-
Valente Fazedor de Chuva - Roraima
Breve curriculum:
Cezar Carlos Soto Riva, gaúcho de Erechim-RS, 50 anos é Administrador e atual Presidente do Conselho Regional de Administração de Roraima.
Pilota motocicletas desde 1984, quando comprou sua primeira moto, uma XLX 250, tendo rodado pelo sul e sudeste além de Paraguai, Argentina, Uruguai e Venezuela. Depois de várias transferências na multinacional em que trabalhou até 1998, se estabeleceu em Manaus e depois Boa Vista em Roraima onde comprou a sucata de uma Amazonas 1600, investindo dois anos na restauração da mesma. Hoje integra o Roraima Moto Clube com sede em Boa Vista - RR.

Em 2012, durante o planejamento de uma expedição com 32 mil km por todos os paises da América do Sul,tomei conhecimento da existência dos Fazedores de Chuva, elite do motociclismo a qual tenho orgulho de hoje pertencer.
Resolvi fazer uma viagem, partindo de Roraima (onde moro há sete anos) para a Venezuela e visitando os treze paises do continente sul americano.
Descobri então que poderia, dentro da minha expedição, superar outros desafios dos FC.
Sendo assim, pretendo num primeiro momento ser um Valente Fazedor de Chuva e escolhi Roraima com seus 15 municipios para obter o título.
Parece fácil, não é? Só 15 municipios?? Pois é..... não é nada fácil cumprir este desafio. Só quem conhece Roraima, sabe do que estou falando.
Serão mais de 3.300 km dos quais 750 km em estradas de terra, muitos igarapés e pontes de madeira em péssimo estado de conservação.
Dentro deste desafio, pretendo atingir o extremo norte do Brasil no Monte Caburai, municipio de Uiramutã. A idéia não é só ir a Prefeitura de Uiramutã. Quero atingir realmente o Caburai (infelizmente neste trecho, só caminhando mesmo). Estarei assim, me credenciando para o Cardeal Fazedores de Chuva.

A expedição pela América do Sul será uma nova etapa. Partirei de Boa Vista, Roraima entrando na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, visitando Machu Pichu, Bolivia pelo Titicaca, Chile e Argentina até o Ushuaia. Regressarei ao Brasil pelo Uruguai, via Arroio Chui (olha o extremo sul do Brasil), cumprindo mais um dos pré-requisitos para ser um Cardeal Fazedor de Chuva.

Do Chui vou a Erechim, minha terra natal e de lá ao Paraguai, via Foz do Iguaçu, só para registrar presença pois conheço o Paraguai de cabo a rabo (morei 20 anos em Foz do Iguaçu). Regresso ao Brasil seguindo para Londrina-PR (tenho que visitar a sogra, senão...) e a mamãe em Taubaté-SP. De lá, via litoral vou subindo até a Ponta do Seixas na Paraiba e sigo depois até Belém. Já em Macapá, visita ao cunhado e sigo para a Guiana Francesa (por vias das dúvidas, vamos fazer logo o Oiapoque, vai que mudam de novo o extremo norte ehehehe). Depois,Suriname e nossa vizinha Guiana, voltando por Lethen, na fronteira com Roraima.
Cumprida a expedição, faltará então chegar a Mancio Lima e Serra do Divisor no Acre que pretendo fazer em outra ocasião.
Em um futuro não muito distante, farei o extremo oeste do Brasil, volto a Rio Branco no Acre e de lá parto para o Peru, Equador e chego a Barranquila na Colômbia. Depois, Panamá e subindo pois para um motociclista, o Alaska é logo ali.
Assim, poderei me considerar um Cardeal Fazedor de Chuva e também receber o título de Grande Cacique Fazedor de Chuvas.
A idéia de ser um Bandeirante FC não está descartada, afinal, dentro da minha expedição, passarei por várias capitais brasileiras. Fica a dica e vamos por partes.
Grande abraço a todos os FC e boas estradas em 2013.
Última edição por Cezar Riva; 03-01-13 às 11:10.
Razão: Por que o espírito diz: vai!!
-
Olá Cezar,
Achei fantástico seu roteiro de viagem! Principalmente o Desafio do Valente Fazedor de Chuva. Sou de Belém, mas há algum tempo eu e minha esposa moramos entre o sul e o sudeste do Brasil (São Carlos/SP, Cascavel/PR, Foz do Iguaçu/PR, Londrina/PR). No momento estamos em Londrina/PR. Imagino que as estradas de Roraima sejam muito parecidas com as do Pará, então você terá um grande desafio pela frente, porém somos motociclista e acredito que seja isso que nos move: desafios e a emoção de está na estrada. Quando estiver em Londrina, entre em contato. Sucesso na sua jornada.
Última edição por Carlos Prado Jr; 02-01-13 às 19:01.
-
Carlos, realmente a estradas de Roraima deixam muito a desejar, principalmente aquelas que ligam a capital aos municipios mais distantes. São buracos, dezenas de pontes de madeira mal cuidadas, além km e mais km de estradas de terra que no periodo chuvoso de abril a setembro ficam intransitáveis. Mas para nós motociclistas, isso só aumenta a vontade de superar o desafio. Na minha passagem pelo Paraná vou a Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, Arapongas e Londrina onde tenho parentes.
Grande abraço e vamos nos falando. Qq coisa, me adicione no Face Book (cezar riva).
-
Olá Cezar,
Fiquei impressionado com a sua Motocicleta, ou melhor sua Máquina. Quando eu morava em Belém, no inicio da década de 80 tive a oportunidade de ver algumas motos Amazonas 1600 cc. Elas simplesmente não rodavam ou circulavam, essas Motocicletas desfilavam e ainda desfilam pelas ruas e estradas, parabéns pela moto! Com relação ao facebook ainda não tenho uma conta. Eu tinha uma no antigo orkut, lembra dele? Pois é, o pessoal foi deixando de lado e eu também. Quando você vier pelo Paraná avise, pois quem sabe fazemos um trecho juntos por aqui! Para mim será uma honra rodar junto com você e sua Amazonas 1600cc. Mais uma vez sucesso na empreitada. Vamos mantendo contato. Grande abraço.
-
Olá Cezar,
Impressionante o seu roteiro e o seu sonho.
Como sugestão, anote umas coisinhas aqui e ali que acontecem no caminho, uma historinha aqui outra acolá que voce ouve, uma dificuldade pelo caminho, vá anotando tudo e depois escreva um livro sobre esta aventura.
Serás um dos primeiros brasileiros com tantos km rodados em estradas de terra, longincuos locais, pontos inacessíveis etc no Brasil.
Faça isto, e voce levará muitos outros a "VIAJAR PELAS PÁGINAS DO TEU SONHO", lema dos escritores amadores e motociclistas.
Como escritor de um livro, te digo: valerá a pena e nao é tão dificil assim.
E quem sabe o Dolor nao cria um dia o titulo de VALENTE FAZEDOR DE CHUVA ESCRITOR, náo é mesmo?? ehehehe
Abraços, sou de Blumenau, se passar por aqui, faça contato
sergio.lpires@hotmail.com
SDS. FC Sergio Pires
-
FC Cezar Riva, fiquei com a respiração praticamente presa, voltando a respirar juntamente com o final dos roteiros, para minha satisfação, pois durante a leitura das tuas realizações e dos teus projetos, acredite, alguns deles fiz mentalmente contigo e creio que de verdade os faremos, pois acabamos de voltar de Chuí, no nosso extremo meridional, lá nos confins do teu estado natal onde o Brasil termina juntamente com o Rio Grande do Sul, parece até uma sina, começar e terminar juntos, pretendemos nestes próximos dias, seguir adiante em direção ao Acre, mas diante dos teus projetos, podemos inverter e no lugar do oeste irmos para o norte onde poderemos fazer juntos o Monte Caburaí, além da foto na frente do palácio do governo de Rio Branco.
Para nós seria uma honra poder rodar algumas das cidades de Roraíma, por onde passamos em 2003 e guardamos lindas lembranças de um amigo que fizemos em Rio Branco e infelizmente apressado, já partiu. Cada dia que passa mais me convenço do gigantismo dos desafios propostos pelos FC, cada um com as suas particularidades, assim como estes poucos 15 municípios de Roraíma, guardando com eles um grau de dificuldade provavelmente maior do que os 295 de Santa Catarina.
Em comum, sem dúvida, nos igualando num mesmo patamar, a dificuldade em nos libertamos das amarras que nos prendem nas rotinas diárias.
Seja muito bem vindo ao território daqueles que tem no coração o espírito da aventura, especialmente sobre duas rodas e quando elas são levadas por uma Amazonas, olha, aí a conversa é pra gente grande.
Parabéns pela relíquia e como disse o FC Carlos Prado, ninguém nunca rodou com uma Amazonas, sempre desfilaram para nós, pobres apreciadores, podermos babar com a gigante passando na nossa frente.
Estou quase saindo pela janela e me jogando na estrada em busca do Bandeirante e do Cardeal, cuja sensação vivida no sul descreverei ainda no dia de hoje.
Espero!
Faço minhas as palavras do FC Sérgio Pires complementando que aqui em Balneário Camboriú, SC, tu és muito bem vindo e a minha casa não tem portas para ti.
Aprochegue-se FC!
Última edição por Dolor; 05-01-13 às 12:17.
-
Dolor, fiquei muito feliz com suas palavras. Quando decidir vir a Roraima, será um prazer rodar contigo e fazermos juntos o Extremo Norte.

Começarei a percorrer os municipios de Roraima no próximo final de semana.
Estendo o convite a todos os FC. Quando vierem a Roraima, não deixe de me contactar.
Grande abraço.
-
Olá Sergio,
Tuas palavras só me dão mais animo para enfrentar a estrada logo, logo. A idéia de escrever realmente me atrai, afinal, como dizem: um homem só se sente realizado quando tem filhos, planta uma árvore e escreve um livro. As duas primeiras etapas já conclui, falta apenas o livro, então....
Bela terra é Blumenau, por onde passei em 1993. Tenho muitas saudades das minhas andanças por SC (meu pai mora em Maravilha).
Vamos mantendo contato e em breve nos veremos com certeza.
Quanto a sugestão do título Valente Fazedor de Chuva Escritor, Dolor, vai pensando aí!! kkkk.
Meu e-mail é: adm.cezar.riva@bol.com.br
Grande abraço
-
Valente fazedor de chuva - Roraima
Moro em Boa Vista, capital do Estado de Roraima há sete anos, quando fui transferido pela empresa em que trabalho.
Aliás, parece minha sina ser transferido. Atuei em uma multinacional de petróleo e durante quase quinze anos, tive a oportunidade de trabalhar em vários estados brasileiros e, em uma das transferências, fui destacado para atuar na região norte, residindo em Manaus.
Para quem estava habituado com certas facilidades do sul e sudeste, vir para a Amazônia, parecia ser loucura ou uma escolha errada na década de 90.
Contudo, quando cheguei e tive a oportunidade de conhecer melhor a região, apaixonei-me. O aprendizado pessoal e profissional foi enorme e tive a oportunidade de trabalhar em todos os estados da região norte ou como dizia “do Acre ao Maranhão”.
Dois anos depois, nova transferência, desta vez para o Rio de Janeiro, onde fiquei outros dois anos. Ao me desligar da empresa, não hesitei e retornei para Manaus. Lá, depois de cinco anos atuando no agronegócio, fui contratado para trabalhar em Roraima.
A história de Roraima (se pronuncia Roráima) tem seu início em 1670 quando os primeiros exploradores aportaram na região, procurando garantir o domínio português, uma vez que espanhóis já circulavam por aqui. Cinquenta anos depois, missionários carmelitas se fixaram na região e iniciaram a catequização dos indígenas.
A partir do século 18 começaram a chegar expedições de interesse científico ou atraídas pela notícia de riquezas fabulosas, dando origem a lenda do Eldorado, onde o ouro era abundante.
Em 1872 iniciou-se o trabalho de demarcação das fronteiras com a Venezuela e Guiana Inglesa. Somente em 1943 criou-se o Território Federal do Rio Branco que foi desmembrado do Amazonas, tendo como capital a cidade de Boa Vista. Posteriormente, recebeu outro nome, passando a ser conhecido como Território Federal de Roraima e, em 1988 foi transformado no Estado de Roraima, mantendo-se Boa Vista como capital.
Fato curioso, mas verdadeiro, durante muito tempo a confusão entre Roraima e Acre, gerou situações cômicas, onde correspondência, encomendas e pessoas que deveriam vir para Roraima, foram parar no Acre. Explico: antigamente esta região era conhecida como Território Federal do Rio Branco, por que aqui o principal rio tem este nome e percorre o estado na direção sul, desaguando do Rio Negro, que por sua vez se junta ao Rio Solimões em Manaus, dando origem ao Rio Amazonas. No Acre, o rio que banha a capital Rio Branco é o Rio Acre. Esta confusão foi parcialmente resolvida quando o território passou a ser chamado de Roraima. Agora, a confusão é com Rondônia. Muita gente ao destinar correspondência para nosso estado, escreve RO (Rondônia) quando deveriam escrever RR (de Roraima).
Roraima é um estado jovem e conta com apenas 15 municípios. Contudo, as distâncias geográficas são imensas. Para atravessá-lo de norte a sul são quase mil quilômetros. Caracterizado por vegetação diversificada, ao sul temos a floresta amazônica até a linha do Equador.
Minhas duas paixões na linha do Equador.
A partir dali temos extensa planície com campos conhecidos como lavrados, que muito se assemelham a savana africana. Mais ao norte, a região se caracteriza pelas serras e montanhas como o Tepequém, o Monte Roraima e o Monte Caburai no extremo norte brasileiro, objetivo a ser atingido por todo candidato a Cardeal Fazedor de Chuva.

Uma das cachoeiras do Tepequém - Foto de Tiago Orihuela

Monte Roraima na divisa com Venezuela e Guiana – Foto de Tiago Orihuela

Monte Caburai – Extremo norte do Brasil – Foto de Orib Ziedson
Sede do Município de Uiramutã – Foto de Tiago Orihuela
Conforme o Censo IBGE 2010, Roraima conta com pouco mais de 450 mil habitantes onde 284 mil deles estão na capital Boa Vista.
Isso faz com que seja o menos habitado, pois a densidade demográfica é de apenas dois habitantes por km2. As distâncias rodoviárias entre os municípios são grandes e muitos trechos não são pavimentados, aumentando o grau de dificuldades.
Praticamente metade do estado pertence a parques nacionais ou são reservas indígenas das etnias Taurepang, Ingaricó, Macuxi, Yanomamis, Waimiri-Atroari, Wai-Wai e Wapixana.

A expectativa é grande e a ansiedade maior ainda. Estou pronto para começar o primeiro desafio.
Vem ai mais um Valente Fazedor de Chuva!
Última edição por Cezar Riva; 11-01-13 às 20:28.
-
FC Cezar, maravilhosa a apresentação do estado de Roraíma, cuja capital, complementaria, é a única no nosso país continental a estar acima da linha do Equador, privilégio para quem pode e não para quem quer.
Tomei a liberdade de trazer o Valente Fazedor de Chuva - Roraíma aqui para "Um grande desafio", permitindo que as ações fiquem concentradas em um único endereço, mas confesso, estou louco é para envia-lo para o seu lugar devido; Almas Inquietas. Quando a moto roncar por estas estradas, na mesma hora começaremos a ter a tua alma aquietada.
Não demore pois a agonia é grande!
Parabéns, mais uma vez pela poesia Sou Motociclista, publicada em Notícias.
Retrato falado do que somos!

Seguramente em poucas semanas deveremos fazer uma pernada juntos, pois como já escrevi, deveremos estar seguindo para fazer o Cardeal FC e no meio do caminho vamos "matando" o Bandeirante FC. Não partimos ainda porque algumas amarras voltaram a me prender, a me sufocar, mas em breve, a carta de alforria estará sendo conquistada novamente.
É uma luta!
Continuo e assim permanecerei torcendo pela tua aventura neste gigante Roraíma, de tantos contrastes e por vezes esquecido pelo resto do Brasil, cuja exposição é feita sempre que acontece uma desgraça. Aliás, estamos nos especializando neste tipo de notícias, haja vista a quantidade de horas dedicada aos crimes, intempéries, corrupção, enfim, nos sobrando pouco tempo para falar das coisas boas.
Aprocheguem-se Fazedores de Chuva!
Permissões de Postagem