Após alguns desafios (Iron Butt, viagem de Ribeirão Preto a Punta del Este) e minha enorme admiração pelo companheiro José Mario Caliento comecei a ler um pouco e acompanhar suas deliciosas descrições. Dai tomar a decisão de realizar um dos desafios foi fácil, restava escolher por onde começar. Como tenho tempo disponível durante a semana muito escasso, optei pelo trajeto das cidades à margem do Tietê, por 2 motivos basicos: a possibilidade de realizar o desafio usando finais de semana e a curiosidade de conhecer e mostrar um pouco mais desse rio e suas margens.
Vou começar pela Nascente, em Salesópolis no próximo final de semana. Varmos rodar!!!
Sds a todos, Luis Ricardo
Todos os desafios aqui são fenomenais, mas sua escolha é muito pertinente diante de sua realidade de disponibilidade, legal.
Vais começar pelo "começo"... um encanto a nascente do nosso rio herói.
Depois que começar, vais estar devidamente contaminado pelo vírus pluvia facere e aí a "coceira de terminar" vai tomar conta.
O Nascente é um desafio ímpar por impor fotos em dois pontos em cada município: prefeitura e rio, isso o torna muito especial e no final das contas UMA DÁDIVA.
Sucesso e saiba que sua moto já está mais pesada, pois me pendurei em sua garupa desde já e estou na expectativa das primeiras fotos, pois nos mostrará seu ângulo, seu prisma, sua sensibilidade ao desafiar o Nascente FC.
Vc terá uma experiência muito reveladora! Conhecerá águas límpidas brotando das rochas na nascente em Salesópolis; sentirá a agonia de nosso rio sendo desrespeitado e se tornando esgoto; perceberá a luta que nosso herói trava com a poluição p/ se refazer e...verá um rio navegável e utilizado para esporte, diversão, turismo e LINDO!
Parabéns por sua escolha! Os finais de semana serão plenos de surpresas. Ao realizar esse desafio, entregue-se ...ele vai conquistar vc!
Quando estiver pelas bandas de Santana de Parnaíba e Pirapora, entre em contato com a gente, além de um bom café, vc tb poderá conhecer alguns lugares interessantes do nosso rio! No momento, estamos iniciando o percurso do Rio Paraíba, que é outra bela surpresa porém, outro gigante maltratado!
Boa sorte e divirta-se! Assim como fez nosso querido NFC Gilmar, tb estamos na garupa!!!! Acelera...
Abcs
NFC Sassa e Cuca
Última edição por Sassa e Cuca; 08-01-14 às 21:03.
Ganharemos nós, Fazedores de Chuva, por contarmos com mais um louco desvairado em nossas linhas... O Luis Ricardo. Apesar de ser meu amigo recente, já tive a alegria de rodar muitos kilometros ao lado desta grande figura...
Mais uma vez minha tristeza por não poder acompanha-lo desta vez...faça uma boa viagem e qualquer duvida sobre melhor trajeto ou onde tirar a foto do rio, não exite em consultar nossos amigos VFCs Sassa e Cuca ou o Gilmar , todos profundos conhecedores da matéria .
Grande abraço, boas estradas ...estamos na garupa ávidos por seus relatos!!!
Definido que o roteiro se iniciaria na Nascente, bastante animado para conhecer esse marco, passei aos preparativos da viagem, pensando em conseguir chegar até São Paulo em dois dias de viagem, passando pelas cidades:
- Salesópolis
- Biritiba Mirim
- Mogi das Cruzes
- Suzano
- Itaquaquecetuba
- Guarulhos, chegando a SP.
Como não sabia o tempo que seria gasto considerando que passaria pelo rio e pela prefeitura das cidades, passei a trabalhar no planejamento da viagem, consultando GPS e Googlemaps. Considerei melhor opção seguir até Campinas pela Rod. Anhanguera e depois pegar a D.Pedro I até Salesópolis e foi esse o caminho que fiz. Duas excelentes pistas, sem nenhum problema, exceto sol e calor implacáveis....
Sai de Rib.Preto na sexta-feira, dia 10/01, as 06:30 hrs. Parando em um posto para abastecimento, calibrar pneus e ....bóra pra estrada.
À seguir, relato as cidades que passei e fotos.
Na realidade acabei rodando em torno de 1.000 km, considerando algum sofrimento com a localização de rio e prefeituras...
