-
BR-230 Um Sonho Realizado
Essa viagem foi realizada entre os meses de junho e setembro de 2013.
O relato total da viagem está narrado em Almas Inquietas - De Cabo a Rabo pelo Brasil, os extremos ficam ali.
Fizeram parte dessa viagem os amigos GCFC CFC VFC Walter Raio (PR), GCFC CFC BFC Milton Omena (AL), CFC Formigão SFA (RJ) e FC João Alano (AL).
Transcrevo os relatos já postados do desfio citado acima.
Em busca do Passaporte Rodoviário Fazedor de Chuva.
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
-
Expedição Transamazônica 2013 - BR-230 e BR-319 rod. Fantasma
Dia 02/07/13 Trecho Recife PE x Campina Grande PB em busca do Cardeal Fazedor de Chuva e Bandeirante FC
Partimos cedo com dia chuvoso em direção a João Pessoa, passamos pela praia de Boa Viagem, depois tiramos foto debaixo de chuva no Palácio Campo das Princesas, Sede do Governo de Pernambuco. Saímos dali e fomos direto para Ponta do Seixas e Cabo Branco e na sequencia Palácio da Redenção, Sede do Governo da Paraíba. Dormimos em Campina Grande PB.
Nosso desafio pessoal dessa viagem é fazer a transamazônica BR-230, do Km 0 Cabedelo até o seu final que fica em Lábrea AM e depois atravessar toda a Rodovia Fantasma BR-319, que inicia em Porto Velho RO e vai até Manaus AM. Incluímos os desafios Cardeal Fazedor de Chuva e Bandeirante Fazedor de Chuva, com essa inclusão a viagem ficou bem maior que o previsto, pois tínhamos que aproveitar a proximidade de capitais, para eliminar a região norte e parte do nordeste. Assim foi feito novo projeto que cobriu todas as capitais do norte e nordeste do nosso país.
Um pouquinho de informação sobre a BR-230 extraída da enciclopédia Wikipédia.
A Rodovia Transamazônica (BR-230) é uma rodovia brasileira, projetada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974), sendo uma das chamadas "obras faraônicas" devido às suas proporções gigantescas, realizadas pelo regime militar.
É a terceira maior rodovia do Brasil, com 4 223 km de comprimento, ligando Cabedelo, na Paraíba à Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados brasileiros; Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. Nasce na cidade de Cabedelo, na Paraíba, e segue até Lábrea, no Amazonas.
É classificada como rodovia transversal. Em grande parte, principalmente no Pará e no Amazonas, a rodovia não é pavimentada.
História:
Planejada para integrar melhor o Norte brasileiro com o resto do país, foi inaugurada em 27 de agosto de 1972. Inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilômetros de comprimento, conectando as regiões Norte e Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração. Depois o projeto foi modificado para 4 977 km até Benjamin Constant, porém a construção foi interrompida em Lábrea totalizando 4 223 km.
Os trabalhadores ficavam completamente isolados e sem comunicação por meses. Alguma informação era obtida apenas nas visitas ocasionais a algumas cidades próximas. O transporte geralmente era feito por pequenos aviões, que usavam pistas precárias.
Por não ser pavimentada, o trânsito na Rodovia Transamazônica é impraticável nas épocas de chuva na região (entre outubro e março). O desmatamento em áreas próximas à rodovia é um sério problema criado por sua construção. É o sonho de muitos jipeiros e motociclistas, pois sua precariedade instiga aos mais aventureiros sua travessia em veículos off-road.




















Última edição por Formigao SFA; 03-02-14 às 11:23.
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
-
BR-230 Um Sonho Realizado
Expedição Transamazônica 2013 - BR-230 e BR-319 rod. Fantasma
Dia 03/07/13 Trecho Campina Grande PB x Várzea Alegre CE em busca do Rodoviario Fazedor de Chuva
Partimos para Farias Brito no Ceará pela BR-230, distante de Campina Grande 472 km, chegando na cidade não havia vaga em hotel, tivemos que voltar 35 km até a cidade mais próxima chamada Várzea Alegre CE, nos hospedamos nos quartos de um posto de gasolina. A noite chegou, após o banho jantamos e internetamos. O dia seguinte enfrentaríamos trecho de terra de aproximadamente 40 km, nada mal para começar o off-road.









