Com cuidados simples, é possível diminuir o risco de acidentes sobre duas rodas. Parece ser bobagem, pois todos nós já sabemos o que é preciso ao pilotar uma moto, a ATENÇÃO. Mas fique atento, pois as ações mais simples podem fazer uma grande diferença para você motociclista!

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	20,0 KB
ID:      	16236

O Brasil é o segundo país no ranking de vítimas fatais em acidentes de motos, ficando atrás apenas do Paraguai. Independentemente de quem estiver no guidão, os cuidados com a segurança devem ser os mesmos.

A seguir, propomos uma série de dicas que podem ajudar a reverter este cenário. O melhor de tudo: são conselhos bastante simples e fáceis de serem colocados em prática.

1. Mantenha-se sempre visível!

- Sempre que possível, é recomendável a utilização de roupas com detalhes reflexivos. Além disso, trafegar com o farol ligado ajuda a manter a moto ao alcance do campo de visão dos outros motoristas. Evite manobras que possam não ser percebidas pelos condutores dos outros veículos.

2. Respeite os sinais de PARE!

- Ainda que seja chato parar a todo momento, é fundamental respeitar os sinais de PARE nos cruzamentos. Afinal, nenhuma sinalização é implementada sem motivo. Também é preciso tomar precauções ao parar, para não comprometer os veículos que seguem atrás de você.

3. Não ultrapasse nas curvas!

- Fazer ultrapassagens nas curvas limita a visibilidade dos veículos que transitam pela pista oposta. O ideal é esperar por um trecho de retas para poder realizar a manobra com plena segurança.

4. Não transite em paralelo a outros motociclistas!

- Em caso de uma situação perigosa, como esquivar de um carro ou algum obstáculo no caminho, não haverá espaço suficiente para manobrar, comprometendo a sua segurança e a do outro motociclista.

5. Não bloqueie as passagens de pedestre!

- Ao chegar a um cruzamento, sempre pare antes de cruzar a linha e nunca obstrua o tráfego de pedestres. Parar em cima da faixa é crime e dá multa.

6. Não transite entre outros veículos!

- Para as motos, a visibilidade é um ponto mais crítico do que para os automóveis, devido as dimensões de cada um dos veículos. Ainda assim, as manobras de ultrapassagem seguem a mesma lógica para as duas categorias. Desse modo, assegure-se de que você está sendo visto por outros condutores.

7. Cuidado com o ponto cego!

- Não circule muito próximo a carros ou caminhões. Você pode estar na zona de “ponto cego” dos outros veículos, que podem mudar de pista sem aviso prévio e provocar acidentes.

8. Motocicleta sempre em ordem!

- Faça uma manutenção geral antes de sair de viagem: verifique a calibragem e o estado geral dos pneus, cheque o funcionamento do farol, setas, lanterna e luz de freio. Veja se cabo, lonas, pastilhas, fluído e a regulagem (se for freio hidráulico) estão em ordem. Confira também o cabo e a regulagem da folga ideal do sistema hidráulico.

9. Cuidado com crianças nas ruas!

- Este é um dos principais motivos de acidentes envolvendo motos. É comum motociclistas colidirem com crianças que estão transitando sem a devida atenção. Por isso, anteceda qualquer situação de risco e circule com mais cuidado em zonas escolares e nas proximidades de parques e praças. Reduza a velocidade e se atente para grupos de crianças que jogam bola no meio da rua.

10. Observe os obstáculos no caminho!

- Os mais diferentes tipos de obstáculos nas ruas, como lixo, entulho, árvores caídas ou buracos, podem intensificar o risco de um acidente em cadeia. Por isso, mantenha-se atento ao caminho pra detectar irregularidades na pista com tempo suficiente para evitar tragédias.

11. Equipamentos de segurança!

- Use sempre um capacete aprovado pelo Inmetro, calça e jaqueta de tecido resistente (preferencialmente de couro), além de botas ou sapatos reforçados e luvas (também preferencialmente de couro).

12. Cuidado com a distração!

- O ato de pilotar motocicletas exige muita atenção do motociclista, por isso, evite se distrair com qualquer coisa e concentre-se na direção!

13. Guiar à noite!

- Ao pilotar à noite use roupas claras e com materiais refletivos para que motoristas consigam visualizar você.

14. Cuidado com a chuva!

- Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas quando a pista estiver molhada. Lembre-se que, nestas condições, o tempo de frenagem é duas vezes maior que o normal.

15. Sinalização de trânsito!

- Conhecer e respeitar os sinais e as placas de trânsito é fundamental para sua segurança.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         placas.jpg
Visualizações:	32
Tamanho: 	44,5 KB
ID:      	16235

Fique atento as dicas e siga em segurança!