Modelo tem velocidade máxima de 120 km/h e 47 cavalos de potência.
Autonomia chega até 100 km e sistema regenera energia em movimento.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	171
Tamanho: 	66,9 KB
ID:      	21852

A BMW revelou nesta terça-feira (10), na Alemanha, a versão final de produção de seu primeiro scooter elétrico para produção, o C Evolution. O modelo é baseado no protótipo Concept e. de 2011 e segundo a empresa será "o começo de um novo capítulo para a mobilidade urbana para a BMW".

Em 2013, outra fabricante tradicional de motos, a austríaca KTM, também entrou no segmento dos scooters movidos à eletricidade, o esportivo E-Speed, apresentado ainda como conceito.

Ainda sem data para chegar às lojas, o C Evolution chega a 120 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) e seu motor rende 47 cavalos de potência. Autonomia é de cerca de 100 km e carga leva 4 horas para ser completa recarregando em tomada de 220 V.
De acordo com a BMW, a aceleração do scooter é superior ao de modelos convencionais de 600 cilindradas ou mais. Dados da fabricante apontam que o veículo faz de 0 a 50 km/h em 2,7 segundo e de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
Apesar do sistema de propulsão diferenciado, o visual do Evolution não esconde a inspiração nos scooters movidos à gasolina da BMW. Semelhanças com as linhas de C 600 Sport e C 650 GT são nítidas.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	17
Tamanho: 	58,0 KB
ID:      	21853

Regeneração de energia
Para impulsionar o motor, o modelo utiliza bateria de íon-lítio de alta voltagem, com capacidade de 8 kWh. Com refrigeração líquida, o propulsor transmite a força para a roda traseira através de correia.
O C Evolution disponibiliza 4 opções de entrega de potência: Road, Eco Pro, Sail e Dynamic. Além de oferecer modos de maior e menor consumo, o scooter traz inédito sistema de recuperação de energia, quando freia ou mesmo ao cessar o acelerador. O grau de regeneração, vai variar de acordo com o modo escolhido.
No Road, por exemplo, fica disponível a aceleração máxima do C e cerca de 50% da energia é recuperada ao deter o acelerador e 100% ao frear. No Eco Pro, a energia é poupada ao limitar a força do scooter, mas o seu nível de recuperação é o máximo.

Escolhendo a opção Sail, a energia não será recuperada ao parar de acelerar, deixando o veículo deslizar livremente. Para completar, a opção Dynamic combina potência plena, com alto grau de recuperação.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.jpg
Visualizações:	19
Tamanho: 	85,8 KB
ID:      	21854

Scooter não tem chassi convencional
Outra novidade empregada no C Evolution está em sua base, que não faz uso de um chassi tradicional. Na verdade, o conjunto fica ancorado na caixa de bateria central, feita de alumínio, que serve de apoio para a balança traseira e suspensão dianteira. De série, o modelo traz freios ABS.

Como tecnologia embarcada, o scooter possui também controle de tração, que no Evolution é chamado de "Torque Control Assist". O sistema evita que a aceleração da roda traseira exceda, evitando que deslize ao chegar ao limite de aderência com o solo.
O comportamento do Evolution pode ser monitorado através de seu painel, totalmente digital, que passa informações de consumo, velocidade, nível da bateria, entre outros.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	15
Tamanho: 	32,6 KB
ID:      	21855

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.jpg
Visualizações:	16
Tamanho: 	53,7 KB
ID:      	21856

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6.jpg
Visualizações:	23
Tamanho: 	72,7 KB
ID:      	21857

Fonte: G1