Página 40 de 70 PrimeiroPrimeiro ... 30383940414250 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 391 a 400 de 692
  1. #391
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Barueri
    Posts
    683
    359 Birigui

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	67,2 KB
ID:      	72116

    Como as principais cidades da região, Birigui, surgiu e cresceu a partir da Estrada de Ferro Noroeste, construída no início do século. No começo foi uma chave na clareira, situada entre os quilômetros 259 e 261 que em 1908 passou a ser um ponto de parada de locomotivas. O povoado foi fundado em 7 de dezembro de 1911 pelo Senhor Nicolau da Silva Nunes, um português de espírito empreendedor, natural da Freguesia de Moutamorta, Trás-os Montes.
    O fundador manteve na futura cidade a denominação dada pelos trabalhadores da ferrovia local. O nome Birigui teve origem na língua Tupi-Guarani, os índios usavam esta palavra como o significado de "mosca que sempre vem"para um minúsculo mosquito hematófago que incomodava a todos e era bastante freqüente na região.
    Nicolau da Silva Nunes conheceu a região atraído por um artigo de jornal, na primeira visita se encantou com a exuberância e fertilidade das terras da região, principalmente das que envolviam a chave de Birigui. Adquiriu, assim, 400 alqueires para si e seus representados, Antonio Gonçalves Torres e Afonso Garcia Franco, e quando voltou para Sales de Oliveira, a cidade onde morava, colocou os lotes à venda.
    A visão futurista de Nicolau da Silva Nunes lhe revelava que aquelas florestas, a terra fértil e as águas límpidas emanavam progresso. A única dificuldade no seu empreendimento foi os seus vizinhos, os índios Coroados.
    Para evitar que assustassem seus clientes ele usou de artifícios, pediu, até que apagassem o rastro dos índios e passou a morar no local, em dois vagões para demonstrar segurança.
    Entretanto nem a hostilidade dos índios e nem a presença do pequeno mosquito desencorajou os primeiros habitantes. Os primeiros moradores que acompanharam o fundador foram os senhores Francisco Galindo Romero, Manoel Inácio, Francisco Galindo de Castro e sua esposa, Dona Antonia Real Dias, primeira mulher a morar aqui.
    A primeira casa foi erguida feita de taipa, na confluência das atuais Ruas Silvares e Fundadores. Lucas Scarpin, Antonio Simões, Faustino Segura, Ricardo Del Nery, João Galo, França Contel e Giuzeppe Fonzar foram alguns dos pioneiros.
    Em 1.912, Birigui ganha mais um habitante, José Cordeiro, um típico capitão bandeirante que deixa Lençóis Paulista com sua expedição e se junta ao povoado. Manuel Bento da Cruz funda a companhia de Terras, Madeiras e Colonização São Paulo, tendo como desbravadores Roberto Clark e James Mellor.
    Com o passar do tempo, a lavoura vai ocupando o que era mato. Vai surgindo o nosso ciclo do café. Com este progresso galopante, Birigui alcança sua emancipação no dia 8 de Dezembro de 1.921, apenas dez anos depois após sua fundação.
    Última edição por Vlamir; 18-02-16 às 20:02.
    PHD Vlamir
    Barueri-SP

  2. #392
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Barueri
    Posts
    683
    360 Coroados

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	73,7 KB
ID:      	72117
    Na região entre os rios Tietê e Aguapeí, onde passam os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, os primeiros povoadores foram se instalando e desbravando as matas para implantação da cafeicultura.
    Foi um desses povoadores, Roberto Clark , que em 1921 fundou o povoado de Coroados, cujo o nome decorre dos primitivos habitantes, os índios coroados, que com os caingangues, ocupavam todo território centro-oeste e noroeste do Estado.
    Pertence ao Município de Biriguí, o Distrito de Paz de Coroados foi criado em dezembro de 1925.
    Última edição por Vlamir; 18-02-16 às 20:02.
    PHD Vlamir
    Barueri-SP

  3. #393
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Barueri
    Posts
    683
    361 Glicerio

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	89,4 KB
ID:      	72118
    Em meados do século XIX a família Castilho estabeleceu-se nas terras que hoje formam o Município de Glicério. Habitavam as redondezas na época os índios Coroados que, após certo tempo, invadiram as propriedades dos desbravadores, expulsando-os dali.
    Em 1906, decorridos trinta anos, aproximadamente, da expulsão dos primeiros povoadores, o General Francisco Glicério aproximou-se da região, trazendo os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, hoje Rede Ferroviária Federal, e dando condições para a família Castilho voltar a habitar definitivamente suas terras.
    Por volta de 1913 foi fundado o então povoado de Castilho, contando com várias habitações rústicas e grande número de trabalhadores que se estabeleceram no local, atraídos pela fertilidade do solo.
    Diante de seu progresso, o povoado foi elevado a Distrito de Paz, em 1920, com o nome de General Francisco Glicério, em homenagem ao desbravador. Cinco anos depois foi elevado à categoria de Município, instalado em 1926, simplificando para Glicério.
    Última edição por Vlamir; 18-02-16 às 20:01.
    PHD Vlamir
    Barueri-SP

  4. #394
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Barueri
    Posts
    683
    362 Penapolis

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	69,1 KB
ID:      	72119

    Historicamente, a ocupação do sertão desconhecido,que figurava nos mapas brasileiros e que correspondia à atual Região Noroeste, se deu no período de 1842 a 1870, com a colonização das margens direita e esquerda do Salto do Avanhandava e a formação do primeiro núcleo residencial da região.
    O povoado de Nosso Senhor dos Passos iniciou-se em 1842, com a doação de 100 alqueires da fazenda José Pinto Caldeira, localizando-se metade de cada lado do ribeirão Lajeado.
    A partir de 1880, com o aumento do volume do comércio de café às exigências do mercado externo e também interno e a conseqüente descoberta das potencialidades das terras do oeste paulista, outras frentes pioneiras invadem o território e a ocupação sistemática finalmente se instaura como empreendimento econômico motivado pelo café e outros implementos capitalistas, provocando radical transformação sócio-econômica na região que, a partir dessa época, passa a experimentar notável desenvolvimento e progresso.
    O povoamento desta região está estritamente vinculado à implantação definitiva da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que provocou e assegurou a posse colonizadora das terras do sertão, até então ocupadas pelos Kaingangues.
    Em 1909 foi criado o distrito de paz de Penápolis, em homenagem ao Dr. Afonso Augusto Moreira Penna, presidente da república falecido neste ano. O distrito pertencia ao município de comarca de Rio Preto e era uma vila progressista, já incorporada ao ciclo do café.
    Com o processo de interiorização da ocupação paulista, muitas famílias foram em busca de novas terras e oportunidades, trazendo o ?progresso? à região. Em 1913 foi criado o município de Penápolis.
    Última edição por Vlamir; 18-02-16 às 20:01.
    PHD Vlamir
    Barueri-SP

  5. #395
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Barueri
    Posts
    683
    363 Avanhadava


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	58,4 KB
ID:      	72121
    Provindo de Franca-SP, em 1904, o Cel. Antônio Flávio Martins Ferreira adquiriu 3500 alqueires de terras no vale do rio Tietê, entre os rios Bonito e Dourado e aí fundou o patrimônio de Campo Verde.
    Em 1908, graças ao progresso alcançado, passou a Distrito policial, com o nome de Miguel Calmon, e ainda no mesmo ano foi inaugurada a estação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. No ano seguinte foi elevado a Distrito de Paz, com o nome simplificado para Calmon.
    Em 1921, foi construída a primeira edificação de tijolos, produzidos no local por Ampleato da Silva Teixeira e Celso Grassi- a capela de Santa Luzia, a Padroeira de Calmon.
    Nessa época, os índios que habitavam a região, agrupados em duas grandes tribos- coroados e caingangues, viviam em constantes escaramuças com os brancos colonizadores, com grandes perdas para os primeiros. Para apaziguar e catequizar, veio o grande indigenista, na época Coronel José Cândido Mariano Rondon.
    Com a criação do Município, em 1925, e sugestão do seu fundador, Calmon teve o nome alterado para Avanhandava, em virtude do Salto existente no rio Tietê, no tupi?awe-anhã-aba?= lugar de forte correnteza, ou segundo Theodoro Sampaio, ?aba-nhandaba?= lugar onde se corre para evitar perigo à navegação.
    Última edição por Vlamir; 18-02-16 às 20:00.
    PHD Vlamir
    Barueri-SP

