-
Descortinando o Estado do Rio de Janeiro
Dia 11/06/15 - 16ª etapa – São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema e Pinheiral.
Km rodados: 475 km
Subtotal de km rodados: 5885,6 km
Prefeituras: 92/92
São Pedro da Aldeia
São Pedro da Aldeia é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se na latitude 22º50'21" sul e na longitude 42º06'10" oeste. Sua população segundo estimativa do IBGE em agosto de 2013 é de 93.659 habitantes. Possui
área de 358,66 km².
É um dos principais centros históricos e culturais, cuja história se entrelaça com o enredo nacional e também do Estado do Rio de Janeiro. Abriga monumentos de grande importância como a Casa da Flor, a qual recebeu o Prêmio Culturas Populares pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural/ Ministério da Cultura em 2007, e igrejas construídas pelos padres na fundação da aldeia, como a Igreja Matriz de São Pedro.
Neste município, encontra-se a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, única de seu tipo no país, sede da Força Aeronaval da Marinha do Brasil, exercendo um importantíssimo papel na defesa nacional. A Base de São Pedro abriga o Museu da Aviação Naval, único do seu gênero em todo o Brasil. Pois a maior parte é cheia de pessoas diferenciadas.






Iguaba Grande
Clima quente e úmido, registrando temperatura média de 23°C. Situa-se às margens da Lagoa de Araruama.
Iguaba é uma cidade tanto com características de cidade de praia, quanto com características de cidade de interior. Há uma razoável zona rural na cidade.
Iguaba conta com um distrito: Sapeatiba Mirim, que fica à cerca de 6 km do Centro, e tem como principal ponto turístico a Praça da Bíblia.
Passagem no depósito do meu amigo Barbudo Carcaça. O local da prefeitura hoje, erai um hotel chamado Solar de Iguaba, morei um bom período quando trabalhei nessa cidade.




Araruama
Atualmente, a cidade é conhecida em todo o estado do Rio de janeiro pela sua vocação comercial e, principalmente, pela sua vocação turística já que, logo após a construção da via lagos, Araruama passou por um processo de grande abandono turístico. Mas nos últimos anos vem crescendo e se recuperando rapidamente, ainda mais do que no passado. Os turistas são atraídos pelas praias, principalmente as oceânicas, banhadas pelas águas cristalinas do Oceano Atlântico. Também são atrativas as praças, parques, centros de gastronomia e centros de entretenimento.




Saquarema
Cidade predominantemente turística, é conhecida também como "a capital nacional do surfe". As ondas de suas praias estão entre as melhores do país. Além dos campeonatos de surfe nacionais e internacionais, as festas religiosas constituem um importante atrativo para o turismo local.
Distante cerca de cem quilômetros da capital do estado, possui as seguintes praias: Massambaba, Barra Nova, Prainha, Boqueirão, Itaúna, Jaconé, Vilatur e Vila, com condições favoráveis à prática do surfe. Uma das mais famosas é a Praia de Itaúna, que é conhecida como "o Maracanã do surfe".





Pinheiral
Sua economia é baseada na agropecuária, tendo pequenas indústrias de transformação em seu território. Possui uma área de 77 km² e faz divisa com os municípios de Volta Redonda (a Oeste), Barra do Piraí (ao Norte) e Piraí (a Sul e Oeste).
Destaca-se a antiga Estação Ferroviária, construída em 1870, que conserva as características neoclássicas originais, e abriga atualmente a Biblioteca Pública Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa. Outro marco notável na história do município é o casarão, sede da fazenda que deu origem à cidade. Atualmente encontra-se em ruínas e, ao seu redor, estão as instalações do atual Instituto de Educação Tecnologia - Campus Nilo Peçanha.






E assim termina o Valente Fazedor de Chuva Rio de Janeiro.
Última edição por Formigao SFA; 21-11-16 às 22:51.
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
-
Boa noite RFC, CFC e agora também VFC Formigão NRME,
Meu amigo, que palavras dizer para um motociclista do seu porte que termina mais um desafio???
Adjetivar seria incauto, afinal não haveriam adjetivos adequados para expressar toda sua capacidade de realizar.
Resta admirar, reconhecer e, principalmente, provocar: que venha MG com mais de 8 centos de municípios para tentar aquietar essa bela alma que nos demonstra cada vez mais a grande verdade do slogan aqui no TFC: "Qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem..." e você, meu amigo, ao fazer MAIS UMA VEZ, vai nos mostrando que na verdade você não é "qualquer um".
Obrigado pelo exemplo e por nos servir de inspiração a não parar jamais de devorar estradas com essa deliciosa máquina de duas rodas com motor.
Abração e parabéns.
-
Valeu VFC NFC Gilmar!
Minha alma inquieta, um pouco mais serena, não para por aí.
O foco agora é terminar o BFC, continuar o LFC, ainda vou abrir o desafio e começar GCFC programado 1ª etapa no final do ano.
Vamos ver se dá tudo certo.
Grande abraço e vamos levantar poeira.
Última edição por Formigao SFA; 22-06-15 às 01:08.
Abraços formiguentos,
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum