-
FC Dolor
Obrigado mais uma vez pelo apoio, e pela honra também de agora oficialmente me tornar uma Alma Inquieta!
Esse final de semana foi mesmo um divisor de águas, e tudo em uma "pancada" só, que me fez ter a sensação de enfim ser o prenúncio do fim de um período de mar turbulento (mudança, adaptação, acidente), e onde tudo indica que nos próximos dias estarei navegando em mares mais calmos, e poderei tocar em frente com minhas coisas com um pouco mais de tranquilidade.
Quanto às minhas visitas...diz o ditado que família não se escolhe, mas complemento dizendo que mesmo que se escolhesse, a escolha não seria diferente. Graças ao esforço de nosso falecido pai (esse não podia ver um feriadinho na agenda que já queria colocar o carro na estrada) e também de nossa mãe aprendemos a nos esforçar para conquistar as coisas. Sinceramente não tenho palavras pra agradecer esse cara aí (meu irmão), que entre tantas outras coisas que já buscamos e pelas quais já passamos, encarou pela primeira vez estes 720 km de distância só para me entregar novamente a Pretinha. E gostou da brincadeira hahahaha acho que logo teremos um outro motociclista nas estradas por aí, e quem sabe futuramente mais um aspirante a FC? (Ele queria já parar nas cidades que passou de SC para fazer os registros do desafio hehehe). E mais alguns novos moradores também para essas bandas? (não queriam ir embora de jeito nenhum heheheh). Pelo menos uma semente já está plantada: enquanto fiquei de molho e depois vim para cá, deixei a moto com ele para usá-la, e nesse meio tempo seu filho (consequentemente meu sobrinho) Vinicius, de 7 anos, só quis saber de ir pra escola de moto hehehe (por mais que seja alguns poucos quarteirões devo imaginar o gosto que o moleque pegou) auhahuauh.
Bom, que venha o próximo final de semana, e mais algumas cidades e quilômetros por aí!!
Última edição por Allan Gustavo; 29-09-15 às 11:11.
-
Salve fazedores de chuva!!
Hoje dei mais um passo em meu desafio, já que havia a disponibilidade (nem sempre haverá, então bora aproveitar), portanto acabei fazendo um tiro curto de cerca de 4 horas... mas vamos aos registros:
Saí por volta de 09:30 da manhã, e aliás que diferença o trânsito da rodovia Oswaldo Reis. Durante a semana eu enfrento os horários de pico, e hoje esta calmaria, mas vamos lá. Sai de Itajaí pelo trevo da Rod. Jorge Lacerda, e tomei a BR-101 no sentido norte. Após passar por Barra Velha, logo estava em meu primeiro destino.
2/295 - São João do Itaperiú

Pequena cidade localizada a menos de 10 km da BR-101, seu nome teve origem no santo padroeiro da cidade (São João Batista) e também tem origem indígena (Itaperiú em guarani significa "pedra em parte baixa de um terreno alagado pelas águas de um rio em forma de U". Gostei bastante das paisagens rurais que circundam a cidade (curto bastante este tipo de paisagem).
Voltando em direção ao litoral, nem precisei entrar na BR, e logo estava no destino seguinte.
3/295 - Barra Velha

Barra Velha é um belo balneário localizado no litoral norte de SC. Para quem vem pela BR-101 sentido Sul, a cidade situa-se onde há o cartão de visitas do mar, pois neste sentido é a primeira cidade onde se tem vista do mar. Destino muito procurado na temporada, possui 20 km de praias, além da Lagoa de Barra Velha, propícia para esportes aquáticos.
Arrumei um tempinho para subir no Morro do Cristo, onde fui presenteado com esta bela imagem da Lagoa e do mar

Sai até meio desnorteado desta cidade, tamanha a beleza proporcionada, mesmo que o dia não estava ensolarado. Como é Bela esta Santa & Bela Catarina, visitando a terceira cidade já fico imaginando o que encontrarei nas 292 cidades restantes.
Descendo mais um pouco a BR-101, os golfinhos já estão a postos para recepcionar na próxima parada:

4/295 - Balneário Piçarras

Aqui nesta cidade acabei penando um pouco para encontrar a prefeitura, ainda mais que o prédio não possui muita identificação, mas nada como o bom e velho (nem tão velho) GPS para nos auxiliar.
Balneário Piçarras é outro destino muito procurado por veranistas, devido as suas praias e sua tranquilidade. A praia principal sofreu um pouco com a erosão nos últimos anos, mas o problema foi resolvido. Este fato inclusive fez o jornal "peixeiro" DIARINHO a tratá-la como a "Capital da Praia sem Praia" hehehe. Piadas a parte, este é um belo balneário.
Parei na Barra do rio Piçarras para algumas fotos, e como sempre, seja nos trapiches, molhes, até mesmo em pontes, o pessoal tudo pescando. Nunca fui bom de pescaria (na verdade, acho que nunca fui a uma pescaria), estou vendo que logo logo terei que aprender, acho bacana ver o pessoal pescando.

Eta pescaria boa!!
Atravessando a ponte sobre o rio Piçarras chego ao próximo destino:

5/295 - Penha

Penha é outro destino disputado no litoral Norte catarinense. Com uma população descendente de Açorianos, a culinária típica portuguesa é um dos atrativos da Capital do Marisco, além de suas belezas naturais. E outro grande atrativo turístico da cidade é o parque temático Beto Carrero World. Como estava passando ali, de bobeira, sem fazer nada, não podia deixar de registrar:

Seguindo paralelamente do mar, chego ao último destino do dia:

6/295 - Navegantes

Já no "quintal" de casa, Navegantes é uma cidade de grande expansão econômica nos últimos anos, dado à facilidade de acesso marítima (porto de Navegantes), aérea (Aeroporto) e terrestre (BR-101 e BR-470).
Na divisa com Penha fica a praia do Gravatá, que prainha bonita e tranquila! Melhor do que isso é a vista, com Navegantes em primeiro plano, Itajaí em segundo plano, e Balneário Camboriú bem longe (pena que minha câmera não seja tão boa).

Aproveitando a visita, fui também ao Farol da Barra, onde se tem uma bela vista da cidade de Itajaí e da foz do rio Itajaí-Açu.

E, ao final desta jornada, bastou atravessar o rio de ferry-boat, e retornar para a humilde residência, não sem antes fazer os últimos registros da bela Itajaí:

-
Depois deste tiro curto extremamente agradável e que deixou aquele gostinho de "quero mais", vamos à contabilidade e os trajetos:

Km final, 131,5 kms rodados

Trajeto realizado no dia

Falta tinta, ou melhor muito chão ainda, mas vou conseguir terminar de preencher esse mapa!!
6 cidades visitadas.
149,5 km rodados.
Não sei quando será o próximo "tiro", mas uma coisa é certa, continuarei buscando fazer "o que Qualquer um pode fazer, porém poucos o fazem..."
Até!!
-
Salve meus amigos FC!
Ontem, aproveitando-me do fato de ter um dia nem tão frio como os que tivemos na semana que se passou, e também por conta do dia do motociclista, então nada melhor do que comemorar e cair na estrada cumprindo mais um percurso na caminhada rumo ao Valente Fazedor de Chuva SC. Foi uma caminhadinha de cerca de 8 horas, com várias surpresas agradáveis no meio do caminho, então vamos lá aos registros:
7/295 - Brusque

Sai de Itajaí pela Contorno Sul por volta das 08:30 hrs, rumo a cidade de Brusque. O céu azul me acompanhava, assim como o sol timidamente espantava o frio da semana, por mais que ele ainda persistisse em continuar presente. Havia lido no Diarinho sobre alguns pontos de desnível do asfalto na Rod. Antonio Heil, e sim eles estão presentes mesmo, então aos que circularem neste trecho fiquem de olho.
Chegando em Brusque, uma placa já me dava as boas vindas sobre o roteiro de hoje:

Às margens do rio Itajaí-Mirim, Brusque foi colonizada majoritariamente por alemães, fato presente na arquitetura, visível até mesmo em sua bela prefeitura municipal. Polo têxtil do estado, na entrada da cidade encontramos grandes lojas de moda e confecções.
Brusque é também terra da Fenarreco, uma das inúmeras festas de Outubro de nossa Santa & Bela Catarina.

Brusque
Andando mais um pouquinho logo chego à próxima cidade:
8/295 - Guabiruba

Também de colonização alemã, oriundos da região do Baden, Guabiruba é uma cidadezinha de cerca de 8.000 habitantes. No domingo haveria na cidade uma festa típica, a 9ª Stadtplatzfest (nessas horas que eu lembro do porquê do Humberto Gessinger nomear sua dupla com o Duca Leindecker de Pouca Vogal, é literalmente heheheh).
Saindo de Guabiruba volto a Brusque para tomar o caminho até a próxima cidade:
9/295 - Botuverá

O caminho até Botuverá é show de bola, vários contornos de serras, morros, até cada subida e descida surgem belas casinhas nos vales formados, sempre na companhia constante do rio Itajaí-Mirim.

Rio Itajaí-Mirim nas proximidades de Botuverá
Diz a história que os imigrantes colonizadores de Botuverá desceram pelo rio Itajaí-Mirim em balsas e canoas improvisadas, até chegarem na localidade que denominaram Porto Franco, por não estar suscetível às cheias do rio. Um potencial turístico da cidade é a Gruta de Botuverá.
Mais uma vez volto à Brusque, desta vez para seguir a caminho da Capital Catarinense do Turismo Religioso.
10/295 - Nova Trento

E mais uma vez que belo caminho, a todo momento me lembrava daquele ditado oriental, que diz "o que importa não é o objetivo, e sim o caminho percorrido para atingi-lo". A cada curva da estrada, que em alguns momentos deixava o asfalto e se tornava de pedras e paralelepípedos, me sentia na Europa (como se eu já a conhecesse heheheh longe disso).
Colonizada por italianos, Nova Trento é terra de Madre Paulina, canonizada como santa por conta de sua vida devotada à caridade, e um belo santuário indica a sua presença e sua importância para esta cidade.

Saindo de Nova Trento...
Menos de 10 quilômetros separam Nova Trento do próximo destino, a Capital Catarinense do Calçado:
11/295 - São João Batista

1ª Colônia italiana fundada no Brasil, São João Batista é voltada para os pés: sua produção e comercialização de calçados a torna o 3º Polo Calçadista do Brasil, atrás apenas de Franca/SP e Novo Hamburgo/RS.
Na companhia agora do rio Tijucas, me despeço temporariamente de São João Batista rumo a próxima cidade...
12/295 - Major Gercino

E mais uma vez (já está ficando repetitivo até), que belo caminho até Major Gercino, cruzando um vale por onde percorre o rio Tijucas. Uma tranquilidade só, totalmente o contrário de minha vida em Itajaí (cruzar Itajaí 6 horas da tarde está tenso heheh). E mais uma cidadezinha pacata, cercada de montes e morros de uma natureza exuberante.
Interessante também são as pontes de madeira para pedestre que cruzam o rio Tijucas no caminho...

Tranquilidade em Major Gercino
continua...
Última edição por Allan Gustavo; 29-09-15 às 11:10.
-
Continuando...
Depois de Major Gercino, hora de voltar rumo ao litoral...
Saindo de São João Batista, rodo pouco mais de 15 quilômetros para chegar ao próximo destino
13/295 - Canelinha

Conhecida como cidade das cerâmicas, Canelinha possui a maior pista de motocross da América Latina. Diz a lenda que o nome da cidade originou-se de uma árvore da família da Canela caída no rio Tijucas, que dificultava a passagem de embarcações no rio, e causava a fala "Cuidado com a Canelinha".
O trecho urbano da rodovia está bem castigado, merece maior atenção para quem passa por ali.
E neste sábado a cidade estava em festa, ou pelo menos a praça central, pois uma quermesse garantia a animação do local.

Aliás, um fato não mencionado aqui é a atuação como Fazedor de Chuva. É engraçado, você chega nas prefeituras o pessoal fica olhando, tipo pensando "o que esse maluco tá fazendo tirando foto na frente da prefeitura". Mas poucos saciam a curiosidade e vem perguntar. E é bem legal essa abordagem, aproveito para agradecer aqui todos os "cuidado!", "boa sorte", e demais palavras que tenho recebido até aqui.
Bom, saindo de Canelinha rapidamente já chego a Tijucas
14/295 - Tijucas

O padroeiro de Tijucas é São Sebastião, graças ao navegador italiano Sebastião Caboto, que em 1530, a serviço dos espanhóis, estava dando voltas pelo litoral de Santa Catarina e deparou-se com o rio Tijucas, ao qual atribuiu o nome do santo de sua devoção.
Segundo o jornal "peixeiro" DIARINHO, Tijucas é a Capital das Gaiolas e do Dedinho Torto. Por mais que ainda não entenda o porquê desses títulos, não deixa de ser cômico.
Na saída de Tijucas, uma parada para uma foto com nosso amigo Dino, na praça existente ao lado do rio Tijucas, próximo à saída para a BR-101.