  6. #396
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Barueri
    Posts
    683
    364 Promissao

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	77,1 KB
ID:      	72122

    Os primeiros povoadores da região compreendida entre os rios Tietê, Feio e Dourado, onde mais tarde a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil lançou os seus trilhos em direção ao oeste, foram os foragidos da revolução de 1842, mineiros das famílias dos Castilhos, Ferreiras e Goularts, que deixaram seus nomes ligados a inúmeras cidades de São Paulo.
    As únicas vias de penetração e comunicação eram os referidos cursos fluviais, que facilitaram o estabelecimento dos colonizadores em terras antes ocupadas pelos índios coroados e caingangs. Como em outras frentes do sertão paulista, o contato com os primitivos habitantes quase sempre foi violento e provocou, ou o simples extermínio do indígena, ou a sua fuga para outras regiões.
    Em 1908, a estrada de ferro chegou as terras da fazenda Patos, onde construtu uma estação de parada e deixou seus funcionários Benedito Bueno e seu genro, conhecido como João Portador, primeiros habitantes do local.
    Na estação de ?Hector Legru? chegaram outros desbravadores, como João Ramos da silva, que se estabeleceu com um pequeno comércio, ou José do Vale e Francisco Gimenes, que construíram uma casa de madeira para um modesto hotel.
    Em 1917, chegaram os primeiros imigrantes japoneses e italianos, desenvolvendo atividades agrícolas e industriais, principalmente ligadas ao café e, em 1918, Alonso de Andrade, auxiliado por irmão Carlos de Andrade, fez um loteamento e colocou à venda alguns lotes.
    O Distrito de Paz foi criado em 1919, com o nome de ?Hector Legru?foi banqueriro que financiou a construção de Noroeste do Brasil, alterado em 1921 para ?Promissão?, por desejo de seus habitantes que a consideravam ?a terra promissora?, em virtude de seu rápido desenvolvimento.
    Última edição por Vlamir; 18-02-16 às 19:59.
    PHD Vlamir
    Barueri-SP

  7. #397
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Barueri
    Posts
    683
    365 Guaiçara (conhecidencia de encontrar meu amigo Airton de São Paulo , na porta da prefeitura )

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	76,5 KB
ID:      	72123
    Banhadas pelos rios Feio e Dourado e Cortadas pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, as terras do Município de Guaiçara foram inicialmente desbravadas por Antônio Francisco dos Santos Junior, que as loteou e vendeu, principalmente a imigrantes italianos e japoneses.
    Nessa ocasião outros loteadores ali chegaram e muito contribuíram para o desenvolvimento do lugar, entre eles Júlio Gonçalves Salvador e Pedro Amorin.
    Entre 1921 e 1922 a ferrovia construiu uma estação, junto a qual surgiu uma pequena "venda" a alguns "botequins", recebendo o núcleo o nome de "Guaiçara", pela abundância de madeira guaiçara ali existente.
    Com a implantação da cafeicultura, a localidade progrediu e o comércio de madeiras permitiu a instalação de uma serraria.
    Em dezembro de 1931 foi criada a paróquia de São João Batista, padroeiro da Cidade, cujo aniversário é comemorado no dia 24 de junho.
    O Distrito de Guaiçara foi criado no Município de Albuquerque Lins (hoje Lins), com instalação em abril de 1923.
    GENTÍLICO: GUAIÇARENSE
    FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
    Distrito criado com a denominação de Guaiçara, por Lei Estadual nº 1891, de 13 de dezembro de 1922, no Município de Lins.
    Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Guaiçara, figura no Município de Lins.
    No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Guaiçara figura no Município de Lins.
    Em divisão territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937, figura o distrito Judiciário de Guaiçara, no Município de Lins.
    No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Distrito de Guaiçara permanece no Município de Lins.
    Assim figurando no quadro fixado, pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, para vigorar em 1945-1948.
    Assim permanecendo na divisão para 1949-53, fixada pela Lei nº 233, de 24-12-1948, o Distrito de Guaiçara figura no Município de Lins.
    Elevado à categoria de município com a denominação de Guaiçara, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Lins. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1955.
    Fixado o quadro territorial para vigorar no período de 1954-1958, o município figura com o Distrito Sede.
    Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.
    Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.
    Última edição por Vlamir; 18-02-16 às 19:58.
    PHD Vlamir
    Barueri-SP

  8. #398
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Barueri
    Posts
    683
    366 Lins

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	78,5 KB
ID:      	72124

    No século XX, existia na região Noroeste Paulista, um córrego de nome Douradinho, que passou a se chamar Campestre.
    Os primitivos moradores construíram rústica capela, sob a invocação de Santo Antônio e, em 1908, o povoado passou a ter o nome de Santo Antônio do Campestre.
    Com a implantação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil na região, muitas foram as estações construídas datando, dessa época, a mudança da denominação para Albuquerque Lins, homenagem ao então Governador do Estado.
    Em 1913, o Coronel Joaquim de Toledo Piza e Almeida e sua mulher, Dona Maria Augusta de Souza Piza, doaram à Câmara Municipal de Bauru uma gleba de terras junto à estação de Albuquerque Lins, para ser ali estabelecida uma povoação.
    Naquele ano foi criado o Distrito de Paz de Albuquerque Lins, pertencente ao Município de Bauru, sendo transferido para o de Pirajuí, no ano seguinte.
    Com a criação da Diocese de Botucatu, foi criada a paróquia de Albuquerque Lins, em 1919, ano da sua emancipação.
    Em 1926, o Município recebeu a denominação de Lins.
    Última edição por Vlamir; 18-02-16 às 19:57.
    PHD Vlamir
    Barueri-SP

  9. #399
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Barueri
    Posts
    683
    367 Cafelandia

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	74,6 KB
ID:      	72125

    O coronel Beraldo Arruda e José Zucchi, pretendendo colonizar as terras de sua propriedade, doaram glebas aos povoadores que aí chegassem. Surgiu, assim, um núcleo, sendo os primeiros moradores, além dos fundadores, Jacob Zucchi, coronel Maurício Moreira, Pedro Teodoro Raposo dos Santos e José Guedes.
    Em 1916, a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil inaugurou a estação Afonso Pena, em terrenos doados pela firma J. Zucchi & irmãos e, como essa Estação ficasse distante do povoado, José Zucchi mandou edificar a povoação de Afonso Pena, à margem esquerda do córrego Saltinho. Na outra margem, em terras doadas por Beraldo Arruda, surgiu o povoado de Cafelândia, assim denominada, por ser grande a cafeicultura da região.
    A rivalidade entre as duas vilas, Pena e Cafelândia, propiciou o progresso de ambas.
    Em 1919, com a criação do Distrito de Cafelândia houve a união dos dois núcleos
    Última edição por Vlamir; 18-02-16 às 19:57.
    PHD Vlamir
    Barueri-SP

  10. #400
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Barueri
    Posts
    683
    368 Lourdes

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	81,6 KB
ID:      	72126

    A partir de 18 de fevereiro de 1959, Lourdes foi elevada à categoria de distrito do município de Turiúba. Permaneceu durante um longo período vinculado a essa cidade de formação e desenvolvimento impulsionados por atividades agropastoris. Em 30 de dezembro de 1991, tornou-se município.
    Última edição por Vlamir; 18-02-16 às 19:56.
    PHD Vlamir
    Barueri-SP

Página 40 de 70 PrimeiroPrimeiro ... 30383940414250 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •