Indo para a décima quinta do dia......e cade o Leonel !!!!
197 / 645 ..... Itapura
No Nascente
26 / 62 ... Itapura
Itapura é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 20º38'46" sul e a uma longitude 51º30'32" oeste, estando a uma altitude de 318 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3.881 habitantes. Possui uma área de 307,2 km².
O município foi uma colônia militar construída nas proximidades do Salto de Itapura em meados do século XIX (1858), pelo governo imperial, na margem esquerda do Rio Tietê, próximo à foz do mesmo no Rio Paraná.
Após a Guerra do Paraguai, a Colônia Militar de Itapura deixou de ter tanta importância estratégica, além do que o acesso à mesma era de grande dificuldade, possível apenas pelo Tietê. Assim, acabou abandonado. Em 1905 já havia apenas ruínas, conforme constatou uma comissão geográfica estadual que buscava as colônias de Itapura e de Avanhandava.
Mapa da época da construção da Variante de Jupiá, mostra o percurso da antiga linha-tronco da N.O.B., inclusive a estação Itapura.
Em 1910 ali chegaram os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, formando um povoado redor de sua estação.
Entretanto, como a região do Rio Tietê era assolada pela maleita, a N.O.B., em meados da década de 1920, construiu uma variante de Araçatuba a Jupiá passando mais ao Sul, sobre o espigão divisor de águas do Tietê com o Rio Feio(também chamado Aguapeí). A variante foi inaugurada em 1940, tornando-se a linha-tronco da ferrovia. O trecho entre Araçatuba e Lussanvira de cerca de 78 km entre Lussanvira e Jupiá, em piores condições sanitárias, onde se incluíam as estações de Ilha Seca, Timboré e Itapura, logo teve seus trilhos removidos.
Finalmente, no final da década de 1960, com a inauguração da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e o enchimento do reservatório, a cidade de Itapura foi inundada, restando apenas algumas construções em terreno mais alto, incluindo as ruínas da antiga colônia militar. Uma nova cidade foi edificada
Chegando em Itapura
A Branca na prefeitura
Agora eu na prefeitura,apelei, pois estava muito cansado e preocupado, quando aparececeu um rapazinho e falou que o meu amigo de moto tinha ido para a barranca do Rio......ahhhahahah...não é possível ,ele tinha chegado na minha frente em Itapura, ele cortu caminho e não tinha feito Ilha Solteira, pois até então não estava no desafio do Nascente....legal vamos lá ,então...
Olha só a estradinha para chegar a margem do rio....rsrsrsrs ...à essa altura todo cuidado é pouco...
E aqui o Tiête, e uma família se divertindo ....lá bem na ponta à direita é o encontro do Tiête com o Rio Paraná.......e o louco do Leonel não estava aqui tinha alugado um barquinho e foi até lá....rsrsrsrs....deixou moto com o farol ligado, que consegui desligar com a minha chave,e como tinha pouco tempo para escurecer fui embora e avisei o pessoal da prefeitura que esperava ele na prefeitura de Castilho....rsrrsrsr...e ainda fui fotografando.....as praias....
Ainda na margem...
Olha só o que achei por aqui, esta contrução pertenceu a D.Pedro , na época da guerra do Paraguai, esta totalmente abandonado.......sem comentários.
O abandonado Palácio de Dom Pedro, patrimônio histórico
tombado pelo CONDEPHAAT
A igreja da cidade
A praia ...
Abração a todos e até apróxima
FC Jacob