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  1. #1
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    Feb 2013
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    Cilindros e cilindradas: Entenda o que são e as suas diferenças!

    Quando se fala em motores, é comum ver especificações sobre quantos cilindros têm, se em linha ou em V, e quantas cilindradas ou cavalos de potência têm. Mas, afinal, a que esses nomes realmente se referem e qual a diferença?

    Cilindro
    O cilindro é a peça do motor dentro da qual se movem os pistões e onde ocorre o processo de combustão.
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    Ou seja, é um componente que deve suportar as altas pressão e temperatura das explosões que permitem o movimento do veículo. O cilindro suporta uma pressão máxima, que vai depender do material usado na constituição da peça.

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    Cilindrada
    A cilindrada é medida a partir da quantidade de combustível deslocada pelo movimento do pistão dentro do cilindro - ou seja, o "tamanho da explosão" é maior. Por isso que os motores 2.0 têm melhor desempenho do que os 1.0. A descrição 1.0 ou 2.0 se refere justamente à cilindrada. Um propulsor 1.0 de quatro cilindros tem capacidade de 0,25 litro em cada cilindro, somando 1 litro total de cilindrada. No caso dos carros, a medida da cilindrada é mais relacionada ao torque, já que comumente vem acompanhada da especificação da potência em cavalos.

    1, 2, 3 ou 4 cilindros? Afinal, qual é a diferença entre os motores de motos e qual é o mais indicado para ser usado na cidade, na estrada ou então com característica esportiva?
    Muitos não sabem a diferença e acabam comprando uma moto que não se adequa ao seu real uso. Isso é mais comum do que se imagina e faz com que o motociclista novato acabe sentindo-se insatisfeito com a compra.

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    Motor Monocilíndrico

    Os motores de apenas um pistão foram os primeiros a serem produzidos e equipavam bicicletas, que mais tarde vieram a se tornar motocicletas de fato.
    Por terem apenas um pistão, menos peças móveis e menor dimensão, os monociclíndricos custam menos para serem produzidos.
    A característica mais marcante deste tipo de propulsor é a capacidade de gerar torque em baixos giros. Essa qualidade faz do monocilíndrico o motor ideal para superar obstáculos e situações em que a força precisa estar presente desde cedo, ou melhor, quando não há espaço para “encher” o motor. O anda-e-pára dos centros urbanos e as imensas ladeiras e obstáculos no off-road são o melhor exemplo disso.
    Em contrapartida, além de vibrarem mais, os motores de apenas um cilindro, por começarem a “trabalhar” mais cedo, mostrando sua força logo nos primeiros giros, também encerram o expediente mais cedo. A faixa de giro é bem mais curta que nos motores multicilíndricos, o que os tornam desconfortáveis em longas viagens.

    Motor Bicilíndrico

    Podendo ter os cilindros paralelos ou dispostos em V, L ou até em Y, os motores bicilíndricos foram a segunda concepção a aparecer, poucos anos após o surgimento das motocicletas.
    A vantagem deste tipo de motor em relação aos outros é ter o torque relativamente cedo e girar bem mais que os motores com um único cilindro. Por ter o máximo de seu torque localizado numa faixa média de giros – justamente a mais utilizada – ele é capaz de oferecer uma boa velocidade de cruzeiro, sem perder rotações em pequenos e médios aclives. Graças a essas características, os bicilíndricos são ideais para viajar (apesar de vibrarem de forma considerável). A prova incontestável disso é a maioria esmagadora de motos custom e big-trail equipadas com motores V2.
    Outro propósito a que os motores bicilíndricos têm servido com sucesso são as competições de moto velocidade. A ótima performance, com respostas e retomadas rápidas, tem garantido à Ducati títulos tanto no mundial de Superbike quanto de MotoGP.

    Motor Tricilíndrico

    Apesar de ser a concepção menos conhecida e utilizada, os motores dotados de três cilindros têm cada vez mais conquistado espaço e fama. Quando optou por desenvolvê-lo e adotá-lo em suas motos, o fabricante inglês Triumph sabia bem o que fazia e qual era o potencial deste propulsor.

    Os motores de três cilindros em linha são o que poderiamos chamar de “meio termo” entre os dois e o quatro cilindros. Ele é capaz de girar mais e vibrar menos que um bicilíndrico e, ao mesmo tempo, ser mais compacto e ter o torque disponível bem antes que um motor tetracilíndrico. Dessa maneira, por funcionar bem em médios e altos giros, ele tem uma faixa de utilização bem ampla e uma entrega de potência mais linear, rendendo bem em aceleração, retomada e velocidade.

    Por estes motivos, os tricilíndricos são os preferidos por quem busca caráter divertido e também esportivo em uma moto. Do mesmo jeito que podem fazer uma moto empinar com extrema facilidade, também podem levá-la a respeitáveis velocidades.

    Motor Tetracilíndrico

    Os motores com quatro cilindros geralmente são maiores, mais complexos e também mais caros. Sua principal característica, e qualidade, é o alto desempenho que eles geram.

    No entanto, a potência elevada é conseguida apenas em altas rotações, o que torna os quatro cilindros fracos e “preguiçosos” em baixos giros. O fato de acordarem apenas na transição das rotações médias para as altas deixa claro a indisposição deste tipo de motor em rodar no trânsito – principalmente levando garupa – exigindo constantes mudanças de marcha para mantê-los “acessos”.

    Dessa maneira, usufruir do verdadeiro potencial que este tipo de motor pode oferecer fica restrito a rodovias, a pistas e, no caso das superesportivas, a autódromos velozes.
    Por apresentarem vibração mínima e conseguirem manter altas velocidades médias, as motos de quatro cilindros oferecem outra apreciável qualidade: são ótimas opções para quem gosta de viajar.

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    Fonte: Blog Duas Rodas

  2. #2
    Data de Ingresso
    Apr 2013
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    Morrinhos - GO
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    Opinião pessoal sobre os motores de 2 cilindros.
    Quando "sobem e descem" juntos, vibram mais que os de um cilindro.
    A vibração com o tempo incomoda, principalmente em longas viagens,
    Talvez seja por isso que não sou chegado as Harlleys, todas que
    ja andei vibravam pra caramba.

    Abraços
    O sonho é o combust

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