Página 1 de 8 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 74
    Data de Ingresso
    Jul 2013

Conhecendo Meu Estado o Paraná VFC Paraná

O Sonho
    Conhecer todas as 399 cidades deste meu estado, com minha companheira Sil estamos casados à 20 anos, e minha “Outra” a Gorducha uma DL 650, empreitada difícil mas penso que será muito gratificante, sem pensar muito nós conhecemos uma infinidades de lugares mas nossa região quase nunca.

Quando tomei conhecimento na realidade ouvi falar dos Fazedores de Chuva, não lembro bem faz algum tempo, sou sincero despertou-me algum interesse , após isso pesquisando vi que se tratavam de pessoas com uma coisa incomum “Viajar de Moto” daí pensei por que não? Li muito acompanhei as viagens e apesar de não ser nenhum expert no assunto, pensei.
    Algum dia farei uma destas viagens, então peço licença aos Fazedores de Chuva para começar o meu desafio que é de Valente Fazedor de Chuva conhecendo meu estado o Paraná, pensei muito e já fiz algumas viagens mas nenhuma desta envergadura, começo este ano ainda de 2013, são 399 municipios então resolvi dividir em 10 etapas, seriam mais exatos 10 regiões turísticas que são:

• Rotas do Pinhão - Curitiba e Região Metropolitana
    • Litoral do Paraná
    • Campos Gerais do Paraná
    • Terra dos Pinheirais - Centro-sul do Paraná
    • Estradas e Caminhos - Centro do Paraná
    • Corredores das Águas - Noroeste do Paraná
    • Norte do Paraná
    • Riquezas do Oeste - Paraná
    • Vales do Iguaçu - Sudoeste do Paraná
    • Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago Itaipu

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mapaturistico.jpg
Visualizações:	818
Tamanho: 	56,2 KB
ID:      	18214

Acho que um desafio deste porte demanda tempo, achei a proposta muito legal quanto a fotografar as Prefeituras e conhecer um pouco mais das cidades sua cultura origem e etc.

Então Fazedores de Chuva começo este desafio este mês ainda, quanto tempo vai levar, só Deus Sabe mas perseverança isto não me falta, grandes sonhos grandes conquistas.

Paraná
    O Paraná é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na região Sul do país e tem como limites São Paulo (a norte e leste), oceano Atlântico (leste), Santa Catarina (sul), Argentina (sudoeste), Paraguai (oeste) e Mato Grosso do Sul (noroeste). Ocupa uma área de 199.314 km², pouco maior que o Senegal.
    Sua capital é Curitiba e outros importantes municípios são Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, São José dos Pinhais, Guarapuava, Paranaguá, Apucarana.
    O Paraná é o quinto estado mais rico do Brasil, está atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O Paraná apresenta uma estreita planície no litoral, e a serra do Mar é a borda dos Planaltos e Serras de Leste-Sudeste. Após a Depressão Periférica, no centro-leste do estado, surgem os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.
    Os rios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná drenam a quase totalidade do estado. Os principais cursos d'água são, além do próprio rio Paraná, o Paranapanema, o Iguaçu, o Tibagi o Ivaí e o Piquiri.
    Cultura
    É muito rica, justamente por ter recebido a contribuição dos portugueses e espanhóis; dos africanos e indígenas; dos imigrantes italianos, alemães, holandeses, poloneses, ucranianos, japoneses, árabes, coreanos, chineses e búlgaros; dos gaúchos, catarinenses, mineiros, baianos e nordestinos.
    Bibliotecas A Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba (PR), é a maior e mais completa biblioteca do estado em número de acervos bibliográficos.As mais completas bibliotecas estão em Curitiba: a Biblioteca Pública do Paraná, a Biblioteca do Museu Paranaense, as bibliotecas da Faculdade de Direito, da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná e a da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica do Paraná.
    Museus O Paraná tem 51 museus. Na capital, o Museu Paranaense, o mais importante de todos os museus do estado, guarda objetos de arte antiga e peças indígenas; o Museu David Carneiro tem documentos históricos, artísticos e arqueológicos; o Museu Guido Viaro, o Museu Oscar Niemeyer, e o Museu Alfredo Andersen contém telas de pintores famosos e objetos de arte; o Museu da Imagem e do Som guarda depoimentos de diversas pessoas ligadas à vida artística. Em Paranaguá está o Museu de Arqueologia e Artes Populares, da Universidade Federal do Paraná, e no município da Lapa, o Museu das Armas. Na cidade de Londrina se encontram o Museu Histórico de Londrina e o Museu de Arte de Londrina. Em Ponta Grossa encontra-se o Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa(UEPG). Em Cascavel o Museu de Artes de Cascavel e Museu da Imagem e do Som de Cascavel. Em Guarapuava, dentre os principais, encontra-se o Museu da Imigração Suábia, que conta imigração suábia no distrito de Entre Rios, o Museu Municipal Visconde de Guarapuava, que conta a história da cidade e do período Imperial Brasileiro e o Museu de Ciências Naturais da Unicentro, que descreve os ecossistemas terrestres.
    Turismo
    O Paraná é um dos estados que tem um grande número de parques nacionais, destacando-se o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional do Superagui. Foz do Iguaçu com cerca de 250 quedas-d'águas e 75 metros de altura, é conhecida internacionalmente. A Garganta do Diabo é uma das atrações do maior conjunto de cataratas do mundo.

Assim que der o "Start" posto as fotos já estou com as rotas prontas para o inicio da empreitada

E gostaria de mandar um abraço ao Gubert que também me inspirou a iniciar esta empreitada , estou torcendo pela sua empreitada também abraço.
    Última edição por Junior_Bala; 03-07-13 às 19:11.

Data de Ingresso
    Apr 2013
    Junior_Bala!:

Na década de 70 do século passado, lá em Itaiacoca (um Distrito de Ponta Grossa-PR) houve muita movimentação de terra, uns diziam que era para achar diamantes, outros para construir um aeroporto e, hoje, eu creio que foi mesmo para tirar urânio de lá.

Itaiacoca é terra do cal como o próprio nome tupi-guarani relata ("Itaia"=pedra, "Coca"=branca).

Foi colônia de polacos a partir de 1870, lá passei muitas férias de julho onde vi geadas (está a mais de 1.000m de altitude) e uma vez neve.

Lugar interessante de você passar, é só uma dica que este velho que mora em Goiás hoje em dia, com cinquenta anos de idade lhe dá.

Não esqueça e parar em algum mercadinho e experimentar o "salame rosa" que é (ou era) produzido por lá.

Bração aí, boa empreitada!

Alexandre.

:-)

Data de Ingresso
    Jul 2013
    Com certeza Itaiacoca depois de uma dica dessas já esta na programação quanto ao salame aguarde as fotos valew

Data de Ingresso
    Mar 2011
    FC Junior Bala, que prazer te ter aqui no território dos Fazedores de Chuva.

Nome mais apropriado impossível, Bala, pois com ela fizeste uma apresentação de gala dos teus projetos, da tua vida e com muita propriedade, sobre o estado do Paraná, esta maravilha de vizinho e orgulho do nosso país em tantas áreas, especialmente na educação do seu povo. Aí creio estar sintetizada a pujança do Paraná!

Muito bacana esta divisão turística do estado e procure saber a respeito dos livretos com as informações sobre as cidades pertencentes a cada área.

Desejamos ardentemente muito sucesso e ansiosos ficamos no aguardo da tua partida para conhecer esta terra através da tua ótica e agoniados para transferir esta aventura prestes a ser iniciada para o seu devido lugar; Almas Inquietas.

Não nos segure muito tempo e dê a partida logo para que possamos viajar contigo!

Será maravilhoso mergulhar nesta insanidade contagiante e quem sabe não façam, tu e o Gubert, uma perna juntos?
    Última edição por Dolor; 04-07-13 às 08:35.

