-
Aproveite o feriado de Páscoa!
Vai viajar de moto? Aproveite o feriado de Páscoa e veja: Dicas de segurança, o que checar na moto e cuidados mecânicos antes de por o pé na estrada!!

Com a chegada do feriado, aumenta os movimentos nas estradas, e é preciso redobrar os cuidados e a atenção...
Reunimos uma série de cuidados para aqueles que vão viajar. Como as velocidades nas rodovias costumam ser superiores às do perímetro urbano, não é recomendado a quem não tem muita experiência pegar a estrada nesta época. Para se andar de moto em uma autoestrada deve-se ter mais conhecimento e atenção sempre!
DEZ MANDAMENTOS PARA UMA BOA VIAGEM:
1. Faça uma boa revisão mecânica e elétrica na sua moto antes de viajar.
2. Tenha sempre consciência de seus limites e dos limites da moto.
3. Procure descansar antes de uma viagem.
4. Não exagere na bagagem e arrume-a de forma organizada na moto.
5. Não consuma bebidas alcoólicas antes de sair para viajar e nem durante a viagem.
6. Não prossiga se estiver se sentindo cansado.
7. Façam paradas para descanso, respeitando a sua resistência física.
8. Não se alimente com comidas pesadas durante a viagem.
9. Só viaje a noite se as condições da moto e da estrada permitirem.
10. Evite mostrar que você é “o melhor, o mais rápido, o mais tudo” durante uma viagem em grupo, seja o mais inteligente.
- Concentração!
Devido à menor proteção que uma moto traz, é necessária extrema concentração para conduzi-la. Evite pilotar se sentir cansaço, sonolência ou estiver sob efeito de medicamentos que possam causar algum efeito colateral. Lembre-se de que a mínima desatenção pode resultar em uma queda.
- Estudar o destino e condições de tempo!
Para evitar imprevistos, é sempre bom traçar o roteiro da viagem, reunindo informações sobre as condições do pavimento, o clima, e se existem postos para alimentação e abastecimento no caminho. É necessário também que o motociclista faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da ação do vento.
- Ultrapassagens
Como a moto possui uma aceleração alta, é necessário o cuidado extra nos momentos de ultrapassagens para o motociclista ser notado. Em alguns casos, o motorista simplesmente não vê o motociclista. Às vezes por estar em ponto cego ou simplesmente pela velocidade em que a moto está.
- Cuidados mecânicos
Alguns itens básicos como pneus, nível de óleo do motor, nível de fluído de freios e nível da água do radiador podem ser checados pelo próprio usuário, seguindo instruções do manual do proprietário. É recomendada uma inspeção visual prévia e, caso note alguma anomalia o ideal é levar a moto a um mecânico especializado, o que dará mais segurança para a sua viagem.
- Pneu furado
Como as motos não têm estepe, a não ser algumas Vespinhas raras, um pneu furado não é uma notícia muito boa. Uma solução pode ser usar reparadores de pneus para poder levar a moto até uma borracharia. Caso não tenha em mãos este item, vendido em lojas especializadas, e não tenha como chamar socorro, é possível rodar alguns quilômetros com o pneu furado, desde que seja o da roda traseira da moto.
- Calibragem e estado dos pneus!
A calibragem errada dos pneus pode significar a perda de aderência ao solo. Ela pode influir na estabilidade da moto e diminuir seu poder de frenagem. Se o pneu estiver muito murcho, pode até escapar da roda e um pneu careca também pode causar acidentes.
- Equipamentos de proteção!
Além do tradicional capacete, que deve ter o prazo de validade sempre checado, outros equipamentos auxiliam a segurança do motociclista. O capacete deve ser ajustado de maneira a não ficar frouxo e a viseira precisa estar limpa e sem riscos; deve-se andar com ela sempre fechada. Calças, jaquetas, luvas e botas também são indicadas.
- Ajeitando a bagagem!
Pode-se levar a bagagem da viagem em mochilas, fixadas no bagageiro ou dentro de malas específicas, presentes em algumas motocicletas. O ideal é não exagerar no peso, checar o manual do proprietário sobre a carga máxima, e deixar os objetos bem fixos. É recomendado embalar o conteúdo da bagagem com sacos plásticos, para evitar que molhem com a chuva. O mesmo deve ser feito com documentos pessoais e os da moto.
- Kit de 'sobrevivência'
Caso necessite fazer algum reparo básico ou ajuste, como esticar a corrente, é bom ter em mãos um kit de ferramentas, com uma providencial lanterna, e até algumas peças pequenas, como fusíveis. É importante levar ferramentas, fita isolante e chaves, assim o próprio motociclista pode consertar a moto, se tiver um pouco de conhecimento. Câmara de ar, lâmpada de farol e da lanterna traseira também podem ser úteis.
- Veja, seja visto!
Esse lema de segurança também vale muito na estrada. A primeira medida é ligar o farol assim que sair de casa. Com o farol ligado, mesmo de dia, a visualização da moto fica muito mais fácil pelos motoristas que vão à frente. Fique atento também a veículos mais rápidos que possam estar se aproximando atrás e tenha uma ótima viagem em vista!
Última edição por Dolor; 26-03-13 às 18:36.
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum