Página 53 de 58 PrimeiroPrimeiro ... 3435152535455 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 521 a 530 de 575
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Grande Valente Nascente Fazedor de Chuva, Gilmar Dessaune, tu es um poeta na descrição das tuas andanças pelo Espirito Santo ....muito legal....e melhor ainda teres completado esse desáfio, e pela segunda vez ....rsrsrsrsr....grande abraço a voce e parabéns, passarei aí para fazer o Rodoviario ....bandeirantes .....rsrsrsre vamos comer uma muqueca capixaba , no capricho.

Olha nós ai ....lá em Monguagua SP, no Valente SP ...rsrrsrsr...tudo embaixo de chuva...rsrrsr

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_2058 (Large).jpg
Visualizações:	15
Tamanho: 	96,5 KB
ID:      	47055

Abração e muitas estradas .........
    GCFC NFC VFC(SP) ,VFC(RR),Cardeal, RFC(101,116,153,230) Jacob

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Bom dia amigos FC´s,

Hoje estou um pouco mais animado, pois desde a madrugada de domingo estou com um bela indisposição gástrica, coisa rara de acontecer.

Então logo pela manhã vou postar mais uma cidade.

Ao meu amigo GCFC e NFC Jacob, já respondi mais adequadamente no tópico dele Valente SP, mas num posso deixar de externar aqui a emoção e gratidão pelas belíssimas palavras acima. Ele bem lembrou: visitei todos os municípios do ES pela segunda vez, mas da outra não era um desafio "meu", então não fiz os devidos registros, mas agora foi à vera. hehehehe
    Quanto à moqueca, meu amigo, quem a fará serei eu mesmo, és convidado.

68/78 - São Gabriel da Palha (SGP)

O trecho desde Vila Valério até SGP é curto, apenas uns 28 km, mas tivemos um pouco de emoção: a estrada em obras apresentou logo de cara um pare-siga. Também o piso com terra solta e muitas britas foi meio pank pra 535, mas com o devido cuidado passamos e chegamos em SGP por volta das 12:35 h.

O calor estava imenso, o ar parado aumentava a sensação térmica e o sol praticamente à pino queimava a careca do véio. Inda bem que já prevendo essas situações, tratei de levar filtro solar pra passar, principalmente nos punhos (normalmente a jaqueta desce devido ao vento e expõe parte do braço), na parte posterior no pescoço onde o capacete não cobre e a careca quando tiro o capacete para as fotos e apreciar a paisagem. Fiquei feliz por ter levado o filtro solar quando cheguei em SGP...hehehehhe
    O VFC Citeli tem cabelos, mas mesmo assim carrega um boné.

SGP é uma cidade com charme, um polo de confecções e gostei de ter encontrado as bandeiras hasteadas na prefeitura.

Pelo caminho, paramos para clicar uma rocha que emerge entre as plantações fazendo uma matiz de cores muito linda que às vezes uma foto não reproduz, mas ficou o registro.

A seguir, a história do surgimento da cidade, muito legal a origem do nome.

"Até 1920, a terra entre Colatina e Nova Venécia, no noroeste do Espírito Santo, era toda coberta de matas. Minas Gerais estava invadindo o pouco de área que nos sobrou da antiga Capitania do Espírito Santo. Em nosso Estado, especialmente no sul, havia colonos, imigrantes e aqui nascidos, com falta de espaço para criar suas famílias com dignidade. O índio já havia, em grande escala, sofrido a continuidade do processo de espoliação iniciado em 1.500. Havia ainda alguns por aqui. Eles não aceitaram se aldear em Pancas. Andavam nômades, coletando e caçando, e se encontravam numa cachoeira a que denominavam Jaguaribe. Jaguar é onça e ibe é cobra. Pode ser uma das duas quedas d’água do rio São José.

Assim, em 1923, o “Presidente” do Estado Nestor Gomes cria em Colatina a Companhia Territorial para gerir a colonização da área. Logo, em 1924, assume como “Presidente” do Estado, a figura histórica de Florentino Avidos. No ano seguinte, Avidos manda uma turma guiada por Cícero Morais abrir uma picada na mata para ligar os dois extremos. E começa a construir sobre o rio Doce uma ponte que deveria iniciar uma estrada de ferro ligando Colatina a São Mateus. Até parece um “repeteco” do sonho da Madeira-Mamoré. Só que aqui a estrada não teve mais que 7 quilômetros partindo de Colatina e chegou a Nova Venécia partindo de São Mateus, graças à família Cunha, do Barão de Aimorés. Mas, em 1928 foi inaugurada em Colatina a ponte sobre o rio Doce. No mesmo ano de 1928, o Estado firma com a TOWARYSTWO KOLONIZACJISNE da Polônia um contrato para vinda de 1.800 famílias de colonos para Águia Branca(Orzel Bialy). E, em 1929, firma com a Empresa MALACARNE “&” COSTA um contrato de colonização do médio rio São José. Bertolo Malacarne já atuara em Marilândia desde 1923 e vinha atuando na Cachoeira da Onça desde 1925, autorizado verbalmente pelo Estado.

O novo “Presidente” do Estado, em 1929, era Aristeu Borges de Aguiar. Ele desistiu de construir a ferrovia (certamente por falta de dinheiro) e deu aos madeireiros esta incumbência. Em 1930, ela saía de Colatina. Em 1934 ela chegava a São Domingos . Em 1936, ela chegava a São Gabriel. Em 1940, ela chegava a Águia Branca(construída pelos presos). Era uma trilha precária, dentro da mata. Mesmo assim, um madeireiro de Colatina, Heitor Alencar, botou um transporte coletivo ligando Colatina a São Gabriel. Já havia por aqui muitos colonos.
    Não há registro de entradas de colonos nos anos de 1931, 1932 e 1933. Muitos não ficaram. Outros nem vieram. Outros ainda compraram mais de 1 área. Em 1934, vencia o contrato que MALACARNE “&” COSTA (Nelson Costa era o guarda-livros da concessionária) tinha com o Estado. Bertolo queria fundar um núcleo na margem direita do rio São José.

Reuniu uns 40 braçais que começaram a abrir picadas na mata desde a Cachoeira da Onça (onde dava febre malária “até em macaco”), no limite sul de sua propriedade até o extremo oposto, ao norte, onde está hoje a sede da Cooabriel. Ali abriu uma clareira na mata e passou a doar lotes a quem fizesse uma “barraca de palha”. Disse-me o Eduardo Glazar que a área deste extremo norte foi trocada por Bertolo por outra infestada de mosquitos anofelinos. Quando os madeireiros de Colatina chegaram por aqui, em 1936, as barracas ainda existiam. Os poloneses vieram de Águia Branca, descendo o rio São José, por volta de 1937 e deram novo impulso ao esforço de colonização, no rumo de Vila Valério. Encontraram o mesmo panorama no núcleo. Na periferia, os novos colonos chegavam, às vezes a pé, para ocupar as terras ainda virgens. Há uma foto sem data ainda com as barracas de palha; mas data de 1943 a primeira foto dos inícios de nosso núcleo. As barracas de palha já não existiam mais. Ficaram no nome: SÃO GABRIEL DA PALHA."
    Fonte: site da prefeitura, acesso em 14/01/2015.

Nome:	         DSCN3958 - Cópia.jpg
Visualizações:	13
Tamanho: 	63,4 KB
ID:      	47116Sempre otimista e hiper positivo, um parceirão!!!Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCN3960 - Cópia.jpg
Visualizações:	1
Tamanho: 	58,2 KB
ID:      	47117Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCN3962 - Cópia.jpg
Visualizações:	3
Tamanho: 	47,4 KB
ID:      	47118Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCN3963 - Cópia.jpg
Visualizações:	2
Tamanho: 	61,0 KB
ID:      	47119Ai minha carecaaaaaaaaaaaaClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCN3966 - Cópia.jpg
Tamanho: 	74,7 KB
ID:      	47120SGP tem mototaxi... show...Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCN3967 - Cópia.jpg
Tamanho: 	73,3 KB
ID:      	47121As bandeiras hasteadas, eu gostei.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCN3968 - Cópia.jpg
Tamanho: 	50,7 KB
ID:      	47122Prada breve para um almoço leve ( o meu, pois o VFC Citeli encheu o prato... rsss)Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCN3971 - Cópia.jpg
Tamanho: 	55,8 KB
ID:      	47123
    Última edição por Gilmar Dessaune; 14-01-15 às 08:44.

Data de Ingresso
    Sep 2012

Nome:	         th (3).jpg
Visualizações:	60
Tamanho: 	8,4 KB
ID:      	47124

"Buda reuniu seus discípulos, e mostrou uma flor de lótus - símbolo da pureza, porque cresce imaculada em águas pantanosas.
    - Quero que me digam algo sobre isto que tenho nas mãos - disse Buda.
    O primeiro fez um verdadeiro tratado sobre a importância das flores.
    O segundo compôs uma linda poesia sobre suas pétalas.
    O terceiro inventou uma parábola usando a flor como exemplo.
    Chegou a vez de Mahakashyao. Este aproximou-se de Buda, cheirou a flor, e acariciou seu rosto com uma das pétalas.
    - É uma flor de lótus - disse Mahakashyao. Simples e bela.
    - Você foi o único que viu o que eu tinha nas mãos - disse Buda."

É assim o VFC-ES feito por vc VNFC Gilmar: simples e belo!

Porém, como é nosso hábito falarmos muito (rsrs) acrescentamos mais: emocionante, inspirador, construtivo, curioso...

Abçs NFC Sassa e Cuca

Data de Ingresso
    Aug 2014
    EEhhh Gilmar, proxima vez vou tirar uma foto da sua bandeja (y) hahaha

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Boa noite amigos FC´s,

Desse jeito NFC Sassa e Cuca, vou ficar muito encabulado com tantos elogios... rsss obrigado, obrigado, obrigado!!!

Aprendi que na vida aquilo que recebemos de graça, de graça devemos repassar.

Então tudo que todos os Fazedores de Chuva me proporcionaram, eu procuro passar adiante, replicar, distribuir, afinal estamos aqui por tão pouco tempo, que em nada custa compartilhar as alegrias, felicidades e manifestações de carinho que tenho recebido já a caminho de 2 dois anos como efetivo FC. Mais uma vez obrigado a todos vocês.

VFC Citeli, relaxa... eu nem tirei foto da sua "Pedra do Elefante" que foi seu pratinho do almoço....

Pessoal, para que entendam essa última frase, seguem fotos clicadas na estrada entre SGP e Nova Venécia (irei postar as fotos dessa prefeitura no próximo post).

A famosa Pedra do Elefante aflora soberba, soberana e incomum. Verão fotos em ambas as faces.

Pena que começaram a tirar granito da "tromba" do Elefante, deviam ser presos os caras que fizeram isso com um monumento de tal magnitude. Fiquei muito triste ao constatar tal agressão à uma magnífica obra da natureza. Peço desculpas por alguém do meu estado não ter tido escrúpulos e ter chegado a tal ponto por um punhado de dinheiro.

As fotos falam por si, nem vou colocar legendas.

Enquanto eu clicava, o VFC Citeli ficou "assando" na estrada... e o assento da 535 também... uiiiiiiiiiiiiiii

Nome:	         P1110859 - Cópia.jpg
Tamanho: 	54,5 KB
ID:      	47125Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110860 - Cópia.jpg
Tamanho: 	69,9 KB
ID:      	47126Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110861 - Cópia.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	64,3 KB
ID:      	47127Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110862 - Cópia.jpg
Tamanho: 	97,8 KB
ID:      	47128Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110863 - Cópia.jpg
Tamanho: 	56,3 KB
ID:      	47129Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110864 - Cópia.jpg
Tamanho: 	59,1 KB
ID:      	47130Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110865 - Cópia.jpg
Visualizações:	4
Tamanho: 	61,8 KB
ID:      	47131Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110869 - Cópia.jpg
Tamanho: 	71,4 KB
ID:      	47132Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110870 - Cópia.jpg
Tamanho: 	39,2 KB
ID:      	47133Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110871 - Cópia.jpg
Tamanho: 	57,4 KB
ID:      	47134Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110872 - Cópia.jpg
Tamanho: 	77,1 KB
ID:      	47135

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Boa tarde amigos FC´s,

Tendo feito um post só da parte da viagem até a cidade, resta agora falar sobre ela:

69/78 - Nova Venécia

Dois fatos muito legais aconteceram durante as fotos na prefeitura:
    a) ao fazer os cliques, um garoto que passava com sua mãe me abordou e pediu: "tio, deixa eu sair na foto?" rssss Claro, está aí o registro.

b) Eu bem no meio da pista vejo uma belíssima morena parar, olhar para mim e "do nada" perguntar: "Está fazendo chuva?"
    Surpreso mas feliz com a pergunta respondi que sim e perguntei como ela sabia disso.
    A resposta surpreendeu mais ainda, pois ela disse ser também motociclista, irmã da Greicykelli que é namorada do Paulo Henrique. Eles também são FC´s e estão cumprindo o desafio embora faça um tempo que não publicam, mas vão terminar o desafio. Todos eles pessoas da mais alta qualidade. Mundo pequeno... rsss Nas fotos os devidos registros.

O site da prefeitura num apresenta a história da cidade, então recorri à Wikipedia mesmo, acesso em 15/01/2015.

"O significado da palavra Veneza-Venécia, Véneto ou Héneto é o latino Uénus, Vênus, donde provém o etimólogo Venezsia (véneto) e Venezia (italiano). A designação Uénus engloba os temas sumérios W e Anu, respectivamente, “filha” e “céu”. Como “filha do céu” Vénus personifica o belo astro que assiste ao nascimento e ocaso solares. O teónimo romano Vénus, ao ser aditado do tema ara, significativo de “santa”, deu venera, donde procedeu o termo venerar, adorar. Daí que Veneza é “onde se venera Vênus”.

Geografia
    O município é muito montanhoso e possui imensas jazidas de Granito, com beneficiamento próprio. Seu território está situado quase em sua totalidade sobre uma formação rochosa muito antiga, um escudo cristalino formado a cerca de 2 bilhões de anos durante o período pré-cambriano, hoje bastante desgastado , formado pelo resfriamento do magma sob a superfície e posterior exteriorização pelos processos erosivos. Apenas um pequeno trecho do município, na divisa com o município vizinho de São Mateus a leste, ocorre o início de uma bacia sedimentar. Em determinados locais do município, é possível extrair pedras preciosas como águas marinhas e esmeraldas. Devido à sua geologia, em Nova Venécia não há possibilidade de haver petróleo, como no caso de São Mateus. A formação montanhosa mais conhecida e cartão postal da cidade é a Pedra do Elefante, uma montanha de cerca de 604m de altitude.

Relevo
    O relevo da cidade é em sua maior parte montanhoso com muitas rochas onde em geral é extraído o granito. A geologia do município é relativamente acidentada, com muitos morros e colinas, com poucas áreas planas. A cidade se desenvolveu principalmente ao longo do vale do rio cricaré, mas também se estende para atrás de algumas colinas.

Clima
    Cidade de clima tropical, com temperaturas elevadas de novembro a março, e as chuvas ocorrem no mesmo período. Nos meses de janeiro e dezembro, as chuvas caem com maior intensidade, quando são acompanhadas de fortes raios e trovoadas. Atualmente, com o desmatamento no norte do Estado e o aquecimento global, os períodos de estiagem estão se tornando mais extensos.

Vegetação
    A vegetação nativa é de Mata Atlântica, que ocorre em trechos isolados, em geral ao pé das montanhas.

Demografia
    População: 44.380 habitantes
    Homens: 22.261
    Mulheres: 22.119
    População e cultura
    Nova Venécia é um município com forte influência cultural italiana, atualmente muito valorizada, devido ao fato de nos seus primórdios ela ter sido uma colônia de imigrantes italianos no Estado. Há alguns alimentos típicos, como a polenta, parte da população tem ascendência italiana e alguns preservam seus costumes. Há forte influência também de alguns outros grupos, como pomeranos e alemães (próximo ao município vizinho de Vila Pavão a noroeste) e nordestinos.

Hidrografia
    O Rio Cricaré nasce na Serra da Safira, em Minas Gerais. Possui uma extensão de 188 quilômetros, 104 deles no Espírito Santo. A pesca,juntamente com a agricultura e a exploração de minerais, como as rochas ornamentais são as principais atividades econômicas. Suas águas são verdes e calmas. Possui uma bela vegetação em sua margem e um belo visual ao entardecer.

Os afluentes mais importantes do Rio Cricaré são o Córrego do Garfo, o Córrego Paulista, o Córrego Todos os Santos, o gracioso Córrego Alegre e o Córrego da Rapadura, na margem esquerda. Na margem direita, Ribeirão de São Francisco, Córrego Perdida, Córrego Guararema, Rio Muniz Freire, Córrego Boa Esperança e Rio Preto."

Nome:	         P1110873 - Cópia.jpg
Visualizações:	18
Tamanho: 	59,8 KB
ID:      	47186Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110875 - Cópia.jpg
Tamanho: 	61,9 KB
ID:      	47187Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110876 - Cópia.jpg
Tamanho: 	54,6 KB
ID:      	47188Tinha gente sofrendo com o calor... rsssClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110877 - Cópia.jpg
Tamanho: 	60,4 KB
ID:      	47189Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110878 - Cópia.jpg
Tamanho: 	56,0 KB
ID:      	47190Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110879 - Cópia.jpg
Tamanho: 	49,4 KB
ID:      	47191

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Booooom dia amigos FC´s,

Aqui em Vila Velha o dia começou "quente", então vamos tratar de postar logo cedo porque há muito o que fazer hoje, pois amanhã cedinho pico a mula para Marataízes no Sul do ES onde verei minha filha e neto de 3 meses de idade.

Dando sequência às prefeituras do ES vamos para:

70/78 - Vila Pavão

O site da prefeitura também não apresenta seu texto sobre a história do pequeno município do ES, que também está sofrendo com a estivagem longa.
    Notícias no site informam que o desvio de água para a irrigação de lavouras está afetando o abastecimento na cidade à população.

O trecho entre Nova Venécia e Vila Pavão é bem curto, então em questão de minutos já estávamos em frente à pequena prefeitura para as fotos de registro oficial.

As fotos foram clicadas já quase às 14 h, portanto o calor ainda era forte e a necessidade de repor líquidos era uma imposição, afinal nosso dia de rodagem não estava nem na metade ainda como verão até o final das postagens.

Não existe nada na fachada, então o registro é no vidro da porta mesmo.

"História
    Um pedaço de tábua na parte interna do lábio inferior. Essa era a característica marcante dos índios Botocudos, nativos habitantes do município que hoje é conhecido como Vila Pavão. Esses nativos viveram na região, e após frequentes ataques a fazendas e povoados, foram expulsos por colonizadores.

A construção da ponte sobre o Rio Doce, em Colatina, e a abertura da estrada que liga Nova Venécia a Vila Pavão, em 1940, foram as obras que desencadearam o povoamento e a colonização do município. Os tropeiros e caminhoneiros faziam divulgação "das terras quentes" aos imigrantes pomeranos e italianos no Sul do estado e nas regiões de limite com Minas Gerais. Foi isso que atraiu grande número de descendentes pomeranos e alguns italianos para o local.

A Pomerânia era uma das 38 províncias pertencentes à antiga Prússia. Com a Segunda Guerra Mundial, foi riscada do mapa e seu território dividido entre a Polônia e a Alemanha.

O município de Vila Pavão foi emancipado de Nova Venécia no dia 1 de julho de 1990 (dia do plebiscito, também considerado o "Dia da Cidade"). O município foi colonizado na década de 1920 por caboclos que fugiam da seca do sertão, madeireiros e depois de 1940, quando chegaram algumas famílias de descendência afro, italianas e a maioria pomerana. O nome "Vila Pavão" foi colocado por tropeiros que pernoitavam na única casa do "pavão" existente na encruzilhada onde hoje fica o centro da cidade, que tinha em sua varanda o desenho dessa ave.

Vila Pavão tem hoje mais de 9.000 habitantes, dos quais 78% residem na zona rural, dando destaque à sua agricultura familiar, com lindas elevações de granito denominadas "pedras" que, além de fazerem de Vila Pavão uma das maiores jazidas nacionais deste produto, ainda fazem da região uma das mais lindas do Brasil."
    Fonte: Wikipedia, acesso em 16/01/2015.

Nome:	         P1110884 - Cópia.jpg
Tamanho: 	25,4 KB
ID:      	47196Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110881 - Cópia.jpg
Tamanho: 	54,7 KB
ID:      	47197Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110882 - Cópia.jpg
Tamanho: 	52,1 KB
ID:      	47198Preparação para o selfClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110883 - Cópia.jpg
Tamanho: 	28,7 KB
ID:      	47199Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110880 - Cópia.jpg
Tamanho: 	55,0 KB
ID:      	47201Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110885 - Cópia.jpg
Tamanho: 	41,0 KB
ID:      	47200

Data de Ingresso
    Sep 2012
    Que assanhamento Sr Gilmar!!! Só pq essa linda morena - namorada do Paulo Henrique -veio falar com vc, já ficou se achando...se achando a própria chuva? Ela é linda mas, comprometida! E garanto que o Paulo Henrique é bem mais bonitão! kkkk

Vc pode! Fotos incríveis e o garoto heim! É muito legal conhecer e interagir com pessoas. Os lugares são belos e ricos de histórias mas as pessoas, essas sim, é são o maior valor!

Abçs
    NFC Cuca

obs: acrescente essa Pedra do Elefante em nosso itinerário

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Boa noite amigos FC´s,

Como amanhã cedo irei à Marataízes, no sul do ES, vou antecipar meu post diário de fechamento do Valente ES que faria amanhã pela manhã.

71/78 - Ecoporanga

O trecho também é curto entre Vila Pavão e Ecoporanga e todo pavimentado, então foi muito rápido chegar e sem muito o que registrar.

O portal da cidade é legal, então clicamos pois é raro encontrar portais em cidades do ES. Eu penso que todas as cidades deveriam criar seus portais para dar um toque personalíssimo à sede do município em vez de somente a placa rodoviária típica das estradas.

"História
    A história de Ecoporanga começa em 1934, quando Jacinto Antônio Dias, um pioneiro, vem das terras de Minas Gerais, saindo de Conselheiro Pena, trazendo junto nesta caminhada de migrante a mulher Guilhermina Joana de Jesus e seus doze filhos.

A região era coberta de matas, não havia estradas, meios de transporte e nem energia elétrica. Neste tempo as pessoas andavam a pé ou a cavalo para percorrer as terras do município.

Quando Jacinto Antônio Dias chegou, ele não se limitou a tomar posse de uma nova terra, nela plantando e erguendo um rancho. Fez mais, criou um núcleo de desbravamento. Ante as possibilidades que vislumbra no lugar, reclama reforços, convoca mais braços para o trabalho comum, traz gente de Minas Gerais. Assim começa a formar um núcleo urbano.

Naquela época já havia chegado à região o Frei Inocêncio de Comiso da ordem dos Capuchinhos, e então a pedido do frei, Jacinto Antônio Dias faz a doação de 28 hectares de terra, em 1937 destinados à fundação de um patrimônio em honra de Nossa Senhora do Monte Serrat.

A presença do frei, no Alto São Mateus, estava ligada a ação missionária que esses religiosos, desde a década de setenta do século XIX exerceram nas selvas entre os rios Mucuri e Doce, na catequese dos índios e na pregação de missões ambulantes.

A partir da doação desta terra de 28 hectares foi formado o núcleo populacional que receberia a denominação de Patrimônio do Quinze, posteriormente Nova Betânia, Rubinópolis e, finalmente, Ecoporanga."
    Fonte: Wikipedia, acesso em 16/01/2015

Na última foto o odômetro mostra que eu já havia percorrido 430 km e tendo sido a foto clicada às 15 h, estava àquela altura com 9 horas de viagem no lombo. Na verdade não havia ainda chegado na metade da empreitada.. rssss

O próximo trecho foi pank... mas isso eu conto no próximo post...

Nome:	         P1110888 - Cópia.jpg
Visualizações:	38
Tamanho: 	52,8 KB
ID:      	47218Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110886 - Cópia.jpg
Tamanho: 	99,6 KB
ID:      	47219Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110890 - Cópia.jpg
Tamanho: 	59,2 KB
ID:      	47220Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110892 - Cópia.jpg
Tamanho: 	56,9 KB
ID:      	47221Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110896 - Cópia.jpg
Tamanho: 	34,3 KB
ID:      	47222Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110897 - Cópia.jpg
Tamanho: 	57,8 KB
ID:      	47223

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Boa noite amigos FC´s,

Bem, como ontem mudei o horário da postagem, vou seguir na mesma linha.

72/78 - Ponto Belo

Bem, pessoal, clicada a prefeitura de Ecoporanga, se nos apresentava um belo desafio: ir a Ponto Belo.

Pelos meus estudos prévios, desejando fazer por asfalto teríamos que rodar algo em torno dos 200 km, sendo que nesse trajeto faríamos também Boa Esperança, Pinheiros, Montanha e Mucurici, legal num é verdade?!!! Nem tanto.

É que se conseguíssemos seguir direto de Ecoporanga para Ponto Belo, faríamos praticamente as mesmas cidades já voltando para casa. Assim só passaríamos nelas uma vez, enquanto que na primeira opção passaríamos DUAS vezes.

Assim, fomos conversar com o pessoal local que confirmou a informação do mapa: um pequeno trecho de asfalto e uns 50 km de chão. O legal foi sabermos que a estrada estava em boas condições de rodagem.

Bora para lá então por mais um bom trecho sem asfalto, o maior deles até agora que deram cravados no odômetro 46 km. A sorte é que não haviam muitos carros circulando, então comemos pouca poeira, embora o VFC Citeli rodando sempre atrás de mim pegava o pó que a 535 levantava e não era pouco.

Depois de hora e meia de viagem, finalmente um povoado surgir à distância como mostra o registro nas fotos. Observem que a pista é bem larga e o piso em muito bom estado, pois conseguimos rodar trechos a 80 km/h.

Em Ponto Belo, as fotos em frente à prefeitura mais uma vez chamaram a atenção das pessoas, sempre curiosas com gente de preto e de moto naquelas condições de poeira que estávamos.

Dois anos após minha primeira estada, lá estava a mesma prefeitura funcionando numa casinha bem humilde, quase sem identificação a não ser a placa com o nome PREFEITURA.

Sinceramente??? Não entendo existir esse município, pois a exatos QUATRO km dali está a sede do município de Mucurici que também é pequeno. Coisas da política nacional.

Agora, Ponto Belo revelou uma coisa inédita: pela primeira vez em minha vida toda tomei um caldo de cana com GELO DE CALDO DE CANA, feito os registros e dado o crédito aos proprietários. Parabéns, pois vendem caldo de cana e entregam 100% caldo de cana. Uma delícia depois de 46 km de pó na cara... rsss
    Tomei logo dois copos duplos.

Os dados a seguir foram obtidos hoje na Wikipedia.
    "História
    O município de Ponto Belo foi emancipado através da Lei nº 4.894/94, de 30 de março de 1994, desmembrado de Mucurici, sua instalação se deu em 1º de janeiro de 1997. Este Município teve como pioneiros, entre outros, o senhor Sebastião José Rabelo e o Senhor Manoel Pereira Sena.

Segundo estes moradores, as pessoas que aqui chegara vieram dos mais diversos lugares, principalmente dos Estados de Minas Gerais e Bahia. Vinham em busca de melhoria de vida e aqui se instalaram.

Na época predominava a exploração de madeira de lei. Os pioneiros instalaram-se em plena mata para explorar madeira e com tempo foram erguendo pequenas povoações que deu origem ao Município de Ponto Belo.

O nome dado foi originário de um pequeno estabelecimento por onde passavam pessoas para fazer suas primeiras refeições; este estabelecimento recebeu o nome de Ponto Belo devido a localização e a paisagem que oferecia aos seus transeuntes."

Gelo de caldo de cana, delícia.

Nome:	         P1110929 - Cópia.jpg
Visualizações:	40
Tamanho: 	90,2 KB
ID:      	47248Um povoado no horizonte: Ponto Belo após 46 km de chão, piso bom pra rodar, ainda bemClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110898 - Cópia.jpg
Tamanho: 	57,7 KB
ID:      	47249Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110899 - Cópia.jpg
Tamanho: 	43,8 KB
ID:      	47250Citeli preparando pras fotosClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110902 - Cópia.jpg
Tamanho: 	54,1 KB
ID:      	47251 Olha o estado da minha filha... tadinha!!!Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110903 - Cópia.jpg
Tamanho: 	60,7 KB
ID:      	47252Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110904 - Cópia.jpg
Tamanho: 	58,8 KB
ID:      	47253Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1110905 - Cópia.jpg
Tamanho: 	70,3 KB
ID:      	47254Crianças arteiras...Clique na imagem para uma versão maior