Você sabia que o pneu da sua moto (e do seu carro também) tem prazo de validade, capacidade de carga e de velocidade? Além de observar o desgaste e a pressão, você deve observar outras recomendações de especialistas para garantia da segurança na condução da sua Motocicleta.

O prazo de validade recomendado para os pneus é de 5 (cinco) anos. Evidente que ele não irá desmanchar após esse prazo, porém ocorre um processo de degeneração que representa riscos para o condutor ou o garupa. "Após esse período não é recomendada a utilização, pois ocorre o ressecamento da borracha, com perda da flexibilidade, micro-rachaduras e tendência a estouro".

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A data de fabricação do pneu está marcada em sua lateral, tecnicamente conhecida como flanco, normalmente após a inicial DOT (fique atento pois é bem minúsculo). É um número de quatro algarísmos. Os dois primeiros representam a semana e os dois últimos, o ano da fabricação. Assim, o pneu com numeração após a sigla DOT, 0113, diz que foi fabricado na primeira semana do ano de 2013.

Por isto é sempre recomendado usar pneus de acordo com as especificações recomendadas pelo fabricante da sua Motocicleta.

Para identificar as medidas, capacidade de carga e de velocidade de um pneu é necessário olhar o flanco, onde consta a especificação.

Exemplo:
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Especificamente em pneus para Motocicletas esportivas, quando os índices de carga e velocidade do pneu aparecerem entre parênteses, significa que o pneu é para velocidades superiores ao indicado. No exemplo, 190/55 ZR17 M/C (73W) - O pneu suporta cargas de até 365kg e velocidades superiores a 270 km/h.

Codificação de velocidades:
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Codificação de carga:
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Você sabia que ao rodar um pneu aumenta de tamanho? Em movimento, o ar pressiona a parte interna do pneu, em especial o centro da banda de rodagem. Quanto maior a velocidade, maior ele fica, uma das razões que fazem aumentar o desgaste na banda de rodagem. Mas você nunca verá esse aumento a olho nu. O máximo tolerável, dentro dos padrões internacionais, é uma expansão de 2%.

Um pneu é feito com 15 a 20 tipos de borracha, pois cada tipo tem uma função. Os compostos são criados em separado e depois agrupados, cada um na parte que lhe cabe (banda, lateral, interior etc.), e são vulcanizados juntos, formando a estrutura única que você vê na loja.

Atualmente, a maioria dos pneus não é feita com borracha natural que vem da seringueira, ele é quase que inteiramente produzido a partir do petróleo.

Pneus de alta tecnologia tem compostos de sílica e borracha natural.

Os pneus são responsáveis, em média, por 15% do consumo da Motocicleta. É na cidade que eles pesam mais, chegando a 20%. Nas estradas, onde a velocidade é maior, a resistência ao ar acaba ganhando um peso maior.

Fonte: Post retirado do site Rotas da Liberdade.