CURIOSIDADE: Km 230 NA BR-230 - MARANHÃO
Passamos pela região de Balsas – MA com suas imensas plantações e rumamos para a chapada das mesas até a agradável cidade de Carolina-MA.
A fase do Iron Butt chegava ao fim. Fazer longas distâncias em motocicletas de alta cilindrada e em pistas duplicadas ou pedagiadas é muito mais simples. Agora, fazer longos trechos em motocicletas 250cc , com bagagens, pistas ruins e cheias de animais não é tarefa fácil. Assim, após dois dias de longos trechos, meu corpo pedia descanso. Partimos de Carolina-MA para Marabá, uma importante cidade do estado do Pará e que estava a aproximadamente 400 kms de distância.
PLACA NA BR-230 , Km 599 BEM PRÓXIMO A CIDADE DE CAROLINA-MA
Atravessamos a ponte sobre o rio Tocantins situado na cidade de Estreito e entramos no Estado com o mesmo nome - Tocantins.
DIVISA MARANHÃO - TOCANTINS - CIDADE DE ESTREITO - MA
DIVISA TOCANTINS - MARANHÃO (MARGEM OPOSTA DO RIO TOCANTINS)
A passagem de foi tranquila até chegarmos na fronteira seguinte - 150 kms depois - e novamente surgir uma ponte que divide Estados brasileiros - Tocantins e Pará - agora sobre o rio Araguaia. Enfim , a amazônia começava a mostrar seus contornos.
DIVISA TOCANTINS - PARÁ
DIVISA TOCANTINS - PARÁ (ESTOU OBSERVANDO A PAISAGEM NA PONTE)
Rumamos até Marabá, destino final do dia (banhado novamente pelo rio Tocantins porém em outra margem).