-
Valente Fazedor de Chuva - Piauí
Um tanto fora de tempo, publico meu desafio Valente Fazedor de Chuva – Piauí.
Paranaense, residente na cidade de Sorocaba/SP, não aprecio baixas temperaturas climáticas. Por esse motivo, dedico-me a viajar, preferencialmente, pela região nordeste do país. Região tal que proporcionou fazer vários amigos.
Quis o destino que, em 2011, eu conhecesse um grande motociclista, hoje meu grande amigo/irmão, EVERARDO PASSOS LUZ, conhecido em parte do mundo como VERÔ. Após alguns milhares de quilômetros rodados em sua companhia (sobre duas rodas) viemos descobrir a existência de uma nobre entidade que sabiamente impulsiona e estimula os motociclistas em suas maravilhosas aventuras, propondo-lhes desafios. Essa entidade chama-se: FAZEDORES DE CHUVA. Dentre os desafios, está o VALENTE FAZEDOR DE CHUVA (visitar todas as cidades de um estado da federação. Tive a honra de ser convidado por Verô a, em sua companhia, levar a efeito tal desafio em sua terra natal, as terras do príncipe Dom João, Rei de Portugal – o Estado do Piauí, com seu 224 municípios. Expliquei ao amigo que não dispunha de uma moto adequada para a empreitada, pois haveríamos de percorrer distintos tipos de terreno. De pronto, o amigo me disse ceder uma de suas motocicletas, um Yamaha XT 660. Relutei por dois segundos e pensei meia vez e aceitei.
Verô se encarregou de todo o planejamento, o que lhe rendeu alguns dias de estudo, incluindo viagens à capital piauiense com visitas ao Departamento de Estradas de Rodagem.
Tudo pronto, mapas em mãos, marcamos o dia de início para 23 de fevereiro de 2015. Saí de Sorocaba/SP no dia 20, às 15:35h. Pernoitei em Uberlândia/MG, de onde saí no dia seguinte às 02:25h e, rodando 2.025 km em uma “tirada”, cheguei na residência do amigo Verô (cidade de Oeiras/PI) às 00:10h. Considerei uma façanha.
Última edição por Abílio Mangueira; 15-09-15 às 20:22.
Permissões de Postagem