Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Clima/tempo

Data de Ingresso
    Apr 2013

Clima/tempo

Muitos Fazedores de Chuva aqui já devem ter conhecimento de que sou Geógrafo (com CREA e tudo), o Joverany de Morrinhos-GO também é formado em Geografia. Somos Técnicos na área de computação e, "ratos" de internet além do mais importante, motociclistas.

Da última feita que ele esteve aqui em casa, conversamos sobre como explicar aos Fazedores de Chuva como se precaver de interpéries climáticas de forma simplificada.

Não chegamos a nenhuma conclusão visto que, repassar quatro anos de "clima/tempo" assimilados numa Universidade não é possível numa tacada só! Cálculos de padrão atmosférico linhas de convergência, altitudes do vento, predominância de padrões climáticos em cada região/época do ano é de lascar, podem crer.

Basicamente, "tempo" é aquilo que você está vendo na sua janela de casa ou do trabalho (o tempo pode estar quente, chuvoso, frio, etc.), "clima" é uma "coisa" obtida através de dados compilados ao longo dos anos. Por exemplo: sei que o clima é frio no inverno e quente no verão, é chuvoso no litoral durante o verão etc. .

Tentar entender o clima/tempo é uma das coisas que só com muita reza braba e paciência (talvez) se consiga um dia, ainda mais que de uns oito anos pra cá a coisa anda meio bagunçada, choveu em Anápolis-GO no mês de julho do ano passado! Kkkkkkkkkkkkkkkk!

Voltando ao "pé no chão", cada um conhece sua região daí que, como disse prô Joverany, é melhor a gente usar do empirismo:

"Na filosofia, empirismo é uma teoria do conhecimento que afirma que o conhecimento vem apenas ou principalmente, a partir da experiência sensorial.
    1 Um dos vários pontos de vista da epistemologia, o estudo do conhecimento humano, juntamente com o racionalismo, o idealismo e historicismo, o empirismo enfatiza o papel da experiência e da evidência, experiência sensorial, especialmente, na formação de ideias, sobre a noção de idéias inatas ou tradições;
    2 empiristas podem argumentar, porém, que as tradições (ou costumes) surgem devido às relações de experiências sensoriais anteriores.)".

Quando pretendo fazer alguma viagem vou direto no site do INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais), vou direto nas imagens de satélite, o Link está aqui:

http://satelite.cptec.inpe.br/home/

Vejam uma imagem de hoje, 23 de junho de 2013:

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	57
Tamanho: 	21,2 KB
ID:      	17823

Talvez apareçam duas, uma estava salva no meu computador e outra coloquei o link.

Nome:	         S11219808_201306231630.jpg
Visualizações:	32
Tamanho: 	52,5 KB
ID:      	17824

Basicamente, aqui no Brasil a predominância dos ventos é do Sul e, por força da rotação da Terra, de Leste (no litoral "de Leste durante o dia e de Oeste a noite" mas, basicamente sofremos essas duas influências acima citadas (Sul e Leste).

Se a imagem que coloquei "sair", vocês verão uma coisa rara, muito "vento" sobre toda a região Sudeste.

Vamos ao que interessa.

O INPE disponibiliza vários tipos de imagem de satélites diversos.

Vou sempre no GOES 12 que atualiza as imagens a cada 15 minutos, o GOES 13 atualiza a cada meia-hora e, volta e meia, na época de furacões nos EUA ele é reposicionado, perde algo de qualidade e muito de cobertura (apesar de que, as imagens geradas por ele são superiores - mas prefiro ficar com meu bom e velho "páu-prá-toda-obra" GOES 12 Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Quando abro a página cujo link inseri acima, vou direto no GOES 12, clico em "realçada" e vou direto na Região Sudeste pra sacar visualmente o que pode acontecer nas próximas 12 horas (é instintivo, podem crer, principalmente em período de chuva, eu consigo "mahomenos" dizer até que horas a chuva vai cair dado o tempo que vejo essas imagens).

Não é difícil.

Por exemplo, se você enxergar uma mancha azul com uma mancha cor-de-rosa e, dentro dessa mancha cor-de-rosa uma mancha branca, encomende uma missa para os que estão abaixo dessas características, pode crer que está rolando uma desgraça.

Bom, a "dica" é se acostumar, entrar no site do INPE todos os dias, conferir a imagem de satélite e, olhar pela janela, com o tempo você se entrosa com a coisa e não entrará em fria.

Tomara que esse post seja de ajuda a alguém, minha intenção é sempre dar suporte a quem precisar.

Aos Fazedores de Chuva que estão em outros países, recomendo os seguintes link's:

http://www.weather.com/maps/geograph...dex_large.html

http://www.goes.noaa.gov/

http://weather.msfc.nasa.gov/GOES/

Quando o INPE está fora do ar vou nesses aí mas, explicar o que procuro (e acho) nesses é coisa para várias linhas de texto chato bakarai! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bom, fico por aqui.

Bração aí.

Alexandre.

Data de Ingresso
    Mar 2011
    FC Proftel, muito interessante as tuas explicações a respeito do tempo, clima e previsões. Nunca havia, claro por ignorância, parado para analisar as colocações pontuais que fizeste e a partir de agora, vou "brincar" um pouquinho com tudo isto, lá dentro do campo da curiosidade.

A respeito do empirismo, a minha tradução seria mais ou menos esta:

" o diabo é diabo por ser velho e não por ser o diabo", certo?

Bom tempo pra vocês aí em cima, porque aqui embaixo, depois de uma semana com muita chuva, tivemos uma trégua neste final de semana, o suficiente para secar o guarda chuva e encarar...de novo...chuva.

Vamos virar pinguins!

Data de Ingresso
    Apr 2013
    Dolor:

Quando morava em Ubatuba-SP onde fiquei dois anos e meio por conta do serviço na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, conheci muitos marujos de Itajaí que aportavam lá.

Um cara nascido em São Vicente-SP (portanto "praiano" - como você) lê o tempo de outro jeito.

O tema desse post é alicerçar nosso empirismo com algo mais, imagens de satélite.

Quando a gente sabe o que está "vindo debaixo" fornecido por quem "está lá em cima" - no caso satélites - fica mais fácil.

Santa Catarina está debaixo d'água a uns quatro ou cinco anos, pelo que tenho visto, até "mofo" cria "mofo" sobreposto.

Uns trinta anos atrás quando comecei a acompanhar essas imagens de satélite que apareciam só em jornais, em preto e branco, o "destino" das Frentes Frias (muito concisas na época) era sempre passar por sobre a Região Sul, enveredar direto a Goiás e aí dissipar.

De uns oito anos pra cá a coisa mudou, as Frentes Frias "sobem", adentram a Região Sudeste e, "viram" para Leste na direção do Oceano Atlântico e, "voltam" por cima do Estado do Espírito Santo onde descarregam boa parte no Sul da Bahia, Norte de Minas Gerais e um pouco aqui em Goiás.

Dolor, pode crer que um monte de Geógrafos que mexem com Clima estão com a "pulga atrás da orelha" do porquê disso estar acontecendo.

Como bons funcionários públicos, eles não falam o que não sabem explicar.

De minha parte, não trabalho no INPE, sou concursado como Professor no Estado e no Município (o que me dá uma baita vantagem para soltar a língua dentro da mesma formação acadêmica) Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Não sou adepto das "Teorias da Conspiração" mas, "que há bruxas, há"

O Polo Norte está migrando violentamente rumo à Sibéria, isto é fato. O Sol está "esfriando", o máximo solar que deveria ocorrer em 2013 até agora não ocorreu, foi o contrário!

GCFC Bida e Maristela chegaram no Alaska com "sol de trópicos", fato raríssimo segundo esse link:

http://www.businessinsider.com/alaska-heat-wave-2013-6

Bom, melhor ficar por aqui, se divagar mais você me bloqueará da turma por ser chato demais Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Bração aí.

Alexandre.

:-)

Data de Ingresso
    Apr 2013
    Outra imagem do mesmo dia, cinco horas depois:

Nome:	         S11219808_201306232100.jpg
Visualizações:	133
Tamanho: 	47,7 KB
ID:      	17825

O canto superior direito de qualquer imagem mostra:

Ano, mês, dia e, HORA! GMT (hora do meridiano de Grenwitch - que fica na Inglaterra), portanto, vão se acostumando com, além das imagens, contar "fuso horário" Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

De boa!

Alexandre.

Data de Ingresso
    Apr 2013
    Dolor:

"Diabo" é "Diabo" e procuro ficar longe dele, pode ser velho ou de origem Kkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Estava ouvindo a patroa assistir a Record no quarto, aquela história do Sr. Percival, um engraxate no Aeroporto de Congonhas que trabalha lá a cincoenta anos e nunca tinha voado de avião, reportagem bonita.

Esse véim de certa feita engraxou meu coturno! Eu tava todo lascado, sujo de barro, passei por ele e ele me perguntou: Militar, vai graxa?

Olhei pra baixo, pés frios, falei pra ele: reserva meu lugar, vou dar um mijão.

Entrei no banheiro do Aeroporto, catei um monte de papel, encharquei, tirei o máximo que pude do barro que havia nos coturnos, voltei.

Um carinha tinha aparecido na mesma ora que voltei, o "veim" disse: "-ele tá na fila".

Sentei e, saí com o coturno engraxado de boa.

Eu volto naquela tecla de dizer que, quando a gente olha nos olhos de uma pessoa, vê a alma, talvez nem todos tenham esse dom.

Última edição por Proftel; 23-06-13 às 21:22.

Data de Ingresso
    Apr 2013
    Dalva e Duda aprovaram o Hino dos Fazedores de Chuva, fiquei meio assim por conta de ser um "cauntri" (sei lá como se escreve esse treco, na época da Ditadura a gente aprendia era francês Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk).

Imaginem a Celly Campello (podem crer que a dona não foi pra frente de tanto "y" e "l" no nome Kkkkkkkk) cantando "Fazedores de Chuva...." Fica branco como a neve.... etc. e talz Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Podería-mos fazer um "hino" dos Fazedores de Chuva "por Estado" !

Aqui fica o link da moça:

http://www.youtube.com/watch?v=K-FLU9AxXQE

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Boa tarde FC Proftel, prazer falar contigo,

Gostei muito de suas dicas e explicações.

Acessei o GOES 12, realçada do Sudeste, tudo indo às mil maravilhas, muito bem didática sua dica, só que eu me dei conta que tem uma tais de "cores" para analisar... aí ferrou tudo, pois sou daltônico, achar o rosa sobre o azul sobreposto com branco etc etc eu morri na praia. rssss Mas valeu, pois algumas cores eu vejo bem, mas os tons pastéis eu "viajo". rsss
    Vou seguir sua outra dica de ver o mapa do satélite e olhar na janela para me habituar com o significado de cada visual do satélite, muito inteligente e prática essa dica. Obrigado.

Abraços.

Data de Ingresso
    Apr 2013
    Gilmar Dessaune:

Gilberto, se você tem este DOM (sim, pra mim é um Dom - eu por exemplo não consigo ver as fotos em preto e branco do Sebastião Salgado), sugiro você fazer o mesmo procedimento e ir direto em "vapor d'água", um exemplo abaixo:

http://pocanga.cptec.inpe.br/reposit...1306270115.jpg

Na verdade é essa a imagem captada pelo satélite, as "cores" são inseridas através de programas que sobrepões "camadas" já conhecidas de temperatura na atmosfera.

Antigamente minha percepção era melhor justamente nessas imagens "originais", a gente vai ficando velho, se acomoda com a tecnologia e tem preguiça de pensar daí que, para mim hoje, é mais cômodo olhar as "coloridas realçadas".

Volto a repetir, veja a imagem e olhe pela janela, no seu caso a "original" pode te dar uma percepção até melhor que a minha (acomodada).

Bração aí.

Alexandre.

Permissões de Postagem