-
Olá amigos FC´s,
Em sequência, vamos nós para mais uma cidade.
Incluída na semana passada, nos estudos no mapa vi duas rotas para conseguir chegar no mesmo ponto do rio. Na prática, a minha segunda opção acabou sendo a que consegui realizar, pois a primeira já não mais existe, ou pelo menos não consegui ver da rodovia principal.
Na noite anterior quando me deslocava de Piracicaba com objetivo de dormir em Elias Fausto, fui parado pela Polícia Rodoviária Militar já no trevo de Capivari. Depois de um longo papo com os educados e gentis policiais, me informaram que não tem hotel em Elias Fausto e me indicaram para ir dormir em Capivari. Aceitei o café gostoso que me ofereceram e assim procedi.
Acordei em Capivari e ao abrir a porta meus temores se fortaleceram: tempo bem fechado, com baixa pressão atmosférica indicando chuva a qualquer momento.
Coloquei os trecos na moto, tomei só um café preto, paguei a conta e parti para a estrada: tinha que chegar logo ao rio, depois poderia chover que seria só asfalto até em casa. Na pressa, carreguei a chave do apartamento que só fui me dar conta quando parei para pagar o pedágio, deixei a chave lá mesmo para que depois fossem buscar. Me desculpem.
Em frente ao trevo de acesso a Elias Fausto a dúvida: entro e faço logo a prefeitura ou vou ao rio e depois volto?
Como eu tinha dúvidas em como chegar ao rio, fiz a primeira opção com o intuito de aproveitar e perguntar sobre o acesso ao rio. Mas me mordendo por dentro com receio de que chovesse forte e me complicasse a vida.
Na cidade não souberam me dizer como chegar ao rio, eu teria que descobrir por conta própria mesmo, confiando no estudo do mapa.
Cliquei a prefeitura e parti.
Na busca, cheguei até as imediações de Salto, então ao retornar no sentido de Elias Fausto, achei o segundo ponto de acesso: por ali me meti. Andei um pouco e cheguei até uma pequena igreja, como era cedo, haviam pessoas do lado e fora e pedi informações. Minhas suspeitas estavam corretas e minha rota também. Com a indicação de virar a esquerda quando encontrasse uma escola lá fui eu.
Estrada boa, sem areia e com algumas poças, já havia chovido ali pela noite, mas estava seco.
Passei pela ponte de madeira indicada pelo senhor que me ajudou e fui... fui... fui... Yesssssssssssssssssssssssssssss... lá estava eu bem no ponto do rio que vira no mapa, com as corredeiras nas pedras bem em minha frente. Eu as havia visto pelo Google Earth e eram meu ponto de referência para saber que estava em terra de Elias Fausto.
Cliquei o rio em dois pontos, um indicado com a ponta da caneta para facilitar a identificação do mesmo por ser uma foto de longe e voltei clicando o trajeto para servir de guia aos demais FC´s.
Para minha surpresa, ao parar para clicar a ponte de madeira, descobri um placa de cimento alusiva à ponte que menciona a divisa de municípios de Salto e Elias Fausto. A placa está quebrada, mas dá pra ler bem.
Se optarem por seguir essa rota para o rio, devem rodar até encontrar à sua direita o Sitio Castelo, pois logo após passar em frente a ele do lado esquerdo num topo de morro conseguimos ver o Tietê banhando Elias Fausto.
As fotos mostram o caminho e pontos de referência para chegar ao rio.
No final das contas, conseguir ir e voltar sem a chuva me pegar, isso só aconteceu quando eu já estava de novo na Castelo Branco.
84/645 e 61/69 - Elias Fausto
Prefeitura.

-
Mais uma das incluídas por último.
Tive uma bela surpresa quando fui pesquisar como chegar ao Tietê no território de Araçariguama: eu já tinha as fotos. Verdade!!! Quando na primeira grande etapa eu fiz o trecho entre Pirapora do Bom Jesus e Cabreúva, logo após cruzar a divisa entre essas duas cidades dei de cara com o Tietê margeando a pista. Já falei sobre esse trecho no post de Cabreúva, lugar fantástico não fosse o odor tóxico. Fiz as fotos por ser curioso e por gostar de fotografar mesmo, só que ao me dar conta, Araçariguama faz divisa no Tietê com Cabreúva e o único trecho do rio que toca Araçariguama é justamente esse no qual tem a estrada margeando o rio no lado de Cabreúva e tem Araçariguama na outra margem. Bingo!!! Essa caiu no colo, de graça, igual à prefeitura de Botucatu que eu já havia feito antes também.
Assim, só tive que clicar a prefeitura. É um local tão simples quanto a própria prefeitura (creio que é a instalação mais simples entre todas as cidades do Nascente).
Cliquei as duas ruas que se cruzam bem na porta da prefeitura para facilitar que outros FC´s a encontrem com o GPS, é só colocar o endereço.
85/645 e 62/69 - Araçariguama

-
Olá pessoal, reta final das postagens do Nascente.
Essa cidade dizemos num domingo, dia 15/09.
Minha amada Luciana foi comigo, mesmo tendo uma semana de provas pela frente não me deixou na mão. Por isso sou tão grato a ela.
Subimos a serra pela Imigrantes, caímos na Marginal e fomos clicando.
No mapa mostra que o rio toca Guarulhos na altura da Ponte Nordestinos, click...
Depois na ponte da Ayrton Senna, um monte de clicksss.. rss
Depois fomos à prefeitura e contamos com a boa vontade de um guarda para entrar e fotografar no domingo. Como existem pessoas compreensíveis e de bom senso.
Foi meio doideira clicar a ponte Ayrton Senna de um lado, dar uma ré atravessar no trânsito rápido e clicar também do outro lado... emoção.... heheheheh
Aí estão as fotos da bela prefeitura de:
86/645 e 63/69 - Guarulhos

-
Olá pessoal,
Sem maiores registros, mas conseguimos clicar o rio em dois pontos: um perto de centro e outro na divisa com Suzano.
Morto... mortinho o Tietê... uma pena MESMO.
Quanto à prefeitura, difícil até ler o nome no muro, que custa manter pintado, devidamente identificado??? Mesmo com dois galões de tinta? Poxa!!!
87/645 e 64/69 - Itaquaquecetuba
O rio na divisa de municípios: ao lado direito da foto Suzano, ao lado esquerdo Itaquaquecetuba

O quanto podemos acreditar nessa placa? Quanto esforço está sendo dispendido???

Última edição por Gilmar Dessaune; 27-09-13 às 18:54.
-
Olá pessoal,
Agora já na reta final.
Aqui o rio já está morto também.
88/645 e 65/69 - Suzano

Última edição por Gilmar Dessaune; 27-09-13 às 20:51.
-
Outras das cidades incluídas essa semana e que também não entendemos como não faz parte do site oficial.
Nessa a Luciana não estava comigo, pois fiz no final da viagem com os FC´s.
89/645 e 66/69 - Poá

-
Bem pessoal, a emoção aumenta, as mãos esquentam...
Reta final dos posts do Nascente: últimas 3 cidades.
Aqui em Mogi das Cruzes já se percebe a poluição no rio, mas ele ainda está vivo. Porém, não muito longe daqui muda drasticamente a situação com o rio tendo se transformado num esgoto a céu aberto como muito propriamente disse o Jacob.
Se as autoridade fossem realmente interessados em resolver a questão, bastava ir descendo o rio e ir identificando onde ele recebe poluentes e trataria de responsabilizar as fontes para que fizessem o devido tratamento das águas.
Certamente isso iria mexer com questões políticas e econômicas que os governantes não querem se expor.
90/645 e 67/69 - Mogi das Cruzes
O Tietê e minha linda esposa.

Acho linda essa escultura.
-
Bem amigos, vamos para a penúltima postagem desse maravilhoso Nascente FC do qual já estou com saudades.
O bom de tudo, é que nada impede de voltar e desfrutar um revival com minha esposa. Existem vários locais que quero sim voltar e curtir mais, passar o dia.
Em Biritiba clicamos o rio em dois locais: uma ponte sobre uma estrada vicinal e em outra ponte voltando de Salesópolis.
91/645 e 68/69 - Biritiba Mirim

-
Olá amigos FC´s,
Vamos para o último post oficial desse Nascente FC.
Não tenho palavras para expressar tudo o que vivi, tudo o que estou sentindo.
Tenho sim que elogiar pela proposta do Nascente FC, mas certamente me faltarão adjetivos: fantástica, fenomenal, colossal, criativa, inovadora, sensível, responsável, louvável, deliciosa, espetacular, incrível...
Obrigado Luciana, sem você eu não teria conseguido. Te amo.
Obrigado a todos que me acompanharam e me apoiaram, vocês também foram fundamentais para isso acontecer.
Meu agradecimento aos "anônimos" que me ajudaram o tempo todo, me indicando caminhos, rotas, ruas.
Também minha gratidão ao pessoal dos hotéis pousadas, postos de combustível, pedágios, policiais.
Enfim, uma aventura magnífica da qual só tenho excelentes recordações e que me marcará para sempre.
As fotos a seguir são da NASCENTE desse Nascente FC.
Beijo no coração de todos. Amo vocês.
Minha gratidão também a minha querida 535, ela carregou esse maluco com bravura e não vacilou. Adoro essa moto, por isso dei um abraço de agradecimento ainda lá na Nascente do Tietê. Minha "filha" querida não me deixou na mão.
Agora:
92/645 e 69/69 - Salesópolis - Onde nasce o Fabuloso Rio Tietê.

-
Olá amigos FC´s,
Alguns números dessa deliciosa aventura Nascente FC:
Total de km rodados: 5.932
Consumo médio da moto: 15 km/l
Combustível consumido: 395 litros de gasolina
Custo com combustível por um preço médio de R$ 2,90 por litro - R$ 1.145,50
Total de dias para cumprir o desafio: 16 dias corridos ou 13 dias em viagens.
Data do início: 07/09/13 - primeira cidade clicada São Paulo - Capital
Data do término: 22/09/13 - última cidade clicada - Poá
Total de fotos tiradas: 2.253 (úteis ou não)
A foto mais incrível que considero entre todas é essa na qual parece que o asfalto se funde ao leito do Tietê formando uma pista única a partir da ilusão de ótica causada pelo calor no asfalto.
Essa foto foi clicada no acesso ao rio na cidade de Adolfo.
Tags para este Tópico
Permissões de Postagem