Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         a.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	51,8 KB
ID:      	12989

Estreitos compactos elétricos e de dois lugares são as novas caraterísticas para carros urbanos que as montadoras têm investido. Um dia antes da abertura do Salão de Genebra, na Suíça, a Toyota divulgou qual será o seu modelo nesta categoria: o i-Road. Ainda protótipo, o modelo estreia durante o salão suíço, que abre as portas para a imprensa especializada amanhã, dia 05 de março.

O modelo é parecido com o que a General Motors desenvolveu na China, o EN-V. Para este nicho de mercado, apenas a Renault já oferece comercialmente um modelo, o Twizzy. Ao contrário do elétrico francês, o i-Road possui uma roda traseira ao invés de duas, tornando-se um veículo de três rodas que se inclina em curvas como uma moto.

Toyota i-Road traz todo o conforto de um carro 'normal' e para isso, ele possui um volante convencional, mas que transmite informações para os sensores do sistema "Active Lean". A tecnologia que equilibra automaticamente o veículo nas curvas ou em superfícies irregulares com base no ângulo de direção e da velocidade do veículo. O i-Road tem 2,35 m de comprimento, 1,44 m de altura e distância entre-eixos de 1,7 m. De acordo com a Toyota, sua largura 850 mm faz com que o carro seja do tamanho de uma motocicleta convencional, oferecendo assim grande manobra no trânsito, fácil estacionamento e um círculo mínimo de rotação de apenas três metros.

O modelo é alimentado por dois motores elétricos de 2kW montados nas rodas dianteiras. A autonomia é de cerca de 50 km e a bateria pode ser completamente carregada a partir de uma fonte de energia doméstica em três horas. Apesar das medidas de um triciclo ou moto, o modelo é classificado como um carro normal e oferece recursos como iluminação interior, aquecimento, sistema de áudio e conectividade Bluetooth.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         aaa.jpg
Visualizações:	11
Tamanho: 	63,1 KB
ID:      	12990