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  1. #51
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    Laranjal Paulista - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Laranjal Paulista

    Outra cidade pequena do interior de São Paulo.



    Laranjal Paulista é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º02’59″ sul e a uma longitude 47º50’12″ oeste, estando a uma altitude de 536 metros. Sua população estimada em 2004 era de 23.685 habitantes.

    A ocupação do Município se divide em urbana e rural. A primeira, no início do Século XVII, foi motivada pelos grupos tropeiros que rumavam a Sorocaba. Para os pousos eles se aconchegavam à beira do que chamavam de ribeirão dos laranjais e, por onde passavam, divulgavam que “a partir das suas acanhadas margens vislumbrava-se a existência de alongadas e férteis terras”, atraindo os primeiros pequenos agricultores.

    Em 1884, seguindo o traçado da Estrada de Ferro Sorocabana e a ela se antecipando, aqui chegava Delfino de Mello. Como visionário que era adquiriu considerável gleba de terra e, para explorar comercialmente, construiu uma casa de pensão para abrigar os trabalhadores da Ferrovia. Em curto espaço de tempo o local despertou o interesse de famílias da região para outras atividades comerciais dando início ao núcleo urbano. Ainda em 1884 Delfino de Melo doou terreno para a construção de uma Capela na vila que, em 1886, tornar-se-ia o distrito Policial de Laranjal e com a primeira escola pública outras benfeitorias se juntariam: agencia postal, cartório de registro civil, a paróquia, telefone público, iluminação elétrica. Publicada a 10 de outubro de 1917, a Lei Estadual nº 1.555 criou o Município de Laranjal que, pelo Decreto Federal nº 14.334/1944, passou a chamar-se Laranjal Paulista.




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  2. #52
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    Tietê - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Tietê

    Almoçamos em Tiete, com o detalhe do porta guarda-chuva do restaurante.



    Tietê é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º06’07″ sul e a uma longitude 47º42’53″ oeste, estando a uma altitude de 508 metros. Sua população estimada em 2009 era de 36 211 habitantes. Possui uma área de 392,509 km². O que corresponde a uma densidade populacional de 86,6 hab/km².

    A história de Tietê teve origens com os bandeirantes que desbravavam o interior paulista navegando pelo rio Tietê.

    A fertilidade do solo atraiu grande número de aventureiros e pessoas afeitas à lavoura que vieram para cá. Quase na embocadura do Ribeirão do Pito Acesso (Ribeirão da Serra), estava localizado o ancoradouro das canoas que, formando as monções demandavam de Cuiabá carregados de ouro e pedras preciosas. À margem do rio, moradores construíram as primeiras habitações formando assim o vilarejo Pirapora do Curuçá. Ele recebeu esse nome devido a uma pedra localizada à margem esquerda do rio, que os índios chamavam Curuçu-Guaçu (que em tupi significa cruz) pois, nela havia uma cruz entalhada.

    Em 1570, como relatam crônicas do padre José de Anchieta ocorreu um naufrágio entre Porto Feliz e Tietê. Este relato indica a presença de colonizadores desde o início do descobrimento. Durante as monções, no final de século XVIII, Pirapora do Curuçá foi o primeiro e mais importante porto de reabastecimento e descanso para o bandeirantes que saiam de Araritaguaba (Porto Feliz).

    Em 1747, o vigário Francisco Campos fazendo um breve levantamento que pode ser considerado o primeiro censo de Tietê, constatou que na região que descia o rio numa distância de quatro léguas da matriz existiam cerca de cento e quarenta casas.

    Em 3 de agosto de 1811 Pirapora do Curuçá foi elevada à condição de freguesia da Santíssima Trindade da Pirapora do Curuçá.

    Em 8 de março de 1842, a freguesia virou município e o nome da vila perdurou até 1867 quando foi mudado para Tietê.






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  3. #53
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    Porto Feliz - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Porto Feliz

    Varios prédios públicos em Porto Feliz são de tijolo a vista. Achamos muito legal esse tipo de construção na cidade. Aqui a foto da prefeitura foi um reflexo, para mostrar os tijolos. Era para ser a ultima cidade, mas estávamos com tempo, então vamos em frente.



    Porto Feliz é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º12’53″ sul e a uma longitude 47º31’26″ oeste, estando a uma altitude de 523 metros. Sua população estimada em 2010 era de 48 893 habitantes.

    A Vila de Porto Feliz foi criada no reinado de Dona Maria I, rainha de Portugal. O documento de criação foi assinado pelo governador da Capitania de São Paulo, António Manuel de Melo e Castro de Mendonça, no dia 13 de outubro de 1797.

    A Vila de Porto Feliz foi criada no reinado de Dona Maria I, rainha de Portugal. O documento de criação foi assinado pelo governador da Capitania de São Paulo, António Manuel de Melo e Castro de Mendonça, no dia 13 de outubro de 1797.

    O povoado às margens do rio Tietê, chamado anteriormente Freguesia de Araritaguaba, pertencera até então ao termo da vila de Itu. Com a condição de vila, Porto Feliz alcançou a sua autonomia. A vila era uma unidade política e administrativa autônoma equivalente a município, com direito a ter Câmara e cadeia. Conquistada a condição, uma das primeiras providências deveria ser o levantamento do Pelourinho, uma coluna que simbolizava a autonomia, geralmente feita de pedra. O termo era o território da vila, dividido em freguesias. A sede do termo ficava nas respectivas vilas ou cidades.

    O documento assinado pelo Governador concedia à freguesia de Araritaguaba a condição de vila, denominando-a Vila de Porto Feliz, e determinava a definição do território do termo, a ereção do Pelourinho, a demarcação do terreno para a construção dos Paços do Conselho e cadeia, a eleição de juízes, vereadores e demais oficiais da Câmara Municipal. O ato atendia ao pedido dos moradores da freguesia de Araritaguaba, que nesse sentido enumeravam os vários incômodos atribuídos à distância de léguas da sede do termo, a Vila de Itu. Mas, o Governador também o justificava por ser o local um porto frequentado por comerciantes das minas de Cuiabá e por expedições destinadas por Sua Majestade Fidelíssima aos vastos sertões, algumas delas chegando a alcançar a fronteira da América Espanhola. Em seguida, o governador vaticinava: por isso, Porto Feliz tem toda a capacidade e disposição para vir a ser em poucos anos uma das vilas mais opulentas desta capitania.

    O último mapa da série interessa particularmente aos estudiosos da história de Porto Feliz e ao mesmo tempo é um documento importante para o estudo do comércio no Brasil central. Trata-se do “Mapa dos gêneros, mercadorias e efeitos que saíram desta capitania de São Paulo para a de Cuiabá e Mato Grosso, pelo Porto Feliz no ano de 1801″. A exportação citada nesse documento partiu toda de um único porto fluvial, o antigo porto de Araritaguaba que em 1797 fora denominado de Porto Feliz pelo próprio Antônio Manuel de Melo e Castro de Mendonça. Os gêneros citados na estatística do capitão general foram embarcados em grandes canoas como nos primeiros tempos das grandes monções. As expedições monçoeiras do século XVIII partiam de Porto Feliz e desciam todo o Tietê abaixo, depois entravam no Paraná e subiam o Pardo acima, em seguida varavam em Camapuã para descerem o Coxim e o Taquari e navegarem a contra-corrente pelo Paraguai, São Lourenço e Cuiabá.

    O documento permite avaliar a variedade dos produtos exportados através de Porto Feliz. O mapa relaciona os seguintes gêneros: sal, farinha de mandioca, feijão, farinha de trigo, marmelada, ferro, aço, chapas de cobre, cera do reino, chumbo, vinho, aguardente do reino, aguardente da terra, malvasia, azeite doce, vinagre, escravos, machados, enxadas, foices, almocafres, pregos sortidos, cravos de ferrar, alavancas, fazendas, panos de algodão, louças, pólvora, capados. No meio do rol de mercadorias são citados 46 escravos, entre vasilhames de vinagre e centenas de machados.

    De Mato Grosso, só poderiam chegar a Porto Feliz artigos preciosos. Primeiramente, o ouro. Mas também vinham a poaia, a salsaparrilha e alguns medicamentos da farmácia caseira comuns naquela época. Taunay alerta para o fato de que a tal respeito silenciam as estatísticas do capitão general. Ele nada diz sobre o ouro que possivelmente ainda era despachado de Cuiabá. O Governador que anteviu um futuro de opulência para São Paulo e para a antiga freguesia de Araritaguaba não conseguiu imaginar que a rota fluvial do Tietê seria abandonada ao longo do século XIX, sendo aos poucos substituída por caminhos terrestres que deixaram ao largo o antigo porto das monções e a Vila de Porto Feliz. O texto “A origem do nome Porto Feliz” é reprodução de artigo publicado em MR-USP pelo historiador Jonas Soares de Souza.










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    Itu - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Itu

    Escapamos da chuva por minutos. Ao chegarmos à prefeitura, estava tudo molhado no chão. Tiramos a foto e seguimos.

    Itu é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 23º15’51″ sul e a uma longitude 47º17’57″ oeste, estando a uma altitude de 583 metros. Sua população estimada em 2012 era de 156 982 habitantes, formada principalmente por descendentes de imigrantes portugueses, italianos, japoneses, além de migrantes de outras regiões do Brasil, em especial do Nordeste, além da forte presença de migrantes do estado do Paraná. A cidade é famosa por tudo lá ser de tamanho exagerado, fama esta inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício. Itu já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela terem residido muitos “barões do café” e autoridades importantes do país. O município teve importância no processo que conduziu à proclamação da república do Brasil em 1889. Em 2010, a cidade completou 400 anos.

    É o 46° município mais populoso do estado de São Paulo e o 153° no Brasil, além de ser a segunda maior cidade da Microrregião de Sorocaba, atrás apenas de Sorocaba.

    Itu é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar, junto a seu nome, o título de “Estância Turística”, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

    A cidade conta também com vários monumentos históricos, como o Museu da Convenção, a casa onde ficou hospedado dom Pedro II, o famoso Telefone Público, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o Semáforo próximo ao orelhão e o Armazém do Limoeiro, entre outras.




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    Salto - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Salto

    Acho que aqui é outra cidade muito legal de se visitar. O visual é lindo. So que o cheiro é muito ruim. O rio esta totalmente poluído aqui.



    Salto é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º12’03″ Sul e a uma longitude 47º17’13″ Oeste, estando a uma altitude de 555 metros. O município é cortado pelo rio Tietê. Sua população estimada em 1 de julho de 2009 era de 109.948 habitantes. E sua densidade demográfica em 2004 era de aproximadamente 771 hab/km².

    É uma estância turística do interior do estado de São Paulo, localizada na região de Sorocaba, entre as cidades de Itu e Indaiatuba. Deve seu nome ao Salto do Tietê, uma cachoeira do Tietê localizada à altura da Praça Archimedes Lammoglia.

    Salto é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

    Apesar de só ter se desmembrado da cidade de Itu no século XIX, o marco da fundação de Salto é considerado a inauguração da capela do sítio Cachoeira, em 16 de junho de 1698. O proprietário do sítio era o Capitão Antônio Vieira Tavares, um ex-bandeirante (sobrinho do famoso bandeirante Raposo Tavares), que adquiriu as terras na margem direita do rio Tietê, até então habitadas pelos índios guaianases. No local onde se encontrava a capela original foi erguida a atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, construída entre 1928 e 1936.

    Durante o século XVIII a área de Salto não era mais do que um agrupamento de sítios. Passou a ser mais relevante a partir do século XIX com a implantação da cultura cafeeira. A cidade de Itu se tornou um importante centro produtor e um núcleo de concentração de renda. Os barões do café começavam a se tornar uma força política à parte do Império. A área de Salto foi visitada pelo Imperador Dom Pedro II por duas vezes, em 1846 e 1875. O Conde D’Eu visitou a cidade em 1874.

    A real urbanização de Salto só começou em 1856 quando, após a realização do primeiro levantamento topográfico, estipulou-se um plano de arruamento. Ao fim do arruamento, em 1857, Salto contava com não mais que sete estabelecimentos comerciais e uma única indústria (uma fábrica de velas).

    Durante a década de 1870 Salto se torna um pequeno polo tecelão, com a instalação de várias indústrias têxteis, o que originou o apelido da cidade na época: “Pequena Manchester Paulista”. A década também marcou a implantação da antiga estrada de ferro (1873), que cortava o atual bairro Estação.

    Em 1889 Salto é emancipada. A elite cafeeira ituana estava forte como nunca e teve um papel central na derrocada do Império e implantação do regime republicano.

    Na época, devido ao sistema de hierarquia que ainda se usava, Salto teve que ser primeiro considerada uma freguesia. Após o desmembramento foi considerada um município, mas não uma cidade. Só alcançou essa categoria em 1907.

    A despeito da emancipação, Salto só deixou de se chamar “Salto de Itu” em 29 de dezembro de 1917 quando uma lei estadual mudou oficialmente seu nome para Salto.

    No começo do século XX houve o primeiro grande movimento migratório em direção à cidade, constituído de colonos italianos que vieram trabalhar na colheita do café. A imigração italiana foi massiva durante os anos que se seguiram e as famílias de colonos formavam a maior parte da população, deixando marcas na cultura de Salto até os dias atuais.

    Durante a década de 1940, soldados saltenses foram enviados à Segunda Guerra Mundial. Mais tarde houve uma polêmica se deveria-se ou não dar a alguma rua o nome de algum dos soldados, mas a maioria dos pracinhas não podia ser homenageada de tal forma por ainda estar viva. Optou-se por batizar-se uma via como “rua dos Expedicionários Saltenses”. Alguns ítalo-saltenses entretanto se filiaram ao Círculo Fascista de Itu que apoiava, ainda que apenas verbalmente, Benito Mussolini.

    Na década de 1950 indústrias de grande porte se instalam na cidade, e desde a década de 1970 Salto passa a receber intenso fluxo migratório de outros estados – em especial das regiões Nordeste e Sul, com destaque para o estado do Paraná.












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    Barueri - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Barueri

    Outra cidade grande, com rio poluído. Difícil de conseguir uma foto do rio de cima da moto, pois na Castelo Branco não tem como parar.

    Barueri é um município da Microrregião de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a 26 quilômetros da Praça da Sé, marco zero da capital paulista. Sua população foi estimada no ano de 2010 em 240 656 habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo a 29º cidade mais populosa do estado e a terceira cidade mais populosa da Microrregião de Osasco. Sua área é de 66,14 quilômetros quadrados, o que resulta numa densidade demográfica de 3 638,5 habitantes por quilômetro quadrado.

    Barueri, assim como a maior parte dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo, tem uma temperatura média anual de 18 graus centígrados e sua vegetação original é a mata atlântica. A economia de Barueri é baseada na arrecadação de impostos provenientes da prestação de serviços. Em 1973, um terreno de 500 hectares comprado em Barueri, a Fazenda Tamboré, deu origem a um dos bairros mais famosos do Brasil, Alphaville. Hoje, o bairro é um dos maiores polos industriais e comerciais do estado e gera a maior parte dos impostos da cidade.

    A cidade ganhou notoriedade nacional através do esporte. Com a construção da Arena Barueri, a cidade passou a sediar grandes eventos esportivos e o clube Grêmio Barueri disputou a Série A do campeonato Brasileiro 2009.

    “Barueri” é uma palavra de origem tupi. Significa “rio do canal velho”, através da junção de pari (canal de pesca), pûer (velho) e ‘y (rio).




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  7. #57
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    Osasco- De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Osasco

    Ultima cidade do dia. Estamos cansados, e tem mais ou menos uma hora ate em casa ainda, com transito. Ate a próxima.



    Osasco (pronúncia AFI: o’zasku) é um município brasileiro localizado no estado de São Paulo, na região metropolitana da capital paulista, e na microrregião a que dá nome. Criado como um bairro da capital paulista no final do século 19, tornou-se município emancipado em 1962. Possui importante atividade econômica nos setores industrial, comercial e de serviços, sendo uma das mais ricas e populosas cidades do estado de São Paulo.

    O primeiro nome, estabelecido pelos bandeirantes, foi Vila Quitaúna, originada da língua tupi.10 Após teve o nome Osasco, estabelecido pelo Antonio Agù, vindo da Itália com dialeto italiano. No dialeto raiz piemontês é Osach. Não se sabe bem da sua origem exata, mas especula-se que venha do termo “Asc” do latim. Ao qual ainda não foi possível estabelecer um significado.




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    Santana do Parnaiba - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Santana de Parnaíba
    Aproveitamos uma ida para a casa dos pais, no interior próximo a Mogi-Mirim, para fazer 3 cidades bem próximas, que já tínhamos feitos 3 vezes antes (todas as 3), mas nunca tirado fotos. Na ultima vez que passamos por essas cidades, antes de iniciarmos o desafio dos Fazedores de Chuva, prometemos que não mais iríamos percorrer essa rota. É chamada Estrada dos Romeiros, e talvez é aonde o rio mais fede.
    Mas... fazer o que: aqui estamos nos.
    Santana do Parnaíba o rio Tiete é bastante largo e calmo, com as mal cheirosas águas correndo lentamente e dando uma ideia de paz de espírito muito grande. O nascer do sol com o rio abaixo foi muito bonito. Saímos cedo de casa, para chegarmos cedo .
    Cruzamos o Tropico de Capricórnio, o qual eu já havia cruzado uma vez do outro lado, na costa Pacifica. Sempre é uma emoção.
    Fotos no portal da cidade mostram o novo acessório que coloquei no meu capacete.
    E a foto da prefeitura, mostra um carro de um ser humano perfeito, sem nenhuma deficiência, que estacionou na vaga de deficiente e saiu correndo, sim, correndo, do carro, entrou na prefeitura, e ficou por la. Claro, não tem nada de errado nisso. Alias, acho ótimo poder parar nas vagas de deficientes, pois elas sempre estão bem próximos do local que vamos adentrar. Deveria ate existir uma lei que proibisse deficientes de estacionar nessas vagas, pois elas são ótimos para chegarmos rápido ao que temos que fazer. (e para quem não conhece o Elton: sim, estou sendo sarcástico)
    Santana de Parnaíba é um município do estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana da capital paulista, microrregião de Osasco. A população estimada em 2009 era de 114.321 habitantes e a área é de 184 km², o que resulta numa densidade demográfica de 468,73 hab/km².
    Em 1580, Suzana Dias, neta do cacique Tibiriçá, juntamente com seu filho, Capitão André Fernandes, funda uma fazenda à beira do rio Anhembi (atual rio Tietê), a oeste de São Paulo, próximo a cachoeira denominada pelos indígenas de "Parnaíba" (lugar de muitas ilhas).
    Devido a sua posição estratégica no vale do rio Tietê, torna-se ponto de partida das bandeiras que seguiam rumo ao Oeste Paulista e ao Mato Grosso e em 1625 o povoado é elevado à condição de vila, com a correspondente criação do município.
    No século XVIII, a vila entra em decadência devido ao fim das bandeiras. O isolamento geográfico da vila provocado pelas quedas de água do rio Tietê e pelo relevo acidentado de seu território fazem que a vila não figure nas rotas de comércio e colonização que ligam São Paulo às nascentes cidades de Jundiaí, Sorocaba e Itu.
    Em 1901, a Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa é inaugurada no Rio Tietê mas não é suficiente para revitalizar a cidade, que perde grande parte dos seus territórios para seus antigos distritos de Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Barueri ao longo do século XX.
    A partir da década de 1980 o município volta a ganhar dinamismo econômico com a melhoria das ligações rodoviárias com o restante da Grande São Paulo e com o impulso provocado pela implantação de diversos condomínios residenciais, notadamente Alphaville.












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    Pirapora do Bom Jesus - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Pirapora do Bom Jesus o Rio tiete também continua lento e largo. As paisagens ao redor são bonitas, mas continuam fedidas. Aqui o rio tem uma espuma branca, que ‘navega’ por cima e fica tudo muito lindo, não fosso ser tão sujo.
    As pessoas que moram aqui parece que se acostumaram. Passamos de moto por dentro de um parque de diversões, primeira vez que vi isso, onde a rua corta o parque. Tiramos a foto na frente da prefeitura, outra foto no rio com ‘neve’ branca em cima, e vamos embora, porque o cheiro estava ficando forte, devido ao sol que esquentava.

    Seu nome tem origem tupi e significa "pulo do peixe", através da junção dos termos pirá ("peixe") e pora ("pulo")7 . O nome é uma referência ao fato de, no período da desova dos peixes, eles saltarem sobre a água para vencer as corredeiras do rio e, desse modo, poderem alcançar a cabeceira dos rios, que são locais mais propícios à desova.
    História
    Em 1725, a imagem de madeira do Senhor Bom Jesus, santo padroeiro da cidade, foi encontrada numa corredeira, apoiada numa pedra do Rio Tietê.
    Tornou-se município em 1959, quando se emancipou de Santana de Parnaíba.












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    Cabreúva - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    A estrada para Cabreuva é muito legal. Cercada de arvores, com vistas para o rio Tiete a cada ‘janela’ nas arvores, muito ciclistas passando por ela.

    A prefeitura é um prédio bastante antigo, mas muito bem conservado, e tomamos café em uma padaria ao lado da praça central.



    Cabreúva é um município do estado brasileiro de São Paulo situado nas coordenadas: 23º18’27″ S e 47º07’59″ W. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, sua população é de 41.643 habitantes.3 Possui uma área territorial de 259,8 km². Está inserida na Aglomeração Urbana de Jundiaí.6

    Foi fundada no início do século XVIII por um membro da família Martins e Ramos, do Município de Itu, que subiu o rio Tietê à procura de um lugar para instalar-se até encontrar um vale situado entre três serras – que viriam a ter os nomes de “Japi”, “Guaxatuba” e “Taguá”. Inicialmente dedicou-se ao cultivo de cana-de-açúcar para a fabricação de aguardente, com a instalação de um engenho. Tal atividade daria origem à base da economia local durante várias décadas, justificando o apelido do município: “Terra da Pinga”.

    O nome do município é originário da árvore Cabreúva do tipo pardo (Myrocarpus Frondosus, da família Leguminosae-Papilionoideae) conhecida pelos indígenas a região como “Kaburé-Iwa” (Árvore da Coruja).












    Grande Cacique Fazedor de Chuva

    Prudhoe Bay, Alaska - Ushuaia, Argentina em um mesmo ano:2010
    Nascente FC-feito em 2013 com a Marcia
    Rodoviário FC - BR-153 e BR-101, ambos feitos em 2015 com a Marcia
    Iron Butt Association member feito em 2002 nos USA
    http://www.2wheelsadventure.com

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