-
Cezar Riva, boa noite amigo FC,
Já lhe sou grato pela grande contribuição do calendário de chuvas. Se não entendi errado o único mês mais "seguro" é outubro, se levarmos em conta os dois estados.
Certamente terei dúvidas e agradeço pela sua pré disposição em ajudar que será de muita valia.
Essa etapa que fiz eu fui na cara e coragem porque eu já conhecia bem alguns trechos e de forma geral eu sabia que num tinha muito a temer.
Mas as outras duas etapas são mais complicadas e precisarei muito mesmo das dicas, orientações e conselhos de voces.
Valeu demais sua iniciativa em me ajudar, de coração te agradeço.
Da mesma forma, me coloco a disposição se precisares.
Abraços
Gilmar
-
Sergio Pires,
Lindos e fortes os dois pensamentos.
Obrigado por partilhar conosco, pois são textos como esses que nos ajudam a seguir adiante na convicção que ESSE é o caminho.
O lema dos FC diz tudo também: "Qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem".
Abraços e obrigado, mais uma vez.
-
Olá pessoal,
"Tempo" nos desafios Cardeal e Bandeirante FC, pois só quando tirar novas férias poderei fazer mais uma etapa, mas o planejamento está a todo vapor: reforço nas ferramentas, aprendizado de borracheiro (imagino que posso precisar fazer reparos em plena viagem), talvez eu faça um curso de mecânica de motos no Sest Senat, pois já percebi que preciso adquirir mais conhecimento, ferramentas e aparelhos para uma viagem desse porte em uma moto que não é tão nova assim (num vou chamar a "criança" de velha né mesmo... rsss).
Enquanto isso, em plena preparação, vou acelerar com meu filho o desafio Valente FC aqui no Espírito Santo.
Ele já começou a postar as fotos dele e eu vou começar as minhas. Vou partir do zero, fotos e histórias novas.
Tô aqui "matutando" umas idéias para fazer um Valente FC um tanto diferente, vamos ver se consigo algo legal para postar.
Como no final de semana passado fui ao evento de Guriri e lá a moto deu tilt, voltei de ônibus e meu filho veio fazendo algumas prefeituras com os seus amigos Thiago e Juliana (um casal de jovens 200% gente fina). Esses dois também foram contaminados pelo: Pluvia facere virus. Uma contaminação que parece estar tomando corpo aqui no ES e eu estou muito inclinado a "botar pilha" para que dissemine mesmo, pois seria muito egoísmo meu ficar com isso só para mim. Eu quero mais é CONTAMINAR a turma boa das duas rodas daqui do ES. O Estado é pequeno, mas é lindo e vale muito ser visto (de novo) por mim e demais amigos.
Tenho divulgado em meu Facebook (OneAlone MotorbikeTeam) tudo que tenho feito e vivido inspirado, empurrado, ajudado pela real Elite do Motociclismo Mundial e, com isso, mais pessoas estão tomando coragem de ir para estrada cumprir desafios.
Nas fotos a seguir, a ida e alguns momentos do evento em Guriri. Depois começarei a postar fotos do Valente FC - ES.
Amanhã à noite vou de ônibus à cidade de São Mateus para buscar minha 535 que ficou pronta ao custo módico de R$ 38,00, isso mesmo. Legal a Yamaha (Mepal) de lá, foram honestos e éticos comigo.
No sábado farei as mesmas prefeituras que meu filho fez com o Thiago e assim ficamos empatados para depois seguirmos juntos pelas demais cidades do ES
Rodando rumo a Guriri.
Amigos de meu filho que ficaram meus amigos também. rss
Adesivando Fazedores de Chuva e 1 Alone MT
Thiago Inline em sua recente aquisição que já estreou no desafio Valente FC - ES. Em breve estará postando as fotos.

A festa foi boa, mas poderia ter sido melhor se a 535 num tivesse me deixado na mão na tarde de sábado. rsss Mas tá bom, só de ter rodado com a turma que rodei valeu o fds. Velhos amigos abraçados e novos amigos conhecidos, muito "lucro".
Última edição por Gilmar Dessaune; 24-05-13 às 00:40.
-
FC Gilmar, parabéns pelas histórias contadas, aliás, vividas, seguramente contaminando positivamente, como devem ser as coisas boas, tanta gente.
Mas é tanta gente em cima da tua 535 que o "Desafiando os meus limites", já passou de mil visualizações, aumentando consideravelmente a tua responsabilidade.

Como é bom este tipo de responsabilidade, não é verdade?
Meus cumprimentos à Mepal, revenda Yamaha, por fazer corretamente o que é preciso ser feito, infelizmente, em desuso no nosso país.
Como é bom sentir honestidade em nossa volta.
Por último lembro que a sede internacional dos FC, está a disposição de todos os teus amigos e caso vocês se percam no Valente Espírito Santo, não se preocupem, ele termina em Itajaí, SC.
Aprocheguem-se FC!
Última edição por Dolor; 24-05-13 às 02:11.
-
GCFC Dolor,
Obrigado pelas palavras e pelo sempre presente incentivo.
Na verdade, eu sinto que junto com a responsabilidade de "tanta gente" em cima da 535, vem também a cumplicidade de todos eles, a torcida para o sucesso e as boas vibrações que cada número crescente na contagem das visualizações nos passa, compelindo a compartilhar cada vez mais experiências.
Quando vejo as aventuras, os percalços, as belíssimas imagens postadas por outros FC´s, fico me imaginando se um dia poderei desfrutar do mesmo privilégio deles. Mas que dá uma "coceira" danada de ir lá também isso dá. Rssss
Claro, se eu e meus amigos nos perdermos por essas paragens de cá, sei que Itajaí fica logo aqui do lado. E iremos com mais tempo para desfrutar melhor de presença, das experiências e sabedoria de todos vocês.
Abraços
Gilmar
Última edição por Gilmar Dessaune; 24-05-13 às 13:42.
-
Boa tarde Amigos FC´s,
Eu havia feito adesivos alusivos ao 1 Alone Motorbike Team para ir adesivando pelas estradas afora em minha viagem.
Na parada obrigatória em Itajaí, sede mundial dos FC´s, fui agraciado com adesivos dos FC, do Cardeal e do Bandeirante FC e recebí a ordem direta e pessoal do GCFC Dolor de "demarcar território".
Eu já vinha fazendo esse trabalho pelos caminhos trilhados e depois de Itajaí passei a adesivar também com os adesivos FC de acordo com o local e o tema daquele trecho da viagem (por exemplo: Cardeal quando a caminho de Chuí).
Nas fotos abaixo as provas dos fatos. rsss

-
Boa noite queridos amigos FC´s,
Hoje estou me sentindo muito bem. Consegui buscar a 535 rodando e voltei a fotografar desafios FC, agora o Valente FC - ES.
Já tava com saudades desse ritual: viajar x fotografar. heheh
Comecei por São Mateus mesmo, onde fiz também uma foto de um monumento sui generis: a Igreja Velha. Leiam a história dela abaixo e irão me entender.
Depois fiz em sequência os Municípios de Jaguaré, Sooretama, Linhares, João Neiva, Ibiraçu e Fundão.
Eu pretendia fazer umas fotos diferentes, mas o tempo não ajudou: tomei muita chuva e o céu nublado atrapalhou meus planos. Mas tudo bem, depois eu volto e faço as fotos que queria tanto fazer.
A 535 mandou bem novo, bom sentir a moto tocando firme nas estradas.
Estou passando a adotar um sistema de informações básicas do municípios e inserir também o link do mesmo na Wikipedia, assim quem desejar conhecer mais fica fácil aumentar as informações. Espero que gostem.
Bem, vamos às cidades...
Essa é a Igreja Velha, na cidade de São Mateus, norte do ES. Vejam que história interessante dessa obra que parece carcomida pelo tempo, mas na verdade não é bem assim...
A Igreja Velha foi projetada a mando dos Jesuítas para ser a maior igreja do município. A verba empregada seria de cunho municipal.1 O inicio da sua construção é do início do século XIX. 2 Seu projeto grandioso fez com que os vereadores conculissem as obras no dia 6 de agosto de 1853. Segundo a Ata da Câmara Municipal que encerra a construção, a igreja Matriz da Praça do Campo, como era conhecida na época, demandava mais de 40 contos de réis e aproximadamente 50 anos para a conclusão, enquanto que a Igreja Matriz da Praça de São Mateus, que já se encontrava com as obras adiantadas, demandaria não mais de 8 contos de réis para a conclusão. Por esse motivo as obras foram encerradas.3
A alvenaria utilizada foi de pedras e uma argamassa feita de óleo de baleia e cal. As pedras utilizadas vinham nos lastros dos navios que atracavam no Porto de São Mateus. Já a cal era retirada dos sambaquis, que eram facilmente encontrados na região de Barra Nova. Muitas dessas pedras dos alicerces da igreja Velha foram utilizadas pelos moradores para a construção de edificações no município.2
Segundo os Moradores mais antigos, a igreja seria dedicada a São Brás.
Fonte: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Velha)
Município de São Mateus
São Mateus é o segundo município mais antigo e oitavo mais populoso do estado do Espírito Santo, Brasil. Originalmente, chamava-se Povoado do Cricaré, sendo rebatizado no ano de 1566 por Padre José de Anchieta para o nome de São Mateus. Sua população atual gira em torno dos 109 mil habitantes.
É considerado o município com a maior população negra do estado. Tal fato se dá, pois, até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de negros no Brasil. Também há a forte presença de italianos, que são responsáveis pela colonização de grande parte dos sertões mateenses.
Sua economia está baseada na exploração e produção de petróleo. Na década de 1970, foram descobertos vários campos de exploração e na década de 1980, essas descobertas foram ampliadas. Na década de 2000 foi implanto na região de Campo Grande o Terminal Norte Capixaba, responsável pelo escoamento de toda a produção da região.
Também destaca-se pelo forte apelo turístico, tanto histórico quanto de temporada. O carnaval de Guriri, principal balneário do município, é um dos mais animados do estado e chega a ser conhecido nacionalmente, recebendo, principalmente, turistas de Minas Gerais.
Fonte Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3...%ADrito_Santo)
Município de Jaguaré - A Wikipedia não informa, mas eu acrescento que o forte de Jaguaré é o cultivo do café conilon que, inclusive, batisa muitos locais no município, como o estádio de futebol, por exemplo.
Município de Sooretama. Fiquei curioso com esse nome e fui descobrir o significado.
Toponímia
O nome "Sooretama" vem da língua tupi e significa "Terra e refúgio dos animais da mata". De soo, çoó: animal, caça; e retama: lugar, terra, pátria6 .
A Reserva Biológica de Sooretama foi criada, em 1982, para preservar a Mata Atlântica remanescente no Espírito Santo. Está localizada no Centro Leste capixaba, entre os municípios de: Linhares, Jaguaré, Sooretama, Vila Valério, a 130 km da capital do estado, Vitória. A visitação à Reserva é permitida pelo IBAMA, entidade que a administra, apenas para fins educacionais e de pesquisa.
A Reserva resguarda, também, vestígios da vegetação chamada, Mata dos Tabuleiros, caracterizada por matas sempre verde e árvores de mais de 30 metros de altura. Entres os animais de sua fauna: jacu estalo, papagaio chauá, mutum do sudeste são alguns exemplos.
Fonte: Governo Brasileiro (http://www.brasil.gov.br/localizacao...retama-2013-es)
Município de Linhares
O município destaca-se por ser o maior produtor de Mamão do estado (como o Espírito Santo é o maior produtor do Brasil, que é o maior exportador de papaia do mundo, então Linhares está entre os maiores exportadores desse fruto para o mundo). Além disso, Linhares destaca-se por sua indústria moveleira, pela produção de álcool, pela produção de cacau e achocolatado, pela produção de confecções e pela produção de petróleo e gás natural. Ultimamente, a cidade tem recebido grandes investimentos de infraestrutura, devido aos recursos provindos da exploração de petróleo e gás. Isto tem atraído diversas empresas e modificado a economia que, até a década de 1990, tinha forte ligação à atividade agrícola. Linhares tem crescido acima da média estadual e nacional, tanto economicamente quanto populacionalmente.
Está localizada no município de Linhares uma das maiores reservas naturais da mata atlântica, a reserva de Goitacazes, além da reserva particular da Companhia Vale do Rio Doce, a Reserva de Sooretama. Devido a sua topografia extremamente plana, Linhares tem 69 lagoas, algumas de grande porte, como a Lagoa Juparanã, com 30 km de extensão por 4 a 5 km de largura. As lagoas oferecem um importante atrativo turístico, sendo visitadas por milhares de pessoas constantemente.
Por ter sido planejada, a cidade possui ruas amplas e longas, bem pavimentadas. As quadras são regulares. A cidade, como todo o município, é plana, com pequenas colinas levemente onduladas. As praias, apesar da dificuldade de acesso (45 km da sede, em estrada parcialmente pavimentada), atraem turistas por serem ótimas para a prática de surf, pesca oceânica e tranquilidade junto à natureza. O litoral de Linhares possui uma unidade do Projeto TAMAR (tartarugas-marinhas), na vila de Regência, por ser um local de reprodução desses animais, especialmente da tartaruga gigante. O Delta do Rio Doce forma um espetáculo natural que atrai a visita de muitos turistas. Outro atrativo do litoral de Linhares é a Praia de Barra Seca, onde é praticado o naturismo. Na área próxima existe infra-estrutura com pousadas para receber os visitantes.
Fonte: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Linhare...%ADrito_Santo)
Gente: as lagoas são lindas, a Lagoa Nova então é um espetáculo.
Município de João Neiva
Encontra-se em meio a uma paisagem de densas matas sobre um relevo acidentado, com muitos "pães-de-açúcar". Próximo à cidade, há duas reservas biológicas que têm o objetivo de preservar o que ainda existe de Mata Atlântica, a reserva da Rancho Alto - Reserva Florestal da Vale do Rio Doce, criadas e mantidas pela Companhia Vale do Rio Doce. A influência da cultura italiana é uma característica marcante de João Neiva, cidade que recebeu muitas famílias vindas da Itália no período das grandes imigrações no Brasil.
Fonte: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Neiva)
Município de Ibiraçu
A cidade foi fundada por volta de 1877, por famílias italianas vindas de Gênova. No Espírito Santo, colonizaram uma área na cabeceira do rio Piraqueaçu, pelo qual chegaram à região. A área assentada, então conhecida como Núcleo Colonial Santa Cruz, já que Santa Cruz era então a localidade mais acessível, por estar à boca do rio Piraqueaçu.
No distrito de Pendanga localiza-se o Mosteiro Zen Morro da Vargem, primeiro mosteiro zen-budista da América Latina, fundado em 1974.
Fonte: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ibira%C3%A7u)
Município de Fundão
O litoral fundãoense favorece a pesca e o mergulho devido aos recifes naturais.85 Um dos balneários mais visitados na região durante o verão, Praia Grande tem águas rasas e calmas. Lá, na foz do rio Reis Magos, situa-se o seu estuário e uma área de manguezal. Menos procuradas por turistas e de areias finas, a Enseada das Garças tem traços de vegetação de restinga e a Praia do Rio Preto, na fronteira com Aracruz, abriga reservas de Mata Atlântica.
Fonte: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fund%C3...%ADrito_Santo)
-
Esse é o mapa da Etapa 1 dos desafios Bandeirante e Cardeal FC.
Números da viagem:
a) 14 dias corridos, sendo 13 rodados (um dia inteiro parado por problemas mecânicos na moto).
b) 7.592 km rodados
c) 64 abastecimentos (em alguns trechos eu abasteci preventivamente com menor kilometragem rodada por receio de não encontrar postos disponíveis mais adiante)
d) 414 litros de combustível
e) Consumo médio de 18,33 km por litro, andando em velocidade de cruzeiro em torno de 110 km/h.
f) R$ 1.243,25 gastos em combustível
g) Preço médio de R$ 3,00 (onde havia eu coloquei sempre aditivada e não tive qualquer problema de qualidade do combustível).
h) R$ 23,15 em pedágio
-
Boa noite ilustres FC´s,
Como um fato já esperado, estou disponível no mercado de trabalho (a empresa me comunicou ontem o desligamento que se dará em 20/6).
Assim, já havia antecipado do Dolor quando estive em Itajaí, devo fazer logo em seguida mais uma etapa dos desafios Cardeal e Bandeirante FC conforme o mapa abaixo.A idéia é seguir no sentido BH > Brasília > Palmas > e assim por diante.
Porém logo nos primeiros pontos analisados me veio uma questão: qual a melhor opção para chegar e sair de Macapá?
Peço, por favor que me ajudem nesse direcionamento, pois o que pesquisei via Google fala em dois dias de balsa para cada trajeto Belém - Macapá - Belém e um custo alto.
Vi também a hipótese de deixar Macapá para quando for a Uiramutã e passar ida e volta pelas Guianas.
Muitas perguntas que conto com vocês para me ajudar a definir.
Abraços a todos.
Gilmar
-
FC Gilmar,
A viagem de Belem a Macapá em um barco demora um dia e tem um custo aproximado de R$ 800,00 (transporte da moto, alimentação e acomodações). Logo, você gastará cerca de R$ 1.600,00 a R$ 2.000,00 entre ida e volta e precisará de, pelo menos tres dias, pois há que se observar disponibilidade nos barcos que fazem o trajeto.
Quanto a opção de fazer Macapá posteriormente, passando pelas Guianas, faço as seguintes observações:
- Boa Vista, Roraima a Lethem na fronteira com a Guiana (antiga Guiana Inglesa) são 130 km de asfalto. De Lethem a Georgetown são 580 km, dos quais 440 não são pavimentados. Dali para frente tem asfalto até Saint George na fronteira com o Amapá.
Contudo, voce terá que fazer seguro pessoal e para a moto.
Voce tomará quatro balsas (Rio Essequibo, na Guiana) Divisa da Guiana com Suriname, Divisa do Suriname com Guiana Francesa e Divisa da G. Francesa com o Brasil.
Não esquecendo que você terá que tirar o visto para a Guiana Francesa.
Do Oiapoque à Macapá ainda restam aproximadamente 150 km sem asfalto e rodar com moto custom entre abril e setembro é muito dificil por causa das chuvas torrenciais quase todo dia. Em situação normal, você terá que disponibilizar cerca de oito dias para esta viagem e cerca de R$ 3.000,00, partindo de Boa Vista até Macapá, mas vale a pena pois são poucos os FC que já passaram pelas Guianas.
Como moro em Boa Vista, Roraima, estou a disposição para lhe auxiliar sempre que precisares.
Tags para este Tópico
Permissões de Postagem