1- Salesópolis (onde nasce o Rio Tietê)
A chegada à cidade foi muito tranquila, sem nenhum problema na estrada, viagem excelente. Cheguei razoavelmente cedo, adiante do planejado inicialmente. Aproveitei esse tempo pra conhecer um pouco a cidade, almoçar num ótimo restaurante, típico, fogão à lenha (Nhá Luz), local onde me informei melhor sobre como chegar ao Parque da Nascente (aprox.. 10 km+ 6 km de estrada de terra).
A estrada de terra merece algumas considerações:
- na verdade trata-se de uma estrada de terra e muita (mas....muita mesmo) pedra e, pior, pedras soltas sobre um leito de pedras, em diversos trechos.
Bem....tive que fazer várias negociações: V-Rod, estrada, freios, mas, conseguimos chegar sem nenhum tombo, apesar dos diversos “escorregões”. Recomendo seriamente que, se possível, não façam esse trecho de V-Rod (rssss....se os projetistas da moto vissem a estrada certamente proibiriam trafegar em locais como esse com uma moto com projeto bem definido, nem próximo a uma estrada como essa). Se, como eu, não tiver alternativa, vá com muito cuidado e, se chover, definitivamente: não vá!
Chegada:
Maravilhoso, muito bem cuidado, uma delícia chegar a um “paraíso” num dia tão quente!
Tirar fotos e aproveitar:
Última edição por Luis Ricardo Figueiredo; 14-01-14 às 17:18.
Que maravilha FC Luis Ricardo Figueiredo,estaremos na garupa torcendo para o sucesso desse desáfio e cá entre nós aquele trecho até a nascente que é uma estradinha de terra que tem que ter muito cuidado,na primeira vez que fui a Salesópolis fui
pelo desáfio do Valente e acabei não fotografando a nascente pois quando cheguei à entrada fiquei com receio pois tinha chovido muito na noite anterior eu estava com a Cruzadora ,uma Ultra e perguntei para um caminhoneiro que estava voltando de lá e ele falou que tinha uns trechos de barro.....rsrsrr...voltei um outro dia com mais 4 motos lá de guara e vim com a Branca ,uma Tiger 800.....mesmo assim tive que ter cuidado.....mas não esquenta não Luis.....pois virão outras no mesmo nível dessa.....rsrsrrsr
Abração e boas estradas,nos encontraremos nelas
Olha o Caliento aí terminando uma estradinha de 40 km de terra.....rsrsrrsr...em Mineiros do Tiête
Caro NFC Jacob,
será um prazer encontrá-lo e conhece-lo pessoalmente, certamente nos cruzaremos pelas estradas. Quanto ao FC Caliento, ele está sofrendo na foto porque ainda não estava com a sua possante Sherif....agora não está nada facil acompanhar esse menino....
Grande abraço,
Seguindo viagem, considerando que estava adiantado em relação ao que havia previsto gastar de tempo, resolvi partir pra próxima cidade: Biritiba Mirim, estrada muito tranquila, viagem boa. Mas, ai comecei a perceber, pelo menos nas consultas que fiz, o desconhecimento sobre o Rio Tietê, mesmo nos habitantes das cidades banhadas pelo rio. Em geral a resposta à pergunta: “como faço para chegar ao Rio Tietê?”, era quase sempre a mesma: “Tietê???? Não sei não”.
Como estava muito calor e alguns dias atrás meu GPS Garmin tinha “voado”, estava usando o Tom Tom, instalado no Iphone que invariavelmente travava em função das altas temperaturas, principalmente em cima do tanque da V-Rod. Em função desse contratempo, tive que recorrer a informações da população, principalmente em postos de gasolina, pessoal muito solicito que acabava por conseguir as respostas, mas que, de forma geral, pouco sabem sobre o importante rio que corta o estado.
Cumprida a missão, segui pra Mogi das Cruzes (dormi num hotel da cidade, após uma milagrosa chuva que “lavou a alma”), cidades começam a ficar maiores, mais poluição e agressão ao rio, tão lindo e majestoso até aqui...
Saindo na manhã do sábado, 11/01, segui em direção a Suzano e Itaququecetuba, próximas cidades do roteiro, começando a perceber a triste degradação do rio e qualidade da agua, algumas fotos mostram a quantidade de detritos (visíveis) jogados no rio:
Dai...Guarulhos (onde sofri bastante em função das altas temperaturas, Iphone e GPS desligando e pessoas consultadas não conheciam a cidade...) e São Paulo (entrando pela marginal do próprio). Trânsito pesado, mesmo num sábado, muita poluição e ...coitado do Tietê (ainda muito longe de tratamento e recuperação consistente):
São Paulo:
Agora....seguir viagem, provavelmente no proximo final de semana, espero que com as companhias dos grandes companheiros de viagem FC Caliento e Cadão...Volto com mais histórias!!!