
- Fórum
- O Sonho
- Brasil: jogando fora seu patrimônio, sua história, seu passado!
-
Brasil: jogando fora seu patrimônio, sua história, seu passado!
Nos tempos em que se levava à sério o transporte ferroviário, essa estrada de ferro servia para o acesso de passageiros ao litoral paulista. Inicialmente era a estrada de ferro Sorocabana (1935-1971)
E mais tarde passou a ser da FEPASA (1971-1998).

Projetada desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da SPR para ligar o interior paulistaao litoral foi iniciada em 1929 e terminada em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros no Brasil.Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes, e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927 da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista, no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerce de 1975, e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha opera até hoje sob a administração da Ferroban. Hoje somente cargas passam por aqui, mas somente pelo trecho que vem do interior (Mairinque), pois o ramal que vinha da Estação Jurubatuba (na marginal Pinheiros) - à direita, na bifurcação acima - encontra-se desativado e abandonado.


Aqui,a Estação Evangelista de Souza, homenagem ao Barão de Mauá, foi entregue em 1935 como um edifício construído em madeira, e sua versão em alvenaria somente ficou pronta no ano seguinte.





Durante o projeto, seu nome era Dúvida, nome de um rio que corre perto da estação. Acabou ganhando o nome atual.


Como podem ver: abandono total!
É assim, nosso país, joga fora seu patrimônio, sua história, seu passado! Que pena!

Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum