-
Uiramutã, uma cidade longe demais
Uiramutã, outra cidade longe demais.
De Boa Vista até a sede do município de Uiramutã, são 310 km. Os primeiros 160 km são pela BR 174, sentido Pacaraima. Asfalto em boas condições. Depois desse percurso, deve-se entrar na estrada do Surumú, à direita da BR. É uma estrada não asfaltada, mas que está em boas condi-ções. Até a vila do Surumú são 29 km. Depois do Surumú, mais 35 km até o Contão. Após o Con-tão, chega-se a uma localidade conhecida por “Placas”, onde pega-se à esquerda a estrada que vai para Uiramutã. Está em péssimas condições. Aí anoiteceu. São 85 km que fizemos em mais de três horas de viagem. Ao todo foram seis horas e quarenta e cinco minutos, de Boa Vista à Uiramutã.

E depois, tem a volta. As mesmas pedras, os mesmos buracos, as mesmas pontes de madeira semi destruídas, agora com a agravante do calor pelo sol causticante.
Uiramutã é uma cidade longe demais. Mas muito, muito longe demais.
De Boa Vista a Uiramutã não tem posto de abastecimento. Tampouco tem em Uiramutã. Então amigo motociclista, ou você leva seu combustível para a ida e a volta, ou recorre ao abastecimento alternativo, tanto na BR 174, quanto em Uiramutã.

Em Uiramutã nos hospedamos no Hotel e Restaurante Monte Caburaí, do Chico Tala, sem dúvida, o melhor da cidade, tanto pelo conforto, mas principalmente pela simpatia e hospitalidade dos proprietários. Quando for, faça reserva pelos telefones (95) 9137-7221 ou 3591-1137.
Para visitar Uiramutã, reserve pelo menos três dias: o primeiro para a viagem de ida, o segundo para conhecer a cidade e seus atrativos, e o terceiro para a volta.

Uiramutã é um município do nordeste do Estado de Roraima, sendo o município mais setentrio-nal do Brasil.
Abrigando grandes reservas indígenas, inclusive parte da área conhecida como Raposa Serra do Sol, e um Parque Nacional, e submetido à condição de fronteira tríplice com Guiana e Venezuela, Uiramutã sedia o 6º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro.

Criado pela lei nº 98 de 17 de outubro de 1995, com terras desmembradas dos municípios de Normandia, onde se localiza a sede municipal, e da Capital do Estado. O município do Uiramutã é o ponto mais setentrional do Brasil. O seu nome designa - local de espera de aves. Conta-nos a história que o seu primeiro habitante foi Severino Pereira da Silva, conhecido como Severino Mi-neiro, que ergueu ali a primeira casa. Paraibano de nascimento explorou muitos garimpos em Ro-raima o que lhe originou o apelido. Em 1911 expulsou à bala colonos britânicos interessados no ouro; na luta perdeu seu filho, Vitor. Era também um sonhador, tocava viola e violão e fabricava sapatos e roupas para uso da família.

A população estimada em 2010 era de 8.375 habitantes e a área é de 8.066 km².
O município inclui em seu território o Monte Caburaí, de 1.456 m de altitude, na fronteira com a Guiana. A +05,2° de latitude, o monte é o ponto mais setentrional do País. O Monte Roraima, também no município, é o ponto tríplice de fronteira com a Guiana e a Venezuela e o décimo pico mais alto do Brasil, com 2.739 m.
Em sua área urbana, a sede de Uiramutã, tem uma população total de 1.138 habitantes.

Esta região é tradicionalmente rica em ouro e diamante. Apresenta também um grande potencial para a pecuária. Entretanto, a beleza natural de que dispõe o município, pode vir a transformá-lo num futuro polo turístico, representando então sua principal vocação econômica.

Finalizando, queremos agradecer ao nosso amigo Cesar Riva, de Boa Vista, pelas orientações e pela companhia durante esta viagem, sem o que, ela seria impossível. Obrigado, amigo!

