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  1. #21
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    Sao Manuel - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    São Manuel

    Saimos na noite anterior, pegando um transito bastante grande na saída de São Paulo, que atrasou nossos planos em praticamente duas horas. Pretendíamos dormir em São Manuel, mas já eram 10 da noite quando chegamos em Botucatu, a poucos quilômetros do destino pretendido, mas estávamos exaustos. Pegamos chuva a viagem toda, as roupas de chuva não aguentaram mais e estávamos ambos encharcados. Dormimos no primeiro local em Botucatu (cara e ruim) e deixamos para chegar em São Manuel na manha seguinte.

    Prefeitura de Sao Manuel

    Aproveitei para colar um adesivo dos Fazedores no posto aonde tomamos café da manha, fomos visitar uma igreja muito bonita que tem na cidade, e tocamos em frente.

    Colando adesivo dos Fazedores de Chuva, na chuva

    Para quem é observador, vera que trocamos de maletas. O primeiro jogo sofreu um encontro de terceiro grau la em Vitoria, ES, e foi substituído por esse jogo diferente. Honestamente, falta personalidade nessas maletas. Vou trazer as minhas companheiras de 55.000 milhas (88.000 kilometros) que estão na Califórnia. Devo viajar para la em breve, e trarei maletas que realmente combinam com essa moto.

    O poderoso Tiete em Sao Manuel

    Prefeitura de Sao Mauel, Sao Paulo

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    São Manuel é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se na latitude 22º43’52″ sul e na longitude 48º34’14″ oeste, a uma altitude de 709 metros. Sua população, estimada em 2010, era de 38.390 habitantes.

    O arraial de São Manuel foi fundado em 1870 e, em 1872 foi construída, nas terras de Manuel Gomes de Faria, uma capela em louvor a São Manuel.

    A região já era visitada por caravanas de bandeirantes a caminho do Mato Grosso.

    O povoado, em 7 de abril de 1880, por lei imperial, passou à freguesia no município de Botucatu.

    Em 10 de março de 1885 passou à condição de vila e recebeu o nome de São Manuel do Paraíso.

    No início do século XX, o desenvolvimento do município foi impulsionado pelas fazendas de café. Atualmente a cultura predominante é a da cana-de-açúcar.

    Grande Cacique Fazedor de Chuva

    Prudhoe Bay, Alaska - Ushuaia, Argentina em um mesmo ano:2010
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  2. #22
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    Reginópolis - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Reginópolis

    Localizar as prefeituras em algumas cidades é bem fácil, em outras você fica dando voltas. Aqui foi fácil, entrar na rua principal e passando a praça, lá esta a prefeitura. Prédio bonito e ate que grande para o tamanho da cidade.


    Reginópolis é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a 21º53’17″ de latitude sul e 49º13’31″ de longitude oeste, a uma altitude de 391 metros. Sua população estimada em 2008 era de 7.859 habitantes.

    Fundação: 03 de abril de 1948

    Grande Cacique Fazedor de Chuva

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  3. #23
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    Novo Horizonte - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Em Novo Horizonte a prefeitura fica em um prédio de vários andares. Fora São Paulo é a primeira que vemos nesse estilo.

    Choveu de novo, mas foi pouco e não deu para molhar as roupas de baixo da capa de chuva, que definitivamente tem que ser trocada.

    Novo Horizonte é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º28’05″ sul e a uma longitude 49º13’15″ oeste, estando a uma altitude de 447 metros.



    A cidade tem uma população de 36.593 habitantes (IBGE/2010) e uma área de 931,7 km².

    Novo Horizonte possui duas usinas de açúcar e álcool: Usina São José da Estiva e Usina Santa Isabel, as maiores geradoras de emprego.

    Os primeiros habitantes da terra, que deram origem ao município de Novo Horizonte, procederam de Descalvado e Pirassununga à procura de terras férteis pelo sertão adentro. O cidadão Joaquim Ricardo da Silva, tendo feito uma promessa a São José, resolveu erigir uma Igreja em homenagem ao santo de sua devoção, iniciando a construção em 1895. Para o sucesso da empreitada, os senhores Antônio Cardoso de Moraes, Joaquim Vaz Floriano, Joaquim Portes da Silva e Maria Pinto Cardoso, doaram 30 alqueires de terra que desta forma faziam nascer o Patrimônio de São José da Trindade que, em 1896, passou a chamar São José da Estiva, nome recebido por influência da Fazenda Estiva.

    Em 1897, aqui chegou o senhor José dos Santos Fonseca, que comprara terras na região do Rio Morto e achando a florescente povoação semelhante à cidade de Belo Horizonte, participou sua opinião com a Comissão Fundadora, composta por José Carvalho Leme, Pedro Alves do Vale, Irineu da Silva, Joaquim Pinto Cardoso e José Antônio de Lima, e batizou-a com o nome de Novo Horizonte. Nessa época a cidade pertencia ao município de Boa Vista da Pedra, atual cidade de Itápolis.

    Construída a Igreja local, a primeira imagem de São José foi doada pelo senhor José Carvalho Leme e transportada de Araraquara para cá, pelo senhor Jerônimo Ramalho, que aqui chegou em 26 de março 1896. A povoação deveria ser construída nas proximidades do Rio Três Pontes, mas a Comissão não achou o local propício, dando, por isso, preferência a uma região mais alta, onde se localizava a Fazenda Estiva. A terra muito fértil, a água límpida, o solo cortado por córregos, favoreceram a implantação da nova cidade.

    O Distrito de Novo Horizonte foi criado pela Lei Estadual nº 993, de 2 de agosto de 1906, sendo sua sede elevada à categoria de Vila, pela Lei número 1038, de 19 de dezembro de 1906. A Lei Estadual de nº 1530 de 28 de dezembro de 1916, criou o município de Novo Horizonte. O município foi instalado em 28 de outubro de 1917.

    A Comarca de Novo Horizonte. foi criada em 1922, antes de ser criado o Cartório de Paz, havia um procurador encarregado de fazer os registros, casamentos e óbitos em Itápolis.

    A primeira pessoa registrada em Novo horizonte foi a menina Aparecida de Oliveira, filha de Roldão Oliveira, nascida em 20.11.1907; o primeiro casamento foi do casal Manoel Barbosa e Maria Oliveira, que aconteceu no dia 24 de dezembro de 1907, já o primeiro falecimento foi registrado no dia 15 de dezembro de 1907 e o óbito foi da senhora Almerinda de Jesus. O primeiro juiz de paz que nossa cidade teve foi o senhor Francisco Pires de Moraes Teixeira.

    Nos fortes solavancos da vida formou-se a cerca de 400Km da capital paulista a cidade de Novo Horizonte. Uma cidade, típica do interior, com características fortes e marcantes, cuja economia é voltada principalmente para as atividades agrícolas e pecuárias.

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  4. #24
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    Ubarana - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Ubarana

    Aqui a temperatura estava de matar. Praticamente 100F (38C) e úmido. E nos com as roupas de chuva, pois a cada poucos quilômetros pegávamos chuva. Imagina como é ser cozido em uma panela.

    Ubarana é um município brasileiro do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 5.289 habitantes (IBGE/2010). Ubarana pertence à Microrregião de São José do Rio Preto.

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    Grande Cacique Fazedor de Chuva

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  5. #25
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    José Bonifácio - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    José Bonifácio

    Outra prefeitura fácil de se achar, ficando bem na rua principal. Deveríamos ter parado para dormir aqui, pois as duas próximas cidades nem hotel tinham, e estávamos já bem cansados do longo dia.



    José Bonifácio é um município brasileiro do estado de São Paulo. Tem uma população de 32.763 habitantes (IBGE/2010) e uma área de 859.9 km². José Bonifácio pertence à Microrregião de São José do Rio Preto.

    Localiza-se no norte/noroeste do estado, 467 km da cidade de São Paulo.

    O marco inicial de fundação da cidade se deu em lugar usado para pouso de boiadas, em 1906, à margem esquerda do córrego Cerradão. O local foi escolhido pelo fundador José Crescencio de Souza, para construir os três primeiros casebres de pau-a-pique, na via que ficou conhecida como "Rua do sapo", onde havia muitos desses anfíbios. Atualmente esse ponto é o cruzamento da Rua 13 de Maio, antiga Rua do Comércio e primeiro centro da povoação, com a Avenida 9 de Julho.

    Dois anos depois, em 1908, se juntaram os irmãos Manuel, Justino e Carlos Rodrigues de Sant'Anna, que decidiram doar treze alqueires de terra à Igreja para constituição de um Patrimônio. O pequeno povoado que se formava tomou emprestado o nome do riacho à beira do qual nasceu. A primeira capela foi construída em 1913, tendo como padroeiro, São João Batista. No ano seguinte, pela "Lei Nº. 1.415" de 7 de julho de 1914, a Vila Cerradão é alçada à Distrito de Paz.

    A partir de 1918, quando Antônio Gonçalves da Silva assume o cargo de escrivão de paz, ocorrem importantes avanços, tornando-se ele, um dos principais líderes pela emancipação política da localidade. Desse esforço, por determinação da Lei Nº 2.007 de 23 de dezembro de 1924, o distrito é transferido do município de São José do Rio Preto para o de Mirassol, com a denominação de José Bonifácio, em homenagem ao Patriarca da Independência do Brasil.

    Constrói-se a estrada interligando o distrito, desde o Salto do Avanhandava até Rio Preto. Cria-se o Correio Federal, fundam-se as Escolas Reunidas, além de iniciar o arruamento da sede distrital. A antiga capela é substituída em 1919 por outra de alvenaria, com a frente para a atual Avenida Campos Sales, ou seja, voltada para o nascer do Sol. Essa capela, na década de 1940, foi demolida, após ser edificada a atual igreja, face a face à anterior, contrariando a tradição, acima citada, para aproveitar o largo existente. O autor desse templo foi o Cônego Maurício Caputo, que contratou o construtor bonifaciano, Manoel da Silva Oliveira. Por fim, Monsenhor Ângelo Angioni concretiza, na década de 1990, o sonho acalentado desde a origem, de ter as naves laterais em forma de cruz, com as ampliações concluídas da matriz.

    Decorridos vinte anos da fundação, pela Lei Nº 2.177 de 28 de dezembro de 1926, é criado o Município de José Bonifácio, instalado solenemente em 6 de junho de 1927, sendo eleitos para primeiro presidente da Câmara Municipal João Domingues do Amaral e, Pedro Brandão dos Reis, primeiro vice-presidente. O primeiro prefeito foi Carlos Cassetari e primeiro vice-prefeito, Saturnino da Silva Queiroz.

    Completando o ciclo, a Comarca de José Bonifácio foi criada em 30 de novembro de 1938, pelo Decreto Nº 9.775, desmembrando-se da Comarca de Rio Preto. O Dr. Euclides Custódio da Silva foi designado primeiro juiz de direito e o Dr. Joaquim Bandeira de Melo o primeiro promotor público da Comarca de José Bonifácio.

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    Grande Cacique Fazedor de Chuva

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  6. #26
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    Zacarias - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Zacarias

    Uma das menores cidades ate agora. As pessoas foram muito simpáticas em indicar a prefeitura, e diretas em dizer que não havia hotel. Estávamos cansados e a única opção era conduzir em frente.



    Zacarias é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21,05 Sul e a uma longitude 50,05 Oeste. A cidade tem uma população de 2.335 habitantes (IBGE/2010) e área de 319,1 km². Zacarias pertence à Microrregião de São José do Rio Preto.

    O município foi fundado no ano de 1941, por Antônio Zacarias, tornando-se um povoado, pertencente na época, ao município de Monte Aprazível.

    No dia 24 de Dezembro de 1948 foi elevada a distrito do município de Planalto, através da Lei 233, onde permaneceu como distrito durante 44 anos.

    O distrito foi elevado a condições de município pela Lei 7664 de 30 de dezembro de 1991, e reconhecido como município no dia 12 de Março de 1992, sendo instalado à 1 de Janeiro de 1993, onde a data de 12 de Março de 1992 foi considerada como sendo o dia da Emancipação Política Administrativa.


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    Grande Cacique Fazedor de Chuva

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  7. #27
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    Buritama - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Buritama

    Outra cidade sem hotel. Mas a visão da eclusa do Rio Tiete aqui, ao por do sol, foi muito legal. Se não estivéssemos tão cansados, valeria a pena ter ido ate lá, mas seriam uns 10 kilometros, ida e volta, de terra com barro. Achei muito para nos.

    A explicação dada pelo outro pescador de ponto (também proibido), foi o suficiente. Vimos também arvores de extração de borracha.



    Buritama é vocábulo indígena que significa "terra dos buris". Do tupi buri: buri, uma palmeira (Polyandrococos caldescens); e etama: terra natal, a pátria.

    Por volta de 1892, as famílias Teixeira, Pereira, Santos e Goulart, provindas de Minas Gerais, vieram ter à região, atraídas pelo solo fértil, formando o primitivo núcleo ao qual deram o nome de Palmeiras, algum tempo depois com a construção de uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Divino Livramento, fora chamada de Nossa Senhora do Divino Livramento de Buriti. Passados dois anos, em 1894, Palmeiras era elevado à categoria de Distrito Policial com o nome de Buriti, pelo fato de haver na região palmeiras nativas, buritis, que se estendiam desde o centro do planalto, até às margens do rio Tietê. Constituía parte integrante do município de São José do Rio Preto. Em 29 de Novembro de 1927, foi elevado à categoria de Distrito de Paz, pela Lei nº 2.102, passando a denominar-se Buritama.

    Em 24 de agosto de 1948, pela Lei nº 233, passou a ser município, ficando sob a jurisdição da comarca de Monte Aprazível. Finalmente, pela Lei nº 8.050, de 31 de Dezembro de 1963, passou a ser comarca, instalada em 25 de junho de 1966, ficando os municípios de Turiúba, Planalto, Lourdes e Zacarias, sob a jurisdição da comarca de Buritama. Sua padroeira é Nossa Senhora do Divino Livramento, cuja imagem se encontra na igreja matriz no centro da cidade.

    Na década de 1940, o distrito já possuía ares de cidade, o que viera mesmo a acontecer em 1948, mas antecipadamente, a Senhora Maria Florinda, fazendeira da cidade, doara terras de sua propriedade para o Patrimônio da Santa, bairro este que ainda existe em tempos atuais, mas com outro nome (Bairro do Livramento). Entretanto até hoje estas terras não têm seu registro cartorial, pois Santa não é pessoa física nem jurídica, e com isso não pode possuir bens.

    Mesmo assim a fazendeira doou as terras e formou-se então este bairro que possui cerca de cinco mil habitantes, o maior da cidade. Os prefeitos que se seguiam trouxeram além de desenvolvimento, muita rivalidade política, pois formou-se assim, dois grupos distintos que lutavam pela posse do Poder Executivo. Essa rixa muito negativamente refletia no desenvolvimento da cidade, porém em outros pontos trazia fervor ao sangue da população. Na década de 1960, instalava-se na cidade a Cerâmica Santa Cruz, hoje considerada a maior produtora em números, de artefatos de cerâmica da América Latinacarece de fontes, empresa que emprega centenas de pessoas. Cerealistas de grãos também trouxeram grande empregabilidade à cidade, como a Multinacional Cargill Agrícola S/A, que possui filial instalada no município.

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    Birigui - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Birigui

    Tivemos uma ótima noite de sono, com musica ambiente vinda de um bar ao lado do hotel. Mas ao menos tinha internet no quarto!!!. Na manha seguinte saímos para as fotos, nossas já tradicionais em cima da moto. A Márcia esta ficando ótima nesse tipo de foto, acertando praticamente de primeira o enquadramento.

    Birigui é um município do estado de São Paulo, no Brasil. É um dos principais do oeste paulista, e tem 108.722 habitantes (IBGE/2010). É acessada pela rodovia Marechal Rondon (SP-300). Conhecida por ser a “Capital nacional do calçado infantil” e abrigar marcas famosas, entre elas Pampili, Klim, Kidy, Bee Happy e Bout’s, esta ultima que está em destaque na mídia do país nos últimos anos. É imprescindível dizer que o centenário da cidade pérola também movimentou a cidade no ano passado (2011) com a presença da famosa dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, tornando o evento memorável e importante.

    “Birigui” é um nome de origem tupi e refere-se a um tipo de mosquito comum na região. Provém do vocábulo tupi mberu’wi, que significa “mosca pequena”

    Toda a região oeste do atual estado de São Paulo era território tradicional dos índios caingangues até o início do século XX, quando foram construídas estradas de ferro na região ligando o Mato Grosso a São Paulo. A cidade cresceu a partir da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Foi fundada em 7 de dezembro de 1911 por Nicolau da Silva Nunes. Cidade situada a 540km da capital paulistana com clima tropical seco, a pouco mais de 400 metros acima do nível do mar,com população de mais de 110 mil habitantes. Birigui é um polo industrial respeitado em todo território nacional (capital do calçado infantil). Conhecida de forma romântica como a Cidade Pérola. Pelo seu grande desenvolvimento atrai um volume enorme de pessoas em busca de emprego e melhores condições de vida.

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  9. #29
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    Barbosa - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Barbosa

    Alem dos urubus, Barbosa trouxe outra placa do Rio Tiete, que como já disse antes, são raras.

    Fundação: 1 de fevereiro de 1964

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  10. #30
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    Penápolis - De motocicleta pelo Rio Tiete com Marcia e Elton

    Penápolis

    O Almoço foi próximo a cidade de Penapolis. Comida simples de beira de estrada, mas com a nossa fome estava uma delicia. De novo temperaturas de 100F (38C) e umidade alta. A tarde prometia ser suada.

    Penápolis é um município brasileiro do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 58.510 habitantes (IBGE/2010). Pertence à Mesorregião de Araçatuba e à microrregião de Birigui.

    A Região dos "Campos do Avanhandava" e do "Salto do Avanhandava", no baixo Rio Tietê, quando da chegada dos primeiros pioneiros (brancos colonizadores), era habitada pelos índios Coroados (ou Kaingang ou ainda Caingangue) vindos do sul do Brasil.

    O topônimo Ava - Nhandava significa: "O índio que fala o dialeto Nhandeva", por isso não se diz: "salto de", e, sim, se diz: "Salto do Avanhandava" ou "Cachoeira do Avanhandava", e, por isso, se acredita que os nhandevas predominavam na região quando da chegada dos índios Coroados.

    A primeira presença do Estado brasileiro na região foi, na década de 1860, pouco antes da Guerra do Paraguai, uma Colônia Militar (quartel, fortaleza), próxima ao Salto do Avanhandava, que recebeu o nome de Colônia do Avanhandava e o apelido de Degredo.

    Naquela época se criaram várias colônias militares, em todo o Brasil, para proteção das fronteiras, e para "proteger a população do interior contra índios selvagens, para facilitar as comunicações e o comércio e para ajudar os núcleos civis que se fundarem nas suas vizinhanças".

    A Colônia do Avanhandava, localizada próximo ao porto de desembarque, o Porto do Cruz, no rio Tietê, pouco antes da "Cachoeira do Avanhandava", junto à estrada que ligava Piracicaba a Paranaíba, foi criada pelo decreto imperial de 18 de março de 1858, e tinha como objetivo, proteger o povoamento da região, onde cinco fazendeiros compraram terras devolutas do governo, e pretendiam formar um "patrimônio", como se chamava, na época, as pequenas povoações, recém criadas, construídas ao redor de uma capela, à qual se doa um "patrimônio": uma área para praça, capela e abertura de ruas ao seu redor.

    A Colônia do Avanhandava deveria servir também de retaguarda à Colônia de Itapura, na foz do rio Tietê, junto ao Rio Paraná. A Colônia do Avanhandava, porém, não prosperou.

    Hoje, o "Salto do Avanhandava", a colônia militar e a velha Usina Hidrelétrica do Avanhandava, jazem no fundo da represa da Usina Hidrelétrica de Nova Avanhandava.

    Posteriormente, próximo ao velho quartel já abandonado e ao Ribeirão do Lageado, se tentou formar, em 1883, pelos primeiros pioneiros, um Patrimônio, tendo como orago, o "Nosso Senhor dos Passos". Este primeiro patrimônio não prosperou porque uma das famílias pioneiras, a família Pinto Caldeira, foi massacrada pelos índios em 1886.

    Esta família, "Pinto Caldeira", é atualmente homenageada, dando seu nome ao Córrego dos Pintos, na região do Ribeirão do Lageado, a qual ainda pertence ao município de Penápolis, e foram enterrados no cemitério do Lageado, o qual é o monumento histórico mais antigo de Penápolis e única construção que restou do antigo "Patrimônio de Nosso Senhor dos Passos".

    Em 1895, o presidente do estado de São Paulo, Bernardino de Campos, autoriza, em lei, a construção de uma estrada de Bauru ao Salto do Avanhandava, estrada esta que facilitaria o acesso à região dos Campos do Avanhandava.

    O Patrimônio de Santa Cruz do Avanhandava surgiu, tempos depois, em 1908, em terras compradas dos herdeiros da pioneira Maria Chica pelo empreendedor Coronel Manuel Bento da Cruz, e, em terras doadas em 1906, pelo fazendeiro Eduardo José de Castilho.

    Eduardo Castilho doou, em 1906, para a formação do novo patrimônio, um lote de terras aos frades capuchinhos, e, ele e Manuel Bento da Cruz venderam as terras vizinhas ao novo patrimônio, para os pioneiros, fracionando-as em pequenos lotes de terras, os sítios.

    Manuel Bento da Cruz adquiriu terras públicas, em leilão, e as registrou, em 1907, no cartório de notas de São José do Rio Preto, e rapidamente, as vendeu, em pequenos lotes aos pioneiros.

    A colonização de Penápolis, portanto, foi feita, como em todo o oeste paulista, de acordo com a Lei de Terras estadual nº 323, de 1895, que só permitia a aquisição de terras devolutas, pertencentes ao governo do estado, em leilão (haste) público.

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    Grande Cacique Fazedor de Chuva

    Prudhoe Bay, Alaska - Ushuaia, Argentina em um mesmo ano:2010
    Nascente FC-feito em 2013 com a Marcia
    Rodoviário FC - BR-153 e BR-101, ambos feitos em 2015 com a Marcia
    Iron Butt Association member feito em 2002 nos USA
    http://www.2wheelsadventure.com

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