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Uyuni e reserva de fauna andina eduardo avaroa
Mais uma vez norte da Argentina e San Pedro do Atacama, ja fui pelo Paso Jama quando terra, várias vezes depois de asfaltado, Paso Sico, Paso San Francisco, Paso Água Negra, Pela Rota 1 e 5 do Chile, mas desta vez por um caminho que a tempo gostaria de ter passado, via Bolívia através da Reserva de Fauna Andina Eduardo Avaroa, mas faltava um companheiro que encaresse o desafio.
O embrião do projeto surgiu com o convite de meu amigo João Maingué para irmos a Argentina, Chile e Bolívia. Após conversarmos prontifiquei-me a ir desde que o roteiro passasse pelo Salar de Uyuni, e cruzássemos o altiplano boliviano através da Reserva Eduardo Avaroa.
Em pesquisa no Rough Guide Bolivia, em sua página 135 encontramos a seguinte observação:
"Na prática, só há uma maneira de visitar o Salar de Uyuni e Resrva Eduardo Avaroa: pagar por uma vaga num passeio organizado pelas diversas agências de Uyuni. Mesmo quem viaja a bordo de um veículo 4x4 e possui todos os equipamentos de navegação deve refletir bem antes antes de se aventurar pela região por conta própria. O risco de se perder no meio de uma paisagem tão uniforme é bem alto"
Salar de Uyuni e Reserva Eduardo Avaroa (retirado do Rough Guide Bolivia)
UYUNI - Situada no árido altiplano meridional, 212 quilômetros a sudoeste de Potosí, cidade ferroviária de Uyuni tem poucos atrativos além de sua localização como ponto de partida para quem quer explorar as lindas e remotas paisagens do extremo sudoeste. Uyuni escapou da sina de se tornar uma cidade fantasma graças ao crescente números de viajantes que passam por aqui para apreciar as magníficas paisagens do Salar de Uyuni e da Reserva de Fauna Andina Eduardo Avaroa.
A porta de entrada de todos os roteiros de visita ao Salar é Colchani, vilarejo dedicado ao processamento de sal que repousa na margem leste, cerca de 20 kms ao norte de Uyuni. O Salar de Uyuni ocupa uma áres de 9 mil quilômetros no Altiplano a oeste de Uyuni.
A partir do vilarejo de Colcha K, situado ao sul do Salar de Uyuni, basta percorrer mais 160 quilômetros para chegar a entrada da reserva. O caminho envolve subir para uma altitude de mais de 4 mil metros, passando por uma série de vulções e antigos campos de lava. a trilha segue rumo as alturas, ultrapassando os 4.500 metros pelo Pampa Siloli, deserto situado em altitudes elevadas, formado por cinzas vulcânicas e rico em formações rochosas que ganham contornos surrealista por causa da ação dos ventos. A mais peculiar dessas esculturas é a "Arbol de Piedra" uma formação com mais de 8 metros de altura que se equilibra sobre um estreito caule rochoso.
Depois de passar a Arbol de Piedra, a trilha ingressa na Reserva Eduardo Avaroa, onde se localiza a Lagoa Colorada, Geiser Sol de Mañana, fontes de água quentes, a altitude passa dos 5000 metros, temperatura pode chegar perto do 20° graus negativo, Laguna Verde até chegar a divisa com o Chile.
Trecho utilizado pelo Rali Paris-Dakar deste ano, mas ainda pouco explorado por motociclistas convencionais, por falta de estradas e infra estrutura, é um lugar convidativo para quem gosta de motociclismo de aventura e desafios.
10/04/2014 Rolândia até San Inácio.
Saímos de Rolândia próximo das 8:30 hs, paramos para o primeiro abastecimento no km 230 Posto Madeira, seguimos até Matelândia , tomamos um lanche e seguimos para Foz, fizemos uma visita rápida na revenda Pico Moto, para rever nosso amigo Pico. Seguimos em direção a fronteira, fizemos cambio R$ 500,00 "P$ 1.923,00, seguimos para aduana, fluxo tranquilo atendimento rápido, e seguimos pelas tranquilas e boas estradas dos "hermanos", chegamos em San Inácio por volta das 19:30 hs, Hotel próximo da Ruínas já reservado, um bom banho, um bife de "churizo" e um lombo com papas e salada, e berço para amanhã cairmos cedo na estrada. Hoje rodamos aproximadamente 750 kms.


11/04/2014 San Inácio- Pres.Roque Saenz
Choveu a noite toda, levantamos de manhã não tinha energia elétrica, esperamos até próximo da 8:00 hs para tomar o café, que era servido em um refeitório fora do hotel , com um guarda-chuva la fomos nós, como a chuva nāo dava trégua colocamos as capas, porque tinhamos 550 kms para o dia. A chuva só deu uma pequena parada quando estávamos chegando em Corrientes. Já foi o suficiente para os guardas nos para, e alegar que estávamos sendo multado com 300 pesos cada um, porque as motos tinha GPS, e que aqui é proibido, uma conversseira danada, até que levaram 100 pesos de cada. Outra novidade aqui no norte da Argentina, é que em Corriente e em Roque Saenz , esta proibido andar de moto pela rodovia que corta a cidade, devendo las motos transitar pelas vias laterais. Logo após a mordida do policial a chuva voltou, nos acompanhando quase até aqui, aproximadamente 500 kms de chuvas dos 550 rodados, a chuva ainda nāo parou, esperamos que amanhā o sol de sua graça.
12/04/2014 Pres.Roque Saenz Peña - San Salvador Jujuy
Hoje acordamos cedo 7:00 hs ja estavamos na estrada, ainda escuro e nublado, temperatura 17 graus, mas sem chuva, nossa primeira parada 270 km após a saída. Abastecemos, tomamos um café, e continuamos até El Galpon, almoçamos, e o tempo finalmente aberto sol 23 graus, seguimos até nosso destino onde chegamos as 17:00 hs, acabamos de encostar as moto e a chuvinha voltou, vamos torcer para amanhã o tempo estar bom, iremos até Salar Grande, Pumamarca, e subir até a última cidade ao norte da Argentina, La Quiaca. Hoje rodamos + - 700 km .

13/04/2014 San Salvador de Jujuy até La Quica
Hoje saímos de Jujuy próximo das 10:00 hs , chuva fininha, temperatura próxima dos 12 graus, após uns 30 kms a temperatura caiu para 5 graus. Nosso primeiro objetivo era saia um pouco fora de nossa rota, fomos até o salar grande, estrada do Passo Jama, 72 kms de lindos vales montanhas gigantescas, estrada que sobem a mais de 4000 msnm, muitas curva, enfim um parque de diversão. Retonarmos até Pumamarca, tiramos umas fotos e pegamos a Rota Nacional em direção a La Quiaca, cidade Argentina localizada mais ao norte do país, chegamos próximo as 19:00 horas, lugar bulcólico, estilo povoado, mas de porte razoável, muitas construçōes feitas de tijolos cru, situada a aproximadamente 3.500 msnm.





14/04/2014 La Quiaca. - Uyuni
O hotel em que dormimos em La Quiaca não tinha café da manhã, fomos a uma padaria e só tinha chá de cidreira, tomamos um e fomos fazer a aduana, cerca de duas horas. Mais duas permisson do lado boliviano e seguimos rumo a Tupiza, asfalto bom velocidade permitida 80 kms. Chegamos em Tupiza próximo das 13:00 horas, abastecimento e já seguimos sem comer mesmo, nosso objetivo agora trecho Tupiza -Uyuni 200 kms de cordilheira, serras, e até um trecho de dunas, onde caí duas vezes , e milhares de costelas de vacas, alias este trecho foi utilizado no último Paris Dakar. Levamos quase 6 horas para fazer o percurso, chegamos em Uyuni próximo das 19:00 horas. Amanhã vamos rodar no salar de Uyuni





15/04/2014 Uyuni e Arredores
De manhā fomos ate o cemitério de trens, tiramos umas fotos e seguimos até a entrada do salar de Uyuni que fica uns 20kns daqui, estrada com areia com ripio e milhares de costelas de vaca. O Salar é algo grandioso, muito facil de se perder a referencia, criamos alguns pontos no GPS para nos orientarmos e adentramos. O piso do salar é plano da para acelerar a vontade, necessitando um pouco de sorte para nāo achar nenhum buraco , posso dizer que o piso é bom somente a orientaçāo que não pode falhar.





16-04-2014 Uyuni - Laguna Hedionda
Nosso roteiro esta um pouco pesado para o nossas motos, hoje rodamos 208 kms, porque somos muito teimosos, sem lanche sem almoço , os primeiros 180 kms estrada de terra com ripio pouco de areia, alguns desvios onde a areia ficava mais forte , mas estava indo bem , ate que entramos rumo a laguna Hedionda, nāo é estrada delineada é quase uma trilha , no inicio muita areia, em seguda uma serra cheia de pedras, mas pedras enormes depois muita areia , estamos em plena cordilheira, o visial é incrível , mas assusta um pouco o fato de voce depender exclusivamente do GPS , estamos no meio do nada, hoje nossa média de velocidade foi de incríveis. 11,2 kms por hora. Ainda temos quase 300 km/h, para chegarmos no objetivo, mas o grau de dificuldade ta tão grande, que achamos que vamos levarmas dois dias bem rodados para fazer o percusso, se o grau de dificuldade continuar, as motos resistirem e nos aguentarmos. A principio nossa meta para manhā agora recalculada é de apenas 90 kms, que posso garantir que será mais pauleira do que rodar 3000 km no asfalto.



Última edição por WALTER RAIO; 02-05-14 às 14:19.
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