Resultados 1 a 6 de 6

Visão do Encadeamento

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Moro em Guarulhos/SP e tenho propriedades rurais em Santa Rita de Caldas/MG e São Bento do Sapucaí/SP, onde pretendo fazer algo para receber os amigos.

Desafio Cardeal: Conhecendo os extremos do Brasil

Aproveitando a viagem até João Pessoa/PB, onde fiquei de 20 a 25 de dezembro, com amigos da Federação Paulista de Atletismo, depois até 27 em Tamandaré/PE, dei inicio ao meu Desafio Cardeal conhecendo o extremo leste do Brasil.

É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de no município estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o Sol nasce primeiro nas Américas".
    Fundada em 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil e também a penúltima a ser fundada no país no século XVI.
    O município é também notável pelo clima tropical, por ser a maior em economia (indústrias, comércio e serviços) e arrecadação de impostos para o estado, pelas suas praias e pelos vários monumentos de arquitetura e arte barroca.
    Durante a ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de "segunda cidade mais verde do mundo". Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris.
    João Pessoa como de costume é uma cidade limpa e organizada, agradando assim os turistas e aos próprios moradores. É uma das capitais de melhor qualidade de vida da Região Nordeste, possuindo diversos locais que auxiliam a população da cidade a obter uma vida saudável e de qualidade. Há praças que apresentam equipamentos de ginástica, ciclovias e também é lei o fechamento de parte da orla para caminhadas nas manhãs (das 5 às 8 horas da manhã); é a capital menos desigual do Nordeste, segundo o IPEA, com o índice de GINI 0,63.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         800px-Paraiba_Municip_JoaoPessoa_svg.jpg
Visualizações:	302
Tamanho: 	21,7 KB
ID:      	10105

Pela orla de João Pessoa a ansiedade aumentava ao avistar aquele ponto se destacado da praia e adentrando ao mar, a Ponta dos Seixas o local a ser desbravado.

Nome:	         226.jpg
Visualizações:	80
Tamanho: 	95,8 KB
ID:      	10104

Após convencer um segurança do local consegui adentrar com a moto e tirar algumas fotos, e poder marcar minha presença no ponto mais oriental do Brasil.

Nome:	         227.jpg
Visualizações:	82
Tamanho: 	91,6 KB
ID:      	10106

Nome:	         228.jpg
Tamanho: 	92,5 KB
ID:      	10107

Nome:	         229.jpg
Tamanho: 	92,0 KB
ID:      	10108

Agora sim, tinha a certeza que realmente o Desafio Cardeal havia iniciado, um extremo do Brasil foi por mim descoberto, e agora faltam apenas três pontos a desbravar.

Nome:	         DSC00197.jpg
Visualizações:	79
Tamanho: 	86,5 KB
ID:      	10109

Nome:	         DSC00200.jpg
Tamanho: 	88,8 KB
ID:      	10110

Não resitindo a tentação, voltei a noite para observar a deslumbrante região, com suas belezas naturais e articifiais, como a grande árvore de natal que podia ser vista de quase todos os locais da cidade do sol.

Nome:	         195.jpg
Tamanho: 	89,7 KB
ID:      	10111

Nome:	         202.jpg
Visualizações:	74
Tamanho: 	91,2 KB
ID:      	10112

Findada esta primeira etapa, já em casa veio a dúvida se realmente havia ido ao extremo leste. O Farol do Cabo é tido como o extremo tanto pelos moradores locais como por um FC, o qual não me recordo o nome, que postou a foto do local. Mas consultando Wikipédia, encontrei o texto abaixo:

"A Ponta do Seixas é o ponto mais oriental do Brasil e da América continental. Localiza-se na parte leste da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, a quatorze quilômetros do centro da cidade e a três quilômetros ao sul do bairro de Cabo Branco.
    Muitos confundem a Ponta do Seixas com a falésia do Cabo Branco, que são formações geológicas distintas. A ponta, que é uma estreita faixa de praia de areia branca mais ao sul da barreira, é de fato o local situado mais a leste da América, e não a falésia do Cabo Branco em si, que é o ponto mais alto da região, portanto o mais ideal para um farol."

Mas como não gosto de ficar com dúvidas e para que o meu Desafio Cardeal seja homologado pelos nobres idealizadores dos Fazedores de Chuva, em breve voltarei a João Pessoa para fazer novos relatos e postagens. Agora é planejar a ida até o extremo sul em Chuí/RS e aguardar ansiosamente pelo momento da partida dessa aventura que terá um duplo sabor com Iron Butt que pretendo fazer, percorrendo mais de 1000 milhas em menos de 24 horas.
    Última edição por Janjão; 01-01-13 às 21:13.

Permissões de Postagem