Resultados 1 a 2 de 2
  1. #1
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Brazil, SC
    Posts
    219

    Moto e frio tem que saber usar!

    O frio está ai! Cada vez mais intenso e diversas regiões do país já tiveram uma prévia de que essa estação está sendo extremamente fria. Com a chegada das baixas temperaturas, existem os motociclistas que ignoram o clima adverso e continuam, sem maiores problemas, utilizando sua motocicleta. Veja como driblar o frio e sentir-se confortável e seguro para pilotar sua moto por ruas, avenidas ou estradas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	215
Tamanho: 	78,5 KB
ID:      	18240

    Como tudo nessa vida, depende da ótica, o lado bom do inverno é que você vai gostar de se aquecer e ficar seguro, usando a bota certa, calça, jaqueta as luvas e o capacete. É necessário estar bem aquecido, pois a sensação térmica quando se está andando de moto é sempre menor, graças ao vento sentimos mais frio. Por isso antes de pegar a estrada, vista várias camadas de roupa e não deixe de colocar a segunda pele.

    O ar gelado em contato com o corpo humano por longos períodos traz uma série de malefícios. O primeiro sintoma de excesso de vento gelado é a lentidão nas respostas do corpo, como mexer as mãos e pés, prejudicando assim a pilotagem. Isso se dá ao fato de o corpo não “gerar” calor suficiente para manter os membros do corpo com temperatura estável. “A exposição da pessoa ao ar gelado pode provocar crises de rinite e sinusite, mas outro fator a ser considerado é a poluição do ar. O ar poluído traz, a longo prazo, complicações no quadro respiratório, como bronquite”, explicou a pneumologista Simy Nahon Casarini.

    Mantenha-se aquecido!

    Pilotar bem equipado é mais que uma obrigação. Um ponto positivo para os brasileiros é que a maioria dos equipamentos de segurança são fabricados por marcas européias, onde o inverno é rigoroso e as marcas investem em itens para minimizar o frio. Jaquetas com forro e gola alta, fecho no punho e ajustes nos braços e no corpo são alguns dos artifícios para as jaquetas. Entre as calças também existem opções com forro térmico e diversos ajustes para evitar o frio e o efeito “pára-quedas”, isto é, quando venta muito e as roupas incomodam a pilotagem.

    No mercado de equipamentos de segurança há também luvas de couro ou material sintético, ambas com opções de forro interno para maior conforto das mãos. Itens específicos como roupas térmicas (também conhecidas como segunda pele) protetores de pescoço e botas de cano alto também entram na lista de equipamentos para minimizar o frio.

    A motocicleta no combate ao frio!

    Até a nossa “queridinha” de duas rodas pode nos ajudar a combater o frio. Equipamentos como pára-brisa e protetores de mão tornam a vida dos motociclistas mais fácil durante as baixas temperaturas.

    Para proteger as partes mais sensíveis ao frio (ouvido, nariz e garganta) ‚ recomendável o uso de um capuz fechado, tipo balaclava, que deixa só os olhos de fora. Mas atenção, essas balaclavas têm como contraindicação a dificuldade em circular o ar e embaçar a viseira. Em baixa velocidade pode ser necessário manter a viseira parcialmente aberta.

    O casaco principal pode ser de material sintético como poliéster ou Gore-tex que podem substituir bem o couro. Mas, atenção, não exagere na quantidade de roupas para não perder os movimentos do corpo. A roupa deve proteger e não prender o motociclista.

    Outras preocupações com a baixa temperatura são:

    - Pneus e freios demoram mais para aquecer, portanto não force a barra nos primeiros quilômetros.

    - Você também demora mais para se sentir à vontade. Luvas muito grossas podem reduzir a sensibilidade das mãos e dificultar o acesso aos comandos da moto, inclusive do freio! Portanto, mantenha uma velocidade menor e maior distância para os outros veículos.

    - Os vidros dos carros também embaçam mais facilmente nesta época, por isso fique esperto e sinalize sempre sua posição. Em caso de dúvida, buzine!

    - Nada é tão ruim que não possa piorar. Frio com chuva é um tormento e a temperatura do corpo cai vertiginosamente. Tenha sempre a capa de chuva na mochila ou sob o banco.

    Agora devidamente aquecido, vale lembrar que os equipamentos de segurança no inverno são mais grossos e resistentes, assim o frio não tira a atenção e nem a sensibilidade do motociclista. Por causa da temperatura, aqueça o motor por três a cinco minutos antes de partir.

    Agora, bem agasalhado e com todas essas dicas você está pronto pra pegar a estrada.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	64
Tamanho: 	51,3 KB
ID:      	18241

  2. #2
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Posts
    298
    Tayná:

    Excelente texto!

    Acrescentaria:

    - Para a viseira não embaçar é só passar detergente líquido (neutro) por dentro (se estiver muto grosso, misturar um pouco de água), serve para veículos também.

    - Proteger os rins e a coluna pode ser feito utilizando uma daquelas faixas abdominais encontradas em farmácia com fecho de velcro e elástico (aliás, eu não viajo sem a minha - não compre daquelas que tem "ferrinhos" dentro, é fria!).

    Alexandre.

    :-)

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •