Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	85
Tamanho: 	54,1 KB
ID:      	12804

O grupo Piaggio fechará sua fábrica na Espanha no próximo mês e concentrará suas atividades todas na Itália, segundo comunicado divulgado pela empresa. Com o encerramento da produção do grupo italiano na fábrica da Derbi, em Martorelles, na região de Barcelona, cerca de 150 metalúrgicos devem perder seus empregos.

A especulação do fechamento da Derbi pelo grupo Piaggio já corre desde 2011, mas a empresa havia se comprometido a ajudar os funcionários e buscar investidores. Em 2012 os funcionários chegaram a fazer greve após o anúncio do fechamento da fábrica, o que não aconteceu no ano passado. Infelizmente, a crise se perdurou e hoje já se sabe que a Derbi tem mais um mês apenas de atividades. A marca espanhola foi comprada em 2001 pelo grupo Piaggio, que é detentor também das marcas Aprilia, Moto Guzzi, Scarabeo e Vespa.

A Derbi nasceu como uma oficina de bicicletas em 1992 e produziu sua primeira moto em 1949, um modelo ciclomotor SRS. No ano seguinte, a empresa criou a primeira motocicleta com motor 250 cc. O nome da empresa, inclusive, foi criado em alusão ao modo como surgiu, fazendo bicicletas. Derbi é a junção em espanhol de Derivados de Bicicleta.

Para os espanhóis, a marca ficou conhecida como por criar motocicletas de baixas cilindradas. Nos anos sessenta, a empresa começou a investir em competições e conquistou seu primeiro título mundial com o piloto Ángel Nieto.

Para o site espanhol Solo Moto, a decisão do grupo Piaggio fará o final do mês de março ser triste: “A fábrica que deu vida às motos de nossa juventude, as Antorcha, Variant, Diablo, Copa, TT8, fechará as portas para sempre”.