-
Alerta climático julho/2013
A coisa é séria e não faria uma chamada dessas a toa.
Entre segunda-feira 22 de julho de 2013 e sexta 26, o frio intenso da terceira frente fria desse inverno (há uma quarta "subindo", está próxima do Sul do Chile) a coisa irá "pegar".
Previsão de até -20° Celsius em algumas Serras Gaúchas, - 10° para Santa Catarina, 9° em Goiânia.
Se cuidem para não "virar picolé".
Alexandre.
-
FC Profitel, temperaturas neste nível no Brasil, sinceramente nunca ouvi falar.
Todavia espero que esta previsão não se concretize!
-
Dolor:
Nem eu!
Achei aqui:
http://horizontenews.blogspot.com.br...ao-brasil.html
No G1 você encontra também notícias sobre essa onda.
:-)
-
Meninos Dolor e Proftel: eu já vi e senti já uma frente fria dessas!
Em 16,17 e 18 julho de 1975 ocorreu uma onda de frio assim - conforme estão anunciando para esta próxima semana. Eu morava em São Paulo, vizinha do Mirante de Santana e bem próxima do Horto Florestal que registrou -1,6°C. Neste dia, fez -3,0°C em Guarulhos. No sul do país, em São Joaquim - Santa Catarina, essa mesma onda de frio, havia registrado -14 graus. A neve caiu em algumas cidades no sul do estado de São Paulo, e há relatos de neve no sul do MS e região de Campo Grande. O frio foi intenso durante todo o dia 17 na capital paulista, com garoa e chuva fraca intermitente. Havia previsão de neve no fim da tarde. Lembro-me de meu pai comentar que no dia 18 de julho de 1975 alguns cafeicultores do Paraná, de São Paulo e Mato Grosso do Sul, chegaram a se matar, pois perderam tudo da noite para o dia. Essa " geada negra" , sem precedentes na história, dizimou 100% da cafeicultura paranaense.
Minha avó sempre contava sobre o "dia que nevou em São Paulo" ! Foi em 25 de junho de 1918 a temperatura baixou a 3 graus negativos.
Como suportar? Para o meu pai, a solução era um bom conhaque e lenha na lareira. Para mim, chocolate quente, pão de queijo, lenha na lareira e a casa cheia de familiares e amigos! Bora cá!

Abrçs "gelados", Cuca
-
Sassa & Cuca:
Intão!
Se não me engano entre 1.910 e 1.912 segundo a avó de uma ex-namorada minha, a água congelou nos canos na Baixada Santista, muita coisa precisou ser trocada.
Taí uma coisa que valorizo em blog's, a gente "volta no tempo" através das tradições orais familiares.
Volto a alertar sobre a "Lei de Murphi" - se alguma coisa pode dar errado, dará.
Kkkkkkkkkkkkkkkkk!
Última edição por Proftel; 21-07-13 às 20:29.
-
Proftel, na verdade, segundo os registros, em julho de 1918, a água nos canos e nos poços congelou em Santos, São Paulo e muitas outras cidades. Vários canos se romperam pois "estouraram" com o gelo.
Já a menor temperatura registrada no Mirante de Santana ( local onde minha família morava) foi em 02 de agosto de 1955 com -2,1 graus, e outros registros foram no Horto Florestal com -4,0ºC em 24 de agosto de 1898, e -3,9ºC em 02 de agosto de 1955 .
Eu só me lembro, como disse, de 1975 pois, era o dia do casamento de um primo e ninguém ( noivos e convidados) conseguiu manter a "pose e a classe" durante a cerimônia ( nem o pobre padre). O pessoal do Buffet tb não conseguia servir de tanto tremer de frio. Só sei que o povo foi tomando Whisky e Champagne para conseguir ficar na festa e mesmo assim, muita gente foi embora bem antes de se servir o bolo. O lado bom, é que os noivos são felizes até hoje e que moram em Recife ( será q é foi pelo trauma do dia do casamento? kkkkk)
Bora lá: mantenha o edredon a postos e a chaleira no fogo!

Abçs
Cuca
-
FC Proftel, parabéns pelo alerta climático, pois acabei de receber a informação da ocorrência de neve em Blumenau e pasmem, em Florianópolis.

Foto Diário Catarinense
Ah! Como eu gostaria de poder estar lá e viver este momento!
É, bem se diz que cada um de nós tem um pouquinho de bruxo!
Última edição por Dolor; 23-07-13 às 22:06.
-
Fazedores, ainda sob o belo impacto do frio em Santa Catarina, mais especificamente no litoral, região de Florianópolis, tomo a liberdade de postar foto de autoria de André Cardia, muito feliz neste click.

Não devo ter prestado atenção antes, se isto é possível, de ter visto neve nesta área, mas as pinceladas de branco nas nossas montanhas dão um charme todo especial.
-
To aqui sem saber se lamento por não ter feito minha viagem ao sul nessa semana ou
se dou graças a Deus ter ido no começo do mês.
Sei que não vi a neve quando viajei.
Com certeza minha esposa iria pedir arrego com essa friagem toda.
O sonho é o combust
-
Joverany:
Você viajou na medida certa, pode crer.
Viraria picolé duas semanas depois afora o constrangimento de ter que ser parado por conta da neve.
Vai por mim, frio em demasia não é bom.
Bração aí.
Alexandre.
Última edição por Proftel; 25-07-13 às 01:01.
Permissões de Postagem