Para aqueles que pretendem se aventurar pela Colômbia, o Exército Nacional faz algumas recomendações na página do GRUPOS GAULA.

Vale à pena dar uma lida para sua informação sobre como agir, especialmente em caso de sequestro. Pela evolução política da vizinha Colômbia temos atualmente informações de viajantes que por ali passam em aventura em direção à América Central, da relativa tranquilidade institucional que vive este país. Porem nunca é demais seguir as orientações dos grupos criados para combater o sequestro, como este GAULA. Veja na página abaixo as recomendações.

http://www.ejercito.mil.co/?idcategoria=71

* Na Colômbia, como de resto em muitos países, existem organizações criminosas para as quais sua liberdade é apenas um instrumento de negócio.
O sequestro acaba com sua liberdade ou com sua vida, acaba com a unidade e tranquilidade familiar, com a confiança no país e com suas instituições, acaba com o trabalho e o patrimônio familiar, com a economia nacional e afeta diretamente a imagem internacional do país;

Por isso e por razões de segurança é que se recomenda acionar diretamente, em caso de ameaça de sequestro e extorção, ao "Grupos de Acción Unificada por la Libertad Personal (GAULA).
LOS GAULA.

São unidade de elite criadas por Ley 282 de 1996, exclusivamente dedicadas a evitar e atuar contra sequestros e extorção. Ela é formada por pessoal altamente qualificado para agir em operações de resgate de sequestrados e desmantelamento de grupos criminosos criadores dos delitos que prejudicam a liberdade pessoal dos colombianos.

Da mesma forma, existe uma permanente avaliação interna nos GAULAS que garante a auto-fiscalização dos procedimentos, já que é formada por pessoal da DAS, CTI, FISCALIA y Fuerzas Militares. Neste momento o país conta com 16 GAULAS do Exército e da Armada Nacional.

*Texto extraído da página do Exército Colombiano.