Data de Ingresso
    Jul 2013
    Dolor muito obrigado pela acolhida neste lugar que contagia e aquieta a nossa alma podemos dizer indomável , estarei começando ate o fim de julho quase tendo uma crise de ansiedade para Startar este audacioso projeto , agradeco mais uma vez pela acolhida e se der faremos uma ou duas ou ate mais pernas juntos com o Gubert .

Data de Ingresso
    Apr 2013
    Junior_Bala:

Pode crer que o que eu falo aqui, eu vivi, são coisas que existem, você não se arrependerá.

:-)

Data de Ingresso
    Jul 2013

Inicio

Bom dia Fazedores de Chuva ,resolvi começar meu desafio pela Rota do Pinhão no dia de meu aniversário hoje isto traz para mim um significado muito especial de inicio de novas etapas, nada melhor que um dia desses para se iniciar tamanho projeto, obrigado a todos que me inspiram.

Dia 06-07
    01 de 399 Pinhais

Nome:	         Pinhais.jpg
Visualizações:	571
Tamanho: 	97,0 KB
ID:      	18297

Antiga Estação Ferroviária Data Desconhecida

Nome:	         Pinhais_Estação_Rodoviária.jpg
Visualizações:	985
Tamanho: 	89,1 KB
ID:      	18306

Pinhais é um município brasileiro do estado do Paraná, localiza-se na Região Metropolitana de Curitiba. Tornou-se oficialmente um município em 1992, quando emancipou-se do município de Piraquara. Mesmo sendo o menor dos 399 municípios paranaenses,5 em área territorial, com 60,92 km², figura entre as 14 cidades mais populosas do estado, com uma população de 117.166 hab, segundo dados do IBGE-2010.6
    No cenário regional destaca-se por abrigar o Autódromo Internacional de Curitiba, o Expotrade
    O termo "Pinhais" provém da palavra pinus, porque durante seus primeiros anos, a região abrangia uma grande quantidade de pinheiros.8 A palavra 'pinha', descende do latim e significa pinus, como é chamado os pinheiros. Durante o início da povoação, Pinhais abrangia uma enorme quantidade de Pinheiros-do-Paraná (Araucaria angustifolia), árvore símbolo do estado paranaense.8 As criaturas responsáveis pela disseminação, ou seja, da plantação destas árvores são as gralhas-azuis, que ao alimentarem-se de pinhões acabam por semear a semente. A gralha-azul tornou-se um símbolo municipal sendo até mesmo citada no hino municipal de Pinhais.9 As araucárias foram empregadas na bandeira e no brasão do município.

Dia 06-07
    02 de 399 Piraquara

Nome:	         Piraquara.jpg
Visualizações:	571
Tamanho: 	93,7 KB
ID:      	18298

Nome:	         Portal-Piraquara.jpg
Visualizações:	579
Tamanho: 	93,0 KB
ID:      	18299

Piraquara é um município da Grande Curitiba, no estado do Paraná, no Brasil. Sua população, segundo a contagem realizada em 2010 pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 93 279 habitantes.
    Piraquara, com seus mananciais, é área de proteção ambiental e responsável por cinquenta por cento do abastecimento de água da grande Curitiba. Atualmente, abriga o maior complexo penitenciário do Paraná. O aniversário da cidade é em 29 de janeiro e seu padroeiro é Senhor Bom Jesus dos Passos. Piraquara realiza ainda, uma vez por ano, a Festa do Carneiro no Rolete.
    "Piraquara", segundo Silveira Bueno e Eduardo de Almeida Navarro, é um vocábulo indígena que significa "toca dos peixes". Do tupi pirá: peixe e kûara, buraco, cova, cavidade, esconderijo7 . Outra interpretação traduz como "comedor de peixe", isto é, "pescador". De pirá: peixe; e guara: comedor.

Dizem que no século dezenove havia um preconceito absurdo contra os leprosos . Por isto a cidade de Curitiba , *naquela época , *colocava os doentes de hanseníase num local afastado , *bem na distante *região metropolitana .
    Em um certo tempo aquele local recebeu o apelido de Colônia São Roque , em homenagem ao santo que dedicou a sua vida para cuidar dos leprosos .
    Um certo dia , naquele local , *uma menina portadora de hanseníase foi chorar em frente a um lago .
    Lá ela viu um peixe encantado e desabafou deste jeito :
    - Minha pele cai demais . Ás vezes me sinto cheia de escamas como você , peixe *. Pois é como se eu não tivesse pele , apenas escamas .
    Então o peixe comentou :
    - Não fique triste , garota .
    - Perante aos outros animais terrestres , ás vezes me sinto discriminado como você . Afinal meu corpo é coberto de escamas . Mesmo assim eu sei que não sou nem superior e nem inferior aos outros animais , pois tenho a consciência que sou apenas diferente .
    - Além disto , tenho uma novidade para você : a partir de hoje , este lugar terá um nome especial . Pois *ele se chamará Piraquara , que significa em tupi – guarani : a toca do peixe .
    Depois de escutar este comentário do animal , a menina entrou no rio para se refrescar e se transformou num lindo peixe com brilhantes escamas douradas .

Igreja de Bom Jesus dos Passos; em 1898, a Baronesa do Cerro Azul doou a imagem do padroeiro

Nome:	         462px-IgrejaMatrizPiraquara.jpg
Visualizações:	658
Tamanho: 	65,6 KB
ID:      	18300

Antiga estação ferroviária

Nome:	         EstacaoFerroviariaPiraquaraPR.jpg
Visualizações:	660
Tamanho: 	69,2 KB
ID:      	18301

O mineiro Manoel Picam de Carvalho, um dos pioneiros da colonização do município de Araucária, acompanhando as lutas pela procura do ouro no planalto curitibano, fundou, por volta de 1700, uma fazenda, formando um pequeno arraial de mineração no local onde, hoje, se encontra o município de Piraquara. Em 1731, Manoel Picam de Carvalho vendeu a sua fazenda a Antônio Esteves Freire e a dona Isabel da Serra, sua sogra. Nessa época, além da fazenda já referida, havia outras nas vizinhanças que, em conjunto, formavam um povoamento que recebeu a denominação de Piraquara.
    Em 1885, a povoação foi elevada a freguesia, com a denominação de Senhor Bom Jesus de Piraquara. Em 1890, passou à condição de vila, desmembrada de São José dos Pinhais e com a nova denominação de "Deodoro" em homenagem ao marechal Manoel Deodoro da Fonseca. Ainda em 1890, foi criado o município, com sede na Vila Deodoro, o qual voltou a denominar-se Piraquara em 1929.

Nos últimos anos a cidade tem investido no turismo de aventura e no agroturismo, além de fazer parte da Rota do Pinhão.

Nome:	         ArmazemPiraquaraPR.jpg
Visualizações:	709
Tamanho: 	85,9 KB
ID:      	18302

Centro Histórico
    No Centro Histórico de piraquara, é possível se conhecer as antigas casas dos operários da estrada de ferro que corta o Centro da cidade, além dos antigos prédios como o Armazém, o Casario, a antiga Prefeitura e a Igreja Matriz.
    Circuito Trentino

Festa do Carneiro no Rolete
    Evento que ocorre na Colônia Santa Maria do Novo Tirol, o almoço oferece pratos típicos como paleta, linguiça, risoto e sanduíche com hambúrguer de carne de carneiro. À tarde, é oferecido café colonial. Uma missa na Igreja Nossa Senhora da Assunção também faz parte da festa, além de shows com músicos locais e feira de produtos como queijo, linguiça, vinho, mel, conservas, geleias e sucos.
    Baile do Pato
    Esta casa de baile foi criada em 1958 por Heinrich de Souza. Tem esse nome devido à comida servida: pato assado. Heinrich, descendente de alemães, era conhecido como Seu Souza e faleceu em 2002. A posse da casa passou então a seus sobrinhos. Na Região metropolitana de Curitiba da década de 1980, os bailes ali realizados tinham grande afluxo de público, podendo ser considerados uma típica manifestação cultural de então, que persiste nos dias de hoje.

Dia 06-07
    03 de 399 Quatro Barras

Nome:	         Quatro-Barras.jpg
Visualizações:	577
Tamanho: 	98,4 KB
ID:      	18303

Quatro Barras é um município brasileiro do estado do Paraná, região Sul do Brasil.
    Por este município passa a estrada da Graciosa, antigo caminho para o litoral paranaense e rota dos tropeiros, que atravessa a Serra do Mar no trecho mais preservado de Mata Atlântica do país, além do Morro do Anhangava, conhecido pelos montanhistas e muito usado na prática da escalada.

Nome:	         451px-IgrejaQuatroBarrasPR.JPG
Visualizações:	608
Tamanho: 	43,4 KB
ID:      	18304

Ao tempo de Gabriel de Lara, o Capitão Povoador e senhor de Paranaguá, várias bandeiras exploradora saíam do litoral em direção ao planalto em busca de ouro e da preia ao gentio. Em 1661 Balthazar Carrasco dos Reis se estabelece no planalto curitibano e as bandeiras continuam, com muita gente ficando na região e ajudando a formar alguns arraiais, sendo alguns provisórios e outros estáveis, notadamente nas proximidades do Arraial Queimado (hoje Bocaiuva do Sul), Borda do Campo e Arraial Grande.

Avenida Dom Pedro II, que dá acesso ao centro da cidade.
    Fato icônico do município foi a passagem de Dom Pedro II pelo município, em 1880. Consta que o imperador do Brasil trilhou a Estrada da Graciosa rumo a Curitiba, e no caminho descansou debaixo de um pinheiro-do-paraná. Tal momento foi retratado pelo artista José Demeterco na tela Pinheiro histórico de Dom Pedro II, e atualmente a principal avenida da cidade leva o nome do imperador, como homenagem.
    Em 25 de fevereiro de 1892, por ato do novo governo republicano foi referendado o Distrito Policial de Quatro Barras.

Nome:	         Avenida-QuatroBarrasPR.jpg
Visualizações:	534
Tamanho: 	33,8 KB
ID:      	18305

Situada em região serrana, Quatro Barras conta com mais de 42% de seu território preservado e possui inúmeros atrativos naturais e históricos, dentre os quais podemos destacar:
    Caminho do Itupava
    Originário de antigas trilhas indígenas, é o caminho mais antigo conhecido do Paraná. Foi uma das principais vias de comunicação entre o primeiro planalto paranaense e a planície litorânea, desde o século XVII até a conclusão da Estrada da Graciosa em 1873 e a efetivação da Estrada de Ferro Curitiba - Paranaguá em 1885. São 22 quilômetros de extensão que ligam o município a Morretes. Quase todo o percurso é pavimentado com pedras, colocadas por escravos entre os anos de 1625 e 1654. É considerado um sítio arqueológico em plena Mata Atlântica. O Caminho do Itupava é uma trilha cercada de belezas naturais e históricas, cruzando rios, cercado de vales verdes e montanhas.

Pórtico no início da Estrada da Graciosa.

Nome:	         800px-Estrada_da_Graciosa.jpg
Visualizações:	558
Tamanho: 	70,0 KB
ID:      	18307
    Estrada da Graciosa
    Estrada sinuosa que atravessa a Serra do Mar ligando a Grande Curitiba a Antonina e Morretes. É um caminho histórico que foi utilizado por aproximadamente 200 anos antes do início da construção da estrada, por índios, jesuítas e pelos primeiros colonizadores, no século XVII. Foi a primeira via carroçável do estado, construída entre 1854 e 1873. Sua importância histórica se confunde com início do desenvolvimento do Estado, por onde circulava o fluxo econômico da época, já que era o principal acesso entre Curitiba e o litoral.
    Morro do Anhangava

Nome:	         Mais_probl_1892009_47233.jpg
Visualizações:	653
Tamanho: 	51,4 KB
ID:      	18308

Com mais de 1.400m de altura, seu cume pode ser atingido por uma trilha em meio à densa vegetação. Procurado por praticantes de esportes de voo, caminhada e escaladas, o Morro do Anhangava é considerado o melhor campo-escola do Brasil.

Total de Kms Hoje 79.9 Km de Anterior 0 km

Nome:	         gps-06-07.jpg
Visualizações:	469
Tamanho: 	92,0 KB
ID:      	18309
    Última edição por Junior_Bala; 06-07-13 às 13:09.

Data de Ingresso
    Jul 2013
    Lendas de Quatro Barras

Lenda do Caipora do Morro do Anhangava

Na década de 50, no alto do morro do Anhangava localizado na cidade de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, morava uma família com sete filhos num sítio afastado. Há lendas que dizem o sétimo filho sempre pode virar um monstro como vampiro ou lobisomem. Já, outros mitos falam que o sétimo bebê sempre nasce com poderes sobrenaturais.
    O interessante é que Astrogildo, o sétimo filho daquela família, era considerado um ser estranho desde criança. Pois, logo na meninice já adotou o hábito de fumar. Este garoto era tão viciado em cigarro caipira que fumava até dez por dia.
    Quando chegou na puberdade, Astrogildo notou que seus pelos das axilas eram diferente. Pois, eles mudavam de cor e cheiro conforme a Lua. Não adiantava o moço raspá-los, pois seus pelos sempre voltavam maiores e mais grossos no dia seguinte. Por gostar de fumar, exageradamente, e pelo fato de possuir pelos enormes em suas axilas, Astrogildo foi apelidado de: O Caipora do Morro.
    O tempo passou, os irmãos deste rapaz casaram e seus pais morreram. Desta maneira, o pobre ficou sozinho na chácara cuidando da criação de animas e da plantação de fumo.
    O problema é que anos depois, o tempo ruim destruiu a lavoura deste homem. Assim, ele ficou maluco, pois não tinha mais tabaco para enrolar no cigarro de palha e muito menos dinheiro para comprar cigarro comum.
    Deste jeito, o moço tentou pedir tabaco emprestado para os vizinhos, mas ninguém tinha por causa da crise da lavoura.
    Então, desesperado por causa do vício, Astrogildo arrancou alguns pelos do seu sovaco, enrolou na palha e fumou. Logo, na primeira tragada, ele viu discos-voadores pelo céu pousando no alto do morro.
    Desta maneira, toda a vez que este rapaz fumava os pelos de suas axilas, ele via discos-voadores.
    Por isto, ele decidiu procurar a cigana Rúbia, a curandeira da região. Chegando lá, o moço explicou a situação. Então, a vidente falou que ele tinha poderes sobrenaturais e que deveria usar os pelos de suas axilas para ajudar nas curas das pessoas. Além de, realmente, existem extraterrestres perdidos no morro do Anhangava.
    Por isto, conforme a lenda, até hoje esta montanha tem o poder de facilitar o contato com os OVNIS.

Data de Ingresso
    Mar 2011
    FC Junior Bala, foi com uma alegria imensa que o teu tópico, "Conhecendo Meu Estado o Paraná VFC Paraná"foi para o seu devido lugar, Almas Inquietas, onde poderemos te acompanhar ao mesmo tempo em que aquietas a tua alma, nos proporcionando uma visão muito particular do Paraná, com estas histórias tão bem contadas e ricas nas imagens.

Parabéns FC Junior Bala pelo teu aniversário e pela oportunidade que nos foi concedida de celebrarmos esta data, na tua garupa, visitando as cidades da Rota do Pinhão.

Um privilégio para todos nós!

Data de Ingresso
    Jul 2013
    Eu que agradeço este espaço o qual podemos compartilhar nossos sonhos mais uma vez , obrigado

Página 1 de 8 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem