Grande Cacique Fazedor de Chuva Bida Barros saiu de Olinda, em Pernambuco, no dia 4 de maio de 2013 e retornou à casa no dia 7 de agosto de 2013. Nestes 93 dias e 54 mil quilômetros, foi ao Alasca. Mas não é tão simples quanto parece. Em muitos dias, rodou cerca de 1.200 quilômetros com La Valentina, uma BMW 1200 GSA. Outra companheira foi a esposa Maristela, que o acompanhou por 800 quilômetros na saída e na chegada a Olinda, além de ser a garupa no Alasca.
"Por incrível que pareça, tudo correu dentro do planejado. O maior inconveniente foi a solidão, que é um aprendizado que você não imagina que vai passar por isso e eu nunca tinha feito uma viagem de mais de dois meses sozinho. Pedia muito a Deus para que não sentisse saudade. Mas durante o dia era estrada e à noite descansar, então foi tranquilo", conta GCFC Bida.
Para ele, a "maior alegria foi a ida e a volta". O planejamento para esta aventura começou seis meses antes, no XVIII Encontro Internacional dos Fazedores de Chuva, em Vitória, em novembro de 2012. "O problema é que eu não falo inglês, mas, mesmo assim, eu disse “eu vou”, relata.
A companheira La Valentina foi realmente valente. Foi e voltou sem uma revisão, somente com troca de pneu, gasolina e óleo.
Mas quem pensa que GCFC Bida está satisfeito, engana-se. Ele conta que sempre que vê um lugar diferente na televisão, por exemplo, coloca na cabeça que quer conhecê-lo e vai. Em marco de 2014, a viagem será para Daytona, nos Estados, e em novembro, África do Sul.
Nome: Alcebíades Oliveira de Barros Filho (Bida)
Moto: BMW 1200 GSA