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    Cachoeira paulista

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    Sua origem em 1780, consta em sua ecritura que situa-se a “200 braças ou 440 metros de testada que, partindo da margem esquerda do rio Paraíba do Sul, avançava mais meia légua para os lados da Serra da Mantiqueira.”

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    Teve vários nomes como Senhor do Bom Jesus da Cana Verde, Santo Antônio de Cachoeira, Santo Antônio da Bocaina, Cachoeira e, apenas em 1948, recebeu definitivamente o nome de Cachoeira Paulista, justificado pois é nesta região que se inicia a queda mais acentuada do rio Paraíba, até atingir o nível do mar.

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    O Teato municipal é um dos mais antigos do país. Promoveu eventos de grandes compositores de óperas e apresentou o grande compositor Vila Lobos. ( PRECISA DE RESTAURAÇÃO, NÃO?) Foto abaixo

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    Pela sua posição geográfica, situada entre o Rio de Janeiro e São Paulo e muito próxima de Minas Gerais, Cachoeira participou da Revolução Constitucionalista de 1932, sendo instalado na cidade o QG da segunda D.I.O., sob o comando do Coronel Euclides de Figueiredo, comandante do setor norte.

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    Numa área de 480 alqueires, está instalado no Município o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais –INPE.


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    A subestação das Centrais Elétricas de Furnas S.A., a maior estação de rebaixamento de energia elétrica da América do Sul, ocupa uma área de 32 alqueires

    É aqui que encontramos a Canção Nova, que é uma comunidade católica do Movimento de Renovação Carismática . Inaugurado nesta sexta-feira 05/12/2014, o Santuário do Pai das Misericórdias com capacidade para receber pouco mais de cinco mil fiéis.

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    Destaque à parte é a Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista

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    foi o ponto de ligação da Estrada de Ferro D. Pedro II, que uniu as cidades do rio de Janeiro e Cachoeira Paulista, e a Estrada de Ferro São Paulo-Rio (entre São Paulo e Cachoeira - bitola estreita, e Cachoeira Paulista ao Rio - bitola larga 160). A construção da Estação, em 1877, veio atender as demandas daquele meio urbano que era depósito regional da produção de café e seu produto exportado para a Corte. Construída, a partir do projeto do Engenheiro Newton Bennton, o edifício da estação coube ao ecletismo impostos às soluções arquitetônicas, características da época. A Estação da Estrada de Ferro D. Pedro II em Cachoeira Paulista (depois Central do Brasil e Rede Ferroviária Federal), foi privatizada pela MRS Logística. A Estação é uma das maiores do país, com 270 metros de comprimento e uma das mais importantes, pois foi o depósito de uma das riquezas do Brasil no II Reinado que foi o Café. Foi tombada pelo COMDEPHAAT (18.04.82)

    Obs: conta a lenda, que essa estação ficou assim tão grande por uma questão de "amor". O engenheiro responsável, se apaixonou por uma moça da cidade que não o correspondia e, para ter um "tempo maior" de conquista e convencimento, ele ia aumentando a obra até o ponto que a conquistou e se casou. O feliz casal teve apenas um filho em com a Revolução de 1932, essa felicidade foi interrompida pela morte desse filho que lutou nessa "guerra" absurda.

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    Miniaturas Anexas Miniaturas Anexas 100_7173.jpg  
    Última edição por Sassa e Cuca; 07-12-14 às 13:01.

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