-
Boa tarde amigos FC´s,
Depois de uma eternidade sem clicar, voltei a fazer umas imagens pelo Valente ES, para mim pareceu uma eternidade, desde o dia 02-07, rssss
Como havia um evento rolando em Bom Jesus do Itabapoana - RJ, cidade gêmea de Bom Jesus do Norte - ES, separadas apenas pelo Rio que dá nome às duas cidades, aprumei a Trudi para cidades do interior sul do ES tendo saído ontem de casa por volta das 16 h, eu já havia assumido a volta de noite para casa, não saí com intenção de dormir por lá.
A viagem teve de tudo, belíssimas imagens, ótima surpresa de natureza folclórica em uma das cidades e MUITA ADRENALINA ao chegar em bom Jesus do Norte (que por sinal fica ao sul do ES, depois explico esse paradoxo).
39/78 - Atílio Vivacqua.
Antigamente seu nome era Marapé, sendo que até hoje é conhecido por esse nome. Era apenas um distrito de Cachoeiro de Itapemirim, mas foi emancipado pelo governador Atílio Vivacqua em 1963. É um município calmo, típico de um município de interior. Com as maiores riquezas e belezas naturais, ainda não exploradas economicamente.
A economia local está em um estágio de evolução, por ser uma cidade do interior, há uma grande produção de matéria prima agrícola, como leite e plantações de café. Entretanto, aos poucos vem se industrializando, principalmente no setor de rochas ornamentais.O comércio local teve crescimento, hoje encontramos, shopping com grande lojas e marcas.
No caminho, fiz algumas fotos que vou postando por aqui.
A árvore está quase totalmente sem folhas, mas a suite presidencial do João de Barro lá no canto alto à esquerda se faz imponente...

Rodovia que liga Cachoeiro a Atílio Vivacqua.

Se depender do Santo Padroeiro casa todo mundo na cidade rss

ISSO PROVA QUE EU ANDO NA LINHA
-
Bom dia amigos FC´s
Bem, depois de clicar Atílio Vivacqua, rumei para o município de Muqui.
A tarde continuava linda demais e fiz algumas fotos pelo caminho.
Trechos muito bons, exceto por um momento ao melhor estilo "Indiana Jones" devido a obras numa ponte, só restou passar pela pinguela...
O céu azul se fez presente o tempo todo contrastando com o verde da vegetação. Um belo passeio para uma deliciosa tarde de sábado... mal sabia o que me aguardava ao cair da noite... rsss

-
Boa noite amigos FC´s,
Antes de postar a fotos que colocar aqui para vocês um mini video de uma festa folclórica que flagrei logo ao chegar a Muqui - ES: Festival Nacional de Folias de Reis. Basta clicar no link ou copiar e colar em seu navegador.
https://www.youtube.com/watch?v=h_hL7FA2lv0
Muitas folias na cidade, coisa incrível mesmo.
Abraços
-
Esse é o "palhaço" da Folia. Sempre são figuras assim bem caracterizadas e bem assustadoras...
-
Boa tarde amigos FC´s,
Vamos para mais um município do ES.
40/78 - Muqui
Como eu já havia antecipado, ao chegar à cidade me deparei com o trânsito bloqueado na via principal: estava acontecendo um festival de bandas de Folia de Reis, bandas de vários estados concorrendo e se apresentando ao ar livre. A tarde magnífica ajudou em muito desfrutar desse momento ímpar do folclore nacional muito bem preservado e já com tradição na pequena Muqui.
Uma breve explicação do que é a Folia de Reis, porém em Muqui todo ano existe esse festival.
"No Brasil, a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.
Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Mestre da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos Reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões".Fonte: Wikipedia
Apesar de pequeno, o município preserva suas tradições e é um referencial no Sul do ES.
A prefeitura é complicada de clicar, pois a rua é muito estreita e só tem o nome acima da entrada. A Câmara Municipal fica no mesmo prédio.
Alguns cliques da festa que estava acontecendo e eu mais uma vez provando que ando na LINHA.
Quando estava voltando pra moto, umas moças pediram: "tio" faz um self com a gente, pedido atendido e sai correndo porque os respectivos logo chegaram e eu num queria apanhar em plena luz do dia. rsss
Uma igreja com arquitetura bem original também num ficou esquecida
Tudo devidamente registrado.

-
Boa tarde amigos FC´s,
Depois da agradável surpresa em Muqui, tomei rumo a Mimoso do Sul já quase à noite.
41/78 - Mimoso do Sul
Consegui chegar com um pouco de luz natural e clicar a cidade um pouco mais de cima, na foto inicial se percebe a estátua do Cristo Redentor mais para o quadrante esquerdo alto da foto.
A prefeitura bem no centro é um prédio de arquitetura tradicional e relativamente simples.
Mimoso tem um posicionamento ao centro-sul do ES e tem saídas para vários outros municípios em seu redor.

-
Boa noite amigos FC´s,
Bem, depois de uma bela tarde rodando, maravilhando e clicando eis que cheguei a Bom Jesus do Norte (BJN), mas com destino final Bom Jesus do Itabapoana (BJI)- RJ.
São cidades gêmeas separadas apenas pelo rio que dá nome às duas.
Vou contar essa história em duas etapas, cada um etapa ocorreu em uma das duas cidades...rsss
42/78 - Bom Jesus do Norte
Eram 18:30 h quando, após um rápido susto 15 km antes de BJN a moto parou de funcionar em plena estrada. Eu virei a chave para a reserva mas ainda assim ela não pegou. Encostei, peguei a lanterna e fui verificar o ocorrido. Quando passou pela última oficina, trocaram o duto de combustível e ele ficou muito comprido, quando entrou na reserva deu vácuo e não mais entrava no carburador. A solução foi rápida e simples: apenas levantar o filtro com os dutos e fazer a gasosa enchê-los e entrar no carburador. Tudo resolvido vamos em frente.
Parei para clicar a placa na chegada da BJN que fica no território capixaba, depois rodei mais alguns km e parei logo na entrada para perguntar onde ficava a ponte para atravessar para BJI, foi rápido e quando acelerei a moto ela fez um barulho forte e apagou tudo: motor e luzes.
Desci da moto, procurei um local iluminado e vieram pessoas que estavam perto ajudar.
Diagnóstico rápido o objetivo após tirar a tampa lateral e o banco: bateria com placas coladas. Ferveu tanto que jogou água pra fora e quase num tinha como retirá-la de tão quente.
Depois de umas tentativas de falar com donos de oficinas por telefone (informados pelos que vieram ajudar), só me restava tocar empurrando até o evento para lá tentar ajuda definitiva: conseguir uma bateria nova, pois a Trudi não funciona sem carga na bateria, nem no tranco ela pega pois o CDI precisa de energia para fazer funcionar todo o sistema de ignição.
A caminho do evento, depois de uns 3 km cidade adentro com algumas zoações pelo caminho,eis que me deparo com a prefeitura, lógico, parei para clicar haja vista que no regulamento do Valente FC não especifica que a o moto tem que chegar funcionando com os cavalos de força do motor ou com o burro do condutor... kkkkk
Feitas as imagens, restava agora alguns metros para chegar à ponte e depois de cruzá-la para BJI tentar obter ajuda.
Mas isso fica para o próximo post...
Abraços.

Do frio ao calor... depois de km empurrando a moto, só faltava tirar a camisa do Caveirão FC e as calças... suando prá caramba.. rsss
-
NFC Gilmar, tu és um campeão!
Parabéns por fazeres dos limões uma limonada. Estou esperando o próximo capítulo!
Ao voltarmos para o nosso Nascente FC, boas lembranças das nossas boas peregrinações percorrendo o bravo Tietê!
Boa sorte com a Trudi!
-
Boa noite amigos FC´s,
Bem Dolor, sentar a beira do caminho e reclamar num adianta, então vemos tocando em frente para conseguir nossos objetivos.
Depois da odisseia do Jacob pilotando 11 dias com duas fraturas na perna em terreno difícil, frio e já bem cansado da viagem, qualquer coisa que eu fizer por aqui é fichinha diante desse integrante da suite real do Grande Quarto. Falar de choques, correntes etc etc para ele só provocar risos...
Quanto à segunda parte, vamos a ela.
Bem em frente à prefeitura de BJN tem uma praça, cruzei empurrando a moto por dentro dela para cortar caminho e logo deparei com a ponte. O Rio Itabapoana me fez lembrar do nosso herói Tietê, com águas turvas e aquela odor fétido bem característico de poluição por dejetos humanos.
Dou outro, já em BJI, ainda tive um bom aclive empurrando a moto até chegar na praça do evento por volta das 20:30 h.
De repente virei celebridade: um véio, careca, suado, com a jaqueta e o colete em cima do baú, empurrando uma moto véia entra na Praça e chama pra si todas as atenções. Nem vou ousar imaginar o que se passou nas mentes no entorno...rssss
Parei a moto e fui direto à barraca da organização. Primeiro peguei meu troféu de comparecimento ao evento, depois pedi ajuda.
Prontamente um integrante do MC Guardiões da Divisa de BJI me atendeu e me pediu para segui-lo até a tenta da Yamaha local. Prontamente me atendeu o Bruno e após troca de informações, pegou sua moto, me deu carona (eu com um medão danado da moto empinar com meu peso na garupa rss) e fomos até a loja e banco. Ele pegou uma nova bateria de gel e eu saquei o respectivo dinheiro.
De volta ao evento, formou-se a comissão de ajuda com mais duas pessoas dando força e acompanhando a montagem da nova bateria. Agradecer com palavras nunca vai ser o suficiente para manifestar minha gratidão ao Bruno e demais pessoas que espontanea e gentilmente foram me socorrer, inclusive as do outro lado do rio que apesar de não conseguir sucesso, pelo menos se dedicaram a isso. Foram motociclistas e não motociclistas dando provas inequívocas de solidariedade. OBRIGADUUUUUUUUUUUUU!!!!
Dedo no botão de partida e uhuuuuuuuuuuuuuuuu Trudi viva de novo. Ainda bem que eu sempre carrego um kit de ferramentas que facilitou o serviço.
Uma coisa sempre me deixa revoltado: os caras projetam certas produtos, mas tenho certeza que o projetista nunca foi lá depois e colocou em prática seu projeto. Se o projetista da bateria que comprei tivesse feito isso, certamente teria mudado o sistema de fixação dos terminais positivo e neutro NA BATERIA, pois foi um parto conseguir posicionar a porca de maneira que o parafuso a encontrasse do outro lado. Sinceramente viu!!!
Moto salva, as devidas fotos de registro e parti para curtir o evento onde a banda dava um verdadeiro show.
Encontrei alguns amigos de Vila Velha "perdidos" por lá e num deixamos de fazer os cliques também.
Lá pelas 22 badaladas notúrnicas, paramentei e parti de volta para Cachoeiro, coisa de uns 100 km de distância via BR 101 (teria a opção de voltar "por dentro", era meu plano original pois faria mais algumas cidades, mas pelo problema da moto optei pela BR pois tem serviço de resgate).
O frio pegou pesado e mesmo com jaqueta, colete e blusa de lã, ainda cheguei bem gelado em casa lá pelas 23:37 h.
os
Passei um bom sufoco à noite, como durante a tarde foi fenomenal e por ter conseguido dormir em casa, como planejado, fui dormir feliz.
Abraços e até a próxima cidade: Cachoeiro de Itapemirim, vou tentar caprichar nos cliques.
Apavorante mesmo...heheh
Recebendo meu troféu de participação no evento
Formado o time de socorro

Esse é o Zorro, comprou o capacete no evento e num tirou mais
Aparece cada figura em evento que num tem como não registrar, super animado.
oWilber, mais próximo a mim pode virar um FC em breve. Um outro integrante do MC dele já aderiu à idéia, só falta começar a rodar
-
Bom dia amigos FC´s,
Ontem teve evento no município de Vargem Alta, para o qual já cliquei pelo Valente ES, mas num pude deixar de fazer uns cliques para compartilhar com vocês.
A foto do vale de Soturno com Cachoeiro ao fundo é muito linda, embora a foto não consiga reproduzir a totalidade da beleza local.
Depois já em Vargem Alta uma árvore imensa preservada dentro da cidade, a Lua maravilhosa.
Também tem a foto de uma jazida de mármore branco, uma das riquezas da região que é responsável pela maior parte da produção nacional de mármore e um grande polo de pedras ornamentais.
Abraços.

Tags para este Tópico
Permissões de Postagem