-
CONTINUAÇÃO DA JORNADA
EM 25/10/2014 VISITADOS OS MUNICIPIOS DE ANHEMBI, CONCHAS E LARANJAL PAULISTA, RODADOS 194KMS, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA E CHEGADA A CIDADE DE PIRACICABA
MUNICIPIO DE ANHEMBI
LEMA: "Somni Signarum Surgevi" ("Surgi do Sonho das Bandeiras")
O município de Anhembi foi fundado pelos bandeirantes, à margem esquerda do rio Tietê.
A febre do ouro, o apresamento de indígenas, a busca dos caminhos para as minas de ouro do Sabarabussu e outros motivos, fizeram das entradas e bandeiras importante capítulo histórico.
Por outro lado, vindo das Minas Gerais, trazendo no lombo do burro seus produtos, os tropeiros tinham na região uma trilha aberta que chegava até o Paraná, rumo ao sul do país (Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Uma ponte sobre o rio Tietê facilitava a travessia no local, onde os tropeiros encontravam pouso.
Anteriormente conhecido como Correnteza Torta, o local passou a ser chamado de Capela de Nossa Senhora da Ponte do Rio Tietê, devido à construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora.
A padroeira de Anhembi é Nossa Senhora dos Remédios.
Os indígenas davam ao rio Tietê a denominação de "Anyemby" que, em português, significa rio dos Anhambus (ave abundante na região em épocas passadas). Este foi o motivo do nome da cidade.
FOTOS DE ANHEMBI
PORTAL DA ENTRADA DA CIDADE

A PREFEITURA


O PAÇO MUNICIPAL

O RIO TIETE

PARQUE SITUADO NA MARGEM DO TIETE
RIO TIETE AO FUNDO

ANTIGA PONTE SOBRE O RIO TIETE

HOMENAGEM A FESTA DO DIVINO

LAGOA COBERTA DE AGUAPÉ COM PONTE SOBRE O RIO TIETE AO FUNDO

LAGOA PARA RECREAÇÃO


-
Que saudades de Anhembi! Adoramos esse lugar acolhedor!
Boas fotos, estamos na sua garupa, NFC Serjão! Continuamos aqui, esperando por vc!
Lembre-se, Pirapora e Santana de Parnaíba é nossa especialidade, assim como Barueri, Carapicuíba
e região.
Acelera....
abçs NFC Sassa e Cuca
-
CONTINUAÇÃO DA JORNADA
( EM 25/10/2014 )
MUNICIPIO DE CONCHAS
O município surgiu quando se tornou ponto de descanso dos tropeiros, que paravam às margens do Rio das Conchas para descansar e passar a noite.
A região antes de sua fundação, em 1887, era percorrida por tropas de burros que transportavam as mercadorias para Botucatu e Tietê.
Decorrente a isso, muitos viajantes acabaram se fixando nas proximidades de um ribeirão - o Ribeirão das Conchas, onde possuía abundância de moluscos que deixavam suas "conchas" nas margens.
O avanço da antiga ferrovia, "Sorocabana Railway",até o vizinho povoado de Pereiras em 1888, fez com que novos moradores procurassem se estabelecer.
Conchas foi elevado a Distrito de Paz em 1896, onde deixou de pertencer a Tietê e passou ao Município de Pereiras em 1899. Em 1902, retornou a Tietê e em 1916 conseguiu sua autonomia político-administrativa.
De ressaltar que Conchas, com quase 17.000 habitantes, tem 100% de agua tratada, 100% de esgoto coletado e tratado, 100% do lixo recolhido e atinge o expressivo indice de 92% de alfabetização.
Pode – se dizer que Conchas é o inicio da navegação da hidrovia Tiete – Parana.
PREFEITURA


A CAMINHO DO PORTO INTERMODAL

ENTRADA DO PORTO

INSTALAÇÃO DO PORTO

MARGEM DO RIO TIETE VISTA DO PORTO

AREA DE VARZEA NA MARGEM DO RIO TIETE

RIO TIETE AO FUNDO

VISTA DA CIDADE DE CONCHAS
-
CONTINUAÇÃO DA JORNADA
(EM 25/10/2014)
MUNICÍPIO DE LARANJAL PAULISTA
O lema do Município : “ Serviendo patrie æ, rex (servindo a pátria sou rei)”
Taxa de alfabetização : 92,81%
A ocupação do município começou no início do século XVII, por meio de grupos de tropeiros que rumavam a Sorocaba e que usavam como pouso a beira do ribeirão que chamavam dos laranjais.
Os tropeiros divulgavam , por onde passavam, que das margens do ribeirão “vislumbrava – se a existência de alongadas e ferteis terras” o que atraiu os primeiros pequenos agricultores para o local.
Em 1884, seguindo o traçado da Estrada de Ferro Sorocabana e a ela se antecipando, aqui chegava Delfino de Mello. Como visionário que era adquiriu considerável gleba de terra e, para explorar comercialmente, construiu uma casa de pensão para abrigar os trabalhadores da Ferrovia. Em curto espaço de tempo o local despertou o interesse de famílias da região para outras atividades comerciais dando início ao núcleo urbano.
Ainda em 1884 Delfino de Melo doou terreno para a construção de uma Capela na vila que, em 1886, tornar-se-ia o distrito Policial de Laranjal e com a primeira escola pública outras benfeitorias se juntariam: agencia postal, cartório de registro civil, a paróquia, telefone público, iluminação elétrica.
Publicada a 10 de outubro de 1917, a Lei Estadual nº 1.555 criou o Município de Laranjal que, pelo Decreto Federal nº 14.334/1944, passou a chamar-se Laranjal Paulista.
HOMENAGEM AO TROPEIRO NUMA DAS ENTRADAS DE LARANJAL PAULISTA

A PREFEITURA


A IGREJA

RIO TIETE EM TRECHO DA ESTRADA VICINAL QUE LIGA LARANJAL PTA A RODOVIA TIETE/PIRACICABA






-
Parabéns Serjão!
Já está chegando perto de nós!
seguimos na garupa animados!
abçs Sassa e Cuca
-
Oi Sassa e Cuca,
tenho certeza que em pouco tempo nos encontraremos para um fraterno abraço,
obrigado pela companhia virtual nesta jornada pelo querido Tiete,
abraços
Serjão
-
Boa noite GCFC Serjão,
Nos dê notícias, por onde tens rodado, está cumprindo desafio ou tirou umas férias?
Estamos com saudades dos seus posts didáticos à respeito do Rio Tietê em seu desafio Nascente FC.
Abração!!!
-
Boa noite,
NFC Gilmar
Estou de volta, na minha caminhada margeando o Tiete.
De fato, estive fora do ar descansando e refazendo as pilhas para as viagens deste ano.
Um grande abraço
Serjãp
-
CONTINUAÇÃO DA JORNADA
EM 01/02/201
MUNICIPIO DE PIRACICABA
O nome do município vem da língua tupi e significa "o lugar onde o peixe para", através da junção dos termos pirá ("peixe"), syk ("parar") e aba ("lugar"). É uma referência às quedas do Rio Piracicaba, que bloqueiam a migração ( piracema) dos peixes.
População estimada em 388.412 habitantes, sendo o 17º colocado no estado de SP.
Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,785, considerado alto na classificação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Piracicaba foi fundada em 1767 às margens do Rio Piracicaba, rio o qual foi vital para a região
No decorrer do século XIX a agricultura desenvolveu-se no município, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar e do café, porém ainda na primeira metade do século XX a cidade entrou em decadência. Com o fim do ciclo do café e a queda constante de preços do açúcar, a economia piracicabana estagnou-se.
Isso foi revertido a partir do início de sua industrialização. A cidade tornou-se uma das primeiras a se industrializar no país, com a abertura de plantas fabris ligadas ao setor metal-mecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar.
Esta atividade expandiu-se a partir da decada de 1970 para o setor sucro alcooleiro, com a criação do programa pró alcool, voltado para a produção de alcool hidratado para uso automotivo, devido à crise mundial de petróleo em 1973. Isto contribuiu significativamente para o crescimento industrial de Piracicaba ao longo das décadas seguintes, chegando a ser o52o maior PIB brasileiro em 2012, sendo sede de um dos principais centros industriais da região, além de contar com diversas universidades, tais como a (ESALQ), pertencente à (USP), a Faculdade de Odontologia de Piracicaba, pertencente à (Unicamp), e a (UNIMEP).
Além da importância econômica, Piracicaba ainda é um importante centro cultural de sua região. Os bairros de Santa Olimpia(fundado por tiroleses trentinos e Santana; o Horto Florestal de Tupi e o Balneário de Ártemis configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto que o Parque Professor Phillipe Westin e os parques situados às margens do Rio Piracicaba são relevantes pontos de visitação localizados na zona urbana. Além dos projetos e eventos culturais realizados pela Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba (SEMAC), órgão responsável por projetar a vida cultural piracicabana. O Salão Internacional do Humor, por exemplo, é considerado um dos mais importantes eventos sobre humográfico, realizado anualmente no Engenho Central, antigo engenho canavieiro que foi tombado como patrimônio histórico e cultural, servindo hoje como espaço cultural, artístico e recreativo.
No Distrito de Anhumas (localizado a 35kms do centro da cidade de Piracicaba) é por onde passa o Rio Tiete.
A 8kms do centro de Anhumas por uma estrada de terra, cruzando canaviais, está localizada uma ponte sobre o Rio Tiete que liga o Municipio de Piracicaba com o Municipio de Conchas.
Neste local foi onde tirei as fotos.
Em bate papo com morador ribeirinho fiquei sabendo que neste trecho do Rio voce pode pescar “cascudos”, “pacus”, “tilapias” e “curimbatas”.
Proximo ao local, descendo o Rio, em direção a Anhembi existe, do lado de Piracicaba, construção de um porto (obras abandonadas) que faz parte da Hidrovia Tiete/Parana, cujo inicio de navegação é na cidade de Conchas, onde há um porto intermodal.
Ainda, no Distrito de Anhumas, nas margens do Rio Tiete localiza – se uma estação experimental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.
A PREFEITURA

DISTRITO DE ANHUMAS - PIRACICABA - POR ONDE PASSA O RIO TIETE


FOTOS TIRADAS NA PONTE SOBRE O RIO TIETE QUE LIGA PIRACICABA E CONCHAS





-
Bom dia GCFC Serjão,
Excelente seu post, como sempre uma aula de narrativa e um deleite para nossos olhos.
Como é bom ter alguém fazendo o mesmo desafio, também fui até essa ponte entre Piracicaba e Conchas. Só depois de um post do NFC e GCFC Jacob que me dei conta que já havia clicado a margem do Tietê banhando Piracicaba no porto intermodal, rsss.
A diferença é que fui até essa ponte durante um longo dia de viagem tendo saído cedo de Ilha Solteira. Só cheguei a ela à noite, um breu só, mas fiz as fotos e até gravei uma pequena entrevista com um dos moradores locais. No final, o cachorro dele batizou minha 535, bicho sem vergonha... rsss
Show, conta mais pra gente, que tá tudo "muito bão, isso aqui tá bão demais"!!!!
Abração.

Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum