-
Nova Faixa de Retenção para Motos!
Para melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está testando uma nova sinalização horizontal que delimita uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas.

A sinalização está localizada entre a faixa de pedestres e os automóveis e demais veículos parados no vermelho do semáforo veicular, aguardando o mesmo se abrir.

Objetivos
Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.
Vale lembrar que essa sinalização é novidade no trânsito paulistano, mas já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais, atingindo atualmente 60 (sessenta) cruzamentos sinalizados. A autoridade de trânsito de Barcelona, onde as motos são 29% da frota de veículos, avalia que a área de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos daquela metrópole. A inovação da CET é atuar na segregação também para os ciclistas.


Pesquisa de percepção
A CET está analisando o comportamento dos usuários para saber se eles estão se adaptando bem à novidade. Numa avaliação preliminar, é possível afirmar que os motoristas estão respeitando bem a medida. Já os motociclistas e ciclistas ainda estão se adaptando à nova sinalização. Isso é natural neste primeiro momento, até que todos se acostumem com o projeto. A intenção da Companhia é expandir o bolsão para outros pontos da cidade, onde há grande concentração veicular, bem como de motos e ciclistas.
Também nessa fase inicial é importante frisar que as autuações não estão sendo registradas. Como já mencionado, trata-se de um trabalho piloto na área de Segurança Viária, portanto, os agentes da CET estão fazendo um trabalho educativo, orientando a todos.


A sinalização horizontal, que está em teste desde abril no Viaduto do Chá, no Centro da capital paulista, está posicionada entre a faixa de pedestres e os veículos parados. A área exclusiva funcionará em duas faixas da Av. Rebouças, ao lado do corredor de ônibus, que será preservado.
Última edição por Dolor; 13-06-13 às 22:32.
-
Fazedores, o problema do nosso país não é a falta nem a necessidade de novas leis ou regras, mas sim do cumprimento delas. Somos um país onde existem leis que "pegam" e outras que não.
Um verdadeiro absurdo!

Também um perigo, daqueles gigantescos, a forma como as motos são conduzidas nos trânsitos urbanos, com os malucos fazendo ultrapassagens pela direita, esquerda e centro, deixando os motoristas ou os condutores de motos, aqueles do gênero raro dos defensivos, serem surpreendidos a todo instante.
Hoje, quando piloto nas cidades, a minha preocupação maior é com a motos e começo a perceber um aumento significativo das mulheres pilotando especialmente as Biz, calçando saltos altos, daquele tipo muito alto, com bolsas nos guidões, ou pulsos, sacolas plásticas, muitas, enfim, um caos que nos fixa no terceiro mundo, infelizmente, sem muitas chances de ascensão.
Isto quando as motos não são transformadas em transportadoras!

E sem contar com as bicicletas...e nós no meio de tudo isto!
Agora, deixa ele atropelar a nossa moto ou o carro para ver o incômodo!
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum