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  1. #21
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    023 itapecerica da serra 148.000 hab

    O povoamento iniciou-se com um aldeamento indígena, sob proteção de Nossa Senhora dos Prazeres, fundado pelos Jesuítas, em 1562, com o objetivo de defender o Colégio de São Paulo de Piratininga e para facilitar a catequese. Essa aldeia teve sua população aumentada com a vinda dos indígenas de Carapicuíba, trazido por Afonso Sardinha e doutrinado pelo Padre Belchior de Pontes.
    A capela de Itapecerica, cujo o nome de origem indígena significa " pedra lisa e escorregadia", assim denominada por estar construída sobre pedras, contava em 1689, com 900 pessoas dirigidas pelo Padre Diogo Machado.
    Por longo tempo, a colonização ficou reduzida ao aldeamento.Somente em 1827, suas atividades agrícolas foram incentivadas com a criação pelo Governo Imperial de uma colônia, onde radicaram-se imigrantes Alemães. Nessa época foi Implantado pela Estrada de Ferro Sorocabana o ramal Mairinque-Santos, atravessando a região e possibilitando o escoamento da produção local.
    O sucesso da colônia Alemã, das lavouras e a facilidade de acesso atraíram outros povoadores, assim, foi criado em 1841, a freguesia do Imbu, em 1877, elevada a Município com o nome Itapecerica.
    Em 1944 foi acrescentado em seu topônimo, a partícula "da Serra", em alusão `a sua topografia e também para distinguir-se do Município mineiro de igual nome.

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    Última edição por Vlamir; 08-06-15 às 21:52.
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  2. #22
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    024/645 Embu Guaçu

    No fim do século XIX o sertanista José Pires de Albuquerque chegou à região entre os rios das Lavras, Embu-Guaçu e o córrego do Borges, onde impressionado pelas belezas naturais, construiu sua casa em taipa, mantida até hoje como patrimônio municipal por indústria aí localizada.
    Outras famílias como os Roschel, Schunck, Cremm, Domingues e outros, foram também se fixando, no local conhecido primeiramente como "Ilha de Itararé", mais tarde M'Boi Guaçu e finalmente Embu-Guaçu.
    O topônimo deriva do tupi "m-boy-guaçu", que significa "cobra grande". O crescimento do núcleo foi lento a princípio, tendo como ligação principalmente o rio Embu-Guaçu, que hoje desemboca na represa de Guarapiranga, o principal manancial que abastece São Paulo de água potável.
    A construção da ferrovia (antiga Estrada de Ferro Sorocabana) em 1932, trouxe melhores condições de comunicação e progresso com a diversificação de sua economia, principalmente agrícola e industrial.


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  3. #23
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    025 embu das artes
    Em 1624, Fernão Dias e sua mulher Catarina Camacho, grandes proprietários da região, doaram à igreja uma quadra de terras para construção da Capela de Nossa Senhora do Rosário, iniciada em 1628, pelo Padre Belchior de Pontes que transferiu, para suas proximidades, a aldeia de M'Boy.
    M'boy que tupi significa cobra, originou a corruptela Embú, assim denominado a aldeia que, segundo versão popular, surgiu quantidade de cobras existentes.
    A construção do convento, anexo à capela foi iniciada em 1740 pelo Padre Domingos Machado. Na época, foram reunidos no aldeamento vários padres artistas que elaboraram os trabalhos de decoração da mesma. As verbas necessárias às douraduras dos entalhes das paredes de madeiras e grande número de imagens, foram possibilitadas pela venda do algodão que cultivavam em grande escala.
    A dificuldade de comunicação não permitiu o rápido desenvolvimento do povoado. Somente no final do século XIX, a Cúria Diocesana de São Paulo contratou o engenheiro Henrique Bocolini para demarcação do patrimônio; o qual, reconhecendo os valores artísticos da capela e do convento, realizou as primeiras obras de apoio à conservação das construções.
    Suas terras, no entanto, eram impróprias para a cafeicultura, principal atividade econômica da época. Assim, Embú entrou noutro período de retração que durou até meados do século XX, quando a capela e convento foram tombados pelo Estado que procedeu às devidas restaurações. A partir disso, a comunidade local, liderada por Annis Neme Bassith, começou a desenvolver as atividades artísticas, explorando o turismo como fonte de renda do Município, criado em 1959.

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  4. #24
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    Boa FC Vlamir , muito legal te-lo no desáfio do Valente desse grande estado, com certeza nos encontraremos por aí ....rsrsrsrsr

    abaixo uma foto de uma cachoeira lá na cidade de Lagoinha, vale do Paraiba, minha região.Qualquer dica que precisares estarei aqui a disposição.

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    grande abraço e boas estradas
    GCFC NFC VFC(SP) ,VFC(RR),Cardeal, RFC(101,116,153,230) Jacob

  5. #25
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    Mestre FC Jacob Grande Lider ...

    obrigado pela força e gostaria sim de ajudas futuras,
    uma delas seria a relação das cidades da Nascente do Tiete, creio ser 69 cidades e suas dificuldade

    Fraternos abraços

    FC Vlamir
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  6. #26
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    Bom dia FC Vlamir,

    Que legal sua empolgação, que continue assim, já está em excelente cia do NFC e GCFC Jacob, melhor do que ele não há, pois já está indo pro final do mesmo desafio.

    Dado o seu recado para um dos meus amigos Bé, o Milton Moulin que é da facção Cariacica - ES, que respondeu dizendo que estão de portas e braços abertos para recebê-lo cá em nossas terras, faço minhas as palavres dele.

    Abração.

  7. #27
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    Gilmar, Obrigado pela força
    e diga aos manos que logo logo apareceremos na Região

    Fraternalmente

    Vlamir
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  8. #28
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    Boa tarde FC Vlamir,

    Na verdade agora o Nascente FC é composto de 70 cidades, vide lista abaixo.

    Percorrer as 70 cidades banhadas pelo Tietê:

    Salesópolis – Biritiba Mirim – Mogi das Cruzes – Suzano – Poá - Itaquaquecetuba – Guarulhos – São Paulo – Osasco – Carapicuiba - Barueri – Santana de Parnaíba – Pirapora do Bom Jesus – Araçariguama - Cabreúva – Salto – Itu – Elias Fausto - Porto Feliz - Piracicaba – Tietê – Jumirim - Laranjal Paulista – Conchas – Anhembi – Botucatu - São Manuel - Dois Córregos - Mineiros do Tietê – Macatuba – Igaraçu do Tietê – Barra Bonita – Jaú – Pederneiras – Itapuí – Boracéia – Bariri – Itaju – Arealva – Ibitinga – Iacanga – Reginópolis – Uru - Pirajuí - Pongaí – Borborema – Cafelândia – Novo Horizonte – Sabino – Guaiçara - Sales – Guaiçara - Promissão – Adolfo – José Bonifácio - Ubarana – Barbosa – Penápolis - Glicério – Brejo Alegre - Zacarias – Buritama – Birigüi – Araçatuba – Santo Antônio do Aracanguá – Sud Menucci - Ilha Solteira - Pereira Barreto – Andradina – Castilho – Itapura

    É um desafio maravilhoso, pois a obrigatoriedade de clicar as margens do Tietê em todos os municípios dão um charme todo especial ao Nascente, pois proporciona a ida a locais incríveis e também assistir o nascimento - a morte - e a ressurreição do nosso herói.

    Abração.

  9. #29
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    026 Pirapora do Bom Jesus

    026 Pirapora do Bom Jesus 17.300 HAB

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    O Capitão-Mor e Ouvidor Álvaro Luiz do Valle em visita a Parnaíba, atualmente Santana de Parnaíba, concedeu sesmarias a Jacome Nunes, Manoel de Alvarenga e Matheus Luiz. O local escolhido foi Pirapora, que em tupi significa Pira = peixe, pora = pula (salto de peixe), onde até hoje se encontra a Fazenda Salto de Pirapora. Mais tarde, essas terras foram vendidas a José de Almeida Naves, considerado o fundador da Cidade e que, com seus escravos, encontrou em meio a uma corredeira do rio Tietê, a imagem do Senhor Bom Jesus, em tamanho natural, representando o ?ECCE HOMO?.
    Por alvará da Sé do Rio de Janeiro, a 6 de agosto de 1725, na capela que José de Almeida Neves mandou construir para abrirgar a imagem, foi rezada a primeira missa pelo Padre Izidoro Pinto de Godoy, Vigário de parnaíba. Em 25 de março de 1730, José de Almeida Naves e sua mulher, doaram 50 braças de terra e Cr$ 200.00 para, com os juros, serem custeadas as despesas e provisões da Capela, dandfo origem, nessa ocasião, à fundação da Vila de Pirapora. Em 1944, a denominação passou a ser Pirapora do Bom Jesus.
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  10. #30
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    27 cabreuva

    027 CABREUVA 45.800 HAB

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    Entre as serras de Itaguaí e do Guaxatuba, no Ribeirão das Pedras, fazendeiros das famílias Ramos e Martins se fixaram no começo do século XVIII; formando com braço escravo, extensos canaviais e construindo vários engenhos.
    A notícia da prosperidade da região trouxe outros colonizadores de Itú, que aí ergueram capela em louvor a São Benedito, segundo contam, em local onde existia uma grande ?cabreúva?, árvore também chamada de ?pau-bálsamo?, nome que corresponde á corruptela de ?caburé-yba?, do tupi, significando ?árvore da coruja?.
    Por volta de 1856 a capela de São Benedito, construída em terreno doado por generoso José de Araújo, foi demolida e erguida nova igreja em louvor a Nossa Senhora da Piedade, que emprestou o nome ao patrimônio que aí se formou, elevado á freguesia desde dezembro de 1830, pertencendo à Vila Itú.
    Em março de 1859, Cabreúva foi alçada à categoria de vila, mas que a abolição da escravatura em 1888, legou à decadência no fim do século XIX e começo do XX, visto que toda a sua economia açucareira estava fundada no trabalho escravo.
    O progresso de Cabreúva retomou a sua marcha somente com a construção da via Marechal Rondon, ligando-a a Jundiaí e à capital, facilitando o transporte de suas riquezas

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