-
212 brotas

O povoamento das terras onde hoje está situada a sede do Município de Brotas iniciou-se com José dos Reis, no local conhecido como ?Salto?.
Aí formou sua propriedade denominada Fazenda Velha, nome que mais tarde se estendeu também ao povoado que se instalou às margens do rio Jacaré-Pepira.
Por volta de 1840, Francisca Ribeiro dos Reis e seu irmão, Antônio Ribeiro da Silva, herdeiros do antigo proprietário, mandaram construir uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores de Brotas. Segundo o etnógrafo Plinio Ayrosa, ?brotas?é expressão paulista que indica ?olho d?água nascente?.
Última edição por Vlamir; 11-03-16 às 00:18.
PHD Vlamir
Barueri-SP
-
213
213 dois córregos

Histórico
Dois Córregos São Paulo - SP
Histórico
Na margem esquerda do rio do Peixe, afluente do rio Jaú, desde meados do século XIX, havia um pouso de tropeiros que demandavam os sertões do oeste paulista ou de Mato Grosso, com o nome de Pousada do Dois Córregos.
Nesse local, entre os córregos Lageado e Fundo, José Alves de Mira e Mariano Lopes, proprietários da Fazenda Rio do Peixe, resolveram doar vinte alqueires de terras para formação de um patrimônio.
No dia 4 de fevereiro de 1856, foi erguida capela em louvor ao Divino Espírito Santo, a poucas centenas de metros do referido rio do Peixe.
Após o falecimento de José Alves de Mira, sua viúva ratificou a escritura original de doação, na qual os moradores se comprometiam a pagar uma contribuição anual para construção de nova igreja, reconhecida canonicamente em 14 de dezembro de 1866.
Gentílico: dois-correguense
Última edição por Vlamir; 11-03-16 às 00:19.
PHD Vlamir
Barueri-SP
-
214 bocaina

Histórico
Nas proximidades do rio Jacaré-Pipira, junto a um boqueirão no meio da mata, foi fundada pelo Capitão Bento Bernardes Rangel e Luiz Valladão de Freitas, a povoação de ″Arraial de São João″, mais tarde chamada São João da Bocaina.
O nome decorreu da devoção ao santo das festas juninas, época em que se deu a fundação, e ″Bocaina″em virtude do grotão ou boqueirão junto ao qual foi instalado o povoado, em terras doadas por José Inácio e seu sobrinho José Inácio Alvarenga.
Em julho de 1890 São João da Bocaina foi elevado a distrito policial e no ano seguinte, em fevereiro, foi criado o distrito de Paz, que passou, em 11-07-1891, para município.
O município passou a denominar-se simplesmente Bocaina, pelo decreto nº 9775, de 30-11-1938.
Última edição por Vlamir; 11-03-16 às 00:20.
PHD Vlamir
Barueri-SP
-
215 dourado
215 dourado feito 1/3 do estado de são paulo

DOURADO SÃO PAULO
HISTÓRICO
Meados do século XIX, pequenas choupanas foram surgindo na região e, mais tarde, formaram um povoado denominado Bebedouro, atualmente Município. Um dos mais antigos moradores do lugar, Capitão José Modesto de Abreu, doou uma gleba de terras situada na Serra dos Dourados, onde o Capitão José Sijus ergueu o primeiro rancho.
Uma capela foi construída e a partir de 1880. Algumas famílias foram-se fixando ao seu redor, formando a povoação de São João Batista dos Dourados, cujo nome homenageia o Santo padroeiro e identifica a localização do povoado.
Passada uma década, as duas povoações vizinhas, São João dos Dourados e Bebedouro, reivindicavam a elevação à categoria de Distrito de Paz, tendo alcançado melhor êxito, em 1891, a de São João Batista dos Dourados.
Última edição por Vlamir; 11-03-16 às 00:22.
PHD Vlamir
Barueri-SP
-
216
216 ribeirao bonito
PHD Vlamir
Barueri-SP
-
217 ibaté
PHD Vlamir
Barueri-SP
-
218 araraquara
218 araraquara
PHD Vlamir
Barueri-SP
-
219
219 américo brasiliense
PHD Vlamir
Barueri-SP
-
220 santa lucia
PHD Vlamir
Barueri-SP
-
221 rincao
221 rincao
PHD Vlamir
Barueri-SP
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum