Nenhuma construção representa tanto a união e a ligação como a ponte. Há relatos de que as primeiras pontes foram construídas no Egito, cerca de 4000 a.C. As pontes acompanharam a evolução das sociedades e a necessidade de deslocamento do homem. Atualmente, as pontes contam com estruturas modernas e belas e transformaram-se em verdadeiros pontos turísticos.
Para os que viajam sob duas rodas, passar por uma ponte traz uma dose de adrenalina a mais. O balanço da moto requer mais equilíbrio e o vento é ainda mais intenso. O vazio ao lado aumenta a sensação de liberdade e o ruído da passagem do rio/mar lá embaixo acalma a alma e o coração.
Algumas pontes são reconhecidas mundialmente pelo material utilizado, história ou contexto de sua construção. Veja a seguir algumas das pontes mais belas e conhecidas no exterior. As do Brasil terão um tópico especial. Se você conhece mais alguma, compartilhe conosco!
Langkawi Sky Bridge Fonte: Internet
A ponte fica na Malásia e tem 125 metros. Aqui não passam carros ou motocicletas, apenas pedestres. Ela fica no alto do Gunung Mat Chinchang, em Pulau Langkawi, a 700 metros do nível do mar. Além da vista para uma natureza abundante, o que impressiona é a estrutura, sustentada por um único pilar.
Gateshead Millennium Bridge Fonte: Internet
Conhecida como a “ponte do piscar de olhos”, devido ao seu formato que lembra um grande olho. Ela fica sobre o rio Tyn, em Newscastle, na Inglaterra. Quando há a passagem de navios e barcos, a ponte é erguida.
Ponte Chengyang Fonte: Internet
A construção de 1916 traduz em detalhes a cultura chinesa, em sua arquitetura tão característica. Sua estrutura é de madeira, com pilares de pedra e telhas. É conhecida como a ponte da chuva e do vento e conta com três andares e cinco pavilhões. Não dá vontade de ir até a China só para atravessar por este local de tamanha paz?
Ponte Vecchio Fonte: Internet
A ponte que fica em Florença, na Itália, tem o romantismo impregnado em sua estrutura. Há a crença que os namorados que prenderem um cadeado à ponte e jogarem a chave no rio Arno terão amor eterno. Ela foi inaugurada em 1345.
Khaju Bridge Fonte: Internet
Os visitantes da cidade de Isfahan, no Irã, podem atravessar por uma das pontes mais bonitas do mundo. Formada por 23 arcos de pedra e tijolos, foi construída no século 17 a pedido de um rei persa.
Pont du Gard Fonte: Internet
A ponte charmosa fica sobre o rio Gardon, na França. Construída no primeiro século a.C, ela ainda é sinônimo de beleza.
Ponte John A. Roebling Fonte: Internet
A ponte que liga Cincinati, em Ohio, a Covington, no Kentucky, nos Estados Unidos já foi uma das maiores do mundo, com seus 322 metros. Hoje já passaram mais de 50 anos de sua inauguração e é reconhecida como uma das mais charmosas, graças a sua base de pedra.
Tower Bridge Fonte: Internet
Inaugurada em 1894, a construção é a mais famosa ponte basculante do mundo e já faz parte do cenário londrino. Ela tem torres no estilo dos fortes escoceses e suas básculas se erguem como pontes levadiças de castelos medievais. O rio Tâmisa é um detalhe a mais na paisagem que encantou a todos nas últimas Olimpíadas.
Golden Gate Fonte: Internet
Esta ponte, que aparece com frequência em filmes, liga a cidade de São Francisco a Sausalito, nos Estados Unidos.
Sydney Harbour Fonte: Internet
A ponte comemora 80 anos em 2012 e há muitos motivos para festejar. Ela continua sendo a ponte mais larga e elevada de arco em aço do mundo. Além disso, seus 1149 metros trazem ainda mais modernidade à cidade de Sydney, na Austrália.
Kurilpa Bridge Fonte: Internet
Mais uma importante ponte australiana. Construída em 2009, tem comprimento de 470 metros e impressiona por sua sustentação através de cabos.
The Bridge of peace Fonte: Internet
A ponte foi criada para ser um símbolo de ligação entre o velho e o novo distrito da cidade de Tblisi, na Geórgia. A iluminação vem dos milhares de LEDs espalhados em sua estrutura e da enorme quantidade de vidro, presente nos corrimãos e no teto da construção. Espera-se que a ponte emane, além de luz, muita paz!
Danyang–Kunshan Grand Bridge Fonte: Internet
Tudo bem que não é uma das pontes mais bonitas, mas a chinesa Danyang-Kunshan Grand Bridge não poderia faltar nesta lista. Com 164 quilômetros de extensão ela é a mais longa ponte do mundo em todas as categorias. Seu projeto levou quatro anos para ser concluído e precisou de 10 mil trabalhadores, somando um custo total de 8,5 bilhões de dólares.
O Brasil é um país que une raças, crenças, culturas, religiões, cores e ritmos. Neste país de união e mistura, as pontes têm um papel ainda mais relevante e são pontos de destaque nas pequenas e grandes cidades. Selecionamos algumas pontes que merecem uma visita. Elas podem ser a "desculpa" ideal para sua próxima viagem!
Aprocheguem-se, Fazedores de Chuva! Compartilhem conosco as pontes que vocês consideram as mais belas no Brasil ou do mundo.
Ponte Hercílio Luz Fonte: Internet
A ponte Hercílio Luz é um dos pontos turísticos da capital catarinense. Com um comprimento de quase 900 metros e um peso de cinco mil toneladas, a ponte começou a ser construída em novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Todo o material e a equipe de técnicos que construíram a ponte vieram dos Estados Unidos. Surgiu assim uma das maiores pontes pênseis do mundo. Seu idealizador, o governador Hercílio Luz, não presenciou a obra concluída, pois morreu em 1924.
A Ponte Hercílio Luz acabou com o sofrimento da população de Florianópolis, que na época tinha que atravessar de balsa da ilha ao continente. Além disso, elevou à cidade a condição de capital do Estado, já que antes as demais cidades consideravam a ilha muito distante para ser o centro administrativo e político. A Ponte Hercílio Luz foi fechada, em 1982, por medida de segurança, e no dia em que completou 71 anos, a obra clássica da engenharia foi tombada como patrimônio histórico e artístico. Atualmente, a Ponte passa por um processo de restauração.
Ponte Rio-Niterói Fonte: Internet
Desde o século 19, já havia o sonho de construuir uma ligação direta entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. O sonho se tornou realidade em 1974, quando a Ponte Rio-Niterói ficou pronta. A construção na Baía da Guanabara que começou em 1968, teve momentos difíceis com a morte de operários afogados e interrupções por problemas burocráticos.
A Ponte Presidente Costa e Silva, nome oficial da Rio-Niterói, tem 13 quilômetros de extensão e é uma das maiores pontes do mundo. Segundo a concessionária Ponte S/A, que administra a Ponte, em fluxos normais, o movimento médio atinge 140 mil veículos/dia.
Ponte Juscelino Kubitschek Fonte: Internet
A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a estrutura da ponte tem um comprimento de 1200 metros,tem quatro apoios com pilares submersos no Lago Paranoá e três vãos sustentados por três arcos assimétricos.
A estrutura, projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, é inspirada no movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água. Devido a qualidades estéticas e harmonia ambiental da Ponte JK, o arquiteto recebeu em 2003 a Medalha Gustav Lindenthal, da Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, Estados Unidos, como a ponte mais bonita do mundo.
Mas não é apenas por sua beleza que a Ponte JK é lembrada. Com um orçamento inicial de R$40 milhões, estima-se que o custo total da construção foi de R$ 160 milhões, o que resultou em investigações a respeito de possível superfaturamento da obra.
Ponte Internacional Mauá Fonte: Internet
Esta ponte sobre o Rio Jaguarão entre o Brasil e o Uruguai foi construída entre 1927 e 1930, em conseqüência de um tratado firmado em 1918 entre os dois países. A ponte se situa entre as cidades de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, às margens do rio de mesmo nome, e Rio Branco, no Uruguai. Foi a obra de maior porte construída até aquela época pelos dois países. Com 340 metros, a Ponte Internacional Barão de Mauá é uma das mais belas pontes brasileiras.
Ponte Octávio Frias de Oliveira Fonte: Internet
A Ponte Octávio Frias de Oliveira é uma ponte estaiada localizada na cidade de São Paulo. A Ponte, que faz parte do Complexo Viário Real Parque, é formada por duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60º que cruzam o rio Pinheiros, no bairro do Brooklin, sendo a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro. Foi inaugurada em 10 de maio de 2008, após três anos de construção, e hoje é um dos mais famosos cartões postais da capital paulista. É cenário de alguns telejornais e traz beleza em meio ao conglomerado urbano.
A Espanha é um local único, seja por sua culinária, cultura ou belezas naturais. O país deixa uma marca profunda em seus visitantes. Alguns podem recordar com água na boca a deliciosa paella, outros o flamenco ou ainda as obras incríveis de Gaudí.
Para os mais atentos, as pontes serão uma atração à parte. De todos os tipos, cores e tamanhos, as pontes são mais que a união de dois pontos, elas são o retrato da história e da cultura local. Algumas das mais belas e famosas estão na lista a seguir. Conhece mais alguma ponte espanhola que merece uma visita e não está nesta lista? Compartilhe conosco!
Ponte Alamillo
Fonte: Internet
A Ponte Alamillo passa sobre o canal Afonso XIII e segue até a ilha de La Cartuja, onde há um grande monastério local. A Ponte foi construída pelo grande arquiteto Santiago Calatrava, na cidade de Sevilha. Foi erguida em 1992 e seu projeto inicial previa ainda uma irmã gêmea ao seu lado - ideia que foi abandonada. De formas limpas, seus cabos de aço são todos ligados em um único pilar que serve para sustentar seus 200 metros de extensão.
Ponte Barqueta
Fonte: Internet
Também conhecida como a "Ponte da Expo", porque foi construída para a Expo 92 e é um elo de ligação entre a zona histórica e a ilha da Cartuja, onde se situava a exposição universal. Foi financiada por Mapfre (na realidade, o seu nome oficial é Ponte Mapfre) e desenhada pelos arquitetos Juan José Arenas de Pablo e Marcos Jesús Pantaleón Prieto, que a projetaram como uma ponte suspensa de um único olho.
Ponte de Triana
Fonte: Internet
Sevilha é uma cidade espanhola repleta de belas pontes. Uma delas é a Ponte de Triana, nome popular, pois está localizada no bairro com o mesmo nome. Na realidade seu nome oficial é Ponte de Isabel II. A Ponte foi construída em 1852, antes existia outra ponte no local que tinha sido construída pelos árabes, em 1171.
Ponte Pabellón
Fonte: Internet
A Ponte Pabellón fica na cidade de Zaragoza e foi um dos pavilhões expositivos da Expo Zaragoza 2008, juntamente com a Torre da Água e o Aquário Fluvial. A Ponte é um projeto da arquiteta Zaha Hadid e o pavilhão conta com dois pisos.
Ponte de Ronda
Fonte: Internet
A Ponte de Ronda, situada na cidade de Ronda, na província de Málaga, foi construída pela primeira vez em 1735, por ordem de Felipe V. Porém, a ponte desmoronou pouco tempo depois e causou a morte de 50 pessoas. A nova ponte foi erguida entre 1751 e 1793 e ainda pode ser visitada, proporcionando uma bela vista.
Ponte de Rande
Fonte: Internet
1.558 metros de extensão convertem esta Ponte suspensa por pilares na mais longa de toda Espanha. Foi inaugurada em 1978 e une as cidades galegas de Redondela e Moaña. Cerca de 50 mil veículos passam pela Ponte de Rande todos os dias.
E tu Fazedor de Chuva, qual é a ponte da tua vida?
Nos conte, nos fale dela, não importa se de concreto armado, aço ou um simples pontilhão de madeira, que permitiu encontrar na outra cabeceira, quem sabe aquela que veio a ser o amor da tua vida, aquela que te levou para o teu futuro, ou ainda aquela que te uniu ao teu passado, por vezes, distante.
Ponte dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra
Pode não ser o melhor ângulo, nem a melhor luminosidade e tão pouco o melhor fotógrafo do mundo, mas a sensação de felicidade de se estar aqui aos pés desta ponte, que como todas as outras nasceram para unir, cria um ambiente de muita felicidade, força e de transformações de sonhos em realidade.
Daí então todas aquelas almas inquietas se agigantam e se aquietam!
Golden Gate, California, no final do verão de 2012
Situada sobre o rio Guadalquivir, na cidade de Córdoba, une o Bairro Campo da La Verdad e Bairro de la Catedral. Foi a única ponte da cidade durante 20 séculos. Em janeiro de 2008, foi concluída a maior restauração da ponte até então. Desde 1931, é considerada Patrimônio Cultural da Espanha.
Ponte Zubizuri
Fonte: Internet
A Ponte está localizada na cidade de Bilbao e juntamente com o museu Guggenheim faz parte da parte mais moderna do município. A Ponte é obra do arquiteto valenciano Santiago Calatrava, que também desenhou a Ponte de las Mujeres, em Buenos Aires.
Ponte Cangas de Onís
Fonte: Internet
Cangas de Onís é uma das localidades mais conhecidas na província de Asturias. É conhecida por ser passagem obrigatória àqueles que queres subir aos Lagos de Covadonga.
Ponte de Besalú
Fonte: Internet
A Ponte de Besalú é um dos principais pontos turísticos da cidade com o mesmo nome, na provincia de Girona. É o ponto de união entre a vila e o outro lado do rio Fluviá. A data da construção não é exata, porém acredita-se que tenha acontecido por volta de 1075. No século XIV foram construídas as torres por ordem de Pedro IV.
Ponte Vizcaya
Fonte: Internet
A Ponte Vizcaya, localizada na província de mesmo nome, é a primeira ponte que conta com uma espécie de balsa para pedestre e veículos, porém não é a mais única desse tipo. Foi construída entre 1887 e 1893 e une Portugalete e o Bairro de las Arenas. Seu arquiteto foi Alberto Papacio y Elissaguee. Seu engenheiro foi Ferdinand Joseph Arnodin, que trabalhou com Eiffel e foi quem criou o tipo de cabo que sustenta toda a estrutura da Ponte. Foi declarada Patrimônio Mundial em 2006.
Caminito del Rey
Fonte: Internet
Embora não pode ser considerada uma ponte comum, o Caminito del Rey aparece nesta lista por ser um corredor no desfiladeiro dos Gaitanes, na província de Málaga, mundialmente conhecido por excursionistas e alpinistas. Tem três quilômetros de extensão e 100 metros de altura. Foi construída entre 1901 e 1905 para facilitar a manutenção da Sociedade Hidroelétrica. Atualmente está em processo de restauração e a passagem está proibida.
E para você, Fazedor de Chuva? Qual a ponte que marcou uma viagem, uma passagem de sua vida ou um momento inesquecível?
Qual ponte representou um grande ponto de passagem, de deixar o passado para trás e avançar rumo ao desconhecido?
Bixby Creek Bridge, na Big Sur, Califórnia, região de Carmel, talvez seja uma das mais festejadas pontes do mundo, porque praticamente todas as marcas de carro americanas, fizeram publicidade em cima desta que foi a maior ponte de concreto em arco do sistema de "highways" da Califórnia, com 98 m de extensão.
Foi também palco de muitas filmagens, tanto para o cinema quanto para a televisão e é sem dúvida, uma das pontes mais queridas da América, sendo transformada em monumento nacional, numa das regiões mais lindas da Costa Central da Califórnia.
Vista desde a cabeceira da ponte
Linda e por vezes desapercebida pelos motociclistas que pela US1 transitam.
Independente do país, da cidade, a ponte tem um significado especial. É um símbolo da união, de passagem e desafio, ou seja, a ponte resume todo o espírito dos FC.
Então, vamos apreciar mais alguns belos exemplares...agora espalhados pela Europa.
Python, em Amsterdã, na Holanda.
Fonte: Internet
Desenhada pelo escritório de arquitetura West 8, de Rotterdam, a ponte de 93 metros foi inspirada nas formas onduladas de uma serpente - por isso, ela também é conhecida como Anaconda. Feita em aço, a passagem de pedestres ficou pronta em 2001 e recebeu o prêmio International Footbridge Award 2002 por sua originalidade.
Ponte Oresund Fixed Link, no Estreito de Oresund, entre Dinamarca e Suécia.
Fonte: Internet
A impressionante obra de engenharia foi feita com um objetivo: ligar Suécia e Dinamarca por trem e carro. Oresund possui um túnel submerso por quatro quilômetros que emerge das águas do mar e segue até a margem. Acima do nível dos trilhos, existe a rodovia. A um custo impressionante de US$ 3 bilhões, a construção é, segundo seu site oficial, uma das mais longas pontes estaiadas do mundo.
Ponte Rialto, em Veneza, na Itália.
Fonte: Internet
Exemplar da belíssima arquitetura veneziana, esta ponte é sem dúvida um dos cartões postais mais famosos do mundo. É também a ponte mais antiga a cortar o Grande Canal em Veneza, datando de 1181. A estrutura em arco feita em pedra, no entanto, foi feita em 1551 depois que a ponte foi destruída em um incêndio. Seguindo o costume do passado, até hoje, inúmeras lojas e ambulantes se amontoam em suas margens para comercializar suas mercadorias
Ponte dos Suspiros, em Veneza, na Itália.
Fonte: Internet
Construída em 1602, a Ponte dei Sospiri é também das principais atrações da cidade italiana. Sua estrutura toda coberta e trabalhada é feita em calcário e com janelas finamente decoradas, fazendo a ligação entre as antigas prisões e as salas de interrogatório do Palácio Doge sobre o rio Di Palazzo. Diz a lenda que os prisioneiros, melancólicos com seu destino, suspiraram ao ver a beleza da cidade uma última vez - daí o seu nome
Ponte dos Suspiros, em Crambridge, na Inglaterra.
Fonte: Internet
Inspirado pela belíssima ponte coberta de Veneza, o arquiteto inglês Henry Hutchinson ergueu uma semelhante, em 1831, no colégio St John da Universidade de Cambridge. As semelhanças, no entanto, acabam por aí, já que suas janelas e vitrais em muito remontam à tradição arquitetônica inglesa. Romântica, a construção foi uma das favoritas da Rainha Vitória e é uma das principais atrações da cidade até hoje.
Ponte Forth Rail Bridge, em Edimburgo, na Escócia.
Fonte: Internet
A moderna estrutura de aço que tanto chama a atenção nesta ponte, por incrível que pareça, foi construída ainda no século XIX, quando todo o projeto da ponte foi feito. Ainda hoje, ela é uma das mais emblemáticas construções da capital escocesa e ainda representa uma importante parte da malha ferroviária do país.
Ponte Széchenyi, em Budapeste, na Hungria.
Fonte: Internet
Mais conhecida como "ponte pênsil", é mais uma das tantas obras do Velho Continente que continuam a encantar milhões de turistas. Passando sobre o rio Danúbio, a ponte possui duas robustas torres de pedra que sustentam quase 5,2 toneladas. Durante os finais de semana de verão, ela é fechada para carros e se torna um grande festival de artes e cultura ao ar livre
Uma das mais altas construções do país, a construção passa acima do rio Tejo e serve como ligação entre Lisboa e outras cidades menores. Inaugurada em 1998, é uma das mais extensas da Europa e recebeu esse nome em homenagem aos 500 anos da chegada de Vasco da Gama às Índias, em 1498.
Ponte 25 de Abril, Lisboa.
Fonte: Internet
Inaugurada em 1966, a Ponte 25 de Abril (conhecida na época como Ponte Salazar) liga Lisboa à cidade de Almada, passando acima do rio Tejo por mais de 2,2 mil metros. Pela ponte, muito parecida com a Golden Gate de São Francisco, transitam carros e também trens.
Ponte Alexandre III, Paris.
Fonte: Internet
Paris tem muitas belas pontes sobre o rio Sena. Uma delas é a ponte Alexandre III, que une a esplanada dos Invalides com o Grand Palais. Inaugurada em 1900, a estrutura metálica de 40 metros é toda decorada por estátuas. Uma curiosidade: embaixo dela, há uma balada muito frequentada pelos locais.
Viaduto de Millau, França.
Fonte: Internet
Inaugurada no final de 2004, o viaduto é o mais alto do mundo, com 343 metros de altura. Localizada ao sul da França, a ponte suspensa atravessa o vale do rio Tarn e se alonga por quase 2,5 mil metros de extensão.
Ponte de Bósforo, Istambul.
Fonte: Internet
Construída entre 1970 e 1973, a Ponte de Bósforo conecta o lado europeu e o asiático de Istambul, na Turquia. Construída acima das águas do estreito de Bósforo, a ponte possui 1,5 metros de comprimento e 64 metros de altura. Durante a noite, ela é iluminada por luzes coloridas, criando uma bela cena com a cidade ao fundo.
E você, Fazedor de Chuva? Qual a sua ponte preferida? Qual mais lhe marcou?