-
GCFC Osmar e Terezinha, se tivessem escrito uma linha a mais vocês seriam responsabilizados por uma morte aqui no sul, pois voltei a respirar, portanto, retornar à vida, com a leitura da última frase.
Ufa!
Enquanto lia, pensava, os Fazedores de Chuva inventarem estes desafios não é nada, mas ter uns loucos como vocês que se atiram Brasil afora atrás de um sonho dessa envergadura, é simplesmente sensacional!
Vocês estão de parabéns por esta loucura, me salvaram da falta de ar mas em contrapartida, quase me matam afogados com tanta água na boca.
Obrigado ao FC Cezar Riva pela companhia e pelo apoio neste Brasil do hemisfério norte, mas de alma única e creio que a partir de agora fica promovido a guia oficial dos Fazedores de Chuva, capítulo Cardeal.
É mole?
GCFC Osmar e Terezinha se houver alguma oportunidade, não deixem de visitar o 6º Pelotão e contar a história de vocês, pois sei da tua paixão pelo nosso grandioso Exército e uma foto no quartel seria uma linda recordação.
Finalmente, muito apropriada a tua camiseta dos Fazedores de Chuva alusiva ao meio do mundo, pois vocês estão literalmente com pé lá e outro cá.
Abraços
Dolor e Angela
-
Parabéns Grande Cacique, mais uma conquista aos extremos não do mundo, porém não menos importante, a conquista dos extremos do Brasil.
É impressão minha ou chegaram ao fim? Acompanhei o ponto de Mâncio Lima, Acre e este de Uiramutã...
Um grande feito que nos enche de orgulho, o surgimento de novos Cardeais... Grande abraço, parabéns e nos vemos na estrada!
-
Mais uma vez parabéns Osmar e Terezinha pela coragem e ousadia de chegar aos extremos do Brasil.
Boa viagem!!
-
Olá Cesar, sem a tua participação, talvez até tivéssemos chegado lá, mas teria sido muito mais difícil. Mais uma vez, muitíssimo obrigado pela sua companhia, na viagem, e nas cervejas lá no bar do Chico Tala.
-
Ola Jhonny, boa noite! Os outros pontos, sul e leste, fizemos em outras oportunidades. Mas aproveito a oportunidade para postar duas fotinhas dos respectivos.
Grande e forte abraço, GGCCFFCC Osmar e Terezinha

Farol Cabo Branco, na Ponta Seixas, Paraíba

Ponte sobre o Arroio Chuí, na fronteira com o Uruguai.
-
Que eu tomo a liberdade de incluir o extremo oriental do Brasil, em Mâncio LIma,

que os habilita como os primeiros Cardeais Fazedores de Chuva, do Brasil.
Um orgulho que esperamos ser comemorado com aquele churrasco!
Parabéns loucos Cardeais Fazedores de Chuva!
Última edição por Dolor; 10-02-13 às 00:02.
-
Grande Cacique Dolor, bom dia!
Tomo a liberdade de postar mais uma fotinha de Uiramutã, com destaque para a placa em frente à Prefeitura.
Abraço a todos.
GGCCFFCC Osmar e Terezinha
-
GCFC e CFC Osmar e Terezinha, vocês tem toda a liberdade do mundo para continuarem a nos inspirar com estas lindas páginas de aventuras sendo viradas na história do motocicliscmo brasileiro e mais do que isto, mundial.
Continuem sendo esta fonte de inspiração, juventude e de loucura!

Agora quem tomou liberdade fui eu em mesclar os tópicos referente ao Cardeal Fazedor de Chuva, sob o título "Uiramutã, uma cidade longe demais", de sorte que temos a cruz do Brasil aqui mostrada e completada por vocês, incluindo Chuí, no RS, Ponta do Seixas, na PB e Mâncio Lima, AC, como os primeiros motociclistas a terem esta louca aventura certificada, elevando-os à condição de Cardeais Fazedores de Chuva, especialmente porque a "Adelita" Terezinha é completamente sem juízo, apaixonada pelo marido e pelas aventuras, como dizemos aqui, sempre "agarradinha no osso".
Mil vezes parabéns para vocês e não deixem de nos alimentar com tanta inspiração.
Ótima viagem!
-
Sensacional!
Osmar e Teresinha vocês são desbravadores.
Tenho muito orgulho de ter conhecido vcs em Vitória, e poder acompanhá-los na garupa deste grandioso feito.
Vocês são meus ídolos. Fiquei muito emocionado em ver as fotos e o relato da realização do desafio Cardeal.
Congratulações! Que grande feito! Parabenizo vcs também pelo pioneirismo. Agora todos nós sabemos o caminho.
Permissões de Postagem