Meu reencontro com a BR seria curto, pois logo a frente dobro a direita em direção ao próximo destino:
15/295 - Bombinhas

Desmembrada de Porto Belo em 1992, Bombinhas é um destino muitíssimo procurado na temporada de verão, Bombinhas possui paisagens cênicas. São várias e várias praias, todas bem conservadas, e um contato com a natureza enorme.
Bombinhas é também conhecida por ser a capital do Mergulho, graças a excelente qualidade e visibilidade de suas águas.
Em homenagem ao meu amigo Adílson (sogro do meu irmão), fui obrigado a dar uma esticada até Mariscal (praia pelo qual ele é apaixonado, é louco pra largar as coisas em Marília e vir pra cá). A vista que se tem na descida do morro é indescritível:

Voltando um pouco, mais um registro FC:
16/295 - Porto Belo

Ostentando o título de Capital Catarinense dos Transatlânticos, Porto Belo também é uma lindíssima cidade litorânea da chamada Costa Esmeralda. Graças a seu píer, recebe muitos cruzeiros marítimos no verão, movimentando a economia da cidade.
Fica nesta cidade também a Ilha de Porto Belo, outro destino muito procurado por turistas.

Litoral de Porto Belo, com a cidade de Itapema bem ao fundo.
E saindo de Porto Belo, o próximo destino é Itapema:
17/295 - Itapema

Colonizada por açorianos, Itapema é conhecida por ser a Capital Catarinense dos Ultraleves. Possui belas praias, inclusive a descida da BR-101 entre Balneário Camboriú e Itapema proporciona, na minha opinião, uma das mais belas paisagens do Litoral Catarinense.
Aqui foi engraçado também a reação do vigia, quando me viu chegando em frente a prefeitura e me posicionando para tirar foto, desta vez ele até saiu nela hahah.

Praia Central, com a Meia Praia ao fundo.
E por fim, já no "quintal" de casa, vamos ao último destino do dia:
18/295 - Camboriú

Conhecida como Capital do Mármore, Camboriú é uma cidade de grande potencial ecoturístico rural, graças às belezas do interior de seu município.
Para terminar o dia, nada como relaxar um pouco na praça das Figueiras, com essa bela vista a partir do centro da cidade:
-
Bom, depois dos relatos, a hora da contabilidade:

Km final do dia, 336,8 kms rodados

Trajeto realizado no dia

Opa, tá melhorando este mapa hein, essa mancha só tende a aumentar!!
18 cidades visitadas.
486,3 km rodados.

Um simples adesivo, e um significado enorme!
Já fico na expectativa do próximo giro, pois a alma ainda continua inquieta, e na cabeça sempre o lema: "Qualquer um pode fazer, porém poucos o fazem..."
Abraços!!
Última edição por Allan Gustavo; 28-07-13 às 15:18.
-
Salve FC!
Hoje dei mais um passo em relação ao objetivo de tornar-me um Valente Fazedor de Chuva. E fazendo jus à nomeação, quem esteve pelas estradas do médio vale do Itajaí foi realmente Fazedor de Chuva, ela esteve presente e me fez diminuir o número de cidades que pretendia visitar, mas tudo bem novos dias virão.
Tinha planejado visitar 12 cidades na região do médio Vale do Itajaí, mas por conta das previsões de tempo ruim para o sábado inteiro, juntamente com a disponibilidade curta para este fds acabei diminuindo para apenas 4 cidades, que acabou consumindo uma caminhadinha de 4 horas.
Por conta dos caminhos que tomei, acho que devo batizar a incursão de hoje como "Caminhos do Itajaí-Açu", companheiro de viagem no dia de hoje.
Sai de Itajaí/Balneário por volta das 8:30 hrs, saindo de Itajaí pelo acesso Norte (Cordeiros), e logo em seguida dobrei em direção ao Vale Europeu via BR-470. Sempre monitorando o tempo ao longe hahaha várias formações de nuvens mas nada de água por enquanto.
Não é necessário dizer a beleza das paisagens da região. Por mais que a BR esteja judiada, e que pelo tráfego torna-se necessária de fato a sua duplicação no trecho Navegantes/Indaial, que está em vias de acontecer, é meio duro aceitar que parte da beleza das paisagens deste vale será suprimida para a duplicação da rodovia. Mas são os ossos do ofício do progresso.
Próximo à entrada para Gaspar, novamente a placa de boas-vindas:

Chegando a Blumenau o tráfego na BR torna-se um pouco mais intenso, mas nada de preocupante. Sendo assim, logo chego ao primeiro destino do dia:
19/295 - Indaial

Conhecida como "Cidade das Flores e das Músicas", Indaial, de colonização europeia (alemães, italianos, poloneses), é uma das maiores cidades do Vale do Itajaí, com uma população de mais de 50 mil habitantes.
Neste relato acabei somente fazendo o registro das prefeituras, e não tirei fotos de locais das cidades por comodidade (e a preguiça de, com chuvisco intermitente, tirar a luva, encontrar a câmera, etc. hehehehe), mas na próxima vez que estiver no vale serei obrigado a fazer uma foto da ponte dos Arcos, belíssima paisagem.
Sem voltar para a BR-470, inicio o retorno ao litoral, sempre na companhia inseparável do velho rio Itajaí-Açu, desta vez ao lado esquerdo da rodovia. Logo chego ao destino mais esperado do dia:
20/295 - Blumenau

Conhecida pela influência alemã, presente nos costumes e na arquitetura da cidade, Blumenau figura como uma das mais importantes cidades da Santa & Bela Catarina. Às margens do rio Itajaí-Açu, a cidade tem a história marcada também por superações, devido às várias enchentes pelas quais passou, sendo as mais recentes em 1983, 1984, 2008 e 2011.
A superação está presente na Oktoberfest: a festa alemã foi criada logo após a enchente de 1984, como uma forma de motivar os moradores da cidade após as dificuldades enfrentadas, e se tornou a 2ª maior Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para a de Munique (Alemanha).
E Blumenau era o destino mais esperado do dia por isso: a vinda para a Oktoberfest 2011 foi o meu primeiro contato com Santa Catarina, então circular novamente na região próxima ao Villa Germânica e à área central do cidade me proporcionou boas lembranças daquela viagem. Além disso, Outubro está aí, e receberei visitas de minha terra natal rumo a Oktoberfest, então volta e meia durante a viagem me pegava cantarolando "Hallo Blumenau, bom dia Brasil", entre outras coisas mais que remetem à festa.
Na companhia do Itajaí-Açu, me despeço de Blumenau e rumo ao próximo destino:
21/295 - Gaspar

Porta de entrada do Vale Europeu via BR-470, Gaspar possui traços de sua colonização realizada por açorianos, alemães e italianos. Inserida no roteiro turístico chamado "Rota das Águas", possui vários parques aquáticos. Impressiona a bela vista que se tem da Igreja Matriz, tanto da BR-470 quanto do centro da cidade.
Terminando o roteiro do dia, tomo a rodovia Jorge Lacerda rumo a Itajaí, não sem antes realizar o último registro:
22/295 - Ilhota

A cidade de Ilhota tem o título de "Capital Catarinense da Moda Íntima e Moda Praia", trafegando pela rodovia Jorge Lacerda vemos várias lojas do tipo. A cidade foi colonizada por imigrantes belgas, sendo emancipada de Itajaí em 1958. Possui também várias belezas naturais, como o parque do Morro do Baú.
Na companhia de meu velho amigo, logo chego a Itajaí, onde entro pelo acesso norte também, e sigo acompanhado até a foz do rio Itajaí-Mirim, onde tomo meu rumo via centro da cidade e deixo ele seguir seu caminho rumo ao mar. Obrigado meu amigo, e te espero para as próximas jornadas ao longo de seu curso.
-
FC Allan, muito bom viajar contigo neste sábado chuvoso, de novo, pelo menos nesta parte de Santa Catarina.
Temos que complementar a "adesivagem" da tua moto com o adesivo dos Fazedores de Chuva.
Como estamos na mesma cidade, me telefona, 9159 8537, na segunda, para podermos nos encontrar e te fazer a entrega.
Parabéns pela disposição e coragem!
-
E pra finalizar, o balanço final do dia:

Km final do dia, 186,1 kms rodados

Trajeto realizado no dia

E a mancha aumenta mais um pouquinho!!
22 cidades visitadas.
672,4 km rodados.
O rolêzinho de hoje aquietou um pouco a alma inquieta, mas logo logo a necessidade voltará, aí a única forma de resolver será cair na estrada e fazer conforme manda o lema: "Qualquer um pode fazer, porém poucos o fazem..."
Abraços!!
Última edição por Allan Gustavo; 10-08-13 às 21:06.
-
GCFC Dolor
Opa...estamos aí! A vontade é sempre de mais e mais, ainda pareço estar em um clima de "lua de mel", tanto com a moto quanto com o estado. O duro é que esse fds a disponibilidade não era tanta, mas aos poucos estamos alcançando o objetivo. E é claro, também aproveitando os momentos únicos que o desafio proporciona.
É fato que a pretinha vai ficar impecável com um adesivo dos Fazedores de Chuva, então fique tranquilo que segunda feira com certeza te ligarei, para combinamos isso aí...
E mais uma vez eu que agradeço...da mesma forma que o VFC Jackson já levantou essa importante questão no relato de sua jornada "Coração Catarina", obrigado aos Fazedores por proporcionar estes desafios também aqui no Brasil e assim aguçar as Almas Inquietas que aqui residem...
Abçs!
Permissões de Postagem