Caro Jacob, dia 18 reservado para acompanha-lo em Pirajui...me passa o roteiro, seu celular para combinarmos um ponto de encontro. meu email= jmcaliento@gmail.com
Ontem amanheceu um dia bonito e quando dei por mim já estava na estrada fotografando mais umas do quintal...O que sempre me surpreende é o tamanho deste quintal...E como eu nao conheço nada NEM do meu quintal!!!!!
Gosto muito de viajar pelos USA e la tenho mania de entrar em tudo quanto é cidadezinha pra conhecer...estou aprendendo a fazer isto por aqui e pegando gosto...
Vamos a primeira de Ontem
29/616 ou 29/645 :-PRADOPOLIS -
Os antecedentes históricos de Pradópolis se confundem no espaço e no tempo com a implantação da lavoura cafeeira, na região da Alta Mogiana. Por volta de 1865, o capitão Gabriel Diniz Junqueira chega à região e inicia a formação da fazenda Santa Maria, com quatorze mil alqueires de café. Os primitivos habitantes do lugar eram os índios Jés, dos Tapuias, Caiapós. Em 1873, com a morte do Capitão Gabriel Junqueira, sua viúva vendeu a Fazenda Santa Maria ao Rodrigo Pereira Barreto, que mudou o nome para Fazenda El Dourado. Em 1889, passou para as mãos da família Antônio Prado, cria-se então a Fazenda São Martinho.
Em 1905, São Martinho já possuía 3,5 milhões de pés de café, sendo considerada a segunda maior Fazenda de Café do mundo, só suplantada pela Fazenda Dumont, com 5 milhões de pés. Também em 1905, por determinação do Coronel Henrique Ribeiro, gerente da Fazenda São Martinho, o engenheiro italiano Júlio Macozzi, executa o traçado de uma vila, em terras da fazenda. Nascia Pradópolis. Para incentivar o crescimento da vila, também foi traçado um loteamento agrícola, o Capão Grande, bem próximo do local.
A imigração foi a solução para o problema da falta de mão-de-obra. E assim, por volta de 1907, começa a Fazenda São Martinho a receber os primeiros imigrantes europeus, destacando-se, pela quantidade, os italianos e mais tarde os japoneses.
No final de 1928, no lugar da primitiva capela é construída a Igreja Matriz. Seu construtor foi Bepino Gerólamo. Animadas quermesses marcaram as campanhas para arrecadação de fundos para sua construção. Ser convidado para "festeiro" era considerado uma honra e motivo de orgulho nessas quermesses. Santo Antônio é o padroeiro.
Em 1945, o fim do ciclo do café decretou a extinção dos cafezais da Fazenda São Martinho, em seu lugar cria-se uma usina de açúcar, e isso é uma guinada fundamental nos destinos de Pradópolis. A cultura da cana-de-açúcar se incorpora à economia do município a partir de 1948, com a Usina São Martinho.
Pela Lei 5.285, de 18 de fevereiro de 1958, o distrito de Pradópolis é elevado a município, comarca de Guariba. Foi adotado o dia 13 de junho, dia do padroeiro do município, Santo Antônio de Pádua, como data das comemorações civil e religiosa da cidade.
Esta cidade teve a sorte de pelo menos em algumas épocas, ter sido conduzida por pessoas que colocaram o bem comum acima de suas ambições políticas e pessoais.
A Próxima cidade fui algumas vezes a uns 45 anos...Tinha um amigo com fazenda na região e passávamos ferias la.
30/615:- GUARIBA:
-Fundada em 21 de setembro de 1895 (117 anos) Guariba nasceu com a crescente cultura do café no Brasil ao final do século Século XIX. Com a cidade sendo atendida pela estrada de ferro Araraquara – Jaboticabal inaugurada em 06 de Junho de 1892.Após a fundação e instalação da estação ferroviária, o Bispado de São Paulo inaugura a Capela de São Matheus de Guariba. Em 1895, Guariba possuía uma estação ferroviária, capela, pequena hospedaria, uma casa comercial, cerca de 80 casas residenciais, e cemitério.
Em divisão referente ao ano de 1933, o Município de Guariba figura com o Distrito Sede.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto lei Estadual nº 9073, de 31 de Março de 1938, o Município de Guariba pertence ao termo judiciário de Jaboticabal, da comarca de Jaboticabal, e figura com o Distrito Sede.
Pelo Decreto-lei Estadual nº 9775, de 30 de Novembro de 1938, o Município de Guariba adquiriu o Distrito de Pradópolis, no município de Sertãozinho. Em 1939-1943, o Município de Guariba é composto dos Distritos de Guariba e Pedranópolis, e pertence ao termo de Jaboticabal, da comarca de Jaboticabal.
Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de Novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Guariba ficou composto dos Distritos de Guariba e Predanópolis, e pertence à comarca de Jaboticabal.
Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município figura com 2 Distritos: Guariba e Pedranópolis.
Lei Estadual no 8092, de 28 de Fevereiro de 1964, desmembra do Município de Guariba o Distrito de Pedranópolis.
Como Ja disse nao chego nem perto da organização e do planejamento dos meus companheiros FC. Ontem sai para fazer umas coisas pela cidade e de repente na estrada indo para Pradopolis. A metodologia que usei foi a seguinte:- Após a primeira prefeitura feita, coloquei o gps para localizar as cidades mais próximas. A mais próxima que eu ainda nao tinha ido fixei como destino e assim fui fazendo sucessivamente ate Araraquara de onde voltei direto. Ainda nao analisei a fundo para ver se é um bom método mas, achei satisfatório, andei por estradas vicinais, todas de bom asfalto que certamente nao teria optado se tivesse feito um planejamento a priori...
Um bom trecho da Estrada vicinal que liga Motuca a Rincao é todo plantado com primaveras... muito bonito!
31/614 ou 31/645:- RINCAO :-
A região começou a ser desbravada por tropeiros gaúchos, que, de passagem, acampavam na região, porém o povoamento teve início na década de 1870, quando a Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF) anunciou o estendimento da malha ferroviária até o atual município. A partir de então passa a ganhar força no lugar a pecuária e o cultivo do café (mais tarde substituído pela cana-de-açúcar). Dado o desenvolvimento, em 1909 cria-se o distrito pertencente a Araraquara, que veio a emancipar-se em 1948.
Atualmente Rincão tem a atividade canavieira, a pecuária, a transformação de tijolos e a extração de areia como principais fontes econômicas. A cidade se destaca pela realização de diversos eventos ao longo do ano, como o Carnaval e a festa junina da cidade (o Arraiá de Rincão), que atraem milhares de visitantes. O artesanato também se mostra como uma das formas mais espontâneas da expressão cultural rinconense.
A Prefeitura
32/613 ou 32/645 :- MOTUCA:-
Motuca é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º30'29" sul e a uma longitude 48º09'04" oeste, estando a uma altitude de 618 metros. Sua população estimada em 2004 era de 4.164 habitantes. Município criado em 20 de janeiro de 1990.
A Prefeitura
Biblioteca Municipal
33/612 ou 33/645:- SANTA LUCIA
Santa Lúcia é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º41'06" sul e a uma longitude 48º05'03" oeste, estando a uma altitude de 705 metros. Sua população estimada em 2004 era de 8.658 habitantes.
Por não haver no Calendário Religioso, santa com o nome de Luciana, optou-se por Santa Lúcia. Foi fundada em 07/04/1907, com o lançamento da pedra fundamental da atual Igreja Matriz, cuja padroeira é Santa Luzia, rezando missa campal e fazendo a benção, o Vigário de Araraquara Pe. Antonio Cesarino.
Em 19 de dezembro de 1910 a povoação foi elevada a Distrito de Paz, pelo Decreto nº 1227, de 19/12/1910, tendo se emancipado do Município de Araraquara, em 1º de janeiro de 1959, pelas disposições da Lei nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959. Para a emancipação foi formada uma comissão para promover a emancipação.
Iniciou as atividades municipais no dia 1º de janeiro de 1960, sendo 1º prefeito o Professor Jayme Calvo que administrou o Município de 1º de janeiro de 1960 a 31 de dezembro de 1963.
A entrada da Cidade
A prefeitura
34/611 ou 34 /645:- AMERICO BRASILIENSE
Américo Brasiliense é um município brasileiro do estado de São Paulo, pertencente à microrregião de Araraquara. Sua população segundo o censo de 2010 é de 34.144 habitantes.
Está sendo construída na cidade, pelo governo do estado de São Paulo a segunda Fundação para o Remédio Popular (FURP), que será responsável pela fabricação de 294 milhões de unidades de medicamentos por mês. Além da produção, a nova unidade vai priorizar a embalagem dos remédios em dose unitária com o objetivo de baratear ainda mais o preço. Essa inovação vai permitir às 246 Santas Casas do interior registradas na Furp uma redução de custos e maior controle na compra dos medicamentos>
Na iniciativa privada, também encontramos inúmeras indústrias alocadas na cidade, entre elas a Whitford, que desenvolve e fabrica revestimentos antiaderentes.
a prefeitura...
A Igreja..
35/610:- ARARAQUARA
Araraquara é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localizado na região Central do Estado a uma distância de 43 km do seu centro geográfico (Obelisco), e a 277 quilômetros da Capital. Ela foi a cidade brasileira melhor qualificada no ranking IFDM, que usa critérios de renda, educação e saúde.7 Localiza-se a 21º47'40" de latitude sul e 48º10'32" de longitude oeste, a uma altitude de 664 metros. Sua população em 2013 é de 222,036 habitantes, sendo assim a 17ª cidade do interior paulista em número de habitantes residentes. O município está praticamente conurbado com Américo Brasiliense.
Araraquara possui um campus da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) que subdivide-se em: Faculdade de Ciências e Letras (com os cursos de Administração Pública, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Letras e Pedagogia), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (curso de Farmácia-Bioquímica e curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia), Instituto de Química (curso de Química em três modalidades: Bacharelado em Química, Bacharelado em Química Tecnológica e Licenciatura em Química) a Faculdade de Odontologia. A UNIP, UNIARA, Faculdades Logatti, Instituto Savonitti e também uma unidade do CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica também estão instaladas na cidade. Além destas instituições, está sendo executada a construção da Universidade de Música e Arte de Araraquara projetada pelo Arquiteto Oscar Niemeyer com previsão de funcionamento para 2012
Que bom Caliento,será um prazer te-lo em nossa companhia,vou fazer o roteiro,pois segunda vou à São Paulo levar a Branca para melhorar os bancos e pegar a Cruzadora que finalmente esta saindo do estaleiro....srrsrr.E quero ver se faço Carapicuiba e Araçariguana , áí o meu roteiro começara por Elias Fausto, Dois Córregos e Mineiros do Tiete.......Pirajui, Cafelândia e Glicério......completando o Nascente e claro que se der para fazer mais algumas do valente vamos fazer.....
meu cel 12 9146 4466.......email ...bussmann2010@gmail.com.....
abração e logo , logo, farei o roteiro certinho e mais ou menos o horário e o ponto onde poderemos nos encontrar
Tudo anotado... Agora é so esperar a hora de cair na estrada e reencontrar essa turma de doidos que tanta alegria me proporciona!!!
To morrendo de curiosidade pra saber o que se passou com a Cruzadora pra ficar tanto tempo no estaleiro...ontem dei uma passada na loja da Triumph e dei uma namorada na prima da Branca....acho que pra terminar os meus desafios vou precisar de um equipamento mais leve (ou entao so andar junto com o GCFC Dolor que esta se especializando em me ajudar a levantar a Amarelona! rsss).
Segunda-feira também é um bom dia para clicar prefeituras!!!!!!
Boa noite a todos!
Começando a semana com mais alguns municípios do nosso quintal!
36/609 ou 36 de 645 :- NUPORANGA
Nuporanga é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Possui o código de município número 353360. Localiza-se a uma latitude 20º43'51" sul e a uma longitude 47º43'50" oeste. Sua população atual é de 6 817 habitantes, em 2010.
Fica bem perto de Batatais onde trabalho. Estava receoso de ir até lá pois passei por esta estrada há cerca de um ano e estava péssima ! - grata surpresa...a estrada foi toda recapeada e estava ótima ! A segunda surpresa foi acidade em si...É estância climática e está muito bem cuidada, limpa, destas que da gosto visitar.
A entrada da cidade
Bela avenida com palmeiras
A igreja e a praça
A Prefeitura
Saindo de Nuporanga o correto deveria ser eu voltar por onde cheguei e ir até Sales de Oliveira que fica pertinho. Acontece que vi uma placa indicando Sao Jose da Boa Vista...uma estrada por onde nunca passei exerce uma atracão irresistível em mim e, em vez de virar a E , virei a D. Bem que tentei colocar a nova rota no GPS mas, no mapa que estava usando, a estrada que eu estava nao existia! Achei a estrada muito bacana...como a cana estava recém cortada era possível se enxergar a paisagem de ambos os lados da estrada... show para os olhos!
Podem ver nas fotos acima que nao havia estrada no GPS!!!!
37/608 ou 37/645 :-SAO JOSE DA BELA VISTA
A cidade tem o início de sua história no final do século XIX, no auge da cultura cafeeira, quando diversas famílias migraram para a região onde hoje está situada. No local, entre os ribeirões Buritis e Lageado, surgiu o povoado então chamado São José das Pitangueiras. Ali foi construída uma capela em homenagem ao padroeiro São José. A data de fundação, 19 de março, coincide com a celebração do Padroeiro. O aniversário é comemorado, portanto, junto ao Dia de São José.
São José da Bela Vista (antigo distrito de Franca) recebeu status de município pela lei estadual nº 233 de 24 de dezembro de 1948, com território desmembrado do município de Franca.
A entrada
A igreja, a praça e depois a Prefeitura!
Em baixo ficou uma foto que nao tenho a menor ideia de como apaga-la ou de como elas foi parar ai...mistérios da informatica!!!!
Tem dia que o método de nao ter método, nao funciona muito bem. Aquilo que fiz outro dia de ir pegando a cidade mais próxima no GPS hoje nao funcionou então fui simplesmente seguindo em frente, olhando as placas e entrando nas cidades.
38/607 ou 38/645 :-RESTINGA:-
Localiza-se a uma latitude 20º36'12" sul e a uma longitude 47º28'58" oeste, estando a uma altitude de 910 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6.188 habitantes.
Possui uma área de 245,599 km²Localiza-se a uma latitude 20º36'12" sul e a uma longitude 47º28'58" oeste, estando a uma altitude de 910 metros.
As Fotos:-
39/606 ou 39/645 :- FRANCA
Franca é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, sede da microrregião de Franca (14ª Região Administrativa de São Paulo) e a 74ª maior cidade brasileira. Localiza-se a 20º32'19" de latitude sul e 47º24'03" de longitude oeste, distante 401 km da capital estadual e a 676 km de Brasília. Possui uma área de 607,333 km², dos quais 84,571 km² estão em zona urbana, e sua população estimada em 2013 é de 336.734 habitantes. É conhecida em todo Brasil como A Capital Nacional do Calçado Masculino.
Quem vier fazer o Valente por estas bandas vai ver que ser a Capital do Calçado Masculino tem seu preço...entre restinga e Franca passei por uma estrada muito mal cheirosa, provavelmente devido a curtumes que por ali existem.
Estou curtindo tanto entrar nas cidades pequenas que fico meio perdido nas cidades maiores...quero mais é sair logo e ir para uma menorzinha... A praça, a Igreja, a Prefeitura e as pessoas nas cidades pequenas parecem muito mais interessantes, nao acham?
Aqui fotografei a Prefeitura e sai ventando!!!!
40/605 ou 40/645 :-RIBEIRAO CORRENTE
Localiza-se a uma latitude 20º27'25" sul e a uma longitude 47º35'25" oeste, estando a uma altitude de 855 metros. Sua população estimada em 2004 era de 4.216 habitantes.
Possui uma área de 148,456 km².
Estava ha 6 km Cristais Paulistas e vi a Placa de R. Corrente e entrei. Ai vi que teria que andar 20 km pra chegar... Pensei agora vamos por aqui de la sigo em frente! Que nada a estrada acabou na cidade e a única opção era voltar os 20km...Querem saber, achei Ótimo! a estrada era deserta, o asfalto novinho e tinha uma seqüência de curvas deliciosas...YYUUUPPIIEE!!!!! e ouvindo Rock and Roll da melhor espécie, tem coisa melhor???
Devia ter provado um café para ver se era realmente bom como alardeiam na entrada da cidade mas nao tomei!
Ultima do Dia:-
41/604 ou 41/645:-CRISTAIS PAULISTAS...Terra natal da minha Sogra!
Localiza-se a uma latitude 20º23'50" sul e a uma longitude 47º25'13" oeste, estando a uma altitude de 996 metros
Hoje, o município de Cristais Paulista, faz parte da oitava região hidrográfica do estado de São Paulo, pertencente a Bacia do Sapucaí Mirim/Grande, juntamente com mais 25 municípios e cinco distritos. Segundo o Censo de 2010 o município conta com 7591 habitantes (fonte: IBGE) com economia predominantemente agrícola.
O projeto em questão será desenvolvido no município de Cristais Paulista – SP que possui uma área territorial de 378 km² limitados pelos municípios de Franca, Pedregulho, Ribeirão Corrente, Jeriquara (no estado de São Paulo) e Claraval (no estado de Minas Gerais) e com população de 7591 habitantes (Dados do último Censo do IBGE – 2010).
Também muito simpatica... depois de armar tripe, tirar um monte de fotos, resolvi perguntar e vi que na realidade eu estava na casa da cultura .... a prefeitura era mais em baixo. Em frente a casa da cultura tinha um local para IDOSOS se exercitarem... estava vazio!
Acho que esta e a primeira prefeitura que fui que aquela plaquinha de alistamento militar ou coisa parecida, nao estava na prefeitura...quase comi bola!!!
E falando em comer, apesar de ter lanchado pelos lados de Restinga, quando vi aqui a pastelaria, nao resisti e entrei...Nada a ver com o fabuloso pastel que degustamos nas Serras Catarinenses nas boas companhias de Dolor - Angela e Osmar - Terezinha!!!
As Fotos
E o resumo da opera... cerca de 280km...Nao tenho contabilizado mas e mais ou menos isto que tenho andado a cada saída para clicar os municipios do meu quintal. Cerca de 4 a 5 hs e um tanque de gasolina...bao demais!