Última edição por Formigao SFA; 20-02-14 às 16:07.
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
-
BR-230 Um Sonho Realizado
Expedição Transamazônica 2013 - BR-230 e BR-319 rod. Fantasma
Dia 04/07/13 Trecho Várzea Alegre CE x Oeiras PI em busca do Rodoviario Fazedor de Chuva
Passamos por Farias de Brito, terra até Assaré, Campos Sales, Picos e seguimos em direção a Oeiras, onde mora o amigo Verô, motociclista que estava fazendo o mesmo percurso da BR-230 e que estava na nossa frente uns dez dias, passando informações dos trechos já ultrapassados. Fomos recebido pelo seu irmão, o Tista, alias muito bem recebidos. Fizemos tour por Oeiras para conhecer um pouquinho da cidade. Chegando em casa aproveitei para lavar as calças que já estavam com cheiro de vinagre.
O calor começou a nos incomodar, tomando lugar da chuva que nos acompanharam até Várzea Alegre. A noite chegou, fomos jantar e depois da janta um longo papo até a hora de dormir.





















Última edição por Formigao SFA; 20-02-14 às 16:07.
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
-
BR-230 Um Sonho Realizado
Expedição Transamazônica 2013 - BR-230 e BR-319 rod. Fantasma
Dia 05/07/13 Trecho Oeiras PI x Balsas MA em busca do Rodoviário Fazedor de Chuva
Em Oeiras acordamos cedo e fomos ao café da manhã na casa de Tista, irmão do Verô, um super café da manhã, esse cara nos deixou mal acostumado com a mordomia. Saindo do café nos despedimos e às 9:30 partimos de Oeiras, com destino imprevisto. O calor agora era realidade. Seguimos até Balsas MA pela BR-230, passando pelas cidades de Floriano PI, São João dos Patos MA, Pastos Bons MA, São Domingos do Azeitão MA até chegar em Balsas MA, num total de aproximadamente 507 km, onde nos hospedamos em hotel de motociclista.
No caminho percebemos marcas de uma seca muito grande na região e o calor passou a nos acompanhar.












Última edição por Formigao SFA; 20-02-14 às 16:16.
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
-
BR-230 Um Sonho Realizado
Expedição Transamazônica 2013 - BR-230 e BR-319 rod. Fantasma
Dia 06/07/13 Trecho Balsas MA x Marabá PA em busca do Rodoviário Fazedor de Chuva
Partimos de Balsas em direção a Marabá PA pela BR-230, ainda em asfalto, passando por Riachão MA, Carolina MA, Carinha MA, Estreito MA, cruzamos divisa MA/TO, Aguiarnópolis TO, Prata TO, Luzinópolis TO, Cachoeirinha TO, São Bento do Tocantins TO, Macaúba TO, Sitio Novo TO, Transaraguaia TO, cruzamos divisa TO/PA, São Raimundo do Araguaia PA e finalmente chegamos em Marabá PA. Passando a divisa de TO/PA, pilotamos nossas motos num longo trecho de terra, até chegarmos na cidade destino por volta das 18 hs. Hospedamos no Hotel Carajás por 85 reais para 2 pessoas. Banho tomado fomos jantar próximo ao Hotel e lavamos a serpentina com algumas cervejas, para retirar o pó de barro que engolimos pela estrada.





































Última edição por Formigao SFA; 20-02-14 às 16:36.
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
-
BR-230 Um Sonho Realizado
Expedição Transamazônica 2013 - BR-230 e BR-319 rod. Fantasma
Dia 07/07/13 Marabá PA em busca do Rodoviário Fazedor de Chuva
Hoje domingo, nada para fazer, pois tínhamos que revisar as motos para dar seguimento a viagem, optamos por conhecer um pouquinho da cidade. Fomos para um restaurante na beira do rio Tocantins comer pratos típicos do Pará. Como vinhamos a alguns dias sem descanso, aproveitamos o dia para relaxar o corpo moído pela distância percorrida.







Última edição por Formigao SFA; 20-02-14 às 16:41.
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
-
BR-230 Um Sonho Realizado
Expedição Transamazônica 2013 - BR-230 e BR-319 rod. Fantasma
Dia 08/07/13 Marabá PA em busca do Rodoviário Fazedor de Chuva
Despertamos e logo após o café da manhã, fomos levar as motos para revisão na Yamaha de Marabá. Passamos o dia sem moto. a tarde pegamos o moto taxi e fomos busca-las. Ficamos o dia inteiro sem ter o que fazer, falta de imaginação e ansiedade para começar o trecho de terra até Lábrea AM.





Última edição por Formigao SFA; 20-02-14 às 16:48.
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
-
BR-230 Um Sonho Realizado
Expedição Transamazônica 2013 - BR-230 e BR-319 rod. Fantasma
Dia 09/07/13 Trecho Marabá PA x Altamira PA em busca do Rodoviário Fazedor de Chuva
Partimos de Marabá ansiosos pelo trecho de terra que iria nos acompanhar até o final da BR-230. Começamos a encarar o barro seco com muito cuidado, logo no início havia um trecho em obra na BR, onde recentemente tinha passado caminhão de água e molhado a pista, pronto, começamos a dançar no barro molhado, todas as motos juntas tentando se manter em pé. Eu como ferrolho e num deslize fui para o chão, batendo forte com as costelas, fiquei uns 3 minutos me contorcendo de dor até que o piloto da Patrol veio em meu socorro. Os camaradas da frente conseguiram passar pelo sabão, que estava a pista, mas não podiam voltar, estava muito escorregadio, foi quando resolveram voltar a pé, para ajudar no socorro. Consegui ser suspenso e de pé, sem forças, tive que superar a dor que sentia para seguir em frente. A mota foi levantada, subi e com os pés no chão venci o piso molhado, um trecho de 100m. Vencido o obstáculo parei para retomar as forças. A dor era muito forte mais não me restava outra alternativa, a não ser seguir em frete até a próxima cidade com estrutura de atendimento médico. E assim foi feito após algum tempo. Chegando em Altamira já a noite, nos hospedamos, peguei um taxi e fui direto ao Hospital de Emergência da Prefeitura, onde fui atendido e medicado. O médico receitou radiografia de tórax, sendo que naquela hora não havia mais ninguém radiografando, ficou para o dia seguinte.
Creio eu que o que me derrubou foram os pneus originais que ainda equipavam minha moto. O resto do pessoal já havia trocado para pneu misto 60x40.






























Última edição por Formigao SFA; 20-02-14 às 17:05.
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
-
BR-230 Um Sonho Realizado
Expedição Transamazônica 2013 - BR-230 e BR-319 rod. Fantasma
Dia 10/07/13 Altamira PA em busca do Rodoviário Fazedor de Chuva
A noite foi um desespero para dormir, só havia um jeito que me deixava cômodo na cama, de lado eu consegui cochilar, mas não era viável mudar de posição durante o sono.
Saí da cama cedo, tomei café e parti para o hospital, para tirar a radiografia solicitada pelo médico, graças ao bom Deus não tive perfuração de pulmão e estava apto para seguir viagem. A dor quase me fez desistir do projeto, mas percebi que teria muito trabalho após desistência e resolvi encarar a dor, claro que tomando anti-inflamatório e analgésico.
Pedi ao pessoal da Expedição que me dessem um dia de descanso em Altamira e prontamente fui atendido.
Preocupado com a minha segurança, tirei a moto da garagem e fui para a loja trocar pneu traseiro, coloquei misto 60x40. Mudei o baú da traseira para o banco do carona e diminui a altura da bagagem, colocando a barraca de camping e colchão no lugar do baú traseiro. Vamos ver se a nova configuração da moto responde bem na pilotagem. Essa era minha esperança.
No primeiro trecho de Marabá x Altamira foi observado o elevado nível de pó que subia do piso quando passávamos e de veículos que trafegavam no sentido contrario. Nossas roupas já estavam imundas de tanta poeira e suor agregados. O calor já estava insuportável nessa cidade. O dia foi agitado e portanto não houve muito descanso para as minha costelas. Fomos dormir cedo.







Última edição por Formigao SFA; 20-02-14 às 17:10.
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum