Página 48 de 58 PrimeiroPrimeiro ... 384647484950 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 471 a 480 de 575
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Olha, gostamos de Cachoeira do Itapemirim...e essa ponte de ferro!

Essa nossa viagem na sua garupa está tão boa, que tb nós, estamos nos tornando cachoeirenses!!!!!

Bora lá, acelera que tem mais!!!!!

Abçs NFC Sassa e Cuca

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Boa noite amigos FC´s,

Sassa e Cuca, Cachoeiro é minha terrinha, serão bem vindos para conhecer, apenas sugiro que seja no inverno pois o verão é um problema sério para quem não está acostumado com um calor úmido, sufocante...rsss Lindas as imagens que postaram, coisa de cinema mesmo, parabéns!!!

Neste sábado passado resolvi clicar mais algumas cidades do ES, eu já estava em Alegre à trabalho e aproveitei para passar por rodovias que eu não conhecia para chegar a uma cidade. Foi mais uma bela surpresa.

Tendo saído de Alegre por volta do meio-dia e meia, aprumei a 535 para a Rodovia Toufik Faissal - ES-181 destino Muniz Freire.
    Fechei o dia tendo rodado 274 km só a partir de Alegre (se fosse contar a saída pela manhã desde Cachoeiro seriam mais 62 km), cheguei em casa já de noite, mais descansado do que quando iniciei o rolê tarde afora... foram uma 6 horas de pura diversão a bordo da Monstra, a minha 535 do coração. Me atormenta pensar em um dia ter que trocar de moto, ela tá andando MUITO... rsss

47/78 - Muniz Freire

Muniz Freire teve sua população estimada em 2004 era de 19.449 habitantes.

Sua antiga denominação era "Espírito Santo do Rio Pardo".

Um município que tem mais de 16 cachoeiras, a principal delas é a Cachoeira do Rio Pardo. Diversão, diversas culturas e contato direto som a natureza faz parte desta cidade.

Muniz Freire tambem cultiva antigas tradições

O início da colonização de Muniz Freire data de 1846 e teve como primeiros desbravadores o Capitão Machado Santiago Louzada, um veterano da Guerra dos Farrapos, e Domingos Apolinário, um aventureiro que "gostava de lutar com feras" e que possuía terras nas áreas vizinhas, a atual Serra do Apolinário.

A fertilidade do solo para o cultivo de café e cereais, além das condições climáticas, foram as causas do movimento migratório que anos mais tarde, propiciou à região um desenvolvimento de vulto.

O município foi criado em 11 de novembro de 1890, pelo Decreto nº 53, desmembrado de Cachoeiro de Itapemirim, sob a denominação de Espírito Santo do Rio Pardo, ocorrendo a sua instalação em 1 de março de 1891. A Lei nº 213 de 30 de novembro de 1896 eleva sua sede à categoria de cidade e altera-lhe o topônimo para Muniz Freire, uma homenagem prestada ao republicano Moniz Freire, várias vezes Presidente da Assembleia Legislativa, Senador e Governador do Estado do Espírito Santo.

Através da divisão territorial-administrativa de 1933, o município ficou composto de quatro distritos: Muniz Freire, Itaipava, Conceição do Norte e Vieira Machado. No ano de 1948, ficaram estabelecidos em Decreto-Lei como distritos de Muniz Freire: Itaici (ex-Itaipava), Vieira Machado e Piaçu (ex-Conceição do Norte). Atualmente, existem além desses, o distrito de Menino Jesus e o Distrito de São Pedro, este último criado apenas pela Lei Municipal nº 1.077/89 de 25.05.1989, faltando ainda a demarcação geográfica com seus respectivos limites..

O município viveu praticamente isolado do resto do Estado devido às condições geográficas e pelas escassas vias de acesso. A construção da estrada de rodagem ES-379, ligando Muniz Freire a Castelo, só foi viabilizada após a década de 1920.

A Sede do município foi área doada por Domingos Apolinário para o primeiro povoado da região, que surgiu por estar no centro das rotas das tropas que transportavam a produção local.

Muniz Freire foi colonizada por imigrantes italianos, vindos para substituir o trabalho escravo nas lavouras de café.

O maior impulso econômico experimentado no município deveu-se à inauguração da BR-262, ligando Vitória a Belo Horizonte.

Bem, quanto ao percurso para chegar lá foi um tanto paradoxal: belas imagens x intenso calor, mas toquei em frente.

Teve hora que o ar quente e seco estava tão agressivo, que queimava o interior das minhas narinas, tive que fechar totalmente a viseira para reduzir o sofrimento.

Cruzei o Rio Itapemirim bem longe de Cachoeiro. Não pude me furtar de clicar e lembrar do Nascente FC, da Cuca e do Sassa. Fotos estão abaixo.

Depois as cadeias de montanhas e colossos de granito passaram e me "escoltar" pela estrada, tentei... mas tenho absoluta convicção que não consegui passar a grandeza dos vales, das montanhas e toda a beleza de uma relevo acidentado farto em "gigantes" de pedra dos mais diversos formatos.
    Teve lugar que a terra está bem seca, aqui também experimentamos uma estiagem longa, embora ora e vez caiam alguns mm de chuva. O pasto quase totalmente seco faz prova das minhas palavras.

A pista na maior parte do tempo muito irregular, sem buracos mas os remendos mal feitos fazia sempre o guidão tremer como se eu estivesse segurando uma britadeira, planejei almoçar em Muniz Freire, mas lá chegando estava com tanto calor que optei por apenas hidratar com água de côco... que maravilha... rssss

A cidade é pequena mas bem cuidada, com belos jardins, uma prefeitura arrumadinha e igreja, ao melhor estilo, mais no alto possível no centro da cidade. Uma arquitetura um tanto diferenciada fez por merecer ser a foto de abertura do post.

Bora deixar e papo e irmos para as imagens???

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MF 13.jpg
Visualizações:	62
Tamanho: 	66,9 KB
ID:      	43578Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MF 01.jpg
Visualizações:	1
Tamanho: 	86,6 KB
ID:      	43579
    Impossível não lembrar do Nascente FC, da Cuca e do Sassa... ahhh tem o Beco também... heheheClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MF 02.jpg
Visualizações:	2
Tamanho: 	73,1 KB
ID:      	43580Apenas um dos vários vales ao longo do caminho Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MF 03.jpg
Tamanho: 	47,9 KB
ID:      	43581 Tirar o capacete??? Nem pensar, melhor o peso e o calor do que queimar minha careca, eu hein... um sol de rachar...rssClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MF 04.jpg
Tamanho: 	67,3 KB
ID:      	43583Aqui de novo me lembrei da Cuca, que essa semana postou casas de João de Barro num poste em São Paulo, eram "triplex" pois segundo ela por falta de árvores essa foi a solução do pássaro construtor. Aqui no ES podemos dizer que é a pura ostentação imobiliária, nessa árvore apenas uma mansão foi construída pelo hábil passarinho...Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MF 05.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	101,9 KB
ID:      	43584Uhuuuuu cheguei...Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MF 06.jpg
Tamanho: 	65,3 KB
ID:      	43589A PrefeituraClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MF 07.jpg
Tamanho: 	75,6 KB
ID:      	43591Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MF 08.jpg
Tamanho: 	55,1 KB
ID:      	43593Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MF 09.jpg
Tamanho: 	61,7 KB
ID:      	43595Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MF 10.jpg
Visualizações:	3
Tamanho: 	68,5 KB
ID:      	43599Tem um mini Big Ben heheClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MF 11.jpg
Tamanho: 	59,9 KB
ID:      	43602Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MF 12.jpg
Tamanho: 	75,0 KB
ID:      	43604

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Boa tarde amigos FC´s,

Aqui no ES tem feito dias espetaculares de lindos, mas também com um calor de fazer cabeludo ficar careca (o que não é o meu caso).

Ontem, ao final do dia, estando no município de Alegre, ao sair de um evento promocional de vendas, me deparei com a cena da foto. Cliques comeram soltos na hora. rsss

Uma foto é pra mostrar o visual lindo, a outra é só pra provar que "eu estava lá"... rsss

O local é o IFES - distrito de Rive, Alegre - ES - Instituto Federal do Espírito Santo, uma escola técnica agrícola bem tradicional aqui no ES.

Abraços

Nome:	         DSC00905.jpg
Visualizações:	46
Tamanho: 	60,9 KB
ID:      	43669Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00906.JPG
Visualizações:	42
Tamanho: 	80,9 KB
ID:      	43670

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Bom dia amigos FC´s,

A exatos 7 dias eu fiz esse roteiro, hoje vou postar mais uma prefeitura e fotos do relevo e rodovias do ES.

Tendo clicado Muniz Freire, tomei rumo para a BR-262 que liga Vitória a Belo Horizonte.

Pelo caminho mais um vale magnífico e uma cadeia de montanhas graníticas fenomenal: obrigatório parar e clicar. O calor seguia causticante àquela hora.

Quando cheguei na BR, logo depois me surge a rotatória de acesso à Brejetuba, para lá direcionei a 535. Agora, já bem mais alto, o clima mudara substancialmente e o calor que fazia no vale não mais existia no topo das montanhas, ainda mais que a estrada é bem servida de vegetação praticamente em todo o seu percurso de 11 km desde a BR até a sede do município.

Esses poucos km são maravilhosos, com muitas "vírgulas" para ambos os lados. Um delícia, pois a estrada no sentido sede, é totalmente em declive, bem acentuado em alguns pontos com curvas sucessivas, como um rabo de serpente. Na volta, subindo, é outra emoção fazer as mesmas curvas agora em um prisma inverso. Ahhh pessoal, vem pra estrada curtir, eu os levo lá... rssss

48/78 - Brejetuba

Brejetuba é conhecido como a Capital Nacional do Café, está localizada a 147 km de Vitória-ES, Brejetuba produz hoje um dos melhores cafés do Brasil. Rodeado pela exuberante Mata Atlântica, a cidade reúne condições propícias para turistas em busca de um local calmo e distante da correria do dia-a-dia.
    O município de Brejetuba nasceu em 15 de dezembro de 1995, desmembrando-se de Afonso Claudio, com apenas 16 anos de existência Brejetuba desponta como uma cidade promissora, um povo humilde, trabalhador e muito hospitaleiro habita a cidade que tem em sua base de renda o cultivo do café arábica.
    Com um grande potencial turístico ainda pouco explorado, Brejetuba possui varias cachoeiras, fauna e flora ricas em espécie, destacam-se como local de visitação para os turistas a Pedra Submarino, a Rampa da Pedra da Torre, a Cachoeira da Rampa e a Cachoeira do Bernardo.
    Com mais de 508 propriedades produzindo café de qualidade, Brejetuba tem despontado no cenário estadual e nacional como referência no trabalho de qualidade em cafés arábicas especiais, recebendo grupos de produtores e compradores de todas as partes do Brasil e Exterior. O município conta hoje com 135 descascadores instalados e funcionando, sendo que 10 descascadores trabalham em regime comunitário, administrados por associações de produtores, projeto esse que é pioneiro no Brasil. No município um total de 1.280 propriedades trabalha com o cultivo do café arábica, com uma área plantada de 16.000 hectares o café representa 90% da renda do município. Outro destaque na produção de café é a alta produtividade por hectare uma Média 25 sacas, enquanto que a média no ES é de 16 sacas.
    Brejetuba é um município de topografia montanhosa, as plantações de café se estendem por vales e montanhas formando um imenso tapete verde. O relevo oscilando entre 600 á 1000 metros proporciona a formação de lindos vales e chapadas, montanhas, cachoeiras e cascatas, tudo isso rodeado pela mata atlântica que cobre cerca de 25% do seu território.
    Com um enorme potencial para prática de esportes de aventura como rapel, parapente, asa delta e outros o município tem atraído pessoas de varias partes do estado e do Brasil em busca de aventura.
    Tomar um cafezinho cultivado, colhido e preparado em algumas das diversas propriedades que produzem o grão no município é uma experiência única, Brejetuba é o único lugar do estado do ES, onde o visitante pode aprender e conhecer tudo sobre o plantio, cultivo, colheita, preparado e sabor dessa bebida que é a segunda mais consumida no mundo, só perde para a água.
    A coagem do Maior Cafezinho do Mundo, que é realizada tradicionalmente todo dia 24 de maio, na data onde se comemora o dia nacional do café, fortalece ainda mais o vínculo de Brejetuba com essa bebida, na coagem do Maior Café do Mundo é utilizado um Coador Gigante que mede 2,20 metros de diâmetro por 2,70 metros altura e uma Xícara Gigante com capacidade para 8.260 litros, medindo 2,70 metros de altura por 2,50 metros de diâmetro. Fonte: Prefeitura Municipal de Brejetuba, acesso em 18-10-14.
    Foto de capa: acesso a Brejetuba, uma estrada deliciosa.

Nome:	         DSC00713.jpg
Visualizações:	51
Tamanho: 	92,4 KB
ID:      	43680A caminho da BR-262Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00704.jpg
Tamanho: 	101,0 KB
ID:      	43681Um vale magnífico, deixei Muniz Freire lá embaixoClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00705.jpg
Tamanho: 	67,8 KB
ID:      	43682Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00708.jpg
Tamanho: 	68,2 KB
ID:      	43683Linda montanha de granitoClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00712.jpg
Tamanho: 	93,3 KB
ID:      	43684Chegamos...Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00714.jpg
Tamanho: 	63,6 KB
ID:      	43685Muito bonita a prefeituraClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00715.jpg
Tamanho: 	53,1 KB
ID:      	43686Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00718.jpg
Tamanho: 	45,6 KB
ID:      	43689Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00719.jpg
Tamanho: 	68,9 KB
ID:      	43687Apesar de pequena, a cidade é muito bonitinha e bem cuidada.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00720.jpg
Tamanho: 	75,7 KB
ID:      	43688

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Boa noite amigos FC´s,

Ontem estava eu revisando as prefeituras já clicadas nesse Valente ES, tive uma boa surpresa, pois eu pensava faltar 25 cidades a serem clicadas. Na verdade faltam 24, pois me maio eu cliquei Castelo e acabei não postando as fotos sei lá por qual motivo, acho que já gaguice mesmo... credo... rssss

Mas depois eu posto... agora vou postar um município que derivou de Castelo e fica bem perto de lá.

49/78 - Conceição do Castelo

Toda a região (que incluía os atuais municípios de Conceição do Castelo, Castelo e Venda Nova do Imigrante) era primitivamente habitada pelos índios Puris ou Botocudos. A fartura propiciada por uma das mais ricas florestas em variedades de animais e vegetais.

No princípio do século XVIII, começaram a chegar os portugueses atraídos pelas perspectivas de riquezas minerais e riquíssimas fertilização do solo, iniciando assim a conquista nas regiões costeiras na Província por eles denominada Espírito Santo. Em 1752, com a descoberta de ricas minas de ouro, o número de habitantes começa a aumentar, tornando aquela região a mais procurada da capitania. Dentre as famílias pioneiras citam-se Escobar, Xavier, Grilo, Marques, Coutinho, Pereira, Souza Pinto, Ferreira, Mota, Dias, Cruz, Soares, Moreira, Oliveira Costa, Gonçalves Leite, Vargas Correia, Lopes da Rocha, Silva Pinheiro, Machado, Araripe, Davel, Azevedo, Moraes, entre outras.

O negro foi segundo elemento a povoar o município. Vieram para o trabalho escravos, e juntamente com os portugueses formaram grandes fazendas, destacando assim as famílias Oliveira, Ascacibas, Silva, Costa, Rangel, Souza, Santos, Constantino e Emílio.

A população que se dirigia para essa região começou a construir casas e formar uma pequena povoação. Em 1754, foi construída a matriz sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição das minas de castelo. Em 1828, o governador da Capitania do Espírito Santo. Baltazar de Souza Botelho de Vasconcelos dirigiu-se ao Rei D. João VI enaltecendo as riquezas da região (solo fértil e minérios) e sugerindo uma regulamentação sobre os trabalhos das minas e de proteção dos índios, cujo aldeamento se impunha.

Em 01 de Agosto de 1829, o governador Imperial expediu um alvará determinando dos Silvícolas e encarregando desta missão o comendador Joaquim Maralino da Silva Lima, residente em Itapemirim e futuro Barão desse nome. Porém, não se registrou as províncias por ele tomadas para o cumprimento desta missão. Após alguns anos tornou-se Vice- Presidente da província e em 1849, empreendeu uma viagem de reconhecimento em companhia de seu cunhado Fortunato Tavares da Silva Medilo, quando fundou definitivamente o Aldeamento Imperial Afonsino, (hoje Conceição do Castelo), dos Índios Purís. Foi instalado à margem esquerda do Rio Castelo pelo engenheiro Frederico Willner, no qual foi seu primeiro administrador. Em 1864, passou a pertencer ao recém-criado Município de Cachoeiro de Itapemirim.

Em 1871, a lei provincial nº 09, elevou o Aldeamento à categoria de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Aldeamento Imperial Afonsino. Em seguida, surgiu à primeira paróquia da região de minas de castelo, a igreja N. Sª da Conceição do Aldeamento Imperial Afonsino, foi reformada e em 25/05/1900, D. João Batista de Correia Nery, primeiro Bispo do Espírito Santo, presidiu a sua consagração.

Em 1892, com a crise europeia e a súbita emancipação dos escravos com a assinatura da Lei Áurea em 1888. Chegam os primeiros italianos que passaram a fazer abertura na floresta virgem para exploração de culturas do café. Destacam-se as famílias italianas Galavoti, Manhoni, Serafim, Bareto, Menegace e Simonatto.

O nome Conceição do Castelo surgiu de dois fatos curiosos. Um deles deve-se à impressão causada a um desbravador que, vindo da costa litorânea, deparou com uma alta muralha que parecia um castelo. Outro fato é que, em homenagem à Padroeira da Paróquia, surge a denominação "Conceição do Castelo".

No ano de 1887, chegou a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida em cedro-de-líbano, na cidade de Douros (Portugal), trazida pelo português, José de Souza Pinto que a doou para a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, hoje matriz, no dia 08/12/1887. Os primeiros habitantes europeus, que eram os portugueses, eram religiosos e devotos de Maria, N. Sª. da Conceição. Em 1901, Conceição do Castelo passou a ser distrito de Cachoeiro de Itapemirim.

Conceição do Castelo teve como primeiro vereador Joaquim de Souza Pinto, que cumpriu seu mandato na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim no período de 1920 a 1923. Fonte: site da Prefeitura de Conceição do Castelo, acesso em 20/10/14.

Através da Lei nº 1687, de 04/12/1928, criou-se o Município de Castelo e o distrito de Conceição do Castelo passou a pertencer-lhe, sendo elevado à categoria de vila. Nessa época, elegeram-se vereadores e atuaram na Câmara Municipal de Castelo, Harvey Vargas Grilo, Mário Pizzol, Américo Comarella e Rui Paiva.

Em 1963, foi apresentado um projeto de lei na Câmara de Castelo, para emancipar Conceição do Castelo. Através da Lei nº 1909, de 06/12/1963, criou-se o município de Conceição do Castelo, e a instalação oficial deu-se em 09/05/1964. O legislativo Municipal foi instalado oficialmente em 31/01/1967, no grupo escolar Elisa Paiva.

Nas fotos a seguir, flagrantes do município.

Esse portal está logo no entrocamento com a BR-262, da Br até a sede do município apenas 6 km de asfalto.

Nome:	         DSC00721.jpg
Visualizações:	59
Tamanho: 	69,9 KB
ID:      	43746
    As "vírgulas" do trecho até Brejetuba deixaram suas marcas nos pneus da 535 e olha que dessa vez nem arrastei os calcanhares no asfalto... eu tava conservador...

Nome:	         DSC00724.jpg
Visualizações:	4
Tamanho: 	70,6 KB
ID:      	43747
    A Biblioteca municipal, uma boa prática que devia ser amplamente cultivada e ter seu uso estimulado em todo país para aumentar a capacidade de ler, interpretar e criticar. só assim teremos cidadãos mais esclarecidos.

Nome:	         DSC00726.jpg
Tamanho: 	75,9 KB
ID:      	43748
    Os registros oficiais: a prefeitura.

Nome:	         DSC00727.jpg
Tamanho: 	81,1 KB
ID:      	43749Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00734.jpg
Tamanho: 	63,8 KB
ID:      	43750Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00730.jpg
Tamanho: 	66,0 KB
ID:      	43751Cliques da cidadeClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00728.jpg
Tamanho: 	68,5 KB
ID:      	43752Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00729.jpg
Tamanho: 	71,1 KB
ID:      	43753Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00736.jpg
Tamanho: 	51,4 KB
ID:      	43754Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00737.jpg
Tamanho: 	96,3 KB
ID:      	43755Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00738.jpg
Tamanho: 	77,7 KB
ID:      	43756

Data de Ingresso
    Aug 2014
    Muito bom ver esse post, muito didático!
    Se eu não passar por ai no próximo fds talvez no outro eu passe, bom ver as fotos que você tirou pois causou uma curiosidade maior em conhecer pessoalmente essas paisagens já que nunca passei por ai =]

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Bom dia amigos FC´s,

FC Citeli, obrigado pelas gentis palavras e será sempre uma enorme satisfação tê-lo rodando por nossos recantos sulinos. Veeeeenhaaaaaaaaaaaa!!!!!

Em seguimento às postagens, vamos para mais uma cidade do ES.

50/78 - Venda Nova do Imigrante

"O Município de Venda Nova do Imigrante, criado em 10 de maio de 1988, através do Decreto Lei nº 4069 (de 06-05-88), desmembrando-se de Conceição do Castelo, possui uma área de 188,9 km2, compreendendo, além da sede, os distritos de São João de Viçosa e Alto Caxixe além de outras 12 comunidades. Situa-se na região serrana do Espírito Santo, às margens da rodovia BR 262, com uma altitude variando de 630 a 1550 metros.

O município baseia-se economicamente na agricultura, principalmente do café que compreende 90% das propriedades, além da produção de hortifrutigranjeiros e uma pecuária ascendente. Venda Nova é referência em todo o país como o berço do Agroturismo, modalidade de turismo rural que associa a vivência do cotidiano agrícola ao lazer, à visitação e à valorização do meio ambiente. Reconhecido como Capital Nacional do setor pela Abratur em 1993, o Agroturismo no município hoje envolve 70 propriedades, com 300 famílias e 1.500 pessoas diretamente atuantes, com destaque para a confecção artesanal e caseira de produtos típicos, principalmente na culinária (embutidos como o socol, doces, geléias, licores, biscoitos, etc).

Venda Nova começou a ser colonizada por volta de 1892, basicamente por imigrantes italianos, cuja cultura permanece viva em seus descendentes e na vida da comunidade vendanovense. No entanto bem antes a região era habitada por índios, provavelmente Puris, dos quais foram encontrados muitos objetos pela primeira leva de imigrantes que aqui chegaram.

Antes da colonização italiana, grandes fazendas de café de propriedade dos portugueses floresceram no altiplano serrano, onde mais tarde nasceria Venda Nova. Entre as fazendas destacam-se: Providência, Lavrinhas, Tapera, Bananeiras, Bicuíba e Viçosinha. Junto com os portugueses vieram os negros escravos, que lidavam na lavoura. Contudo, com a abolição da escravatura, essas fazendas caíram no abandono até que surgissem os colonos, imigrantes italianos, originários da Região do Vêneto (Itália), atraídos pela procura de terras nas localidades de São Pedro do Araguaia, Matilde, São Martinho e Carolina, sendo inicialmente cerca de 18 a 20 famílias, entre elas: Perim, Caliman, Zandonadi, Altoé, Bragato, Venturim, Falcheto, Brioschi, Sossai, Carnielli, Cola, Minetti, Lorenzoni, Delpupo, Tonolli, Ambrozim, Scabello, Mazzoco, Fioreze e Mascarello.

A comunidade que surgiu com a chegada dos primeiros imigrantes em 1892, conserva traços fortes da cultura dos mesmos, principalmente o espírito comunitário e progressista, manifestados em 1922 com a construção da primeira escola, a instalação da linha telefônica em 1925, a criação da Cooperativa Agrária de Lavrinhas (1927) ou mesmo a construção dos primeiros 20 km de estrada em regime de mutirão. Venda Nova se expandiu mantendo sua identidade sem maiores afluências de estranhos, até que se viu "rasgada" pela BR 262 (Rodovia Presidente Costa e Silva), nos idos de 1957, experimentando um crescimento extraordinário, graças ao impulso dado com a ligação com grandes centros, como Vitória e Belo Horizonte." - Fonte: site da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante.

Nas fotos a seguir podemos ver uma cidade bem cuidada, sempre com muitas flores, jardins bonitos e a arquitetura típica européia se mostrando em inúmeros imóveis, até porque o clima favorece por ser de temperaturas mais baixas devido à altitude.

No ginásio chamado "Polentão" onde ocorre a Festa da Polenta (estava acontecendo exatamente no dia que cliquei as fotos), é virada a "maior polenta do mundo" segundo os organizadores (a foto da virada da polenta eu captei na internet).

Como eu estava em viagem, apenas parei em frente para fazer os registros, outra feita irei para curtir as guloseimas da festança, pois além da polenta também tem o queijo gigante que todo ano é atração no evento.

Fiquei pensando na Cuca Luccas com uma "colherzinha" nesse tachinho...

Nome:	         polentao-5957-4eca8fe4ebda8.jpg
Visualizações:	124
Tamanho: 	99,9 KB
ID:      	43782Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00739.jpg
Tamanho: 	74,3 KB
ID:      	43783Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00742.jpg
Tamanho: 	68,6 KB
ID:      	43784Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00743.jpg
Tamanho: 	72,1 KB
ID:      	43785Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00749.jpg
Tamanho: 	71,9 KB
ID:      	43786Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00750.jpg
Tamanho: 	69,8 KB
ID:      	43787Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00753.jpg
Tamanho: 	91,2 KB
ID:      	43788Entrada da Festa da PolentaClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00757.jpg
Tamanho: 	88,0 KB
ID:      	43789O ginásio que recebe o nome de "Polentão"Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00755.jpg
Tamanho: 	61,2 KB
ID:      	43790
    Última edição por Gilmar Dessaune; 23-10-14 às 21:34.

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Boa noite amigos FC´s,

Enquanto espero pela voz das urnas, vou postar mais um município do ES.

51/78 - Marechal Floriano

"História do Município
    A saída dos colonos alemães e italianos de sua terra natal teve como razão a crise pelo qual passava toda a Europa e também o Brasil. Na Europa, pelas conseqüências das Guerras Napoleônicas: miséria, fome e desemprego. No Brasil, a fase difícil com a mudança da mão de obra escrava pela mão de obra assalariada e livre. Originários da Prússia Renana chegaram 39 famílias a Vitória em 21/12/1846 e seguiram em 27/01/1847, para a Colônia de Santa Isabel, primeiro núcleo de colonização em Terra Capixaba, fundada por Luiz Pereira do Couto Ferraz, presidente da Província do Espírito Santo.

Em 1858 o Ministro e Secretário de Negócios do Império, Sérgio Teixeira de Macedo mandou contratar 130 famílias na Alemanha, para as Colônias de Santa Isabel e Santa Leopoldina. A maioria das famílias que vieram para a Colônia de Santa Isabel foi para a região do Braço do Sul.

O Governo Imperial nomeou um novo engenheiro para a Colônia de Santa Isabel, o Sr. Adalberto Jahn, que contratou o agrimensor Hermann Steinkopf para fazer levantamento de terras ao longo das margens do Rio Braço do Sul.

Em 1860, o Ministro da Agricultura Manoel Felizardo de Souza e Mello, em seu relatório, menciona a contratação do engenheiro Pedro Cláudio Soído para demarcação de 100 novos prazos na região do Braço do Sul, onde se projeta um ponto sobre o rio.

Em 1861 começou a ser construída a ponte sobre o Rio Braço do Sul. O local desta ponte hoje é a que está situada no segundo trevo, saindo para Belo Horizonte. O custo da ponte foi de 1.754,260. (Hum mil contos, setecentos e cinqüenta e quatro reais).

Conforme relatório da Assembléia Geral legislativa, datado de 22 de outubro de 1862, feito pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, Coronel e Engenheiro Pedro de Alcântara Bellegarde, consta a inauguração da Vila do Braço do Sul.

Em 13 de maio de 1900 recebeu o nome de Marechal Floriano, uma homenagem do ex-governador José de Melo Carvalho Moniz Freire ao 1º Vice-presidente da República, Marechal Floriano Peixoto.

Marechal Floriano foi emancipado de Domingos Martins em 31 de outubro de 1991. Conhecido como “Cidade das Orquídeas”, pela grande quantidade de espécies existentes nas matas do município, a cidade era chamada de Braço Sul, devido ao Braço Sul do Rio Jucu que corta o município.

O imigrante trouxe consigo, além das tradições, uma esperança muito grande de uma nova vida. Graças ao otimismo e a força daqueles que aqui chegaram, povoando vilas, multiplicando sua cultura e tradições, que até hoje são mantidas." Fonte: Prefeitura Municipal de Marechal Floriano, acesso em 26/10/14

Situado praticamente dentro da BR-262 no trecho que liga Vitória a Belo Horizonte, é uma cidade muito charmosa, aconchegante.

Como está dito acima, a influência européia se manifesta nas construções e arrumação geral.

Nas fotos de Marechal incluí algumas feitas na "Bica", uma pequena cachoeira que fica bem à margem da BR, praticamente no acostamento. Deu uma vontade imensa de entrar com roupa e tudo rssssss Qualquer dia faço isso e posto aqui pra vocês.

Já era de tardinha e gostei muito dos tons das fotos, da cor da vegetação e do firmamento.

Nome:	         DSC00787.jpg
Visualizações:	55
Tamanho: 	71,0 KB
ID:      	43871

Nome:	         DSC00762.jpg
Visualizações:	9
Tamanho: 	83,4 KB
ID:      	43864Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00768.jpg
Tamanho: 	81,1 KB
ID:      	43865Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00769.jpg
Tamanho: 	62,6 KB
ID:      	43866Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00770.jpg
Tamanho: 	74,9 KB
ID:      	43867Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00781.jpg
Tamanho: 	90,4 KB
ID:      	43868Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00785.jpg
Tamanho: 	80,0 KB
ID:      	43869Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00786.jpg
Tamanho: 	62,2 KB
ID:      	43870Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00788.jpg
Tamanho: 	72,0 KB
ID:      	43872Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00790.jpg
Tamanho: 	65,9 KB
ID:      	43873Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00791.jpg
Tamanho: 	63,9 KB
ID:      	43874
    Última edição por Gilmar Dessaune; 26-10-14 às 22:36.

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Boa noite amigos FC´s,

A resposta das urnas não foi o que eu esperava, então vamos marcar em cima daqui pra frente.

52/78 - Domingos Martins

Uma delicinha de cidade: aconchegante, clima ameno/frio, perto de Vila Velha, cultura européia (germânica/italiana), tradições, gastronomia fantástica e diversificada (como não lembrar da Sra. Cuca e do Sassa, os Reis da Gastronomia entre os FC´s??

Do site da prefeitura, vem o texto a seguir:

"Era o ano de 1846. Chegava na Alemanha, na Região do Hunsrück, um funcionário do Governo Imperial do Brasil com a finalidade de recrutar colonos para as terras brasileiras.

Logo a notícia se espalhou por todas as partes. Os alemães que lá viviam, em péssimas condições de vida, animaram-se, e a primeira providência foi vender todos os seus pertences para, então, seguirem viagem para a América do Sul, onde se prometia uma vida mais digna. Embarcaram em Dunquerque, na França, e após 70 dias de viagem chegaram ao Rio de Janeiro.

Depois de passarem por várias decepções no Rio de Janeiro, conseguiram audiência com o Imperador D. Pedro II que providenciou três vapores para o transporte até Vitória, muito embora o destino fosse o Sul do Brasil. A 1ª leva chegou à capital do Espírito Santo no dia 21 de dezembro de 1846. Permaneceram alguns dias em Vitória e, então, seguiram para a Colônia de Santa Isabel, a 1ª fundada em solo capixaba pelo Dr. Luiz Pedreira do Couto Ferraz que era o Presidente da Província do Espírito Santo.

Os colonos foram subindo as margens do Rio Jucu Braço Norte e se instalaram, em 27 de janeiro de 1847, na Serra da Boa Vista. Eram 39 famílias sendo 16 Evangélico-Luteranas e 23 Católicas.

A Colônia foi progredindo gradativamente e logo emancipou-se de Viana. Foi elevada à condição de Freguesia em 1869 e Distrito Policial em 1878.
    No dia 20 de outubro de 1893,O município de Santa Isabel desmembrou-se de Viana através do Decreto Estadual nº 29.

Sua instalação deu-se no local denominado Campinho em 19 de dezembro do mesmo ano. Em 26 de junho de 1896, por causa da malária, a sede do município foi transferida para Santa Isabel pelo Decreto Municipal nº 19, retornando para Campinho em 1917.

Em 20 de dezembro de 1921 o nome do Município foi mudado para Domingos Martins em homenagem ao herói Capixaba Domingos José Martins, que nasceu em 9 de maio de 1781 no Município de Itapemirim e participou como líder da Revolução Pernambucana, tendo sido fuzilado em 12 de junho de 1817 na Bahia. Suas últimas palavras foram: "Morro pela liberdade".

A primeira Câmara Municipal era composta por cinco Vereadores: Felipe Endlich - Presidente, Christiano Bruske, José Pereira da Cruz, Mathias Stein e Johann Nikolaus Velten. O primeiro Prefeito foi o Sr. Felipe Endlich que governou de 1893 a 1895. Naquela época o Presidente da Câmara era também o Prefeito. É Sede de Comarca desde 27 de dezembro de 1918. Hoje, o Muncípio é composto de sete Distritos: Sede, Aracê, Santa Isabel, Paraju, Melgaço, Biriricas e Ponto Alto, e sua área geográfica abrange 1.225 Km² (IBGE 2007)." Acesso em 30-10-14.

Impressionante que até na religião as tradições europeias se faz presente: inúmeras igrejas Luteranas em toda a região de montanhas no entorno de Vitória. em Domingos Martins a igreja é imensa e fica na praça principal da cidade.

Restaurantes com culinária alemã e italiana disputam os turistas que frequentam o município o ano todo.
    Portal da cidade, "bem-vindo" em alemão. Show.

Nome:	         DSC00796.jpg
Visualizações:	31
Tamanho: 	48,0 KB
ID:      	44006Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00795.jpg
Tamanho: 	58,7 KB
ID:      	44007Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00797.jpg
Tamanho: 	83,4 KB
ID:      	44008Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00798.jpg
Tamanho: 	79,0 KB
ID:      	44009Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00799.jpg
Tamanho: 	86,8 KB
ID:      	44010Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00801.jpg
Tamanho: 	81,6 KB
ID:      	44011Nessa foto houve uma curiosidade: ao chegar pra clicar a prefeitura, um casal que estava um pouco à frente se voltou para mim e veio pra perto. Atraídos pelo som da moto, o cara se ofereceu para fazer minha foto, por esse motivo essa é a única não "Self" entre todas as fotos clicadas. Na verdade o que o atraiu foi a música Seek and destroy, do Metallica que tava rolando. Feito o clique, lá foram eles sacudindo ao som do metal pesado e eu feliz da vida com o fato. Coisas não pagáveis como essas nos fazem viajar em duas rodas e curtir um bom e velho rock and roll.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00803.jpg
Tamanho: 	81,8 KB
ID:      	44012
    Última edição por Gilmar Dessaune; 31-10-14 às 20:33.

Data de Ingresso
    Sep 2012
    NFC Gilmar, coloque mais essa, em nossa lista p/ o ES

E nos lembre da gastronomia, ok?

abçs Sassa e Cuca

Página 48 de 58 PrimeiroPrimeiro ... 384647484950 ... ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem