Hoje havia pensado em fazer as seguintes cidades :- Serrana, Serra Azul, Sao Simao e Cravinhos.
Em Brodowski peguei uma vicinal que da acesso a Serrana. Apesar de ja ter passado por la algumas vezes, nunca tinha reparado como tem trechos de rara beleza!
15/630 SERRANA
Em Serrana foi bem facil achar a Prefeitura. Dificil achar alguem para tirar as fotos. Proxima aquisicao sera um tripe do tipo que o GCFC Dolor leva pra todo lado. Faz Muita falta!
Que tal???
Tiradas as fotos de praxe, coloquei Serra azul no meu Super GPS e senta a pua!!!!...acabou a cidade e a rota indicava o inicio de uma estrada cascalhada...
Sem oculos, achei ter visto 11km para o destino...pensei com meus botoes:- mais hora menos hora vou ter que enfrentar estradas deste tipo, melhor ir treinando aqui por perto de casa...se der problema, to em casa....
E vamo que vamo... o cascalho aumentando , a poeira crescendo e um calor de rachar mamona como se diz por aqui. A amarelona pulava mais que boi Bravo em dia de rodeio e gritava cada vez mais alto!!! PERA AI, mais ALTO????? deve ter problema!!!!Parei a moto e logo com os meus profundos conhecimentos de mecanica, fiz o diagnostico:- soltou a ponteira do escape D!!!!! Hora de usar o fabuloso kit de ferramentas originais Harley que comprei nos USA. Dentro dele saquei o providencial rolinho de arame que em poucos segundos resolveu temporariamente o meu problema!!!
E toca pra frente...e comecou um enxame de caminhao de cana de la pra ca e de ca pra la que levantava tanta poeira que mal eu via a rota no gps....
ROTA????? Olhei pro GPS e a tela tava Branquinha... so aparecia uma motinha perdidinha em baixo ... caminhos nenhum!!!!! Do outro lado do Guidao estava o Iphone tambem com um aplicativo de GPS:- Nadica de nada... nem uma trilhazinha...nada! Olhei pra ver se tinha sinal...SEM SERVIÇO...Hora de acionar o plano B
Estacionei a moto e fiz sinal para o motorista de um caminhão de cana parar. Os imigrantes italianos que vieram para a região estavam cobertos de razão em chamar a nossa terra de ROSSA(vermelha). O caminhão parou. Esperei cerca de meia hora a poeira continuar passando ate o ponto em que eu consegui ver o motorista que estava a meio metro de mim...Perguntei se havia asfalto por perto e qual o caminho mais curto para ele...Mandou eu seguir reto, cerca de 5 km disse! Obrigado!... e la vou eu com meu super traje vermelho (era Preto!) montar na minha super Vermelhona e corcoveando poeira adentro finalmente alcançamos o asfalto...Diga se de passagem saimos no asfalto em Serrana, bem proximo de onde haviamos entrado...
Lição de hoje:- planejar melhor... GPS erra!!!!!
Sempre avisar a alguém onde pretende ir ANTES DE PERDER O SINAL DO TELEFONE!!!!!!nao falei com ninguém onde eu pretendia ir e, sem sinal de telefone, uma pane no meio do canavial pode ser MEIO complicado!!!!
Abracao a todos
em Tempo, na Harley confirmaram que meu diagnostico como era de se esperar estava errado. o Escapamento Quebrou e embora eu va acionar a garantia, para poder agilizar, vou ter que mandar soldar....Resumindo, no minimo um dia sem a moto! Esta é a pior noticia!!!!!
FC Caliento, ao ler o teu relato o que era um sorriso tímido, me perdoe, virou uma gargalhada que até eu me assustei e se ampliou imaginando toda a cena, naquele mar de poeira com vocês dois mudando de cor.
Seguramente, uma cena!
Depois de um dia "brabo" na senzala, onde infelizmente ainda tenho de penar, relaxar com o Nasce um Valente...é tudo de bom que poderia acontecer, potencializado pelo dedo curioso do fotógrafo fazendo parte do cenário e da história, pois vai para o departamento das fotos antológicas, a ser contada e mostrada em prosa e verso por muito tempo.
Como foi bom ter te conhecido e antes do que imaginas, estaremos chegando aí para nos perdermos contigo por um desses canaviais, devidamente desorientado pelo GPS, esse bandido!
Procure averiguar se a Secretaria de Turismo de São Paulo não tem, como Santa Catarina (até que enfim fizeram uma coisa boa), a divisão do estado em roteiros turísticos, com mapa, livretos e informações curtas e grossas a respeito de cada um dos...nossa...645 municípios...ainda dá tempo para desistir...que compõem este gigante.
Mesmo com o tonto do GPS não temos aberto mão do velho mapa e dos roteiros previamente feitos para que os tiros sejam os mais certeiros possíveis.
FC Caliento, obrigado pelo carinho e a pergunta que não quer calar: a Amarelona já saiu do estaleiro?
Agora acho que não haverá falha, no dia 17 ou 18 iremos para São Paulo para darmos início ao nosso Nascente e se houver possibilidade iremos a Ribeirão para um "tête à tête" com Eliana e quem sabe, afinarmos a conversa em torno de Quito.
Caros Dolor e Angela dia 16 ou 17 de setembro para nos esta ótimo . Suite Master do nosso modesto entreposto regional dos FC devidamente reservada para o distinto casal GCFC Dolor e Angela. Vamosnos falando para acertar os detalhes...
A amarelona saiu...e eu entrei!!!
Ante ontem fui comunicado pela minha filha que mora em SP que sábado de manha (dia 7) estaremos embarcando com destino a Miami para passarmos a semana...amanheci ontem com uma tremenda gripe, tendo passado o dia todo na cama. Quase 3 hs da madruga e eu aqui com minhas vias aéreas mais congestionadas que as marginais de SP na hora do rush, procurando pelo. Danado do Morfeu que escafedeu-se com o meu sono debaixo do braço....e da- lhe tosse cof! Cof COF
!AAAAAAAATTTIIICHIM!!!!!! E vamo que vamo...
Que a senzala seja leve nos dias que antecedem a sua viajem para que cheguem por aqui bem descansados para enfrentarem com galhardia a maratona que os espera!!!!
Após uma atribulada semana conhecendo farmácias em Miami , passei mais tempo em aeroporto e hotel que passeando!...
Estamos de volta . Segui os conselhos do Dolor e ontem fiz um bom passeio com a Amarelona e hoje já estou quase zerado!
Para quem não sabe fui para Miami 7 de Setembro com uma coceirinha na cabeça....é provável que os remédios que usei tenham exacerbado o quadro e virou uma coceirona pelas costas , peito que me obrigou a abortar a viagem e voltar p casa...para se ter idéia de como foi complicado, não fui a nenhuma Harley Store!!!!!!- tava ruim mesmo!!!
Para tirar a ziguizira ontem, de leve, pois estou sob doses altas de Cortcoides, fiz mais uma prefeitura .
16/629 ou 16/645:- Sto. Antonio da alegria.
Fui a Sto. Antonio da Alegria onde estava ocorrendo um grande evento motociclistico. Infelizmente não pude ficar no evento pois o sol estava muito forte , o calor tremendo, condições não indicadas ao meu estado clinico.
A festa foi na beira de um lago e havia muita gente ...muitas motos e muitos carros.
Na chegada a cidade a moto de um companheiro deu problema e aproveitei para tirar umas fotos
Em companhia de um casal amigo q resolveu voltar comigo saímos a procura da prefeitura ...
Infelizmente, mais uma daquelas q demonstram claramente o despreparo dos nossos políticos para zelar da coisa publica...lamentável!
Aí o casal amigo, Manoel e Bia que me acompanharam
E tiraram a minha foto oficial!!!!!
A estrada passou recentemente por um recapeamento e esta ótima!
Grande abraço a todos
FC Caliento, que pena que não para passar em umas lojinhas da Harley....bem fica para outra...mas a máquina com WI FI e GPS voce comprou...beleza agora sim ...ehheheh.....agora fazer uma cidade com esse nome é só Alegria...srrsrs
Tempo de voltar a labuta...Muita água passou debaixo da ponte neste período de ausência mas, conheci pessoas inspiradoras e, acompanhando os seus desempenhos aprendi bastante, o que devera repercutir na melhoria do meu desempenho como Aprendiz de Fazedor de Chuva.
17/628 ou 17/645 do Valente e 01/69 do Nascente :-ITAPURA
Fundação 22 de março de 1969
Gentílico itapurense
O município foi uma colônia militar construída nas proximidades do Salto de Itapura em meados do século XIX (1858), pelo governo imperial, na margem esquerda do Rio Tietê, próximo à foz do mesmo no Rio Paraná.
Ver este casarao me trouxe imediatamente a memória uma imagem que vi na infância muitas vezes, sempre associada com uma enorme proeza dos meus familiares (tios) infelizmente hoje todos falecidos. Deve ter sido na década de 50 que com seus precários carros da época enfrentaram as estradas para uma pescaria no Rio Parana , pros lados de Urubupunga. Um dos tios Levou uma revolucionaria (pra época...) filmadora de 16 mm com a qual documentou a Aventura. Entre os rápidos takes de corredeiras , quedas dagua e Dourados, documentou este casarão (já abandonado na época). -Como era de se esperar, qualquer reunião de família, era motivo para a reexibicao do filme. Sempre algum narrador dava destaque especial ao casarão ....PALACIO DE D.PEDRO!!!!! Foi uma experiencia interessante a maneira como imediatamente reconheci esta imagem que havia visto ha cerca de 60 anos.....(nossa como to Véio!!!)
Após a Guerra do Paraguai, a Colônia Militar de Itapura deixou de ter tanta importância estratégica, além do que o acesso à mesma era de grande dificuldade, possível apenas pelo Tietê. Assim, acabou abandonado. Em 1905 já havia apenas ruínas, conforme constatou uma comissão geográfica estadual que buscava as colônias de Itapura e de Avanhandava
Em 1910 ali chegaram os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, formando um povoado redor de sua estação.
Entretanto, como a região do Rio Tietê era assolada pela maleita, a N.O.B., em meados da década de 1920, construiu uma variante de Araçatuba a Jupiá passando mais ao Sul, sobre o espigão divisor de águas do Tietê com o Rio Feio(também chamado Aguapeí). A variante foi inaugurada em 1940, tornando-se a linha-tronco da ferrovia. O trecho entre Araçatuba e Lussanvira de cerca de 78 km entre Lussanvira e Jupiá, em piores condições sanitárias, onde se incluíam as estações de Ilha Seca, Timboré e Itapura, logo teve seus trilhos removidos.
Finalmente, no final da década de 1960, com a inauguração da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e o enchimento do reservatório, a cidade de Itapura foi inundada, restando apenas algumas construções em terreno mais alto, incluindo as ruínas da antiga colônia militar. Uma nova cidade foi edificada.
A Prefeitura
O rio...
a alegria do GCFC Dolor Contagiou a todos... fiquei tao empolgado em documenta-los, que percebi agora, nao tirei a minha foto com o rio....me mande uma quem tiver....please!
Ha alguns anos, transformei o velho filme de 16mm em VHS. Uns anos mais e tirei umas fotos digitais a partir do VHS
nao localizei o Palacio... mas da pra ter uma ideia de como foi...
!
Graças ao bom amigo Gilmar , aí vai o cavaleiro mascarado em Itapura com o Tietê !!!!! [Uma boa pescaria na foz do Tietê deixa uma esperanca de que e possível recupera-lo como um todo!!!
18/627 ou 18/645 Valente - 2/69 Nascente :-Pereira Barreto
Esta Cidade merece um destaque especial pois nos cativou a todos. Deste o Portal da cidade vários detalhes vao chamando a atenção de quem chega. A limpeza, e a cordialidade do povo tem que ser destacadas. Da mesma forma que ja fiquei com muita vergonha pelas condições de algumas prefeituras (e as cidades) que visitei, esta nos deixou ate orgulhosos em constatar junto com nossos amigos de Sta Catarina que aqui também temos o que mostrar!!!!
Na frente da Prefeitura encontramos uma Gari com Alma de Fazedora de chuva, como atestam os GCFC Elton e Marcia, pilotanto um fantastico carrinho de limpeza auto propulsionado, equipado entre outras coisa, com um potente aspirador!!!!!Fantástico!!! Anexo 23372A Amarelona ta quase escondida atras da BMW...Anexo 23375Anexo 23376 Anexo 23377O relógio de quatro faces em um cruzamento é uma atracão a parte!!!Anexo 23378Anexo 23380
Ao lado de onde estivemos na beira do Rio, a prefeitura esta reformando uma área enorme que sera dedicada ao lazer dos Munícipes....Onde ha vontade política e Homens de Bem, a coisa fica fácil e bonita de se ver!
Quase indo embora, lembrei de tirar uma minha com o Rio...quase fico sem...again!Anexo 23384
Nesta cidade também tivemos uma recepção super especial, com direito a um bom papo com o Prefeito . também conversamos com as promotoras de eventos , muito simpáticas. Agora vou me dando conta por que minha querida amiga Angela anda fazendo anotação o tempo todo... Se bobear to esquecendo até o meu nome, imagine como lembrar os nomes destas pessoas tao agradáveis que vamos encontrando pela estrada. Tenho que incorporar um bloquinho de notas na bagagem!!!!!
Esta cidade pode complicar a vida de companheiros...tem um braço do Tietê bem próximo ao centro da cidade so que, por ter nome, esta em desacordo com as regras para ser fotografado...tivemos que percorrer uma longa estrada de terra. Na ida sem problemas, na volta, nosso amigo prefeito quis nos fazer uma gentileza e mandou passar a Patola em um único trecho que estava meio desnivelado...Ai, a terra ficou fofa e.... la vai Zezim deitar a Amarelona, TRAVEIS!!!!!
minhas desculpas aos companheiros que precisaram me ajudar com a PESADONA!!!! Aquardem por que como habitual, Dolor deve ter boas fotos da minha cara de Tonto tentando levanta-la!!!!!
Dolor nao se conformou enquanto nao molhou os pés da Bonitona nas limpas águas do Tietê nesta prainha.... Marcia achou ate um caranqueijo andando por ali que foi procurar a sombra da moto para um descanso.
Mas, nao foi so a Bunitona que nadou nao... Angela e eu ficamos de fora enquanto as demais crianças presentes se esbaldaram com mergulhos e braçadas!!!!!
Bom ai vou enrolando pra ver se ninguém percebe que foto minha com o rio mesmo, necas de pitibiribas!!!!!Esqueci DE NOVO!!!! HELP!!!!!