Após apresentar as novidades 2014 para o Brasil na edição passada do Salão Duas Rodas, a Harley-Davidson lançou nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, em Gramado (RS), a evolução de sua estradeira mais famosa, a Electra Glide Ultra Limited. O modelo chega às concessionárias da marca ainda este mês por a partir de R$ 81.900.

A Ultra Limited é a moto top de linha da Harley-Davidson, sem contar com os modelos da linha CVO, que são personalizados de fábrica pela empresa. Juntamente com a Ultra, a empresa traz ao mercado as novas Street Glide (R$ 69.900) e Road King (R$ 62.900), que também fazem parte da linha touring (turismo) da marca, indicadas para viagens - todas são montadas em Manaus.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         electra.jpg
Visualizações:	305
Tamanho: 	74,4 KB
ID:      	33406
Foto: G1

Ambas fazem parte do projeto Rushmore, que trouxe melhorias na motorização, freios, ergonomia e visual, além de sistema multimídia com tela sensível ao toque, inédito para motos da empresa. Para a Ultra limited, um dos principais avanços ocorreu no propulsor de 1.690 cilindradas de dois cilindros em formato de V. A marca equipou o modelo com o chamado “Twin-Cooled High Output Twin Cam 103”, propulsor que utiliza misto de refrigeração a ar e líquido.

De acordo com a marca, o Twin-Cooled oferece 7% mais torque que a versão básica do mesmo motor, sem esta tecnologia. Entre outros benefícios, o sistema ajuda a diminuir o calor gerado pelo propulsor. Pela primeira vez a empresa utiliza e tipo de refrigeração em sua linha de motos tradicionais.

Até então, apenas a linha V-Rod possuía motores com refrigeração líquida, porém, os modelos V-Rod não fazem parte da gama clássica da H-D, pelas diferenças tecnológicas e de estilo. Assim, a novidade do "Twin-Cooled" é trazer este tipo de refrigeração aos modelos tradicionais da marca norte-americana.

A empresa chama o sistema de "refrigeração líquida de precisão" na qual o arrefecimento ocorre nos cabeçotes. O projeto Rushmore também traz novo sistema de frenagem combinada para as motos e freios ABS de série em todos os modelos.

Dispositivos repartem a força de frenagem entre os eixos quando o motociclista utiliza o pedal ou o manete de freio. Seu funcionamento começa a partir da velocidade de 30 km/h.

Street e Road King também evoluem

No caso da Street Glide e Road King, a refrigeração continua sendo a ar, mas o motor também evoluiu recebendo o nome de "High Output Twin Cam 103", uma evolução ao "Twin Cam 103" básico, trazendo 5% mais força. Além disso, pela primeira vez, tem um sistema multimídia com dispositivo touchscreen e com reconhecimento de voz. Entre os sistemas oferecidos, estão rádio, GPS e Bluetooth.

Nova "asa de morcego"

Característica emblemática de Ultra Limited e Street Glide, a proteção dianteira recebeu as principais alterações visuais da linha 2014. Segundo a fabricante, as alterações trouxeram modernidade, mas sem perder a essência das motos H-D. O novo desenho gera menos "turbulência" na cabeça do usuário e duas entradas de ar foram feitas logo abaixo da bolha.

Fonte: G1