Era uma sexta-feira santa do ano de 1967 . . .aprox 11:00 hs

Teddy, meu amigo Polonês (fotógrafo que morava em Montevideo), me acompanhou com a Vespa dêle até a saída de Montevideo . . .Teddy me deu uma barra de chocolate e ali, no começo da Ruta 8, nos despedimos . . .

Com Vespa 59 , velocidade indicada de cruzeiro a 70 km/h ( real talvez uns 63 - 64) , aproei Minas . . . Trecho fácil, bom asfalto . . . ali terminava o asfalto...
Cheguei em Treinta Y Tres já no cair da tarde . . . um lanche rápido, gasolina ESSO e, rumo a Melo , onde pretendia pernoitar.

Naquele tempo não existia a estrada Treinta Y Tres > Jaguarão , obrigando aos viajantes rumar norte até Melo ( 125 km ) e depois Leste para Rio Branco (94 km).
Eu tinha uma familia conhecida em Melo, amigos de um companheiro ( Paulo Biazus > Lambretta LI 1964), que havíamos hospedado em Porto Alegre quando por aqui andaram com as Vespas Uruguayas.

Pois aí aconteceu . . . a noite me pegou aproximadamente a uns 50 km de Melo . . . Havia chovido pela manhã e, naquele momento, o céu sem nuvens e sem lua exibia um espetáculo que não consigo descrever com palavras .

Parei a Vespa (1959 , 3 marchas , 5.4 HP , aros de roda 8 polegadas) . . . desliguei o motor . . . olhei 360 graus e não havia nenhuma luz, nenhum veículo trafegando na estrada . . . Então, plagiando S.Exupéry, deitei na estrada para ver o céu . . .

Pois então, retornando ao presente, na semana passada, trafegando entre Treinta Y Tres e Rio Branco, vim "me amarrando" para ver o céu novamente . . . e aí, no por do sol , tirei uma foto no retrovisor esquerdo (enviarei a posteriori, pois a máquina e o cartão de memória estão fora de alcance, neste momento em que escrevo . . .

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Hotel Paganini Jaguarão RS.jpg
Visualizações:	613
Tamanho: 	64,7 KB
ID:      	11875

Dolor, conforme combinamos ao telefone, te envio o cartão do Hotel Paganini / Hospitalidade excelente, aconchegante, módicos prêços, acesso caminhando a Rio Branco (free shoppings, restaurantes) . . .um pessoal que é impossível não ficar amigo (Paganini tem duas motos e foi "lambreteiro"... Dona Neide simpatissíma, alegre, bem-humorada, prestativa ...resultado, jantamos juntos nas redondezas durante os dias que por lá permaneci ...ah, e tem o gato Frajola, muito camarada.

grande quebra-costelas / estarei visitando a Santa ( e bela ) Catarina a partir de 15 de Fevereiro
até daqui a pouco
Plin